Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO DORNELLES

    Favor incluir, nos dados biográficos de Conrado Hübner Mendes, ombudsman do STF! Parabéns, Professor! Mais uma excelente coluna!

    Responda
  2. Jose Carlos

    -A angústia de olhar para o tribunal em busca de liderança e lá encontrar Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes não é razão para desistir-. E a angústia de encontrar barroso, carmem, e rosa, ou fachin, moraes, e o primo do color, ou o kassio ou Lewandowski. Quem vai procurar e quem vai encontrar um lider. Precisamos urgentemente mudar o sistema de nomeação de ministros do stf; essa forma americana não funciona. Gostei do cabo e soldado. Mas, penso que o cabo ainda não foi nomeado.

    Responda
  3. Helano Timbó

    A história demonstra que instituições pomposas formadas por membros garbosos e seus salamaleques são típicas de países atrasados.

    Responda
  4. Luís Costa

    Eu sempre leio as análises do prof. Conrado sobre os muitos e sérios problemas do judiciário brasileiro e do STF...são análises corajosas e certeiras que vão na jugular...essas instituições vão escancarando cada vez mais quão frágil é a democracia brasileira...

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Contra-parafraseando o velho ditado, "coragem e senso de noção, as saídas para o Brasil são". Seu Conrado, me desculpe a ignorância, mas eu achava que a vida de Ministro do STF tava garantida, passariam incólumes por qualquer posição que marcassem (bela oportunidade para a probidade). Pressões? Todos as temos, até trabalhador doméstico - com cérebro e ética mínimos, e a quantidade de benesses que têm, ou tampam a cloaca bozofrênica ou se mudam pro Filhadaputistão!

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Brilhante. Acho que não resolveria tudo, mas ajudaria muito se o STF começasse a atuar como colegiado, seria a melhor contribuição que poderia oferecer à estabilidade política do país. Fica difícil defender a corte se seus membros agem com o objetivo de se boicotarem uns aos outros. Muitos defendem a manobra escancarada de Edson Fachin porque beneficiou Lula, ainda que a intenção não fosse essa, cogita-se a inversão do voto da véspera para manter Lula inelegível. A corte virou um circo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Do tipo freak, caro Alberto, Phineas Barnum era um amador perto do quão circenses andam os poderes federais...

  7. Luciano Napoleão de Souza

    Caro doutor de entidade pública, que por essência é desabonador. Uma vez que cultiva parasitas e consome bilhões de nossos impostos sem entregar quase nada!vc mistura alhos com bugalhos! Por que não ser honesto e dizer que a origem deste descalabro de STF vem dos desgovernos do PT? Prefere fingir de morto e tergiversar! Faça bom proveito de seu doutorado!

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Interessante que o Toffoli, que hoje joga no time bolsominion, foi indicado pelo PT. Este seu comentário é um primor de desonestidade intelectual. Ou simples ignorância mesmo.

    2. Luís Costa

      As pessoas nem sabem analisar direito o que se passa, é uma ignorância muito grande...engraçado que os ministros colocados pelo PT todos votaram sobejamente contra os interesses do partido e, inclusive, participaram da instrumentalização do direito para perseguição política do ex-presidente petista...

    3. MARCOS BENASSI

      Aí, ai, napô, quando calado, você é genial...

    4. Alberto Melis Bianconi

      O antipetismo compulsivo é um tédio.

  8. Sebastião Barbosa

    Professor, não se ensina Pai Nosso ao Vigário, mas esta coluna está mais, se me permite, equilibrada que a anterior. Ainda assim se o objetivo é promover uma discussão de alto nível em proveito das instituições da República, talvez o recurso à fulanização possa ser evitado. Um interlocutor com a autoridade que o senhor detém, talvez contribua mais com o debate mantendo a abertura para o diálogo, afinal, os ministros precisam ser convencidos a fazer parte da solução, não é mesmo?

    Responda
  9. Paulo Sebastião de Souza

    A gente lê cada coisa .

    Responda
  10. Humberto de Alencar Oliveira e silva

    Sensacional ) ) )

    Responda
  11. Alessandro Santos

    Uau!! O que o fundo do poço bolsonarista não está sendo capaz de revelar sobre a nossa pobre republiqueta. Não duvido que, já agora, venezuelanos e cubanos estejam dizendo, em tom de chacota: ´vai pro Brasil!!!´.

    Responda
  12. Guilherme Corrêa

    O problema todo é a TV Justiça...foram dar palanque pros ministros, taí o resultado.

    Responda
  13. Neli de Faria

    Aprendi na vida que a maior qualidade de um juiz(presidente de comissão processante, árbitro, assessor ), é a ingratidão. Quem é grato ao julgar, está em profissão errada. Desmerece a quem é grato, desmerece a Instituição e desmerece a si mesmo. Data vênia.

    Responda
  14. Marfan abib

    Crítica muito bem elaborada e com razão, todavia, em razão da boçalidade e a falta de noção do presidente da importância da posição que ocupa, temos que valorizar o STF, mesmo com seus defeitos, pois graças a ele existe um certo freio nos absurdos propostos pelo Bozo. Ainda bem que temos o STF, apesar de Tofolli e Kassio.

    Responda
  15. José Lemos da Silva Filho

    Excelente! Mas diante dos questionamentos e críticas, cabe perguntar: o que esperar de poderes tão pobres de estatura e desprovidos de brio e linhagem ética? De onde nada se espera, de lá nada sairá!

    Responda
  16. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Preciso, cirúrgico e indispensável texto de Conrado. Esse, sim, com estatura e conhecimento de ministro

    Responda
  17. Hans Rauschmayer

    Muito bem comentado! Nas décadas que vivi na Alemanha, não conheci o nome de um juiz sequer do STF alemão. Aliás, raramente ouvi desse tribunal ... não havia decretos ilegais, brigas absurdas e hábeas corpus privilegiados.

    Responda
  18. Marcelo Rod

    Desde o começo deste rebosteio todo, no ja distante 2016, o Toffoli se candidatou a ser o novo Ranieri Mazzilli. Parece ate que anda lendo os livros de historia...

    Responda
  19. Hernandez Piras Batista

    Mas e os interesses individuais, não é mesmo? Nossa elite jurisdicional, como a política, é paralisada por um individualismo tacanho. É difícil imaginar a grandeza do desprendimento nessa gente.

    Responda
  20. Hernandez Piras Batista

    As duas últimas frases são magníficas! Em êxtase! De fato, professor, o STF insiste em cair na armadilha do próprio individualismo. Exemplo claro disso são as concepções do Ministro Março Aurélio e sua vaidade personalista. Se falasse como Corte e não como agregado de juízes, o STF seria bem mais forte.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      "maus hábitos', não "mais hábitos"

    2. Hernandez Piras Batista

      Maurizio, respeitar o STF não significa ignorar seus problemas, sobretudo, aqueles que o enfraquecem. Este é o objetivo do colunista, exortar o Tribunal a abandonar mais hábitos e normas que o debilitam.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Maurizio, o pedaço de madeira boiando no oceano é madeira do navio que eles ajudaram a afundar fazendo furos no casco enquanto outros tocavam fogo no convés de Curitiba.

    4. Maurizio Ferrante

      ...articulista como o comentarista ... desculpem.

    5. Maurizio Ferrante

      Parece que tanto o articulista (embaixador cientifico... cada cargo que aparece!) nao perceberam que o Supremo é a última trincheira contra a barbarie. Ou nao? Um pedaço de madeira boiando no oceano não é um iate, mas melhor do que deixar-se afogar.