Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Helio Marcengo

    Xará, sua esposa está desempenhando a nobre função de salvar vidas. E está trabalhando. Conheço gente que quer trabalhar mas não pode. Então, vc está no grupo dos privilegiados dessa Pandemia. Não aquele privilégio à custa do erário, como muitos, mas por seu próprio mérito. Ou de sua esposa. Ou de ambos. Vc voltará a ver sua esposa, com as graças de Deus. Muitos perderam p sempre esposas,maridos,filhos,etc. É só ter paciência, apesar do incômodo.

    Responda
    1. Antonio Carlos Moreira

      Pois é, Helio Marcengo. E eu conheço gente que é "privilegiada", como você diz: trabalha em casa. Mas continua saindo pra rua pra fazer outras coisas adiáveis -- principalmente para se divertirem, agravando a epidemia. É disso que seu "xará" está falando. Ou você não entendeu ele, ou, pior acha que os médicos "estão com muito mi-mi-mi".

  2. Samuel Mendonça

    Que Josiane tenha forças para superar esta fase. Que esta fase passe. Para que a fase passe e Josiane volte para a sua vida, #RenuncieBolsonaro!

    Responda
    1. MAURILIO MASSAME WATANABE

      Que Deus de força para Josiane levar sua jornada e que traga de volta para sua casa são e salva.Não tenho palavras para agradecer, mas como milhoes de brasileiros estarei orando por ela e sua familia.

    2. MAURILIO MASSAME WATANABE

      Que Deus de força para Josiane levar sua jornada e que traga de volta para sua casa são e salva.Não tenho palavras para agradecer, mas como milhoes de brasileiros estarei orando por ela e sua familia.

  3. Dori D Correa

    Vivemos num país de malucos, ninguém acredita, se abrem mais UTI mas não temos médicos suficiente, é o caos estabecido

    Responda
  4. Flávio Rodrigues Fonseca

    Faço coro, pois nem uma escapada noturna posso dar e há 15 meses não vejo meu filho e netos e não vejo qualquer perspectiva que possa ocorra tão cedo, pois somos párias internacionais. Para quem, cada dia já conta como 2 na manutenção da saúde, da disposição, da sanidade é extremamente frustrante e dolorido.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Não só ela , mas muitos outros profissionais da saúde também estão na mesma situação , onde o nível de estresses e esgotamento são notórios , devido ao excesso de trabalho e dos desafios em tratar esta nova virose, onde segundo alguns cientistas ainda vai durar um longo tempo.

    Responda
  6. Ricardo Ferreira

    Bem vindo ao clube, ou quase. Minha filha também está trabalhando de domingo a domingo como médica plantonista. A ultima vez que a vi foi no Revellion. Triste o que estamos passando. Força Hélio, o esforço heroico de sua esposa, é sim reconhecido por muitos.

    Responda
  7. Luís Cláudio Marchesi

    Parece um desabafo egoísta. A médica dedicada salvando vidas colocando a dela própria em risco pelo próximo, minuto a minuto, hora a hora, dias e meses sem fim. Hélio, torço para que sua mulher volta logo ao convívio da sua família. Enquanto isso não acontecer, ela terá de dizer, no dia a dia, para muitos maridos, que nunca mais verão suas companheiras.

    Responda
  8. Sylvia Alves Corrêa

    O texto de hoje serve como desabafo do colunista diante das dificuldades que enfrenta para ter um convívio normal com sua mulher, profissional da saúde. Ele abre espaço para outros desabafos. Ao levar em conta a restrição do lamento a este espaço da Folha, é inevitável pensar nos Hélios, Paulos, Márcias, Lauras e tantas outras pessoas na mesma situação. Quem dera o desabafo de todos pudesse sensibilizar os responsáveis pela atual situação e seus fiéis colaboradores. Esperança vã.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    1Tornou pessoal o debate, algo desagradável. Ta sem mulher, acione a lei trabalhista. Eu ñ me comovo com a encenação. Ela é gestora, contrate mais médicos! Ah, ñ há médicos! Hora de discutir o monopólio medico da regula/ão q nega médicos a sociedade. E a estratificação de competências obrigando q outras categorias, como enfermeiras, veterinarios, etc assumam funções medicas. Afinal, os procedimentos são padrões e simples, qq um com pouco treino faz. A medicina regula/a é genocida, há tempos.

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      Herfulano, sugiro reler o texto. Você não compreendeu.

    2. Jove Bernardes

      "Afinal, os procedimentos são padrões e simples, qq um com pouco treino faz." Herculano Jr. para Ministro da Educação do governo Bolsonaro!!!

    3. Jove Bernardes

      O senhor está piorando visivelmente.

    4. Carlos Alberto Santos

      Excelente!!! Vamos todos abandonar as máscaras, o isolamento e claro, nem pensar em tomar vacinas, pois segundo o raciocínio de nosso gênio, basta contratarmos mais profissionais de saúde!!! Nunca imaginei que viveria para ouvir um argumento com esse.

