Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Horácio Almendra Filho

    Que texto bizarro !!

    Responda
  2. Rafael Oliveira

    Hoje findo a assinar esse jornal que dá espaço a pondes e zaninis rindo das 350 mil mortes .

    Responda
    1. Alaor Magno

      Rindo às alturas, gargalhadas.

  3. Alaor Magno

    Filósofo com carimbo de validade vencido. Esta vendido tanto a esquerda v*ag**ab&a quanto a direita b@u##rra. Faz-se de promiscuo, querendo agradar para permanecer na mídia usando meias verdades e meias mentiras e colocando os desprovidos de opinião no bolso. Um midiático ridículo usando farrapos lutando contra moinhos de ventos, usando a leitura de alguns livros que leu como muleta para corroborar a sua indigência intelectual.

    Responda
  4. Rafael Oliveira

    Depois dessa não dá pra ficar “imune” ao mau caratismo desse jornal em dar espaço a olavistas como Zanini e Pondé, mesmo diante de 350 mil mortes. A FOLHA banaliza OS MORTOS. Cancelo minha assinatura hoje.

    Responda
  5. José Rosa

    Ele tem predileção ou fetiche por essa própria palavra (Fetiche intelectual ; Do mito ao fetiche; Os jovens são, desde os anos 60, fetiche da burguesia...), q deve leva-lo a escrever bem estimulado. Mas, antes fetiche por lockdown, q já provou dar resultado e q poderia ser adaptado ao caso brasileiro, do q a medida comprovadamente ineficaz e cujo indicação já beira ser criminosa, por riscos colaterais graves q podem provocar e sabidos.

    Responda
  6. Nelson da Silva Cordeiro

    Pondé é o nosso Olavo de Carvalho que reside no Brasil. Quando a desgraça é pouco ela aparece 2x.

    Responda
  7. Omar Lasso Guevara

    Netanyahu em Israel e Boris Johnson na Inglaterra aplicaram lock downs muito rígidos. São fetichisras de esquerda?

    Responda
  8. Omar Lasso Guevara

    Netanyahu em Israel e Boris Johnson na Inglaterra aplicaram lock downs muito rígidos. São fetichisras de esquerda?

    Responda
  9. sergio barbosa

    A única coisa que presta nesta coluna é a ilustração.

    Responda
    1. Juliana Valadares de Siqueira

      Pensei exatamente o mesmo!

  10. Alexandre Sartori Barbosa

    Pondé, Pondé, perdeu a narrativa e não achou. Já era vergonhoso antes, mas agora está absurdamente ridículo. Já cogitou que esta esquerda que você tanto conversa pode ser alucinação?

    Responda
  11. Paulo Silva

    Quanta bo.ba.gem. Quanta mediocridade.

    Responda
  12. Anúbis Rá

    Esse comentários da Folha são engraçados demais... quanta gente que está morrendo de medo de voltarem as aulas presenciais para enfrentarem os alunos de novo. Kkkkkk... amam lóquidaum!!

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Vc é professor?

  13. Lourenço Faria Costa

    Qual é a sua proposta?! A da covardia!

    Responda
  14. Rodrigo Correia do Amaral

    O fetiche do Pondé e seus assemelhados é dizer que o "Estado é incapaz". Ainda que não entenda nada sobre este assunto, é possível ver como ele goza a cada repetição do mantra (refletindo nos seus próprios termos). A verdade é que o "Teto de gastos" trouxe consigo um "Teto cognitivo", que impede a elevação do debate para a imaginação de soluções. Com um telhado sobre os olhos, esse debate público empobrecido limita-se à repetição da crença vaga no "limite" e na "incapacidade".

    Responda
  15. Wagner Figueiredo

    Esse Cara é mais um pseudo-intelectual, criado pela mídia.Na verdade é um Rolando Lero, que faz de tudo e mais um pouco, para por elipse atacar a Esquerda, sempre que pode e mesmo quando não pode . Como é o caso desse amontoado de abobrinhas, que reuniu nessa sua “análise” mucho loka ! O Analista de Bagé faz melhor...

