Ilustrada > Morre Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, de Covid, aos 84 anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vera Lúcia Figueiredo Barbosa

    Grande mestre. Referência para todos os que se aventuram seriamente no universo da literatura brasileira. "História Concisa da Literatura Brasileira" é uma obra fundamental. Siga em paz....mais uma perda lamentável....

    Responda
  2. Wil Prado

    Não apenas a literatura, mas a cultura brasileira está de luto.

    Responda
  3. Juan Valdomero

    A historia da sua morte não está bem contada. Tem que ser investigada. Como estavam os seus pulmões? Deixou de se intubado por falta de leitos? Estava vacinado? Muito "fishy" como dizem os americanos, ou com cheiro de canela como dizem os dinamarqueses.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Está proibido falar da morte? Está proibido de falar em erro medico? Não tem pior cego que aquele que não quer enxergar. Lamento muito a morte do ilustre professor. Sei que os médicos estão esgotados. Não foi a minha intenção "usar a morte de..." Mais o obituário está capenga e, por alguma razão é.

    2. Juan Valdomero

      Está proibido falar da morte? Está proibido de falar em erro medico? Não tem pior cego que aquele que não quer enxergar. Lamento muito a morte do ilustre professor. Sei que os médicos estão esgotados. Não foi a minha intenção "usar a morte de..." Mais o obituário está capenga e, por alguma razão é.

    3. Juan Valdomero

      Hernandez, garimpe nos indícios. A pessoa está bem e de repente vai a óbito? Não lê parece estranho? Veja as estatísticas, 83% dos entubados morrem . Dos que não estão entubados morrem os que esperam um leito de UTI ou o caso não foi bem avaliado. Desculpe, mas falta clareza...

    4. Pedro Cunha Jr Cunha

      Que comentário paupérrimo!

    5. Hernandez Piras Batista

      Que indícios você levantou para fazer este tipo de afirmativa? Você não tem vergonha de usar a morte de uma pessoa para fazer esse tipo de papel. Fanáticos nada respeitam.

  4. José Fernando Marques

    Estudei na "História Concisa" e mais tarde li outros livros de Bosi, como "Entre Literatura e a História". Assisti a uma palestra dele já nos anos 1980, num daqueles cursos itinerantes da Funarte impensáveis hoje. Grande autor! Peço ao jornal que nos dê material extenso a respeito de Bosi neste domingo. Pedido provavelmente desnecessário, certamente haverá. Um dos grandes caras deste país. Aprendemos todos muito com ele.

    Responda
  5. José Tadeu Barros

    História Concisa da Literatura Brasileira, mais que um manual, é um clássico da história de nossas letras. Mais uma vida ceifada por esse vírus, enquanto o PR vira a cara pro outro lado e finge que não tem nada com isso. Revoltante, porém previsível!.

    Responda
  6. Val Batista

    Um dos melhores professores que já tive, maldita covid matar um intelectual aos 84 anos, quantos livros ele ainda poderia escrever. Um vida tão útil, tão gentil tão linda. Com tanto bolsonarista imprestável por aí empestando o mundo. A vida não é justa de jeito nenhum.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      não foi só covid. acredito não foram aplicados os protocolos que o caso requeria

  7. Pedro Cunha Jr Cunha

    Nos anos 80, na editora Ãtica, recebi um texto do Bosi para revisão de originais. Foi o único até hoje em que não precisei fazer nenhuma emenda. Só assinei. Ele tinha um texto perfeito.

    Responda
  8. Renan Reginato

    É com tristeza que recebo essa notícia. Perdemos um grande intelectual e o Brasil entra mais um pouco no obscurantismo.

    Responda
  9. newton penna

    O Brasil perdeu um grande crítico literário, dotado de olhar universal. Basta ler "O Ser e o Tempo da Poesia" para se ter uma idéia da dimensão do seu pensamento. Mais do que merecida a sua admissão na ABL - ao contrário de muitos que lá estão. Parafraseando uma observação do Drummond sobre Josué Montello, Bosi era um típico "bicho de literatura". Nesses tempos de bolsominions, uma perda desta só podemos lamentar.

