-
Carlos Cesar Oliveira
Para quem segue Olavo de Carvalho, não me admira um texto tosco como esse. Oportunista, usando a propaganda "Vacina sim" da Globo porém dizendo lock down é coisa de esquerdista, realmente é de uma mentalidade elitista. Desapareça Ponde.
-
MAURICIO LAHAN
fazendo mea culpa
-
Ana Guimarães
Lockdown não é fetiche, mas sim a medida mais eficaz neste momento triste que estamos vivendo. Estou espantada com esse texto! Comparação extremamente infeliz.
-
MAURICIO LAHAN
acho que não esta vendo que eta dando errado so piora
-
-
Fernando Candido
que texto ridiculo..
-
Max Morel
Pondé, imprescindível! Um dos melhores programas da TV brasileira é de quinta feira na TV Cultura às 22.00 horas. Pondé e Thaís Ohana, imperdível.
-
Bernardino Soares De Oliveira Cunha
Excelente artigo. Conseguiu fugir dos clichês dos gados da esquerda e da direita e produzir uma análise que com certeza vai enervar os gados
-
Maria José de Araujo Costa
Acho que até teve a ideia de ponderar os extremismos, mas não foi feliz nas colocações. Quis lacrar, mas não amarrou o texto. Ideias jogadas.
-
-
Bernardino Soares De Oliveira Cunha
Excelente artigo. Conseguiu fugir dos clichês dos gados da esquerda e da direita e produzir uma análise que com certeza vai enervar os gados
-
Luiz Inglês
Pondé escorrega em sua própria verborragia. De barba, para parecer mais sério, continua infantil. Países que fizeram o lockdown na época correta estão agora colhendo belos frutos com a queda de mortes pelo covid-19. Por covardia o Brasil não fez quando ainda havia alguma reserva financeira, comida em casa e esperança no coração. Este era o lockdown correto. Mas, com este negacionismo - inclusive do próprio Pondé, ao atribuir à esquerda o absurdo do lockdown - o país está nesta situação.
-
Alexandre Sartori Barbosa
Pondé, você é um negacionista de luxo. Ninguém, absolutamente ninguém, quer lockdown. Ele é uma necessidade imposta pela condução criminosa da pandemia até aqui, é a única solução de curto prazo. Se tivéssemos feito isso na época do auxílio emergencial, não haveria nem fome, nem um dano tão grande a economia, e, provavelmente, uns 300 mil mortos a menos. Auxílio emergencial, medidas de distanciamento (entre elas, o lockdown se necessário) e vacinas. Todo o resto é negacionismo. RTW de Igor
-
Flávio Sasso
Efeito colateral da cloroquina.
-
MAURICIO LAHAN
b0a dr quantos clientes
-
-
Michely B
Esse sujeito calado é um filósofo, é inacreditável, a cada texto publicado ele se supera na quantidade de bobagem vomitada.
-
MARI PEREZ
Pondé, intelectual medíocre. Quando ele vai no Jornal da Cultura eu não assisto.
-
nadia koch
Idem. Não assisto msm.
-
-
Christopher San
Para o filosofo quase 50 milhões de pessoas morreram de forma chique... que besteira.
-
Vitor Viola
E o autor é uma variante intelectual por excesso de soberba. Pergunta: Qual país do mundo que não fez loquedaum, nem testes, tem um psi cótico na presidência e que tem 4000 mortos diários?
-
Mauricio Vidal de Carvalho
Pífio! Nao merece sequer comentário!
-
Diego Rodrigues Azevedo
Não é possível - e nem necessário - colocar o país inteiro em lockdown. É preciso ter uma abordagem top-down, com o país inteiro atuando em conjunto. É preciso que haja uma política de saúde que englobe as 3 esferas do executivo. Enquanto tiverem figuras políticas e sociais de destaque se posicionando contra um combate efetivo, seja qual for o motivo, há um efeito manada negacionista e o custo final só aumenta, o impacto atinge ainda mais a sociedade. 1 ano empurrando o problema e não aprendemos
-
Diego Rodrigues Azevedo
Corretíssimo Bruno! O problema é que cada prefeito/governador decreta e desdecreta lockdown com critérios distintos, abordagens diferentes, e essa falta de homogeneidade faz com que o povo não obedeça. Não há uma diretriz federal, e isso corta fundo nossa carne. Quem ensina, que é a mídia, é atacada nos grupos de whasapp. Alguns padres e pastores, que se preocupam mais com o dízimo do que com Deus, jogam gasolina nesse enorme incêndio que é esse desgoverno federal.