    Responda
  16. Raphael de Souza Cruz

    Tão ansioso por encontrar um chiste possível em meio à morte, tão avido para encaixar a linguagem do marketing no genocídio. O cheiro podre de quem desfalece afogado em terra já chegou a seus próximos, meu querido? Você sente essas emanações? Ou é mais importante uma declaração inteligentinha sobre quão sexy é a mudança de uma nomenclatura patológica que mata quem é próximo dos outros? Soooo clever, soo smart. Bate no peito e se sinta orgulhoso de si, sensação fantástica.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      André, você quis ser engraçado?

    2. Anúbis Rá

      Nooofffaaaaaa que drama. Pode escrever novela mexicana e apresentar pra mulher do Sílvio Santos.

  17. Heveson Lima

    Deve ter tomado tarja preta quando escreveu esse artigo. Ver um cientista falando de lockdown dessa forma é realmente triste...ou os países que aderiram ao lockdown, nos momentos certos, estão piores que o Brasil? Em todos os cenários, do ponto de vista econômico e sanitário.

    Responda
    1. Rafael Pimenta Machado

      Esse cara não é cientista.

  18. Lourenço Faria Costa

    FDSP faça um favor a ciência e retire esse texto! Ele é um desserviço

    Responda
  19. Raimundo Carvalho

    Vá estudar, Pondé, deixa de ser leviano. Por que viestes aqui com o seu papinho de sempre, sambar sobre a vasta sepultura em que se transformou o Brasil? É essa a resposta que você tem para o professor Miguel Nicolelis que previu um colapso total, não só do sistema de saúde, mas do país inteiro, caso não se promova um lockdown geral?

    Responda
  20. EDUARDO GOMES MARTINS FILHO

    Pondé esqueceu de olhar a si próprio no espelho antes de escrever essa coluna. Mas foi bom, pois descobri uma outra espécie de negacionista: o colunista-negacionista. Acho que falta isso nesse ser.... autocrítica. Típico dos conservadores. Combram da esquerda algo que eles mesmos não fazem. "Acuse-os de fazer aquilo que você faz" (máxima falsamente atribuída a Lênin).

    Responda
  21. Lourenço Faria Costa

    Sim! Sabemos muito mais dessa doença do que da espanhola...leia! Não seja ignorante

    Responda
  22. Jorge Silva de Souza

    Contribuição extremamente negativa. Repleta de distorções, senso comum, delírio e o pior: Falta de respeito aos mortos e à dor de inúmeros brasileiros. Ainda não sei o porquê a folha ainda dá voz a esse colunista

    Responda
  23. Lourenço Faria Costa

    E qual seu fetiche? Covardia?

    Responda
  24. Alvaro Almeida

    Impressionante! Estou arrasado com o texto. Como pode uma pessoa, que se enquadra na nossa elite culta, escrever tanta besteira num único artigo. Meu Deus do céu! Estamos ferrados!

    Responda
  25. Daniel Alvares

    Tudo errado neste artigo, desde a intenção óbvia de politizar o lockdown e equipará-lo à cloroquina até as tentativas, infrutíferas, de fazer graça com a pior crise sanitária global em décadas.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Para malária, sem dúvida

  26. Marcelo Santana

    Só fala abobrinha esse cara. Desde quando Macron ou Merkel ou Jacinda Ardens são de Esquerda? Sabe nada esse colunista

    Responda
  27. Eldo Eloi

    Lovkdouwn, fetiche de esquerda? Pergunta o governo chinês quantas pessoas morreram lá? Cada um que se diz colunista, acredita o jornal/site que quiser. Mais um direitista decepcionado com seu minto. Lula 2022!

    Responda
  28. Daniel Alvares

    Como é que é? Pode ter sinofobia enrustida, FSP? Vocês não têm vergonha na cara de deixar isso passar? Onde denuncio o artigo?

    Responda
  29. EDUARDO GUILHERME PIACSEK

    Triste o país cujos "filósofos" dependam de palestras em empresas para seu sustento. O lockdown é um "fetiche da esquerda" no Brasil do pseudoblasé Luizinho Pondé justamente por conta de tudo que causa arrepios em seu público cativo e, por questões freudianas ou de boletos a vencer, no próprio coachlunista da Folha: saúde pública e gratuita, Estado de bem-estar social e taxação de grandes fortunas. Segura que o filho é teu, rapaz!

