Vinícius Torres Freire > O que vai pela cabeça política de empresários que temem e detestam Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Mario Edgar Grin Ferreira

    Que triste. Não somos um país. Somos um ajuntamento de gente.

    Responda
  2. Anúbis Rá

    O Brasil nunca viveu uma democracia. Aqui ou foi uma aristocracia ou uma ditadura. Aristocracia do Império à República velha (política do café com leite), ditadura sob o Estado-Novo (Getúlio), volta à Aristocracia com Juscelino, retorna à ditadura com os militares , segue à Aristocracia com Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro. É só ver os três Poderes em conjunto: quem sempre deu as cartas foram pequenos grupos de milionários e donos de terras e empresas. Suas vontades imperam!

    Responda
  3. Anúbis Rá

    O que pensam? Após primeira sinalização de apoio de Bolsonaro aos seus lucros , darão até o fiofó pra ele. Simples assim.

    Responda
  4. MARCOS BENASSI

    É, caro Vinícius, para mim parece um bando de bbbun.dões: não fariam, não fazem, nem farão nádegas pensando fora do escopo de seus negócios. Não têm posição, não têm decisões de fundo, não têm ética norteadora que paute seu rumo. Espero mesmo que seja uma mostra bastante enviesada, mas não creio nessa sorte...

    Responda
  5. MARCIO HEIDMANN BLASIUS

    A organização Maçonaria não vai apoiar um candidato de centro? É a organização que mais decide quem vai ser o próximo presidente desde 1889.

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonarismo foi um termo criado pelo PT(Identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) para encobrir o antipetismo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    No frigir dos ovos , apoiam a ditadura!

    Responda
    1. Anúbis Rá

      Amigo, o Brasil nunca viveu uma democracia. Aqui ou foi uma aristocracia ou uma ditadura. Aristocracia do imperio à república velha (política do café com leite), ditadura sob o Estado-Novo (Getúlio), volta à Aristocracia com Juscelino, retorna à ditadura com os militares , segue à Aristocracia com Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro. É só ver os três Poderes em conjunto: quem sempre deu as cartas foram pequenos grupos de milionários e donos de terras e empresas. Suas vontades imperam!

  8. Alberto A Neto

    ''Nada de novo no front'', diria Erich Maria Remarque. Exceto o pior que poderíamos ter: a bipolarização tóxica de 2018 que produziu a catástrofe anunciada. 2022 promete repetir o confronto do anti-lulo-petismo com o anti-bolso-militarismo. Nenhuma solução. Só o mesmo problema. O país nunca se havia deparado, ao mesmo tempo, com duas farsas e duas tragédias. É o que teremos em 2022 se, até lá, a terceira via permanecer invertebrada.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      De há muito espero ler um comentário deste nível por aqui. Parabéns! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. José Dimas D'Avila Maciel Monteiri

      Prezado Alberto, a suposta "terceira via", em 2018, votou majoritariamente no Bozo, o apoiou, mesmo sabendo o que ele significava, a pior versão do "sistema". Assim, "terceira via" parece mais um engodo dos arrependidos envergonhados. Há, suponho, somente duas vias, a democrática e a autoritária (essa é a polarização). Ficarei ao lado da via democrática - com qualquer um que lá esteja. Espero que a "terceira via" não decepcione novamente, pois nunca foi, e não será, uma "escolha muito difícil.

    3. Carlos Simaozinho

      Apesar de não ser fã de nenhum dos 2, creio não ser possível comparar Lula, e o PT, a Bozo. Em nenhum momento, em 13 anos que esteve no poder, o lulo-petismo ameaçou a democracia brasileira e até a Dilma mostrava-se menos incompetente e despreparada que o capitão. Este é hors concours em termos de incompetência, autoritarismo, negligência, descalabro administrativo, etc...

  9. Lineu Saboia

    " O tempo passa, e a gente não percebe que perdeu certas capacidades.” Vinícius Freire. Vale para o empresário e para o colunistas. Estão fora da realidade do país mas se acham top de linha....

    Responda
  10. Pedro Cunha Jr Cunha

    O Brasil perdeu a reta. Só encontraremos um caminho quando houver uma força-tarefa para reduzir a desigualdade social. Com o bolsões de miséria que estão em ascensão, logo logo não haverá pra quem vender. O Velho da Havan, por exemplo, vai vender pra quem? Pro rico? Será?

