Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Horácio Tostes

    Com todo respeito, isso é uma idiotice sem tamanho. Quando se fala em fechamento de tudo (lockdown - estrangeirismo desnecessário), busca uma coordenação nacional, um comando uniforme. Evidente, pelas dimensões do país, não vai ser igual a outro pequeno, mas traz efeitos educativo e preventivo que ajudam a achatar a curva de transmissão do vírus, desafogando o sistema de saúde e ganhando tempo para a vacinação. Não dá para continuar com mais de três mil mortes por dia.

    Responda
  2. João Melo

    Não achei no texto nada sobre o programa de combate à pandemia dos EUA, com o lockdown e ajuda de custo de milhares de dólares para cada cidadão. E não li nenhuma proposta, apenas bravatas e ofensas bobinhas.

    Responda
  3. Luiz Alves

    Lockdown apenas em Araraquara/SP. O restante foi somente enrolação para o fetiche de bolsonaro. Já a cloroquina, é puro charlatanismo Art. 283 - CP, esperamos que a CPI apure este crime.

    Responda
  4. Valdir Ferreira

    O senhor não sabe de nada. O lockdown com um auxílio emergencial digno é a única solução. Não é uma questão de esquerda ou direita.

    Responda
  5. Marcia F Silva

    Não eh vdd que quem defende o tto precoce eh antivacina: esses são uma gde minoria! A maioria defende ambos: isso eh medicina! Não ser pode apostar tudo em uma única arma! E os vários trabalhos que demonstram a eficácia da HCQ?! Vc os nega? E da IVMC? Também? Quem será o negacionista entre nós?

    Responda
    1. Janilo Santos

      “...esses são uma gde minoria “ !!? Existe isto? Deve haver também uma média minoria? Ou uma pequena minoria?!! Quando vc diz “A maioria defende ambos...” está se referindo a uma pequena maioria?!! E ...”apostar tudo em uma única arma!” ?? Que jogo é este, roleta russa?

    2. Marion Brepohl

      Essa é a única parte que presta no txt. Não há um trabalho científico sério que ateste a eficácia. Mas há inúmeros estudo que comprovam a não eficácia e ainda traz riscos a saúde

  6. Reinaldo da Silva

    Pondé é um produto da mediocridade que entulha as mídias. Generalista vulgar, joga com palavras e frases num pingue pongue entre narcisismo e arrogância. Seus clichês beiram a superficialidade. Isso o consagrou como frasista. Já elogiou Olavo de Carvalho, mas acabou sendo humilhado e votou no segundo turno em Bolsonaro, afinal tudo é culpa da "esquerda'. Ele se considera uma espécie de "Nietzsche tropical", demolidor de todos os valores. Imagino Nietzsche vomitando no túmulo!!!

    Responda
  7. SANDRO RICARDO FERNANDES

    Fetiche??? Inacreditável. Eu não li isso. Como a Folha dá espaço pra um maluco desses?

    Responda
  8. Rafael Pimenta Machado

    A polarização esquerda x direita é uma falácia. Na contemporaneidade só existe espaço para um Estado Social Democrático de Direito, como previsto na nossa Constituição Federal , nos tratados de direitos internacionais e em todos os países melhores de se viver. Desde o pós guerra já se sabe que o ideal é ter liberdade, porém com fatores sociais para promoção da igualdade como saúde, educação, função social da propriedade, garantias para o trabalho digno. Isso é a experiência da humanidade!

    Responda
  9. NELSON PRADO ROCCHI

    Nada melhor do que os dados reais: Índia, Suécia, Paquistão, diversos países africanos não fizeram lockdown por impossibilidade ou por decisão política e a vacinação é mínima. O que está ocorrendo nesses países? E nos países com diversos lockdown e alta vacinação, o que está ocorrendo? E com esses dados e levando em conta a disponibilidade hospitalar tomar decisões consequentes. E cidades que liberam medicações baratas o que está ocorrendo?

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Mais 300 mil estão metendo o pé na cova pela FALTA DE LOCKDOWN. Todos os que vão morrer te saúdam, Profexô Pondé! Tem de melhorar muito seu repertório supostamente intelectualizado para desqualificar o isolamento rígido horizontal e vertical como a única forma de sobrestar os mortos em torno de 400.000. Mesmo assim não conseguiria! Pode-se afirmar com base em seus próprios argumentos blasés, que Pondé adota o relativismo ético negacionista. Com 'lockdwon' não chegaríamos aos 300 mil mortos.

