Demétrio Magnoli > Da vacina ao protesto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. fauzi salmem

    Qual a razão de ter omitido comentários sobre a vacina russa, a Sputnik?

    Responda
  2. fauzi salmem

    Qual a razão de ter omitido comentários sobre a vacina russa, a Sputnik?

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Talvez seja esta a única vez em que me verei em concordância com o missivista. Regra geral, não guardo consonância com seus contorcionismos retóricos; por exemplo, os manejados para considerar o governo brasileiro não responsável pela prática de genocídio e não sujeito à criminalização pelo risco massivo de morte dos povos da floresta. Quanto à ética, uma das regras causa-se mal-estar. Insuportável já ter sido vacinado e assistir aos filhos expectantes na fila. Minha sensação é a de imoralidade!

    Responda
  4. Hernandez Piras Batista

    Aceito qualquer vacina, exceto a TrouxaZeneca de Belo Horizonte.

    Responda
  5. paulo da silva

    É isso mesmo, tenho 57 anos e sempre fui vacinado e depois procurei me vacinar, e nunca perguntei qual a taxa de eficácia ou efeitos. Hoje temos esse milhões de pesquisadores e fuçadores no teclado, falando de tudo que não sabe.

    Responda
  6. Jose Geraldo Leite Coura

    Uma coisa é certa, a imprensa em algumas situações atrapalha por repetir o que a primeira reportagem produziu no lugar de buscar novas abordagens. Se repete sempre o mesmo texto e os comentários são uniformes.

    Responda
  7. Dea maria Kowalski

    Ultimamente o brasileiro médio tornou-se entendido em ciência, geopolítica, laboratórios fabricantes de vacina, vírus, e outros assuntos que ignorava. Desse jeito, logo seremos agraciados por um prêmio Nobel. Isso tudo da noite para o dia, sem necessidade de passar pelos bancos escolares. Interessante esses tempos.

    Responda
  8. Guto Castilho

    Uma Sputnik V no braço já estaria de bom tamanho!

    Responda
  9. Ladislau Leite de Oliveira

    Excelente texto Demétrio, parabéns !

    Responda
  10. José Roberto Franco Reis

    Concordo com o artigo (coisa muito incomum atualmente) só chamo a atenção para a referência apressada aos supostos "erros" da FIOCRUZ, que de fato tem atrasado seu cronograma por várias razões, todas elas relacionadas a dificuldades técnicas (a tecnologia do louvável e merecedor de muitos e muitos aplausos Butantã, de vírus inativado, é mais conhecida) que, seria bom que não ocorressem, mas o mais importante é garantir, acima de tudo, a qualidade das vacinas que serão oferecidas.

    Responda
  11. José Cardoso

    Recentemente ouvi alguém lembrar que se essa pandemia chegasse nos anos 90, não haveria vacina alguma antes de vários anos. Seria uma reedição de 1918, com a mortandade acabando por imunidade de rebanho após dezenas de milhões de cadáveres.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Adenor lembrou bem. E os empresários ixpertos de Belzonte que tomaram soro escondido, e pagaram, pensando que era vacina? Tomaram soro e correram para tomar uísque prá comemorar. Nessa altura, não duvido que seja uísque *artesanal* feito em tanque de lavar roupa no Paraguay. Old Blend. Né mesmo, sô?

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Instrumentos para pesquisa científica até março de 2020. Bancadas, microscópios, placas de petri, estufas, eletroforese e colorímetros, soros, plasmas, culturas e reagentes. Formação científica. Colossal literatura científica internacional. Instrumentos para pesquisa científica após março de 2020. Whatsapp, Instagram e Facebook. Tuítes do 00, 01, 02 e 03. Jornalistas(?) do Pingo nos Is da Jovem Pan, pajés bolsonaristas em medicina ad hoc. Comadre da vizinha. Bruxos e pastores.