    Responda
  11. José Fernando Marques

    O jornalista se esforçou, mas seus entrevistados saíram quase todos pela tangente. Não me comprometa, parecem dizer. A maioria ajudou a eleger o que está aí. Por coerência, devia ajudar a eleger outro. Um deles disse algo relevante: o sistema de mercado não é incompatível com a justiça social. Mas... e os trabalhadores? Os trabalhadores não têm sido ouvidos por ninguém. Deixaram de existir? Fica a sugestão a Torres Freire: ouvir seis representantes do mundo do trabalho.

    Responda
  12. CESAR PAES

    Empresários ajudaram, sim, a eleger bozó. De onde vocês acham que saiu todo o dinheiro de caixa dois que alimentou os impulsionamentos nas redes sociais? E a festa continua com a robozada.

    Responda
  13. José Roberto Pereira

    Coitadinhos, se quando eles davam dinheiro aos políticos e partidos, sem pedir nada em troca, já não tinham poder sobre eles, quem dirá agora que o que manda é o meme negacionista da milícia digital? Pega aquele dedinho sujo de sangue que digitou 17, faz arminha e finge inocular vacina no seu braço, no da sua família, no do seu escravo perebento que insiste em ficar doente e morrer...

    Responda
  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Tenho visto em quase toda entrevista de empresários, jornalistas tucanos, etc, sempre a frase que querem vender subliminarmente: Lula está velho, ultrapassado. É um mantra organizado. Pelo jeito preferem o que está aí, o que a meu ver, é o mal maior.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      É subliminar, eles querem algo "Novo".

  15. Hildebrando Teixeira

    Ou seja, empresários órfãos das boquinhas da esquerda. Tô morrendo de dó...

    Responda
  16. Hildebrando Teixeira

    Militante fingindo que não sabe, mas vou lembrar. É o que vai mesmo na cabeça de um #empresário amigo# de governos tucano-petralhas entusiasmado com contratos superfaturados, com estado gigante e um monte de boquinhas, ou banqueiro que perdeu a teta das tarifas por causa do pix e dos juros estratosfericos da dívida pública e dos que comem nas mãos de mega investidores globalistas, como quase todos que vivem da grande mídia

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Reapareceu Hilde? Andava sumido. Camisa de força?

    2. Marcelo Guimarães Freitas

      Como se o PIX fosse obra do Bolsonaro. Teu problema é intelectual mesmo. Vai ficar órfão em 2022 e até o final da tua vida vai ser este eterno ruminar aqui destilando teu ódio. Que vida de m essa tua meu velho.

    3. José Roberto Pereira

      Você obriga suas 4 filhas a ler Olavo de Carvalho?

  17. Antonio Pimentel Pereira

    Além da lei, temos o bom costume, é essa janela de que se apresenta para 2022 para alcançar isso, pois depois de 1989, nenhum presidente trabalhou como um estadista visando nosso futuro e uma forma de governar cm pais desenvolvido. Em 35 anos de governo civil o governo federal junto com o legislativo e judiciário só ampliaram o deficit público, a dívida pública, os gastos com pessoal e de sucesso mesmo foi o plano real. De resto se não fosse estados e municipios erámos um desastre de país

    Responda
  18. Antonio Sérgio Blasquez de Sá Pereira

    Uma coisa é fato cada vez mais evidente: falta nesta classe empresarial brasileira um certo garbo (que por aqui nunca se viu); falta cultura; ideologia; falta tudo, mas sobra sentimentos interesseiros capazes de torná-los metamorfoses: do PSL ao PSOL num piscar de olhos.

    Responda
  19. Paloma Fonseca

    Gostei do primeiro parágrafo, Vinícius: categorias genéricas costumam colocar pessoas que pensam diferente em um mesmo balaio de gatos, como se fizessem parte de um grupo coeso. Daí para encontrar um bode expiatório de todos os males do mundo é um salto: os empresários, os militares, os petistas, as elites, os comunistas, os judeus... Tenho certo horror a apontar o dedo para um determinado grupo e achar que não há nuances, sutilezas e diferenças entre os participantes.

    Responda
  20. Rondon De Castro

    Fiquei emocionado! Os comentários dos empresários são um poço de sinceridade...

    Responda
  21. Abner de Siervo

    So sei de uma coisa: quanto sei que é bolsonarista eu boicoto. Vou fazer isto o quanto puder. Nao importa se o concorrente é um pouco mais caro. Nojo de uma cambada. Ajudaram a eleger uma exc.resc.ência.

