Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sebastião Gonçalves

    Como cidadão, o ponto e vírgula é indispensável para me posicionar no dia a dia

    Responda
  2. Hilario Guimaraes

    Taí: o ponto e vírgula saiu do ostracismo e alcançou o seu devido lugar no poduim.

    Responda
  3. RODRIGO DORNELLES

    Toda vez que leio a coluna, penso: como alguém consegue escrever algo tão prazeroso de ler e, ao mesmo tempo, tão interessante sobre a língua portuguesa? Fantástico, Sérgio!

    Responda
  4. Rafael Faria

    Como advogado, sou adepto do ponto e vírgula em petições; excelente Texto. PArabéns.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Idem.

  5. ALEXANDRE MARTINS FERREIRA

    Ponto e vírgula ou ponto-e-vírgula? Esse sinal, em grego antigo, tem outro significado, não é mesmo?

    Responda
  6. DIDEROT BRITO JR

    Uso com certa regularidade - em e-mails corporativos, posts, etc. -, no contexto de complementar uma frase onde a vírgula e o ponto não são indicados.

    Responda
  7. Jove Bernardes

    Adorei o exemplo citando o quadrúpede-em-chefe, no qual "... a utilidade do vetusto sinal de pontuação para a clareza do enunciado fala mais alto que seu cheiro de naftalina." Um primor. Mas a minha intenção neste comentário é lembrar que Millôr Fernandes era useiro e vezeiro em usá-lo à guisa de ("à guisa de", disse-o bem?) dois pontos.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      "quadrúpede-em-chefe" foi nota 10, com elogio. Suma cum lauda.

  8. Nilton Silva

    Pra mim, a melhor forma de tratar esses "odiadores" é não os levando a sério. Ignorá-los é o melhor caminho. Responder comentário? Nem pensar.

    Responda
    1. Carmen Lúcia Soares de Azevedo

      Ahhhh Mas se o Sérgio o tivesse ignorado não teríamos a excelente crônica!

  9. José Cardoso

    Taí uma falha na minha formação. Nunca entendi ou entenderei a necessidade do ponto e vírgula. Exceto em algumas fórmulas de planilhas eletrônicas para separar as variáveis, ou no final das declarações na linguagem de programação Java.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Excelente a explicação do Bruno.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Os casos mais comuns são os seguintes: fazendo uma lista de ideias, conceitos ou constatações, em cujos elementos terão virgulas em si próprios; fazendo a lista em linhas separadas, cabe ponto e vírgula em todos elementos, e ponto final no último; e quando precisamos de uma pausa maior em uma ideia continua, que já contém virgulas, para separar de outra ideia complementar - sendo esta hipótese mais rara e complicada. ;)

  10. José Tadeu Barros

    Eu simplesmente amo o ponto e vírgula. Uso a todo momento, porque tenho pleno domínio de sua nobre função. Como prova disso, não usei nenhum neste comentário porque ele não cabia em lugar algum. Entenderam?

    Responda
    1. misael pacheco

      Perfeito? M

  11. Marco Aurélio Mello

    Gosto muito do ponto e vírgula, que contribui para a melhor entonação da frase, bem como para a melhor divisão de seus sintagmas. O ponto e vírgula vai além da superfície textual, e é um recurso a mais na elaboração de textos.

    Responda
  12. Davi Silva

    "O ponto e vírgula morreu!"; longa vida ao ponto e vírgula! Ponto final.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah!! Morreu de fome, coitado!

  13. Carlos Sandroni

    Caro Sérgio, uso ponto vírgula e espero não ser pedante, rsrs!! E não usar não faz de ninguém menos pedante. Um dos comentários aqui usou de maneira muito natural, como certamente se pode. Você parece não usar muito, o que não tem nada demais. Mas achei curioso sentir que teu uso deste recurso dentro da crônica era realmente bem artificial; nenhum deles me convenceu. (Aqui encontrei uma ocasião para usar, como boa opção. É bom ter opções!) Vc foi um pouco injusto com o ponto e vírgula...

    Responda
    1. MARIA MESSIAS SANTOS

      Só não gostei da discordância estabelecida no parágrafo "Você parece (...) sentir que teu uso... ".

  14. Fabiana Seppe Laforga

    Adoro ponto e vírgula, e adoro Machado de Assis. Leio o dia inteiro, então criei coragem e também me pus a escrever um livrinho; quem sabe alguém lê, nem que seja por amizade. E estou lendo Machado de novo: muito legal reler depois dos cinquenta anos de idade, outra pegada! Não vejo a hora de chegar em "Dom Casmurro". Adorei seu texto, vou virar cliente da sua coluna. ;)

    Responda
  15. sergio marcone da silva santos

    Pois afirmo que não viveria, ops, escreveria sem o dito cujo, pois é fantástico seu caráter de atalho, por conseguinte de concatenação que dá ao texto; vida longa ao ponto e vírgula ;)

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Óia, seu Sérgio, eu o utilizo como se fôra um Broder intimo, não tô nem aí. Também não é por conta da rigidez com que trato a língua, de jeito maneira, porque não o faço; meu brazuquês é dos mais libertos, e disso faço questã. Eita trem útil, sô!

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    É importante discutir o ponto e vírgula numa terra onde as pessoas não conseguem nem pronunciar corretamente o nome do próprio país. A melhor definição de ponto e vírgula que conheço é a seguinte: O ponto e vírgula é usado quando o autor poderia ter terminado uma sentença, mas resolve não faze-lo. O ponto e vírgula é na verdade uma super vírgula, pois ele substitui a vírgula entre elementos que já são separados por vírgulas internas. Ele conecta ideias que são semelhantes, mas independentes.

    Responda
  18. adenor Dias

    Eu nunca sei quando é necessário usar ponto e vírgula! Uma pausa maior do que a vírgula, e menor do que os dois pontos, acho que fica a critério de quem escreve...

    Responda
  19. Sylvia Alves Corrêa

    Fui salva pelo gongo, aliás, pelo parágrafo final do ótimo texto do colunista, em que ele declara sua preocupação de ilustrar o uso do ponto e vírgula no decorrer de sua exposição. Sem o mesmo domínio da língua pátria, confesso uma certa birra com o uso do ponto e vírgula, a não ser no caso das extensas enumerações. No meu caso, de escriba esporádica, nada que um ponto não resolva. No entanto, a despeito de minha incompetência, gosto de ver a beleza e elegância de um texto pontuado com o ; .

    Responda
  20. Eduardo Santa Catarina

    ;)

    Responda
  21. Hélio Barbosa

    Eu, particularmente, uso ponto é vírgula. E gostei especialmente como o articulista o usou, mesmo com propósitos de ilustração e sátira. Resultou um texto muito elegante. Como dito, esse sinal de pontuação ajuda a desfazer mal-entendidos.

    Responda
  22. CAMILA M LIMA

    ;)

    Responda
  23. Marco A B Santos

    Eu gosto muito. Tanto, que o trouxe de volta comigo.

    Responda