    Responda
  30. Elisabeth Schmidt

    What? Lockdown é um fetiche?

    Responda
  31. julio alves

    Impressionante como Folha insiste em dar espaço a esse Olavo de Carvalho enrustido! Pondé não colabora em nada para a manutenção do jornal como um veículo decente. Denigre a minha condição de assinante! Por favor, editores! Sumam com essa coisa da Folha. Bolsominion arrependido é pior que bolsominion apoiador!

    Responda
    1. Heigor Martins

      "Denigre" também é complicado, ein Julio. Pesquise sobre o termo.

  32. Gato Krüel

    Não é preciso ter o conhecimento de um infectologista, de um físico, químico, matemático, estatístico, de um esquerdista, prefeito de Araraquara ou do Dr. Fauci, para perceber a importância de um lockdown na contenção da pandemia. Basta não ser bolsonarista e ter um pouco de bom senso.

    Responda
  33. Luis Flavio Mesquita

    Gosto muito de ler sua coluna, mas desta discordo, no que se trata do "lockdown", penso que seria possível sim replicar o que foi feito no mundo por períodos curtos, se houvesse liderança e vontade politica, pois temos através do SUS uma capilaridade que não existe em nenhum outro lugar do mundo, e o auxilio aos informais seria por períodos pequenos, e ajuda a empresas como foi feito no inicio da pandemia, apesar da demora, com certeza apesar das razoes econômicas, sociais e etc, seria possível.

    Responda
  34. ROSANE DI GIUSEPPE

    Com um pé em cada barco. Oriente-se

    Responda
  35. Gato Krüel

    Pra fsp deixar o mané do Pondé escrever besteiras "filosóficas" sobre o lockdown, melhor repercurtir as filosofadas do João e da Juliette do BBB.

    Responda
  36. Alberto A Neto

    O contorcionismo acrobático do filósofo da direita para, em não podendo fazer a defesa patriótica da República das Milícias que ajudou a construir em 1998 juntamente com os erros crassos de responsabilidade de Lula e do PT, agora dá para, também, à socapa, reforçar o argumento do Messias da Pandemia fazendo proselitismo da preocupação social com os deserdados da terra e despossuídos desde sempre. Felipe é filosoficamente negacionista. Deprecia o combate ao morticínio pelo LOCKDOW. Igual ao Jair!

    Responda
  37. wilson kfouri

    A eleição o Bolsonaro já seria uma tragédia sem precedentes na história do nosso país mas com a pandemia a tragédia foi potencializada. A grande maioria das pessoas de comando nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não são confiáveis mas nada é comparável à Bolsonaro.Muitos eleitores de Bolsonaro ( caso do Pondé) posam de madalenas arrependidas e pretendem alegar em 2022 o falso dilema de 2018. Daí misturar Cloroquina com esquerda.

    Responda
    1. Marcelo Santana

      Ja dizia meu pai , esse Ponde é igual gé gue olhando um castelo, acha tudo bonito mas não entende nada

    2. Ivanil Nunes

      Wilson, jamais imaginei que este metido a sabichão fosse eleitor do Bozo. Não imaginei que chegasse a tanto! Que lástima... Parece um personagem do Fernando Sabino: O grande mentecapto; que lê muito e não entende nada!

  38. Fernando Jose da Costa Brito

    Como um bolsominion arrependido o Pondé não quer nem o v.e.a.d.o morra nem que o onça passe fome

    Responda
  39. Marcelo Caetano

    O texto até possui um conteúdo útil para reflexão: de forma pragmática, é possível pensarmos em um lockdown de verdade em nosso país? No entanto, a ginástica argumentativa usada para incluir uma crítica a qualquer preço à esquerda acaba deslegitimando o autor e, por tabela, boicota a reflexão desejada. Uma pena. Um conselho (não solicitado, eu sei, mas enfim): Leia os comentários dos leitores com um pouco de humildade e faça uma boa autorreflexão.