    Responda
  22. Martins Costa

    O título da matéria deveria ser: Entrevista com os gatos que quebraram o jarro...

    Responda
  23. Gilmar Maghenzani

    Como o empresário aí diz que o Lula só fala besteira em economia, ele se esquece que foi o melhor governo em economia da história será que ele não aprendeu algo com isso, já da prever que todos esses são bolsonaristas.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Pensei o mesmo

  24. josé mário ferraz

    A humanidade não poderá sair do fosso em que se encontra, e a razão é ter seu destino determinado pela política determinada por empresários determinados a ter lucro e mais lucro. Política precisa de líder, não de empresário.

    Responda
  25. Antonio Ferreira

    Quem investe quer certezas ou menos incertezas em todos os aspectos. A maioria do empresariado sabe do que o Brasil precisa principalmente no campo social e de infraestrutura. É preciso trazer a política do Brasil para mundo real. Porque não se unem, fixem pontos em comum? Se comuniquem com a população façam uma agenda positiva para o país. É preciso acabar de vez com esse estigma "empresário x povo" que assola nosso país. Isso é balela para candidato fazer campanha. É atraso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Muito Bom Antonio, o Lula fez isso de aproximar o capital ao trabalho e por isso foi o melhor governo que tivemos na história desse País.

  26. Leonardo Trindade

    "Ruim por ruim, melhor o Lula", corta pra 2010: lula deixa o governo com 80% de aprovação positiva depois de 8 anos. A realidade é que quem joga pedra hoje tava feliz pra caramba na época. A nossa economia nunca foi tão boa. Mas os gênios acham que podem apagar com falas odiosas o que qualquer criança pode confirmar numa pesquisa no Google. Gente sem memória esse país produz aos milhões.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Jogaram pedras pq a mídia em geral incentivou o ÓDIO contra ele e o PT, e agora vai demorar para acabar isso.

  27. rubens goncalves

    tem certeza que foram so 6? pelos comentarios descritos passa disso.

    Responda
  28. MIGUEL BARBAR

    Pelo exposto na matéria, fica no barco Brasil quem sabe nadar ou quem não sabe e briga pra não afundar ou e morrer afogado. Quem esta na primeira classe observa se a viagem continua, tem serviço de bordo ou vai pro bote pra pegar outro navio

    Responda
  29. Marcelo Magalhães

    Falam mal do Guedes, mas estão muito satisfeitos pelo fato de que a empregada doméstica não vai mais à Disney e o negro não chega mais às universidades. Agora ambos ocupam a reserva técnica de mão de obra que mantém o salário mínimo baixo, como muito bem anunciou o nosso presidente. Ou tem direitos, ou tem emprego. Não se posicionar é aderir.

    Responda
    1. Diva Negri

      Falou tudo Sr. Marcelo!

  30. Mauricio Dias

    Poderia ser muito diferente. Apatia neste momento é mais que preguiça de pensar e agir, é concordar e sucumbir de forma irresponsável ao caos que já temos. Covid não respeita elite, entra sem convite!

    Responda
  31. Rogerio dos Anjos

    Quando for conversar com empresário tenha em conta se ele não é empregado da China, EUA, Alemanha..sendo, já não tem a força que tiveram antes.

    Responda
  32. Mauricio Dias

    Justamente esse é o problema... a falta de interesse, juízo definido e engajamento pela questão pública e cívica não é neutralidade e sim apatia social e desinteresse pelo outro, expondo portanto irresponsabilidade de todo um setor vital para a sociedade. Poderia ser diferente!

    Responda
  33. Eduardo Anjos

    O país não dá a devida importância, a real necessidade de termos uma política de estado para a educação, todas as outras mazelas, inclusive essa da reportagem, provém desse primitivo e populistas personagens para erguer ou manter suas castas após eleitos, o povo ora o povo, que se exploda!!

    Responda
  34. Vitor Viola

    O capitalismo periférico do empresariado do Brasil em geral vive o dilema de abandonar o barco ou seguir no barco, não é de hoje, mas quem comanda a frota é o grande transatlântico do capital internacional. Qual empresário aqui consegue agir e pensar fora desse contexto global? Sim, mas daí a comprar a idéia de um pós neo liberalismo Guedes decadente dos anos 70, sendosócios de uma dívida interna lucrativa como garantia, anos luz de distância do que precisaria mudar. Meu pirão primeiro, atraso.

