Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson de Paula

    Um povo que aceita em paz ser confinado tem mais a ver com gado. Por outro lado, alguém que quando doente dá ouvidos a um sociólogo ou a um filósofo em vez de ouvir um médico, não vai longe.

    Responda
  2. MARCELO DAWALIBI

    Há também um tipo de negacionista gourmet que adora atacar o #ficaemcasa e diz que tem que abrir tudo. Acham-se intérpretes das necessidades do povo. Muitos deles, porém, são jornalistas que trabalham em home office. Tão demagogo quanto o que prega o fique em casa absoluto é quem o povo pra rua tendo a garantia de poder ficar em casa. Essa questão tem que ser vista com equilíbrio. Impossível ter só uma resposta certa.

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Acima, leia-se tão demagogo quanto...é quem manda o povo ir pra rua...

  3. Daniel Gomes

    Pois é, Pondé. Interessante seu ponto de vista. Apenas não compartilho dele. Pelo jeito não vamos sair tão cedo desta situação, já que boa parte da população parece pensar como você. Ainda assim, gostaria de saber mais sobre o que você pensa de lockdowns: não deve haver de modo algum no Brasil, ou pode haver desde que ocorra de uma forma racional até atingirmos uma taxa de Rt com a qual o SUS e sistemas privados possam lidar com maior sucesso? A segunda opção me parece melhor.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Daniel, você propõe um debate racional com o Pondé sobre um tema relevante, mas complexo? Você acha que ele tem alguma vaga proposta de discutir para achar soluções? Tolinho! Não dá para perceber pela forma que ele joga verdades absolutas na cara dos seus leitores e debocha de quem quer que não concorde com ele que se trata de alguém impermeável ao diálogo honesto?

  4. Mario Augusto Cadioli

    Pondé, gostaria de te mandar catar favas, infelizmente conheço vários dos tipos que cita, e não são poucos. Há coisas piores, bem piores.

    Responda
  5. W Magrao

    Kkkkkkk rindo muito lendo os comentarios, o cara sabe fazer bom .. bar sua audiencia, falem mal mas falem de mim. E lembro de um ditado popular.....se a carapuca serviu.....hehehe. Texto corretissimo.....kkkkkkkkk

    Responda
  6. Diógenes Moraes

    Fala sério, Pondé. Que texto horroroso. Sugiro que sua coluna fale apenas de filosofia da religião e teologia, assuntos que você fala e escreve muito bem. Seus pitacos em política tem sido uma lástima.

    Responda
  7. adenor Dias

    Um massacre em cima do Pondé! Eu proponho a Folha de São Paulo, que contrate os comentaristas, demita o Pondé, e cancele assinantes como eu, se quiser elevar o nível do jornalismo. À esquerda que chama os bolsonaristas de gado, não gosta de ser contrariada...

    Responda
  8. adenor Dias

    Sobre o Lockdown: Hoje para não apanharmos da esquerda, temos que nos mostrar a favor deste trambolho inglês! Só que ao sermos a favor do Lockdown, apanhamos dos bossonaristas. Resumo da ópera, é que somos gado de esquerda ou de direita, não temos direito a opinião própria...Vou ficar esperando os esquerdista professores de português vir me corrigir de novo. O legal, é que eles me corrigem apenas para desqualificar a minha opinião. Fico feliz por pelo menos lerem meus comentários...

    Responda
  9. JANE KELI ALMEIDA DA SILVA

    Vc não me convence com seu discurso. Li seu livro e não consegui ir à frente, porque só vi obviedades na sua fala e olha que não sou nenhuma filósofa. O isolamento tem de existir sim e o Brasil tem condições de equiparar as desigualdades, basta que haja políticas públicas voltadas a amparar a camada da população mais frágil. O povo tem de cobrar do governo isso, porque somos a mudança que queremos ser no nosso país. Deixe de falar incoerências quando deveria nos acalentar com bons pensamentos.

    Responda
  10. Nelson Silveira

    Ler aqui essas idiotices, sem nenhum fundamento e que somente expressam um ideologia rasa e compromisso com um narcisismo de baixa intelectualidade, caracteriza a Folha como um jornaleco.