    Responda
  11. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    Angela Merkel, Macron, Borus Jonhson, seus esquerdistas, o Pondé (who?) está de olho em vocês.

    Responda
    1. Rafael Pimenta Machado

      Sim, Pondé está até hoje na velha prática do partido republicano dos eua (desde a década de 1930) de associar políticas públicas de saúde com o "comunismo". Esqueceu de se atualizar eu creio, todos os países bons de se viver já são Social Democracias! Ele deve ser trumpista.

  12. Lucinio Nones

    Caro Felipe Pondé, eu não sabia que tinha fetiche, mas sempre fui e sou a favor do lockdown. Não de lockdown prolongado, mas esses de 14 dias mesmo, desde que, por óbvio seja lockdown parando tudo, ou seja, mantendo só serviços essenciais (mercados, farmácias, transporte alimentos). Se e fetiche não sei, mas sei que, excluida a vacina e os cuidados básicos de distanciamento, higiene e uso de máscara, comprovadamente, o lockdown e o que resta para evitar genocídio como o que presenciamos ago

    Responda
    1. Lucinio Nones

      E essa história que no Brasil não da pra fazer lockdown, porque o Brasil não suporta ou não dá pra fiscalizar, seguindo a tua linha de raciocínio, pra mim só pode ser um fetiche do pessoal do centro. Aliás, analisando o comportamento dos governantes de centro, chego a conclusão que não temos lockdown por causa de um fetiche desses governantes.

  13. Alberto A Neto

    Pondé tem de melhorar muito seu repertório supostamente intelectualizado para desqualificar o isolamento rígido horizontal e vertical como a única forma de sobrestar os mortos em torno de 400.000. Mesmo assim não conseguiria! Pode-se afirmar com base em seus próprios argumentos blasés que Pondé adota o relativismo ético negacionista. Com 'lockdwon' não chegaríamos aos 300 mil mortos. Mais 300 mil estão metendo o pé na cova pela FALTA DE LOCKDOWN. Todos os que vão morrer te amaldiçoam, Sr. Pondé!

    Responda
  14. Adailton Alves Barbosa

    Sim eu leio jornais e preciso conviver com negacionistas o tempo todo, seja na família, ou no trabalho.

    Responda
  15. Maurizio Ferrante

    Por favor, no próximo domingo , e o outro é o outro, não vamos comentar o que esta pessoa regurgita. Não vamos fazer o jogo dele: “viram quantos comentários? Meus escritos marcam, etc etc”

    Responda
  16. LUCIANE SANTOS

    Pondé filósofo????? Quanta presunção!!!! Bolsonarista enrustido, está pouco se lixando para a vida das pessoas. Deve ter alguma lojinha, daí o ódio dele pelo Lockdown. Eu também quero de volta meus 9,90 da assinatura daFSP. Quando ele vai ao Jornal da Cultura fazer pose de filósofo, eu mudo de canal na hora!!!!

    Responda
  17. Leonardo Gama

    Se o Brasil foi capaz de pagar centenas de bilhões de reais em auxílio emergencial, também seria capaz de fazer um mês de lockdown e estaríamos numa situação muito melhor. Um mês de lockdown é impossível, mas um ano desempregado ou com menos da metade da renda anterior é tranquilo, né Pondé?

    Responda
  18. Plinio Góes Filho

    Pondé não disse em qual dos lados está, ou se vê (mais a ver, né?), mas torço para que não esteja do lado da estupidez, com ou sem grana, com ou sem status. Quando se rejeita um Lockdown, é porque o bicho não prestou em lugar nenhum, não havendo demonstração minimamente razoável de que diminue contágios e mortes. Mas no programa de computador em que foi concebido, funcionou bacana. Já o tratamento precoce, bem, esse é negado pela mais pura estupidez, porque seus efeitos os olhos veem.

    Responda
    1. Lucinio Nones

      Ele é contra a cloroquina e contra o lockdown, descobri que ele tem um fetiche de centro

  19. André Zeronian

    Pondé: sempre chato, blazé e superficial.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Esses velhotes que não saí do armário é tudo ressentido e mal resolvido.

  20. Luigi Oliveira

    Entre astrologia e crítica literária decadente (já que a literatura, se não morreu de vez, não sai mais do coma...), sobrou para o pobre Pondé, além dos ralos alunos que se acham inteligentes ao ler e compartilhar neochavões como "inteligentinhos" (além dos inevitáveis chavões talvez "eternos", "direita" e "esquerda"), manter-se vivo com seu fetiche Olaffo de Curvado.