    Responda
  35. José Cardoso

    Como o Vinícius falou logo no início, a amostra tem um certo viés. São empresários que leem por exemplo...não há representantes do setor rural. Quando se coloca no bolo os comerciantes grandes e pequenos junto com agricultores, o discurso deve ficar bem mais direitista.

    Responda
  36. ANDRE BARRETO

    Ruim por ruim?! É incrível como essa gente tem memória curta. Lula deixou o segundo mandato com a melhor aprovação desde a redemocratização.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Deixou, também, nosso País credor do FMI e com quase 300 bi de dólares em reservas cambiais. Além de ter inaugurado 25 campi e 214 ETECs.

  37. Claudete Moreno Ghiraldelo

    O que me chama a atenção não são as ideias dos empresários. É só ler alguns autores que analisam o Brasil (Caio Prado Jr., Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda etc. ) pra gente perceber que as ideias deles são as mesmas da elite brasileira há séculos. O que me chama a atenção é como se expressam mal. É preciso esforço pra entender o que querem dizer. Qual a escolaridade desses caras? Se deram bem na vida por herança? Esperteza? Sorte? Parecem tão rasos, chucros.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Eu entendi tudo sem nenhum esforço... São fragmentos de conversas mais ou menos informais, sob anonimato, com um jornalista. O que não entendo é por que esperar que este texto tivesse a consistência e o rebuscamento de um ensaio acadêmico.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Esses caras é que constituem o PIB - Perfeito Idiota Brasileiro!

    3. Joao Costa

      um empresario toma 3 milhoes emprestado do governo a juros de 4%, fixos ou corrigido pela tr (da no mesmo), no prazo de 20 anos. digamos que em 1 ano os juros passam de 4 a 6%. empresario ganhata 40% (aprox), cerca de 1,2 milhoes. se, ao contrario, os juros descem 2%, perde na mesma proporcao, 40%. qual eh a magica entao?

    4. Joao Costa

      empresario toma 3milhoes emprestado do governo a juros de 4%, fixos ou corrigido pela TR (da no mesmo), no prazo de 20anos. digamos que em 1 ano, os juros passam de 4% para 6%. empresario ganha 20x2=40% (aprox) , cerca de 1,2milhoes. se, ao contrario, os juros descem 2%, perde na mesma proporcao, 40%. qual eh a magica entao?

    5. Joao Costa

      como se diz, quem trabalha (pior ainda, estuda) nao tem tempo para ganhar dinheiro, infelizmente.

    6. Dimas Floriani

      Correto. Combinam oportunismo imediatista com preconceitos e simplificações. Sempre em cima do muro. Minimizam a ideologização de empresários que junto com a classe média conservadora dão o tom da política no país hoje. Generais da reserva, como contatos, são tipo garantes de aproximação com o bolsonarismo e mistura de precaução, pois não conseguem apostar claramente em nomes para 2022. No pior dos casos ficam com esse que está destruindo o país.

    7. Marco Aurélio Mello

      Também tive essa mesma impressão.

  38. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não me preocupa a qualidade da Direita. Herdeiros das trevas, quanto mais rasa e incompetente melhor. Me preocupa são os comentários da Esquerda. Como herdeiros do Iluminismo e da Civilização a qualidade precisava ser alguns degraus acima. Além do rancor, nos comentários até aqui, não se aproveita nada. Parabéns pelo artigo Vinícius, demonstra que o prédio do Bolsonaro está muito mais rachado do que parece. O perigo, porém está nas redes, e na intensa repetição da Mentira a la Goebbels. Perderão

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      O problema não é ser direita. O problema é ser de direita no Brasil. Na Europa a grande maioria é governada por partidos de direita e não se vê uma política como a que se faz aqui, oportunista para um grupo despreocupado com a produção, com o futuro do país. É uma mentalidade do tempo da escravatura e que venera o que vem de fora. O tal complexo de vira-lata

  39. adenor Dias

    Pelo tamanho do Brasil em território e população, nossa política é muito pobre! Estamos a um ano e meio da próxima eleição presidencial, e discutimos uma polarização entre Bolsonaro e Lula! Já há até um consócio de pré-candidatos, na tentativa de derrotar os dois! Quanta pobreza...

    Responda
  40. adenor Dias

    Pelo tamanho do Brasil em território e população, nossa política é muito pobre! Estamos a um ano e meio da próxima eleição presidencial, e discutimos uma polarização entre Bolsonaro e Lula! Já há até um consócio de pré-candidatos, na tentativa de derrotar os dois! Quanta pobreza...