    Responda
  11. Nelson Silveira

    Ler aqui essas idiotices, sem nenhum fundamento e que somente expressam um ideologia rasa e compromisso com um narcisismo de baixa intelectualidade, característica a Folha como um jornaleco.

    Responda
  12. José Cordeiro

    Ainda bem é "filósofo". Já pensou se tivesse conseguido se formar em medicina? Estaria receitando cloroquina por aí..

    Responda
  13. Emerson César de Campos

    Não é um artigo, muito menos científico, não é uma crônica, não é sequer um texto bem escrito. Folha até quando esse embuste?

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Ficou mais que irritada kkkkk Eu critico quem eu quiser e como eu quiser, nunca baixei o nível nem submeti meu pensamento a quaisquer pseudos ou reais intelectuais. Até te entendo, sinônimo de inteligência pra ti e ter sucesso e um grande número de seguidores, feito Olavo de Carvalho, por exemplo.

    2. Carolina Figueiredo

      Vai criticar o artigo da UFRGS!

    3. Carolina Figueiredo

      Não vi vc batendo panela à favor do lockdown na matéria de hoje. Quando aparece realmente um artigo científico mal feito dizendo que lockdown não presta, vc fica todo timidozinho! Sua crista cresce quando o assunto é o Pondé, né? Saquei a Nuance!

    4. Carolina Figueiredo

      Emerson, vc só quer ir no embalo do Pondé, mesmo, né? Porque vc não está lá criticando a reportagem da Folha sobre o artigo dos pesquisadores brasileiros que publicaram que lockdown não vale nada! Que coisa ,não! Vamos ver se este artigo vai render mais de 400 comentários e ocupar os trens do Twitter?

    5. Emerson César de Campos

      Pelo visto o teu guru Pondé, o filósofo cronista e corajoso, pelo qual alguns esperaram trinta anos para reconhecerem um par, te orientou na resposta: original, criativa, com simplicidade e humildade, ahh, também contra inteligentinhos. Já tomou sua cloroquina hoje?.

    6. Carolina Figueiredo

      Sei... Não é fama o busca criticando Pondé?

    7. Emerson César de Campos

      Procura tua turma! Neymar, Leão Lobo e Bolsonaro costumam aparecer com frequência nos trending topics twitter, isso não significa que estejam compromissados com outra coisa que não a própria fama. Vá lá e pergunta pro mestre Pondé o que deves responder.

    8. Carolina Figueiredo

      Esse embuste estava nos trends do Twitter na semana passada e movimentou a coluna hoje ao ponto de quase 400 comentários. Realmente a folha vai dar ouvidos à vc,viu! Pior cego é o que não quer se enxergar.

  14. ROSENVAL ALVES

    Isentão hein!

    Responda
  15. Bruno Chirelli

    Respeito o Pondé mas ele esta cada vez mais criando personas e atribuindo a elas decisões genéricas do que necessariamente propor pensarmos melhor a respeito com seu olhar filosófico brilhante. O fato dele incomodar o torna diferente e embasa seu sucesso, mas está "desaprofundando" cada vez mais seus artigos para ser mais algo opinativo político do que propositivo.

    Responda
  16. Regina Ferreira

    Folha, eleve o nível ae!

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    O Pondé sempre consegue me impressionar com sua desonestidade intelectual, mesmo seguindo sempre o mesmo esqueminha: inventa uns personagens caricatos, os denomina "de esquerda" e a eles atribui um monte de absurdos que causam sérios problemas na sociedade. É evidente que ele morre de inveja de certos grupos afluentes, será que ele até hoje não conseguiu fazer um pé de meia? Também é evidente que ele continua um ardoroso bolsomínion, pena que o Bozo não ajuda...

    Responda
  18. Edmur Pugliesi

    Li pela manhã. Ao longo do dia eu estava usando algumas ideias desse texto nas minhas falas.. Gostei, inclusive dos exageros porque ajudou a fixar as partes que precisam ser refletidas.