-
Bruno Martins da Costa Silva
Que é a razão pela qual a maioria dos pesquisadores das áreas de enfrentamento recomendam, hoje, o lockdown. Para evitar isso precisávamos ter tido uma campanha informativa e educacional desde o início, uníssona. Tivemos o oposto disso e o resultado é um povo que não lava as mãos, não usa máscara e se aglomera sem necessidade. O bolsonarismo reclama de um remédio que não decorre da pandemia, mas da sua incompetência.
-
-
MARI PEREZ
Não tem vergonha de se intitular Filósofo, kkk. Linguagem de senso comum, superficial, não se enxerga!
-
Leandro Henrique Miranda Avista
Não sei como a Folha mantém esse sujeito como colunista. Ele mistura tudo e não diz nada.
-
Hernandez Piras Batista
Negacionismo metido à b e s t a, só isto!
-
mauricio silva
Pois é o Brasil está cheio de gente que não estudou querendo saber de tudo. Por isso um presidente charlatão indica remédio que a estudos científicos não aprovaram! O Vietnã com 100 milhões de habitantes e zero mortes, com controle rígido! Se tivesse sido feito o tão ridicularizado lockdown em Manaus, essa cepa feroz não teria invadido o país e o mundo! Deixe esse assunto com cientistas, fale de abobrinhas, vai que algum boldonarista ou esquerda chique acompanhe seu" raciocínio "!
-
Rosauro Luna Torres
Talvez um dos piores textos que já tenha lido na folha.
-
João Vale
Triste ver a desinformação na forma de título de matéria além de texto raso, superficial e com sérias consequências para a saúde pública. Lockdown não é fetiche. É medida fundamental em muitos países que encararam a pandemia com realismo e não com fetiche de sensacionalismo como o texto deste colunista.
-
LADISLAU GON ALVES DO COUTO
O Pondé pulou o corguinho da sensatez. Verborragia mais besta, sô!
-
roque alves
Pondé , um Olavo de Carvalho que toma banho ,escova de dentes e troca de roupa. Só isso.
-
Jaime Azevedo
Verdade. Só falta se mudar pra Virgínia.
-
-
ALACIR FERREIRA COSTA
Wuhan, Londres, Auckland, Araraquara...todas essas e muitas outras já provaram o que é e o que faz um lockdown. Não, não é um fetiche. Pra Folha de S. Paulo, o assunto ainda é motivo de debate - e como sabemos, essas "opiniões" sempre terão guarida nesse jornal (e a ombudsman reclama, pra nada, palavras ao vento). Apesar da aparência de ser um texto "inteligentinho" (aprendi nessa coluna), é uma bobagem medíocre e tão fora da realidade que é ruim até na escala Pondé de besteiras.
-
Bruno Martins da Costa Silva
Não precisaria lockdown se tivéssemos tido uma campanha educacional e informativa desde o início; se a vacinação estivesse mais acelerada (talvez fosse possível se o Bolsonaro não tivesse abandonado o BRICS); se o nosso povo fosse mais educado; e se andar sem máscara não tivesse se tornado ato político. Infelizmente estão morrendo 3 mil pessoas por dia porque o nosso povo não usa máscara, não lava as mãos e não faz distanciamento. Nesse cenário, parece que lockdown não é mera politicagem.
-
Jaime Azevedo
Ficar doente é chique? Quanta estupidez em um único texto. Realmente tá difícil ser contra a direita sem parecer de esquerda. Tem que manter os seguidores, né?
-
Antonio Yudi
é mesmo o sujeito que fuma cachimbo e tem esse muquifo de pentelho no rosto que vem falar de fetiche?
-
Roberto Braga Magalhães
Quem está atento a realidade social percebe que lockdown é quase impossível no país. Belo texto, comparação super didática, com o fim específico de entendimento. Parabéns!
-
Andre Rypl
O articulista teve preguiça de explicar o que seria um lockdown, com políticasde apoio, etc, e aí fez um texto desses. Dá para entender o pq da m em que estamos.
-
Vitor Viola
Não dá para afirmar que o Brasil não poderia realizar algo sério como pesquisas em vacinas, testes em massa e lockdown. Dá para afirmar que isso não foi feito por conta de um projeto politico de genocídio apenas. Polêmica rasa, imPONDErável.
-
Joema Felipe Lima
Então publique aqui dados mostrando que lockdown não salva vidas. Ah... Sinceramente! Para de politizar um assunto de saúde pública, isso é ridículo e idiota. Não precisa ser de direita ou esquerda pra ter bom senso.