    5. Eduardo Rocha

      1- Que dificuldade de interpretar um texto! Hélio usou o caso da mulher dele como figura para uma conjuntura maior (seria metonímia?). 2- Não quero ser cuidado por um veterinário, mas acho que para o gado não fará diferença. 3- Chamar os procedimentos de "padrões e simples" é passar atestado de ignorância.

    6. JOSE AUREO BIGLIASSI

      Você é bem tonto não?

  10. Herculano JR 70

    2O gov do estado e município tiveram um ano para preparar Utis, treinar e contratar pessoal, fazer reserva de material, etc. Ñ era surpresa q um surto ainda viria pq parar o pais e impossível. Fique em casa, ñ va trabalhar, mas ñ reclame se faltar insumos, como oxigenio, remédios, comida, e vacinas, afinal quem trabalha virou criminoso. Recursos ñ dão em arvores. Isso, fique em casa, a economia se vê depois. Pois é a conta já chegou há tempos. Economia e a verdadeira vida.

    Responda
  11. JOSE CARLOS BETONI

    Sinto muito Hélio mas vc mora em um país em que o presidente estimula seus fanáticos a invadir hospitais e insultar os profissionais de saúde. Nunca ouvi dele uma palavra de reconhecimento aos esforços dos profissionais de saúde. Médico bom, para ele, é aquele que receitas seu coquetel, ineficaz, mas que ajuda na sua reeleição. Falta decência.

    Responda
  12. adenor Dias

    As pessoas que pouco saem de casa estão morrendo! Aqui perto de onde moro, houve caso de morte por covid-19 , de gente que raramente saem de casa! Pelos métodos aplicado até agora afim de conter o vírus, você ficará sem mulher por muito tempo...

    Responda
  13. MARCOS BENASSI

    Caríssimo Hélio, embora haja um toque de humor, sua situação me confrange. Tirante o que já disse, e o assustador risco de contaminação e morte, ao qual estão expostos os profissionais de saúde, mesmo com EPIs e comportamento adequados? Minha esposa, dentista, toma, minuto sim, seguinte também, bafos na fuça; não está exaurida pela demanda, mas o risco é concreto como granito. Você, humilde, quer a companheira; eu, que mantenho a minha, quero de volta minha vida. Essa é a parte puramente [Cont.]

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [Cont.]... puramente pessoal da história toda, a menor, digo eu: a vida que consegui manter no claustro, em uma quase-roça, é bastante razoável; minha demanda é pelo retorno àquela anterior, ainda melhor do que esta. A parte mais ampla, que envolve minha perspectiva humano-política do mundo, é aquela que me dá raiva da Bozofrenia e de seus praticantes, do Bozo e de seus adoradores. Grassa a miséria, a dor, a fome. Cadê a compaixão desses "cristões" de Herda, empurrando seus irmãos para a morte?

  14. Arnaldo Lopes

    Faz arminha (disfarçada, sem mostrar pra ninguem, goumet), classe média, que passa. Gostava tanto de ler o Hélio, mas foi outro de quase todos os jornalistas da Farsa que embarcou na jornada antipetista.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Puxa, que descolorido o seu mundo, só preto ou branco, ou isto ou aquilo, ou o PT ou o mal absoluto. Não se pode criticar o sacrossanto PT, é isso? Não se pode criticar o demiurgo Lula? Ou se é petista ou antipetista? Não há outra opção, nada, zero? Que maçante!

    2. João Antonio Telles

      Aqui a gente faz e aqui a gente paga.

  15. Arnaldo Lopes

    Faz arminha (disfarçada, sem mostrar pra ninguem, goumet), classe média, que passa. Gostava tanto de ler o Hélio, mas foi outro de quase todos os jornalistas da Farsa que embarcou na jornada antipetista.

    Responda
  16. Oscar Salazar Junior

    Espero que seu desejo se realize, seria o fim desse pesadelo. Mas gostaria de mencionar uma coisa preocupante. Há notícias de diversas pessoas já vacinadas com quadro grave em UTIs, e mesmo óbitos. Não sei se isso corresponde à verdade. Mas não foi divulgado que as vacinas iriam evitar hospitalizações e casos graves em praticamente 100% dos casos? Gostaria de ver alguma análise sobre isso, se há dados confiáveis a respeito.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Oscar, há muitas sutilezas e, com a evolução do contexto, complexificações. Do ponto de vista do produto, há diferentes graus de proteção, conferidos por diferentes vacinas. Relativamente à imunidade, algumas podem chegar a proteger do adoecimento, na maioria dos casos; todas, contudo, evitam que uma contaminação evolua para uma forma grave da doença. Entretanto, a contaminação massiva trouxe novas variantes do vírus; junto a isso, novas dúvidas relativas ao tipo e grau de proteção oferecid

    2. rubens goncalves

      deviamos ter começado a vacinar em dezembro e ter comprado as 70 milhoes de doses da pfizer que nos fez em agosto de 2020. mas teve um anjo negro da morte que nao assinou e autorizou a compra junto com seu ministro da saude. veja agora os eua campeao de contagio e mortes agora que vai vacinar 200 milhoes eu disse 200 milhoes ate o fim do semestre esta tendo vitorias sobre o contagio e morte. agora as cepas novas enfraquecem o organismo mesmo dos vacinados no brasil. tarde demais.