    Responda
  21. Vivaldi Figueiras

    Único filósofo que até hoje vale a pena ler é Friedrich Nietzsche. Este inclusive era o maior crítico dos próprios filofosos e dos intelectuais medíocres.

    Responda
  22. Rafael Pimenta Machado

    Um Estado forte, técnico e organizado está muito mais preparado para sobreviver em tempos de Globalização (pois pandemias surgem e continuarão a surgir). Medidas de políticas sociais como saúde pública, vacinação, leis trabalhistas, legislação de organismos internacionais, tudo isso passou a ser vinculado ao comunismo a partir da década de 1930 pelo Partido Republicano dos EUA. E em pleno século XXI temos que tolerar essas ideias repugnantes, associando medidas sanitárias ao "comunismo".

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    Os comentários indicam como é difícil para o Brasileiro conviver e aceitar opiniões que não batem com as suas convicções. Tem um ditado que diz que você, ou pode defender o status quo, ou então inventar o futuro. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. O status quo em Latin significa o caos em que nos encontramos. No Brasil, desafiar o status quo é sinônimo de atraso mental. Ignora o fato de que os maiores avanços da história foram feitos por gente que o negou o poder dos especialistas.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Quanta bobagem Cloves. Só não ganha desse artigo

    2. Vivaldi Figueiras

      Sabe o que não dá? É ver vá ga bu n do falando de qq assunto como se querer entender do assunto o credenciasse para tal. Filosofando! Cada ma ca co no seu galho! Ver um se nil falar de coisa nenhuma como se entendesse de ciência é chocante pra mim.

  24. Joao Costa

    lockdown radical eh uma solucao puramente matematica, economicamente barata, rapida (3 semanas) e, depois dessa coluna, tbem um "fetiche da esquerda".

    Responda
  25. Vivaldi Figueiras

    Toda matéria e conteúdo da imprensa brasileira não vale 10 centavos. Geralmente produzem muita desinformação, informações incompletas, acríticas e para agradar a elite b u RR A e da direita mais bu RR@ aínda.

    Responda
  26. Henrique Mendes Gonçalves

    Folha de S. Paulo, por favor, um pouco mais de respeito com o leitor. Esse texto é uma vergonha...

    Responda
  27. Igor Porto

    Pondé, você é um negacionista de luxo. Ninguém, absolutamente ninguém, quer lockdown. Ele é uma necessidade imposta pela condução criminosa da pandemia até aqui, é a única solução de curto prazo. Se tivéssemos feito isso na época do auxílio emergencial, não haveria nem fome, nem um dano tão grande a economia, e, provavelmente, uns 300 mil mortos a menos. Auxílio emergencial, medidas de distanciamento (entre elas, o lockdown se necessário) e vacinas. Todo o resto é negacionismo.

    Responda
  28. Denis Sousa

    Esse artigo flerta com a verdade.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Claro. Levou quase meia hora pra notar?

    2. Vivaldi Figueiras

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Denis Sousa

      Sendo assim o seu comentário passa a ser uma retórica barata.

    4. Vivaldi Figueiras

      Verdade x mentira é só ponto de vista e retórica barata. Assim como direita x esquerda.

  29. Lidiane Soares Rodrigues

    Se é da esquerda, sou contra. É o complexo que esse rapaz devia tratar no divã, para não expor tanto suas fragilidades.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Ele é conservador quanto direita ou esquerda, acho que nem um nem outro.

    2. Fernando Jose da Costa Brito

      O Ponde é de direita

  30. Vivaldi Figueiras

    Vou escrever uma coluna que fala sobre o pão integral é de direita e a rosca é de esquerda....kkk

    Responda
  31. Luiz Fernando

    Uai, Vietnã, Tailândia, fizeram Lockdown radical e não são potencias econômicas. Vietnã tem mais de 100 milhões de habitantes. Quanta ignorância deste Pondé...

    Responda
  32. Andréia Chaieb

    Este é o reacionário Ponde, votou no Bolsonaro, mas até hoje não assume que errou, aí direciona a raiva q sente de si próprio para àqueles com visão de mundo e às esquerdas... o sujeito é tão teórico que não transmite confiança no q escreve! Te humilda Ponde!

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Parabéns Andréia.

    2. Andréia Chaieb

      Ah, complementando, o Estado brasileiro teria sido capaz de prover para q ficássemos confinados sim! É só sair do ne fasto neoliberalismo da austeridade e evoluir. Tributação das obscenas fortunas, taxação de lucros e dividendos e eliminação dos privilégios da elite do funcionalismo e corte na previdência e penduricalhos do impres.táveis milicos!

