Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    A proposta da CPI ser por videoconferência a coloca no séc. XXI, no ambiente de Bolsonaro, uma voz oficial em contraponto à dele (online, óbvio). Seria uma 'reinvenção' muito interessante das CPIs. Se for feita assim vai ser boa para baixar o apoio que Bolsonaro tem, que é no mundo virtual. Poder midiático elas têm... ;)

    Responda
  2. José Antônio

    CPI com 367 camisas-amarelas na Câmara e 61 no Senado? Creio que não dará em nada.

    Responda
  3. Alan Moacir Ferraz

    Tô pagando pra ver a CPI das "rachadinhas". Resolvam logo este caso. Tá dando cansaço. É uma novela que não tem fim. Todos já sabemos o enredo, o desfecho. E parte do judiciário dá abrigo a manobras protelatórias de rábulas bem remunerados para tanto.

    Responda
  4. Giacomo Chinelli

    O ministro Barroso cumpriu corretamente o que lhe cabia. Agora é preciso apurar os danos causados por quase 350k mortes. Afinal, qual é o papel do Estado?

    Responda
  5. Alberto A Neto

    O inquérito parlamentar tem três espécies de objetivos: ajudar a tarefa legiferante; servir de instrumento de controle sobre o governo e a administração; informar a opinião pública. Portanto, a questão sequer é o ''resultado concreto'' para afasta A ou B ou C. Isto, é certo, não depende, exclusivamente, da própria CPI, mas como tudo na vida, inerentemente das circunstâncias situacionais de Ortega y Gasset. Mais importante nesta altura da catástrofe sanitária é ameaçar sua gestão temerária.

    Responda
  6. João Braga

    Pres. do senado tem um sem números de discussões a serem colocadas na ordem do dia, de acordo com as prioridades do momento, uma prerrogativa dele. Ele nunca negou a CPI. O que o Barroso fez, monocraticamente, foi faça isso agora, estou mandando e não discuta. O que parece ser uma interferência indevida e inoportuna. Acredito ser necessário uma PEC para limitar esse ativismo monocratico. O país é governado pelo juiz do dia. E como já foi dito pode ser um "mau caráter com pitadas de psicopatia".

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Folha de 2 de março: “De cada R$ 100 que o presidente Jair Bolsonaro diz ter repassado aos estados em 2020, R$ 30 correspondem a repasses obrigatórios determinados pela Constituição e a programas sociais consolidados antes do surgimento do novo coronavírus, sem relação com o auxílio emergencial criado no contexto da pandemia. A proporção de repasses que não têm relação com a pandemia é ainda maior e pode chegar a 58% do valor divulgado por Bolsonaro em sua conta no Twitter”.

    2. João Braga

      Se impõe ainda a questão, porque CPI só para o gov. federal? Se o próprio supremo tirou deste a prerrogativa de conduzir a pandemia, no mínimo dividindo com estados e municípios que receberam e gastaram verbas vultosas. Ora, na qualidade de contribuinte acho no mínimo estranho!

  7. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    "Em Brasília somos todos sempre cúmplices de alguma coisa". Frase atribuída ao Dr. Ulysses.

    Responda
  8. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Penso que o diferencial, que especifica e diretamente inexistia nas outras CPI's, é o resultado perverso dos fatos: a crescente morte de pessoas. Se nas outras, a margem de manobra política era ampla, aqui ela quase não existe. O destino dessa CPI poderá ser aferido ou pela retirada de assinaturas, reduzindo o quorum para instalá-la, ou pela inércia dos partidos em indicar seus membros para compô-la. Se ocorrer, a digestão de eventual pizza pode ser o fim de carreiras políticas.

    Responda
  9. Sylvia Alves Corrêa

    A lógica nem sempre dá conta de explicar os fatos, principalmente se envolverem decisões políticas. Analisando o atual contexto político, "nunca antes neste país" se viram tantos motivos para o afastamento do presidente. Interesses políticos impediram a aceitação do impeachment. A continuidade delitiva do governo provocou, pela omissão e incúria, milhares de mortes que poderiam ser evitadas. Que chance tem a CPI de superar o corporativismo de aluguel de membros do Congresso? O passado responde.

    Responda
  10. Rodrigo Ribeiro

    Perfeita menção. Apenas faltou lembrar que as convocações servem como uma boa fonte de renda (extorsão) para muitos excelentíssimos. Que Deus nos ajude!

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Lembro que em 1986 um amigo americano estava fazendo mestrado em teoria política e estava de passagem na FGV-SP. Ele tinha um parentesco distante com o cantor Bruce Sprinsteen, e comentou comigo que o Brasil naquela ocasião ia deslanchar, pois o nosso congresso estava iniciando uma CPI. Na época achei estranha a afirmação dele e agora acho intrigante que se deposite esperança em CPIs.

    Responda
  12. Herculano JR 70

    Fato determinado a investigar! Deve ser piada, ou intriga. Cpi sempre acaba em pizza. Mais ainda no Covid q pode achar culpados naqueles q se acham os censores, a midia por ex . por ter exacebado a epidemia e levado panico ao povo. Ou o Stf por impedir a ação presidencial a favor de governadores.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Para que até hoje insiste que (1) a mídia exacerbou a pandemia e levou "panico" ao povo e que (2) o STF impediu a ação presidencial (qual estava em curso?) em favor de governadores, o senhor é até coerente na...

    2. Eduardo Rocha

      Repetir a mentira ad nauseam não a tornará verdade. O STF NÃO impediu a "ação presidencial". O que impediu o Bozo de agir foram sua falta de liderança, ignorância, preguiça e incompetência. O STF apenas ratificou a autonomia dos entes federativos para agir. Mas também fez um favor ao Bozo, arrumando uma desculpa, fantasiosa, para sua incompetência.

  13. adenor Dias

    Infelizmente, quem pois Bolsonaro na presidência, terá que aturar ele até 2022. Ele não cairá por CPIs, pois isso não interessa quem os patrocinou! CPI e impeachment, são as armas usadas para a renovação de novos charlatães na política brasileira. O Brasil não melhorou com o impeachment, de Dilma, e não melhorarás com a queda de Bolsonaro! É só uma embromação, para com a sociedade...

    Responda
    1. Jesse G

      Que o Brasil não melhorou com a queda da Dilma é verdade, até por que o impedimento visava justamente a deterioração do sistema, com reformas (?) que visavam perda de direitos para a maioria da sociedade e a manutenção e progressão de privilégios para poucos. Nada pode ser pior, no entanto, que manter o bozo na presidência por mais um dia sequer.

  14. MARCOS BENASSI

    Caríssimo Hélio, o bagulho tá louco demais da conta. Tô lembrando da Elis Regina e do Michael Douglas: no "saudade do Brasil, ela canta "alô alô Marciano"- se um aqui viesse nessa semana, veria-nos às dentadas; senti-me como que saindo metralhando num engarrafamento de barbaridades, "falando com a boca do cachorro", que nem anotou o Leminski no satyricon. Fui tomado pela fúria contrabozogênica, Hélio, porque o limite ficou 20km atrás. O ocaso é do Braziu, CPI é só a fístula que vazou. Vão Fão!

    Responda