    Responda
  40. Vivaldi Figueiras

    Será que ganha pra escrever titica? Kkkk FSP de ladeira abaixo

    Responda
  41. Neto Ghizzi

    O gov. "Bolsonaro" jamais fará ou apoiará um lockdown, pois funciona. Diante da óbvia queda de novos casos, da consequente redução das mortes, do alívio nas UTI's, do ganho de tempo para vacinar, estaria criando mais uma prova contra si próprio. É um gráfico novo. Estamos diante de apostadores. Apostaram na imunidade de rebanho, no tratamento precoce, que falharam a olhos nus. A aposta contra o lockdown é a última que precisa ser mantida, pois, repito, todos sabem, inclusive o governo, funciona.

    Responda
  42. Julio Oliveira

    Filosofia à parte, a realidade é que lockdown total, rigido como se faz na Europa, exige um auxílio emergencial decente, tanto para Empresas quanto para pessoas. 600 reais já era insuficiente para se ter um lockdown, imagina 150, 250, ou 375, que é o auxílio nestes 4 meses.

    Responda
    1. Gato Krüel

      Melhor chamar de Esmola Emergencial.

  43. Luiz Fernando Couto

    Pondé fazendo um malabarismo tosco para receber convites para palestras de empresários anti-lockdown. Ataca lockdown ao invés de pedir que seja aplicado com lucidez, em áreas específicas, gerenciamento nacional e cuidados sociais com logística integrada. Lockdown é a única coisa que se mostrou eficaz contra o Covid. Pelo simples e óbvio fato de impedir a circulação do vírus. Defende tanto a vacina no texto, mas ignora que, sem isolamento, vão surgir mais cepas e a vacina será inútil.

    Responda
    1. julio alves

      Realmente, Pondé é muito ruim! Não consigo entender a permanência dele na Folha.

  44. Suzi costa

    Foi a última vez que tentei ler algo de Pondé. Não dá. Chamar a luta pelo confinamento de "feitiche de esquerda", é idiota demais. Adeus. Perda de tempo lol.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Cara Suzi - eu não leio e comento assim mesmo, pois é sempre a mesma coisa: desprezo pela esquerda e pelos bem de vida, sentimento que esconde sua verde inveja, o maior dos pecados capitais, segundo Dante

  45. RAUL MASCARENHAS

    Que perda de tempo essa matéria. Vou deixa o endereço do meu blog para o senhor aprender algo. http://www.raulmascarenhas.com/

    Responda
  46. FERNANDO GOMES

    O Pondé tem a síndrome do tucano revoltado, que fez do muro seu puleiro e se esquece que não save voar. Representa a pior oposição que já existiu, negacioportunista isenta de qualquer responsabilidade. Para de se embriagar de ódio Pondé e veja se faz algo útil!

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Ponde da ânsia de vômito. Só inutilidades.

  47. Agliberto Cerqueira

    O placebo abriu a boca... de novo.

    Responda
  48. Osvaldo Luciano dos Santos

    Faltou o desenvolvimento de seus argumentos, ainda respeitável filósofo! Seu texto se resumiu a firulas epistemológicas panorâmicas para apresentar a sua frase de efeito "fetiche da esquerda... fetiche da direita". Politizar o debate sobre o lockdown como ferramenta útil, possível de forma radical ou não, como sendo de esquerda não ajuda o Brasil. Por que não desenvolveu as motivações dos argumentos favoráveis à cloroquina comparando-as com as motivações de defesa do lockdown? Ajudaria mais!

    Responda
  49. Robson Avelino

    Tolice de quem tem prazo para apresentar texto de uma coluna. Não trouxe nada de novo, todos os esclarecido sabem dos limites para um lockdown, mas juntos com a imunização, é a medida mais eficaz no momento. Claro que "lockdown" aqui não vai ser igual na China, países europeus, nem mesmos em outros país mais desafortunados que os nossos, cada realidade deve lidar com as medidas de restrição segundo suas necessidades locais. Mas é muita groselha em um único texto.

    Responda
  50. Sergio Mattos

    Lockdown, não é de esquerda, pois não é político é científico, seria perfeitamente viável, lá atrás, de viés rigoroso para que durasse 30 ou 60 dias, no início da pandemia, com auxílio emergencial, de valor maior, se tivéssemos vontade política e um Estadista, como presidente!

    Responda