    Responda
  19. André De A C Assunção

    Concordo com o Pondé. Não há consenso científico nem sobre o lockdown, nem sobre a cloroquina. Cada um dos dois polos ideológicos extremistas se apropriaram de uma das sugeridas medidas de combate ao coronavírus. Politizaram a pandemia de forma mesquinha.

    Responda
    1. Thiago Santos Costa

      Mas vc não acha que se a cloroquina funcionasse, nossa curva de mortos ficaria ao menos estável? A quantidade de mortos não para de aumentar, não é comportamento padrão para doenças que já tem "cura".

  20. Thiago Santos Costa

    Tem um quadro do porta dos fundos que ironiza o debate das obviedades,como por exemplo, cloroquina cura covid? Este seu texto caberia perfeitamente nesse quadro,até imagino: "lockdown, item necessário ou delírio da esquerda?" Cloroquina para covid claramente não funciona, agora equiparar o lockdown com a crença dessa droga pela direita é rasteiro. O lema sempre foi "quem puder fique em casa", agora, somente o título do seu texto servirá de base para atacar o "fique em casa". Parabéns

    Responda
  21. Enir Antonio Carradore

    Hamlet, diga ao Pondé que há mais mistérios entre esquerda e direita do que faz supor seu vão doutorado em filosofia. Falou? Obrigado, Hamlet!

    Responda
  22. Joselires Carneiro de Oliveira Júnior

    A famosa Teoria da Ferradura.

    Responda
  23. José Roberto Pereira

    O "filósofo" Olavo de Pondé é um ótimo caça cliques para a Folha. Mesmo modus operandi, mesmo recalque, inveja e amargura. Sorte que não teve competência para virar médico, senão hoje estaria nebulizando cloroquina. Nem seria necessário cogitar o "fetiche" por lockdown se não fossem esses 30% de Olavetes sociopatas promotores do colapso da saúde que possuem a capacidade de digitar 17 mas não a destreza psicotécnica para vestir uma máscara corretamente.

    Responda
    1. laudgilson fernandes

      Pondé vive e ganha para pensar e quando abre a boca...fala uma asneira dessa.

  24. José Roberto Franco Reis

    Cada vez mais bobinho esse filósofo da lacração! Raramente consegue propor uma discussão ou reflexão que valha a pena, só platitudes...

    Responda
  25. Marina Pagano

    Chiques? Tem alguém chique nesse país hoje em dia? Só um bando de jacus, incluindo filósofos.

    Responda
  26. Lutemberg Souza

    Impressionante como colunista conseguiu atira pra todos os lados e inclusive no próprio pé. Se por um lado não se pode exigir dos "doutores" que atendem nós PS, postos e hospitais que conheçam a sociologia, basta uma visita à academia para perceber que o pretendo pensador está equivocado. No afã de firmar a taxionomia do bem e do mal, não soube onde se posicionar, embora tenha escolhido o seu lado, e tenta, sem sucesso, colocar-se acima de tudo. Ops, ato falho... Um texto entediante.

    Responda
  27. Lutemberg Souza

    Impressionante como colunista conseguiu atira pra todos os lados e inclusive no próprio pé. Se por um lado não se pode exigir dos "doutores" que atendem nós PS, postos e hospitais que conheçam a sociologia, basta uma visita à academia para perceber que o pretendo pensador está equivocado. No afã de firmar a taxionomia do bem e do mal, não soube onde se posicionar, embora tenha escolhido o seu lado, e tenta, sem sucesso, colocar-se acima de tudo. Ops, ato falho... Um texto entediante.

    Responda
  28. Juscelino Eudâmidas Bezerra

    Ver a cultura da lacração como "tática" de uma pessoa que se diz acadêmica é algo ridículo mas até aí tudo bem se o motivo for para chamar atenção e até mesmo poder provocar uma reflexão. Porém, acho perigoso usar a tática da lacração para dizer que a esquerda é delirante ao defender o lockdown. Evidente que o lockdown no Brasil jamais será igual ao de outros países, o que não retira sua efetividade para diminuir o ritmo das internações e salvaguardar o sistema de saúde. Lacração tem limite!!