  33. Vivaldi Figueiras

    Esse Ponde deve estar passando fome, pra escrever uma bos tá dessas. FSP deve estar no fundo do poço pra publicar uma mercadoria como esta.

    Responda
  34. Renilson Caldeira

    Po#rra, um colunista perder tempo para escrever tanta bobagem, e ainda tem jornal e site que paga. É de doer.

    Responda
  35. Leonardo Marques Militão

    Esta na hora da imprenssa parar de dar espaço a falsa simetria. Esse tipo de artigo só colabora para desinformação. Pondé mais uma vez perdeu a chance de ficar calado.

    Responda
  36. Maria Clara Gama Madureira

    Não acredito que paguei 1,99 de assinatura para ler isso, quero meu dinheiro de volta 

    Responda
  37. Hermogenes Moussallem

    Pondé não passa de um bolsonarista no armário. Com quem ele anda pra deduzir que lockdown é agenda esquerdista? Uma reflexão totalmente binária e superficial do momento singular que vivemos.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Ponde deve ser discípulo do Olavo de Cara alho

  38. CARLOS EDUARDO BENTO DA SILVA

    Pobre do Leandro Karnal... Ter que justificar, todo dia, o fato de já ter aparecido ao lado de um olavista como o Pondé.

    Responda
  39. Neto Ribeiro

    Que comparação ridícula!! dizer que lockdown é fetiche da esquerda?? lockdown é a solução pra um momento onde nao se tem vacina suficiente pra todo mundo e morrem 4 mil pessoas por dia, recomendada pela comunidade científica, médicos , OMS. O que o colunista propõe então??

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      O colunista não tem proposta nenhuma...aí fica fácil né?

  40. Erich Georg

    Nosso consolo é que a Filosofia, a que deve ser escrita com maiúscula, não precisa desse senhor. Felizmente...

    Responda
  41. Alexandre Augusto Campedelli

    Sr. Pondé, me desculpe, mas não dá pra comparar cloroquina com lockdown. Essa medida radical chamada lockdown, mesmo sendo realmente impossível de ser colocada em prática no Brasil, diminuiria em muito as chamadas mortes evitáveis (sim, está morrendo gente que não morreria se não fosse a infecção pelo vírus). A cloroquina não diminui as mortes, não cura a doença, não previne a piora e ainda pode levar a complicações e mortes por arritmia e ignorância.

    Responda
  42. Marcelino Marques

    Texto mal escrito, tosco, sem fundamento. A relação que faz com as ciências sociais é ridícula.

    Responda
  43. LUCIANA GUERRA MALTA

    Complicado um colunista negacionista. Merece um cancelamento de assinatura. Depois de lavajatismo, perseguição ao Lula e censura de opinião, essa foi a gota d'agua. Para mim já deu.

    Responda
  44. LUCIANA GUERRA MALTA

    Complicado um colunista negacionista. Merece um cancelamento de assinatura. Depois de lavajatismo, perseguição ao Lula e censura de opinião, essa foi a gota d'agua. Para mim já deu.

    Responda
  45. GEANDRO FERREIRA PINHEIRO

    qual é a diferença entre pondé e olavo de carvalho? Um escreve na folha, e outro por aí. De resto, são quase a mesma pessoa

    Responda
  46. gabriela loureiro de bonis simoes

    Tá aí um filósofo bur.ro!

    Responda
    1. MARI PEREZ

      bur.ro e antipático.

  47. Paulo Wach

    Nunca li tanta por ca ria junta. Eu assino este jornal para ler estás m e r d a s? Onde está o editor do jornal? Virou terra de ninguém a Folha de São Paulo? Aonde falta recursos para o Lockdown ao Brasil? O país tem reservas trilhonarias para fazer meses de lockdow. Mas pior mesmo é chamar o lockdow de fetiche de esquerda. Ora Pondé, vai la m b er o sa co do Olavo e a bun da do Bos ta naro. A Alemanha e a Itália são países onde se fez o lockdow porque são de esquerda?

    Responda
  48. Lourenço Faria Costa

    Escreva um texto com sés colegas Rochamonte (a filósofa negacionista da lava jato) e Olavo de Carvalho...o louco. A filosofia sendo aviltada de forma vergonhosa

    Responda
  49. Gustavo Carvalho

    Meus olhos sangram em ler isso. O cara compara o lockdown com a cloroquina cara... A folha está a cada dia perdendo aua credibilidade. Com razão!

    Responda
  50. José Horácio Almendra Filho

    Que texto bizarro !!

    Responda