Opinião > Bolsonaro, os bolsonaristas e o bolsonarismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Humberto Isidoro

    Pessoas confundindo ignorância com franqueza....

    Responda
  2. Maria Lúcia Bergami

    Explicar usando Freud é o mesmo retrocesso almejado por esse governo, terraplanar. É exatamente ñ acreditar na Ciência, cloroquinar. A ciência evoluiu para o comportamentalismo, e esta explica Bolsonaro, Bolsonarismo e Bolsonaristas a partir da interrelação entre ambiente e comportamento. Bolsonaro é modelo para que fracassados sonhem almejar o poder, pq, afinal, se Bolsonaro conseguiu, qualquer um consegue.

    Responda
    1. Maria Lúcia Bergami

      Danila, Freud n é ciência. Me mostre no corpo humano as instâncias id, ego e superego. Leve para o laboratório essas mesmas instâncias, consegue? No Behaviorismo podemos analisar o comportamento pq podemos ver e prever sua ocorrência qto a frequência, performance, formato, respostas. Vc me falou de uma leitura, como se apenas uma leitura explicasse o tamanho do arcabouço do conhecimento do homem emocional. Nas comportamentais ndicamos leituras e práticas laboratoriais e n aceitamos suposições.

    2. Danila Raquel Kochenborger

      Freud nunca esteve tão atual, vc já leu psicologia das massas e análise do eu? O subjetivo não se explica através da Ciência positivista, existe algo além dela. O comportamento é apenas o final de uma cadeia.

  3. Luiz Antonio dos Santos

    Excelente psicoanálise. No entanto, qual seria o antídoto ao pensamento dos bolsonoraianos? Como fazê-los dar ao menos uma olhada fora da bolha em que vivem ?

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Na medida em que avancei na leitura fui ficando cada vez mais desconfortável com a rasura do texto acreditando que tinha sido escrito por um profissional da Psicanálise. Voltando ao título fiquei mais aliviado por constatar que o colunista é Economista escrevendo sobre Psicanálise. Numa era em que a Neurociência avança, nenhum Psicólogo de respeito cita mais Freud simplesmente porque suas teorias não são passíveis de serem submetidas aos rigores da análise estatística como toda ciência legítima.

    Responda
    1. Danila Raquel Kochenborger

      Há encontros interessantíssimos da psicanálise com a neurociência. E a obra freudiana 'psicologia das massas e análise do eu' é riquíssima, recomendo!

    2. Vitor Medeiros

      E você não entende nada de epistemologia.

  5. Rafael Faria

    Excelente texto. Já tinha notado que a simplicidade e franqueza do Bolsonaro o beneficia, ludibriando os incautos.

    Responda
  6. Helano Timbó

    Perfeito. Serve para muitos da turma do outro lado da rua.

    Responda
  7. FERNANDO HINTZ GRECA

    Texto muito interessante e ilustrativo. Isto nos leva- nos a refletir sobre a impermeabilidade bolsonarista ao senso crítico, a racionalidade científica ,a pluralidade do mundo pós- moderno e a incapacidade de analisar os fatos. Por isso ninguém conseguirá torná-los racionais. A culta Alemanha não adorou a Hitler e os Estados Unidos não idolatrou Trump?? Para nos pobres brasileiros sobrou o restolho: apenas um psicopata paranóico!

    Responda
  8. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

    O texto, do sempre presente Freud, é Psicologia das massas e análise do eu.

    Responda
  9. Arnaldo Simal

    Análise psicanalítica comportamental perfeita de certos fenômenos de massas políticos, religiosos, etc. em que a capacidade de raciocínio lógico é obliterada.

    Responda
  10. sergio marcone da silva santos

    Creio na análise ancorada no homem do divã, mas não nos esqueçamos que tal fenômeno não é privilégio dos nefastos bolsonaristas. Como diria Tom Zé, a burrice anda na direita e anda na esquerda

    Responda
  11. Renato Botelho

    Muito bom o artigo, mas aborda apenas aspectos individuais. Sob o ponto de vista social não é o lider que gera a amassa e sim a massa que gera o lider. bolsonaro é político há 30 anos e só se elegeu neste período por defender uma classe que auria benefícios com sua atuação, era obscuro. Num momento de convulsão houve afinidade da massa com seus princípios e ele foi eleito.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Seu Fábio, é muito bom que o senhor seja economista, porque pôde usar a ferramenta analítica sem a correspondente complicação - e, convenhamos, é fácil dar uma complicada na coisa quando olhamos com os óculos de Freud&Cia. Foi bacana. Dá a medida da inutilidade do esforço racional, mas ainda me quedo sem saber como agir pra desmontar o comportamento Bozofrênico: em qual PH se dissolve a Bozofrenia, ácido, básico ou neutro? Não dependemos disso para nos livrar dele, mas era bom saber.

    Responda
    1. Ayer Campos

      A bolsofrenia é uma ilusão de natureza teológico-política, a busca de salvação num fortão imaginário que finja e se considere suprir a perda do salvador transcendente. É a miséria, não somente material, mas existencial que fomenta essas ilusões de poderes vicários. Somente a melhora das condições de vida aqui e agora, no dia-a-dia do cidadão, pode ensejar (mas não garantir) a crença ou fé no potencial secular de aprimoramento do convívio humano.

  13. ROGER HOEFEL

    Ganhou likes dos barões da mídia

    Responda
  14. ROGER HOEFEL

    Risível associar críticas a grande imprensa ao apoio ao bolsonarismo

    Responda
  15. José Geraldo Pereira Baião

    Isso é o que chamo de texto bem escrito! Parabéns, professor!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.