    3. Regiane Adam

      Já tem, só que só tem idosos vacinados no Brasil por enquanto. O número de internados e mortes entre idosos cai vertiginosamente, problema é que menos de 3% da população tomou as duas doses, só isso

    4. Alex Placido

      Os estudos são públicos e a pessoa que te afirmou isso é mentirosa! Não existem notícias em veículos sérios que afirmem isso! Todas as vacinas demonstraram 100% de prevenção de casos graves. A vacina impede que vc atinja um estado grave da doença, citando a coronavac, 14 dias após a 2°dose, se vc contrair a doença vc NÃO será intubado. A vacina não impede que vc contraia a doença impede que vc morra por causa dela, mas vc ainda poderá ter sintomas leves e até moderados.

  17. Ricardo Candido de Araujo

    Hélio, sei que não se compara, mas namorei, e quase casei também, com uma médica que estaria hoje na mesma condição de sua heroica esposa, portanto, "segure a onda", meu chapa... Não há outra solução. É claro que essa nova cepa poderia invadir certo palácio e nos livrar de certo imbeciloide, mas é meio como acertar na loteria.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ricardo, já está comprovado, empiricamente, que Deus não é Brazuca nato, coisa nenhuma. A peste já passou por lá, contaminou seus piores residentes, e não deu conta do serviço. Não é como acertar na loteria, não, porque esta é acaso; Bozo, Bozinhos, Bozolettes, contaminaram-se por incúria pessoal, não por mero evento probabilístico. Resta-nos, agora, torcer pela variante infecta, mas, como o Pai é estrangeiro, não boto fé que vá nos ajudar a sanitizar o planalto central...

  18. João Braga

    Parabéns Josiane !!!!

    Responda
  19. Rafael Aires de Oliveira

    ...

    Responda
  20. Juan Vera

    Força Hélio, sua mulher faz parte dos heróis que estão lutando de verdade contra esse vírus.

    Responda
  21. Juan Vera

    Força Hélio, sua mulher faz parte dos heróis que estão lutando de verdade contra esse vírus.

    Responda
  22. Walter Gomes

    "Minha mulher"... Você já foi melhor, Hélio, saudades da época em que trocávamos email e você era mais sensato...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em certos momentos a maior prova de censatez é perdê-la.

  23. MARCIO OLIVEIRA

    Força Hélio...

    Responda
  24. Alexandre Passos

    Escolha difícil né ..vc fica sem a mulher (viva)..outra maioria massacrante tem q escolher como fazer pra ganhar um dinheiro que , pra classe do #ficaemcasa , não compra nem uma garrafa de vinho...e aí esses "irresponsáveis" , vejam vc , escolhem correr o risco e ir a luta

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Alexandre, vc q nem falou em Bnaro, mas q demonstra preocupação com o próximo q pra viver precisa comer todo dia, q coisa absurda, tratar de filhos, sendo pobre, tendo q correr risco pra manter os #ficaemcasa q nem saem pra comprar um vinho pra ñ arriscar, ainda são chamados de irresponsaveis pela turba por ser obrigado a trabalhar. Sera q querer comer é pregação ideologica de Bnaro, esse irresponsavel q ousa lembrar disso.

    2. Eduardo Rocha

      *sejam

    3. Eduardo Rocha

      Que dificuldade de interpretar um texto! Hélio usou o caso da mulher dele como figura para uma conjuntura maior (metonímia?). O caso é que a situação nos hospitais está no limite. Conhecidos da área relatam uma situação parecida. E verdade que muitos não podem ficar em casa, portanto aqueles que podem, fiquem e não seja irresponsáveis (sem aspas). E nada de baladas, festinhas, missas ou cultos.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Bem estúpido, como cabe à todo "bom" bolsolazista. Calado, é claramente um poeta.

    5. francisco xavier de azaredo neto

      O comentário é tão absurdo que acho que não entendi muito bem. Essa é a melhor hipótese, caso contrário....

    6. Antonio Almeida

      Os "irresponsáveis" não tem escolha...sao empurrados para os ônibus e trens lotados por um governo inepto, apoiado por empresários que não querem abrir mão do lucro e dos privilégios. Vem, meteoro!

    7. Marion Brepohl

      Desumano, cruel e absolutamente cínico esse comentário

    8. João Vitor Rocha Ribeiro

      Isso não é a culpa da classe do "#Ficaemcasa". Isso é culpa do presidente que você elegeu, sr Alexandre. O presidente que VOCÊ elegeu não comprou vacinas quando podia e está distribuindo um auxílio de 150 reais à população.

    9. Maurizio Ferrante

      Acho que a pandemia está alterando a psique de algumas pessoas. Não tinha visto antes tamanha desumanidade, de falta de simpatia com o próximo como o comentário acima. Espero que a pandemia e ideologias assassinas não nos transformem em animais