-
Jhonatas Correia
Que texto horrível!!! O Brasil tem dinheiro sim, só não se quis usar. Poderíamos estar em condição bem mais confortável nessa sindemia. Como é que um cara desse escreve na folha?
-
Saulo Matias Dourado
Cada vez mais difícil ser um Nietzsche de botoque, hein Pondé? Pra ser do contra está sendo necessário ser cada vez mais mirabolante e infeliz.
-
LUIS ROBERTO SEIXAS
Comparar Cloroquina com Lockdown, é de uma Maldade sem precedente. Aliás tem precedente sim
-
Ricardo de Carvalho Araújo
Fetiche ou não(seja lá o que esse imbecil entende como fetiche) lockdown funciona, cloroquina além de não funcionar faz mal. Lamentável a folha publicar esse texto em um momento que o Brasil ultrapassa 350 mil mortos.
-
LUCILENE PIZOQUERO
Sempre o veio engraçadinho de Higienópolis.
-
Luiz Ferreira
A Folha está com problemas para encontrar melhores colunistas, é isso? ... "Lockdown" é o fetiche da esquerda"... Eu mereço!
-
Lucas Steiner
Não entendi essa sua fixação por fetiche... Neste momento gravíssimo da pandemia que nosso país atravessa, com nosso presidente há 1 ano boicotando todas as iniciativas a seu alcance (e continua), você, que se passa por filósofo, deveria ler os artigos de cientistas infectologistas (não faltam), mas prefere as "bolhas das redes sociais". Esse seu fetiche é mórbido, deve ser tema pra Freud, francamente
-
LUIS ROBERTO SEIXAS
Talvez você não tenha feito uma regra de três simples 13 milhões infectado- 350 000 morte 220 milhões habitantes- x mortes X= 6 milhões Sem vacina e sem distanciamento chegaremos Por aí
-
Tiago Almeida
Pondé, você perdeu a oportunidade de ficar calado!
-
Lucas Steiner
E não é a primeira vez. Metido a filósofo
-
-
Iago M Zulu
Parabéns Pondé! Pondé é uma ilha de inteligência num mar de mediocridade "copia e cola" quase unânime dos colunistas da folha.
-
LUIS ROBERTO SEIXAS
Estatística, explica para você. Compare as mortes e contaminação com e Sem Lockdown. Aqui só Araraquara fez direito. O resto é nada. 47% de afastamento na capital é piada
-
Cristiano Jesus
Lockdown não é possível em qualquer lugar, mas nos outros países fazem, no Brasil ficam com essas análises pseudo realistas. Foi infeliz nesse artigo.
-
Raquel Santos Garcia
Esse artigo é de uma enorme irresponsabilidade social. Fernando de Barros e Silva foi em cheio em seu comentário. Uma pena ainda prestarem atenção no que você fala, Pondé.
-
Darlan Moreira
"Aliás, o mundo era mais sexy antigamente. Pegar a gripe espanhola tinha um quê de sensual." Absurdo. Os livros relatam o medo da população e a tragédia decorrente da gripe espanhola. Essa tentativa de fazer humor com a expressão 'espanhola' que é usada no Brasil para descrever uma prática sexual é ultrajante. O diabo é quem volta a ler tão ruim escritor novamente.
-
jose fernandes de lima junior
Típico negacionista em cima do muro. Não quer se comprometer então nega os dois lados. Se posicione Pondé.
-
Antonio Lima
Afinal, qual é a sua proposta, ó guru, que nós simples mortais não fomos capazes de formular? Seria a mesma do osmar terraplana, de deixar o vírus correr solto até atingirmos a tal imunidade de rebanho, deixando um rastro de milhões de óbitos?
-
Ricardo Durski
Na tentativa de se colocar acima dos mortais adotou mais uma falsa simetria. Falta seriedade intelectual pra alguém que se pretende filósofo. Ficou só no polemismo. Não é de bom tom fazer exercício de superioridade num momento desses, não é de bom tom.
-
Nivaldo Villela
Texto ruim, onde prevalece a defesa de convicções e crenças do jornalista, ou seja lá o que ele for, em detrimento de evidências científicas. Nenhum cientista, em nenhum momento, teve essa postura irresponsável de propor uma medida sanitária sem levar em conta a realidade social. Esse texto é desonesto com os cientistas em geral e os brasileiros em especial. Comparar a ciência com negacionistas é de uma preguiça intelectual sem fim!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.