    Responda
  10. JOSE A MARTINI

    Triste perda ! Excelente pensador ! Mas a matéria não esclarece se não tomou vacina, pois na faixa etária dele já foram imunizados faz um tempinho...

    Responda
    1. Tiago Roberto de Freitas

      O negócio é anunciar o falecimento e contar um pouco da história da pessoa, os detalhes em que se deu o fato e se já tinha tomado a vacina eles não julgam necessário para o leitor.

    2. LEDA MAGALHAES

      Alfredo Bosi tomou a 1a dose da vacina Coronavac.

  11. VLADIMIR DOS SANTOS STEIN

    Alfredo Bosi fez sua parte contribuindo para que o país ficasse um pouco mais letrado. Sua obra História Concisa da Literatura Brasileira me inspirou a optar por fazer a Faculdade de Letras. Mais tarde, também apreciei Dialética da Colonização e Céu, inferno, obras de grande importância no entendimento da cultura brasileira.

    Responda
  12. Severo Duarte

    A vacina está começando a atingir seus objetivos,pessoas nessa faixa de idade estão adoecendo e perecendo com menos intensidade.

    Responda
  13. Hernandez Piras Batista

    Os seus textos eram um prodígio de elegância, profundidade e clareza. Um grande mestre, que deu uma contribuição inestimável à cultura brasileira. Muito triste mais esta perda. Um Brasil que empobrece sem parar.

    Responda
  14. ANDREA GEROLDO DOS SANTOS

    Que tristeza! Lembro de suas aulas na USP, de uma erudição ímpar, mas extremamente humilde. Tenho orgulho de ter sido sua aluna! Vá em paz, eterno Mestre!

    Responda
    1. Joana Souto

      Também fui aluna. Inesquecível!!

    2. Hernandez Piras Batista

      Invejo você por ter sido aluno dele. Eu, como simples leitor, só posso lamentar mais esta perda. Era um prazer ler o Prof. Bosi.

  15. Aline Chamone

    Que pena...

    Responda
  16. paulo goya

    Que perda! Que triste notícia! Mas tenho a certeza que se foi em Paz, pois sabia que tinha nos deixado muito para refletirmos e bem pensarmos. Sua modéstia eterna não permitia nos deixar ver, agora Alfredo não precisa mais disso. Fica pra sempre, tudo o que fez por todos nós, a familia meus sentimentos. Devo tanto a Ecléia e ao Alfredo e colaborei com ambos como pude. E foi sempre uma alegria infinita. Paz, merecemos todos.

    Responda
  17. Catharina Pinheiro

    Vá em paz, mestre! O Brasil só perde os grandes e fica cada vez mais cheio de seres humanos deploráveis.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Ninguém pediu, mas o deplorável Harry vestiu a carapuça, que, aliás, lhe caiu muito bem.

    2. Hernandez Piras Batista

      Harry, você é mesmo do tipo que nada respeita, não é mesmo? Que abjeto!

    3. HARRY RUTZEN JUNIOR

      Você também se inclui nesse grupo de deploráveis. Ou você, talvez, se ache um ser superior, entre os "grandes"?

  18. JOSE RADA NETO

    Alfredo Bosi foi um dos maiores e mais notáveis intelectuais brasileiros. Contribuiu com a interpretação crítica do Brasil através de uma refinada crítica da literatura e das ideias que grassaram ao longo da história do país. Nome fundamental da cultura, Bosi foi uma perda irreparável..

    Responda
  19. Nacim walter chieco

    Grande mestre e amigo. Absolutamente ético e coerente na atividade acadêmica, na produção intelectual e na vida. Deixa lacuna irreparável. Condolências aos familiares e amigos.

    Responda
  20. ELAINE VALERIA RIZZUTI

    Será que não tomou vacina?

    Responda
    1. paulo goya

      Deve ter tomado sim. Acontece que ninguém respeita ninguém. Estamos mergulhados num processo de genocídio. Não se sinta mal Elaine, a Cultura fica. Só perdemos um ser humano. mas a obra fica.

  21. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Ótimo autor. "História Consisa da Literatura Brasileira" . Um referência.Descanse em paz .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.