    Responda
  29. João Luis Abreu

    Falar merda é seu fetiche Pondé

    Responda
  30. Evaldo López Zilio

    Esta estória de ser uma pessoa que pensa fora da caixa tem limites... questionar tudo não é necessariamente sinal de inteligência. Mais ainda quando isto é um personagem.

    Responda
  31. Evaldo López Zilio

    Esta estória de ser uma pessoa que pensa fora da caixa tem limites... questionar tudo não é necessariamente sinal de inteligência. Mais ainda quando isto é um personagem.

    Responda
  32. Ana Maria Nascimento Roberto Pires

    Grata, Pondé!! Deu até prá rir, apesar dos nossos pesares! E olha que você pôde trazer mais Ciência à mesa: tb a dos dados, que é com o que os governantes trabalham, sempre que têm, tanto quanto têm, suponho eu. Obrigada mesmo pelas boas risadas no dia de hoje, com seu texto. A peste, assim, sumiu por uns minutos, enquanto a gente se vacina do que de pior possa vir com ela, e vacina ela TB!!!!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ana Maria, por mais que possa parecer, não foi a intenção do Pondé fazer um texto humorístico.. Mas compreendo seu riso, o texto não é sério mesmo.

  33. Fauzi Palis Junior

    Esse Pnde consegue cada dia mais se superar na sua xa tis se. Com x mesmo. Alavanca assim mais leitores e críticas.

    Responda
  34. SERGIO EDUARDO FERRAZ

    O que faz um jornal como a Folha de São Paulo, com o Brasil sendo o epicentro mundial da pandemia, com pessoas perdendo suas vidas, publicar um texto tão repugnante, cínico e desqualificado como este?

    Responda
  35. Guilherme Rodrigues

    Para com isso, Pondé! Veja os efeitos do lockdown na Austrália, Nova Zelândia, Portugal, Itália, Espanha, etc. Se quiser ficar pelo Brasil, observe em Araraquara. Sim, na reabertura do lockdown os casos voltam a subir, até que se aplique novas medidas restritivas. O lockdown não é para eliminar o vírus, mas manter o sistema de saúde fora do colapso. São 500 pessoas esperando leito de UTI só no Rio de Janeiro. Você, Pondé, sabe muito bem disso, o que é ainda mais triste.

    Responda
    1. Guilherme Rodrigues

      E os R$ 1,2 trilhão dado pelo Governo ao Bancos?! Esse dinheiro era para ter sido emprestado a pequenos e médios empresários, mas o governo não exigiu nenhuma contrapartida. As condições de empréstimo imposta pelos Bancos era impossível para que estes empresários pudessem pagar a dívida no futuro, ou seja, nenhum deles aderiu. Não me venha com o papo de que Brasil não tem dinheiro para manter lockdown!

    2. Guilherme Rodrigues

      "O lockdown radical é impossível no Brasil por razões sociológicas, econômicas, políticas e históricas. O Estado não tem braços pra impor algo assim. Nem dinheiro pra pagar a conta." Fale isso para os 11 novos Bilionários brasileiros em plena pandemia. Os dois mais "pobres" deles têm juntos R$ 65 bilhões, o DOBRO do que o Governo vai gastar nesses 4 meses com o auxílio emergencial para 45 milhões de pessoas. O Brasil tem dinheiro, sim, mas está dando para as mãos erradas.

  36. Roberto Marques

    Chamar de desserviço é pouco. Colunista que ainda insiste nessa besteira de dividir o país em esquerda e direita, não se pode esperar muito.

    Responda
  37. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    ".. O Lock eh impossível no Br por razões, sociológicas, políticas, econômicas e históricas.." tem um monte de coisas "impossíveis" no Br por essas razões. Eh muito diferente ser contra a vacina e ser a favor do Lockdown. A pandemia eh um problema de saúde pública, e deve ser primordialmente assim tratado. A sociologia pode e deve dar seu pitaco, mas seus resultados são históricos, e o vírus está mudando e rápido , só o Lockdown, possível ou não pode salvar.