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    Com uma população de um pouco menos de 9 milhões, a pequena Serbia está dando um show de vacinação. Com uma cobertura recorde, o país é o único no mundo que oferece um cardápio de todas as vacinas disponíveis. Ao chegar aos postos de vacinação a pessoa recebe um formulário onde estipula entre outras coisas a vacina da sua preferência, tudo isso em menos de 30 minutos. E se fosse pouco, a vacinação também está aberta aos países vizinhos. O segredo: planejamento e rapidez na tomada de decisões.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Corrigindo e completando: 430.000 vacinas por milhão de habitantes.

    2. Peter Janos Wechsler

      Pode até ser. A Sérvia tem de fato uma mortalidade muito baixa, cerca de 600 por milhão de habitantes. Por outro lado, segundo o www.covidvisualizer.com, que dizem ser confiável, foram até hoje vacinados cerca de 430.000 habitantes de um total de aproximadamente 7 milhões. Informações conflitantes.

  15. Herculano JR 70

    Sou totalmente a favor de vacinas, mas q ñ sejam aprovadas emergencialmente no rastro de epidemia q com a participação de governos virou panfolia, a degeneração. Eu, pra ñ pagar pra ver tomaria a Coronavac ñ pelo Butantã mas pq tem menor ação e é tradicional portanto menor risco. A Pfizer seria a ultima, se tomasse. Tenho segurança q a tecnologia dela sera o futuro. Entretanto o futuro ñ chegou. Para ela o protocolo deveria ser exigido integralmente pelo ineditismo, jamais aceita emergencial/e.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Mas qual o efeito colateral tao assustador, que é piorr que que 350 mil mortes? Acredita nas bobagens de alterar dna que o carluxo divulga? Vacinação é uma modalidade de prevenção já estabelecida e testada até a exaustao, e isso não é recente.. pare de divulgar medo de vacinas.. medo de covid nao tem? ter dor de cabrça é piorque ser intubado? que logica de hospicio..

  16. MARCOS BENASSI

    Seu Demétrio, dessas idiossincrasias de escolha, eu não sei nada, não. Tô que nem o Bozo, "comendo gente" no apartamento funcional brasiliense, o que pintar eu traço. Mas da Bozosincrasia de gastarmos uma bala emergencial e, paradoxalmente, subfinanciarmos as vacinas que o Mark Bridges nos revelou, eu sei: só mesmo na Bozolândia. A negada do estábulo não sabe fazer nem marketing, era só pegar 200 milhõezinhos e sair por cima da carne seca. Bozosincraticamente, só saem por cima dos presuntos

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, Adonay, até me arrepia a ideia. Claro, improvável, por ser eu um Osta, mas os cabeças-de-estrume, sacumé, não querem concorrência alguma, então sempre existe algum risco. Se você tivesse feito esse tipo de sugestão uns meses atrás, eu até compraria uns confeitos lá naquela Kopenhagen e manteria a nota fiscal no bolso, só para ver se apanho pouco na hora da cana.

    2. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, Adonay, até me arrepia a ideia. Claro, improvável, por ser eu um Osta, mas os cabeças-de-estrume, sacumé, não querem concorrência alguma, então sempre existe algum risco. Se você tivesse feito esse tipo de sugestão uns meses atrás, eu até compraria uns confeitos lá naquela Kopenhagen e manteria a nota fiscal no bolso, só para ver se apanho pouco na hora da cana.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom dia. Elemento Marcos Benassi, dependente-comentários na Folha? Aqui é da Polícia Federal. O Ministro AGU André Mendonça nos enviou uma denúncia de que o senhor andou denegrindo nosso Amado Presidente com aleivosias quanto ao uso do seu apartamento, enquanto imóvel funcional, para comer gente? E o que o senhor tem com isso? Só por que o senhor e milhões de outros ot ários contribuem pelo ninho de amor? Esperneando por que? Vamos agendar sua oitiva. As 5 de qualquer manhã estaremos à sua porta

  17. adenor Dias

    No país em que empresário pagaram para tomar vacina de soro fisiológico, eu prefiro tomar chá de alho com limão contra o coronavírus!

    Responda
  18. CLAUDIA ROVERI

    Concordo. Também quero me vacinar o quanto antes, com a vacina que estiver disponível.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.