-
MARCOS BENASSI
Coisa fina, seu Marcelo, é assim que se faz. Jornalismo científico é bom e a gente gosta; sendo bem feito, então, é uma maravilha!
-
Nelson Vidal Gomes
Artigo esclarecedor! Com uma pequenina omissão, que foi a de informar o tempo pelo qual devemos observar a possível (raras) ocorrência dos efeitos adversos da vacina. Já li alhures ser por duas semanas, mas isso não é dito aqui. Foi a vacina de Oxford com a qual me imunizei em 1ª doze há uma semana. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
-
Guilherme Zambrana Toledo
Se há risco de formação de coágulos, porque não se aplica um anticoagulante, como o Xareoto, após a aplicação dessa vacina? Eu já tive duas tromboses e quando faço viagens longas, sempre tomo um comprimido antes.
-
KARIN CORREA FOGGIATO
Astrazeneca e perto de uma semana depois teve dores fortissimas nos musculos do corpo todo, "travamento" do pescoço, dor de cabeca persistente e visao embaralhada. Ficou com medo de morrer. E a fisioterapeuta ( jovem) que a atende teve sintomas similares. Fiz contato com a Secretaria de Saude de Curitiba, que informou so poder registrar como oficiais os sintomas até 72 horas da vacinação. O medico da minha mae já esta ciente, inclusive de mais casos com efeitos adversos graves da Astrazeneca.
-
Paloma Fonseca
Olá, Karin, você tem razão, deve-se ter estudos a respeito dessa vacina, a Fiocruz já deve ter planejamento a esse respeito. Certa vez, consultei-me com um médico geriatra (pode-se fazê-lo a partir dos 30 anos) e ele solicitou exames relativos à coagulação (tempo de sangramento, tempo de coagulação, fibrinogênio, tempo de protrombina e atividade, tempo de tromboplastina parcial ativada). Fiquei na faixa de normalidade, mas para quem tem problemas de coagulação, é bom se consultar com um médico.
-
KARIN CORREA FOGGIATO
Complementando, que saiu recortado: minha mae de 83 anos foi vacinada com vacina da Astrazeneca e teve reacao adversa fortissima perto de uma semana depois. O medico disse que foi uma resposta imunologica fortissima e nao descarta a possibilidade de mesma resposta na segunda dose, pois nao ha estudos com idosos. Em estudo se re comenda a segunda dose ou orienta postergar (ate para eventual troca por outra vacina). E faltam estudos no Brasil. Recomendo ao colunista complementar sua matéria.
-
-
José Duarte
Na Austrália a vacina da Oxford está suspensa; poderiam "doar", ou emprestaram o que estão deixando de usar, à partir de movimentos de interesse dos nossos responsáveis pela busca de vacinas no mercado.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Todas as vacinas para diversas doenças produzem uma mini doença após 2 a 4 semanas após a vacinação. Por exemplo, o H1N1 ( Influenza ) pode provocar uma encefalite forte. A vacina contra H1N1 após 2 a 4 semanas pode provocar sintomas de uma mini encefalite como dores de cabeça, desatenção, sonolência, cansaço. letargia, irritabilidade. Para pessoas com o cérebro normal isso passa em 2 a 3 dias, mas para pessoas com Alzheimer pode provocar um afundar permanente.
-
Paloma Fonseca
Meus pais tomaram a Covishield, produzida pelo Instituto Serum da Índia e importada pela Fiocruz - é a vacina de Oxford/AstraZeneca. Até o momento eles não manifestaram os sintomas descritos, relacionados a coágulos. Vacinaram-se em 26 de fevereiro e tomarão a segunda dose no final de maio.
-
Paloma Fonseca
Sinto por sua mãe, Karin. Você tem razão, deve-se estudar os efeitos adversos na população que recebe a vacina. A Fiocruz já deve ter um planejamento a esse respeito. Espero que sua mãe não sofra muito, o bom é continuar acompanhando com o médico de confiança. Meus pais são septuagenários, não sei se a faixa etária faz diferença.
-
KARIN CORREA FOGGIATO
Nao foi o que aconteceu com minha mae de 83 anos, que teve efeitos adversos fortissimos, notificados ao seu medico, que esta acompanhando a situacao e ciente de outros casos similares aqui em Curitiba em faixas etarias diferentes. Recomendo estudos no Brasil, para melhor recomendacao de uso dessa vacina de tecnologia nova.
-
Paloma Fonseca
Hehe, Breno, é isso mesmo: é um intervalo próximo de três meses. De qualquer forma, mesmo vacinados, meus pais continuam tomando cuidados com higiene, uso de máscara e isolamento. É o melhor que temos a fazer, não descuidar mesmo com as doses tomadas.
-
Breno Heleno
Paloma do ceu essa vacina tem muito tempo entre as aplicaçoes.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.