    Responda
  41. Carlos Simaozinho

    Empresário de grande porte financia e apoia candidato que é a favor de arrocho salarial, concentração de renda, manutenção de subsídios e que não proponha fortalecer impostos progressivos, em detrimento dos regressivos, e ponto final. O resto é conversa pra boi bozolino dormir...

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Adonay, em tese vc tem toda razão. Mas, já prática, nosso empresariado claramente ignora esse princípio.

    2. Eduardo Ribeiro

      Sr. Adonay, até agora o gov de plantão só fez o contrário do que vc menciona sobre renda para os trabalhadores

    3. Carlos Simaozinho

      Senhor Adonay, estou falando de empresário tupiniquim, que ainda possui a mentalidade do século XIX. Amanhecido é o papo dos neoliberais, de que o mercado possui soluções para tudo...

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Amigo, discurso da Esquerda como o seu está um pouco amanhecido. Pelo menos desde 16 de junho de 1903 quando Ford fundou a empresa. O empresário precisa ser muito estúpido para não entender que o operário e o consumidor são a mesma pessoa, que quanto mais renda na mão do trabalhador, mais consumo, e portanto mais vendas. Engels já havia advertido, que com salários de mais valia aviltante o Capitalismo morre. Só estúpidos não veem que na Economia 5.0, se não houver Renda Básica, Capitalismo sifu.

  42. EDSON CARLOS MOROTTI

    Resumindo, invenção ou não das frases soltas, o resultado é que o governo do Bolsonaro é ruim. Não tem capacidade e nem postura para ser Presidente. Um fiasco geral. Só mesmo os bolsominions fervorosos votarão nele. O pior Presidente que este país á teve. Se a cadeira dele ficasse vazia, sem ninguém para substitui-lo, já seria 50% melhor.

    Responda
  43. Edgar Alves

    Enfim, a hipocrisia. Implicitamente reconhecem a bonança dos tempos do PT mas evitam qq elogio, sempre falando q é o "menos pior". Que fechem suas empresas, hipócritas e miseráveis. Ainda falam q o Lula está velho. Acompanhem seus pronunciamentos atuais pelo menos antes de falar besteiras. Não é burrice e sim preconceito.

    Responda
    1. Ivanil Nunes

      Eduardo, hipocrisia e preconceito não é novidade em se tratando do olhar da zelite contra Lula ou PT. Em 2022, parafraseando o Zagalo, "Eles vão ter que engolir"; é LULA de novo!

  44. romulo paiva

    ... digo, Grupo Folha (tudo igual, rs,rs,rs ..)

    Responda
  45. romulo paiva

    Sem citar nomes ???? É invenção criativa para ter algum texto que chame atenção. O Grupo Globo está em decadência e sem credibilidade, infelizmente.

    Responda
    1. Ricardo Loes

      Será mesmo? Tenho ouvido exatamente isso que foi publicado.

  46. Maria Rita Torraca Gordin

    Curioso...não influenciam em nada, não têm poder político, a não ser um ou outro que não são eles...só conversam no whatsapp e são vitimas da propria ilusão...não são organizados mas, falam todos na mesma linha. E no artigo parece que se lê a fala de um único empresário e não de seis. Esse teu artigo vale uma serie de outros artigos V.F.T, que lance análise a esse discurso monocromático.

    Responda
  47. Hernandez Piras Batista

    "Decepção absoluta com o Guedes": pelo menos isto! Só faltava mesmo estarem satisfeitos!

    Responda
  48. Nestor Bercovich

    Super interessante Vinícius entender a articulação realmente existente entre o capital e o mundo político. Há autonomia, mas nem tanto assim. Essa relação é uma "abstração real": o capital não da ordens, não opera políticamente no dia a dia. Mas o pessoal político do centro e da direita busca representar seus interesses, e só tendem a prosperar aqueles que são funcionais à eles. Por isso os governos de esquerda, que não têm vocação de representar os interesses do capital, tendem a ser instáveis.

    Responda
  49. Marco A B Santos

    Ótimo. Acabem com tudo. Jesus já deixou de existir. Adeus ressurreições e festas para um Novo Mundo. Já acabaram com tudo. Nem pensem mais em salvação. A-ca-bou.

    Responda
  50. Rodrigo Ribeiro

    Interessante ver os pensamentos. Impressionante o quanto são rasos.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.