    Responda
  38. Rodrigo Toni

    Qual a contribuição deste artigo ao debate, além de um afago ao próprio ego do autor, que se coloca acima de tudo e todos, despreza tudo e não constrói nada? Arrogância e bolsonarismo disfarçado é o que é. Pondé, você é o Olavo de Carvalho chique.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ele eh como o moro e o urinol, inteligentes, com uma camada de arrogância por cima que acaba tornando-os inúteis. Mas ao menos o Pondé eh engraçado, os outros dois são tipo ,c,a.g,a regras.

  39. Davi Gandolphi de Souza

    Profundamente lamentável e dispensável neste nosso contexto a postura do colunista. Na tentativa sempre frustrada e rançosa de se parecer alheio às problemáticas políticas do país, coloca no mesmo balaio posições antagônicas das quais comunidade científica e economistas já disseram que Lockdown é viável e válido para salvar vidas e a própria economia, enquanto a cloroquina, mais do que não funcionar, pode tirar vidas. Revoltante, mas não surpreendente.

    Responda
  40. Roberto Piccelli

    Esse texto do Pondé é um desserviço a um país que beira as quatro mil mortes diárias. Lamento muito que esteja destacado na primeira página da Folha.

    Responda
  41. Rodrigo Toni

    Pondé, ideologo disfarçado do bolsonarismo. Como ele mesmo diz, bolsonarista com grife.

    Responda
  42. PAULO HENRIQUE ALVES FERREIRA

    "Rodar à baiana", causar, tudo o que pensa, sente e faz esse cidadão. O texto mesmo não tem valor científico, filosófico e muito menos literário.

    Responda
  43. vicente oliveira

    Karnal ,pondé ,cortela, magnoli, tamos mal.

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Você está misturando alhos com bugalhos. Todos são muito chatos, mas Pondé supera qualquer um em afetação, deboche e sarcasmo.

  44. RODRIGO NAFTAL

    Pondé. Exatamente. Não sou favorável ao Lockdown porque é impraticável no Brasil. Não li tanta besteira em um artigo só. Os seguintes países de " esquerda " adotaram o Lockdown: Reino Unido, Israel, Itália, França e Chile. Cloroquina, só o Brasil levou isso a sério. O articulista, para ser lido, gosta de inventar polêmica aonde não existe. Compara conceitos incomparáveis.

    Responda
  45. Paulo Cesar

    Gente, como pode o cara fazer piadinhas com uma tragédia dessas? Que caráter tem essa gente que aportou por aqui?

    Responda
  46. Diego Aguiar Andrade

    É tanta a vontade de "lacrar", que consegue fazer analogias absurdas: sabemos que lockdown funciona e cloroquina não. Pode-se argumentar que não temos condição de fazer um lockdown no Brasil. Até essa parte do argumento, ok. Mas, Pondé, quer criar a fase de efeito e acaba sendo o de sempre: um bobo...

    Responda
    1. luis rosa

      Disse tudo, um bobo pseudo filósofo.

  47. Antonio José Caramuru do Monte

    Irresponsável

    Responda
  48. Cláudio José Marabesi

    Acho que a crítica ao idiotas de esquerda é valida, tendo em vista, por exemplo, o pessoal da homeopatia. No entanto, há um erro crasso no artigo: há sim dinheiro para pagar a conta (o que não significa orçamento infinito, mas sim redirecionado).

    Responda
    1. luis rosa

      Olhe em baixo da cama, acho que tem um Comuna. Quanta paranóia com esquerda meu amigo, ou será encefalopatia? O laxante homeopata 46 ajuda.

    2. luis rosa

      Olhe em baixo da cama, acho que tem um Comuna. Quanta paranóia com esquerda meu amigo, ou será encefalopatia? O laxante homeopata 46 ajuda.

    3. Paulo Cesar

      O que diabos tem a ver homeopatia com esquerda? Que confusão danada. Sosseguem o fascho.

  49. fabio miguez

    inacreditável que a Folha continue a dar guarida a artigos assim. inacreditavel

    Responda
  50. André Costantin

    Eu queria saber o que a Folha faz com um articulista como este, falso polemista e pior escritor. Não é possível sequer discordar das balelas dele porque as ideias não se sustentam elas próprias.

    Responda