Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE RADA NETO

    A nomeação de Claudia Toledo poderia soar como mais uma piada de mau gosto do desgoverno Bolsonaro. Mas é mais que isso: é a materialização da falsificação do conhecimento. Sem nenhum vínculo com pesquisa, doutorada na faculdade da mãe, diretora de uma instituição que se autodenomina universidade e que "ganha" nota 2 da Capes! Vergonhoso e lastimável para a comunidade acadêmica.

    Responda
  2. maria camila machado almeida

    Desculpem ser recorrente , insistente: alguém sabe que fim levou a Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência ? Não seriam os seus membros também chamados a reclamar e dar sua clara opinião ?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      No Brasil a ciência era apenas tolerada, com o acidente "a Chernobil ideológica brasileira " capitaneada(!) Pelo Bozo e seus mitinhos amestrados , morre junto com as vítimas do covid.

  3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Currículo ideal para participar no governo do nosso mico, digo, mito. Meritocracia é isso: criou uma universidade para se dar o título de doutora. Está cheio de invejosos aqui nos comentários. Mas tem que averiguar sim, se não é uma comunistinha infiltrada querendo sabotar por dentro.

    Responda
  4. João Larizzatti

    Está bem no nível do atual desgoverno.

    Responda
  5. Raimundo Carvalho

    Esse governo não respeita nada. Coloca em todos os postos dos setores que eles querem detonar só gentinha chinfrim, sem formação adequada. Bolsonaro age como um prefeitinho de interior sem noção alguma da importância das atividades culturais exercidas pelas instituições para as quais está nomeando gente sem currículo.

    Responda
  6. José Duarte

    "De Bauru, pro mundo". Os doutores "negacionistas" da academia devem estar como "Confused Travolta". Diria eu, "meritocracia na bancada do outro é colírio".

    Responda
  7. José Oliveira

    norrrmalll. a dilminha não era mestre e doutoranda? o problema é que a mãe de muita gente nasce analfabeta, tendeu?

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Normal? Vc acha normal ter esse raciocínio lógico que compara a Dilma com a presidente da Capes? Talvez vc tenha estudado no colégio da sua família e não tenha tido aula de compreensão textual.. tenta ler de novo que talvez vc entenda o tema do artigo!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Tem um pessoal que vem aqui comentar a própria experiência e situações de família. Talkei?

    3. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Nada a ver. Dilma interrompeu doutorado para assumir cargo público . Já havia concluido os creditos e estava fazendo a tese. Em uma das mais conceituadas universidades do pais, a UNICAMP. Foi erro de assessoria. Já explicado. E para ser presidente da República, não ê peciso titulo acadêmico . Um torneiro foi o melhor presidente do pais, respeitado em todo mundo. Mas para quem vai avaliar cursos de pós, excelente formação acadêmica é vital.

  8. Luis Antonio Oliveira

    E a SBM e a SBMAC, não vão dizer nada ?

    Responda
  9. Erondina Frederico

    Essa senhora tem que cair. A comunidade científica brasileira não vai aceitar a liderança de uma acadêmica tão pouco qualificada. Já há uma petição pela sua demissão com 5000 assinaturas.

    Responda
  10. B M

    Em Brasília todos sabem que ela é amante de um ministro do STJ. Tudo explicado.

    Responda
  11. mauricio silva

    Uma pessoa decente não quer participar de um desgoverno como esse! Participar desse mandato é colocar qualquer reputação no lixo, assim, só quem não um uma reputação a preservar se junta a essa gente doida, perversa, dissimulada, incompetente! Ignoram a ciência e promovem o obscurantismo! Em breve toda essa tragédia será um triste passado! Que aprendamos!

    Responda
  12. neli faria

    Sem entrar no mérito.Pode ser pós -doutora ou ter um bilhão de títulos acadêmicos, mas, fazer parte desse governo? Lembra-me o Dr. Teich. Quando vi o currículo pensei(só pensei!), nossa, um homem tão culto e fazer parte desse governo? No mais, estou quase virando ateia, porque Deus abandonou ao Brasil.

    Responda
  13. Val Batista

    Em suma, o currículo da Dra. Toledo não é compatível com o perfil desejado de presidentes da CAPES. É certo que a importante missão da CAPES estará ameaçada com esta nomeação. Esperamos que o Ministério da Educação reveja a nomeação e indique alguém com histórico profissional e formação mais adequados para presidir a CAPES, garantindo assim a continuidade da formação de recursos humanos de alto nível, tão necessária para o desenvolvimento e soberania nacional.

    Responda
  14. Val Batista

    Currículo fraco é eufemismo o currículo dela é um nada para não dizer coisa pior. Tudo nebuloso. Vejam o Lattes é de chorar. A Dra. Toledo obteve seu doutorado em 2012 pela Consta no Curriculum Lattes que ela é atualmente a reitora e que foi coordenadora de pós-graduação entre 1994 e 2000, ou seja, foi coordenadora de pós-graduação antes de ser doutora.

    Responda
  15. Antonio Carlos dos Reis

    Se ela é presidente da CAPES é porque ela MERECEU!

    Responda
    1. Antonio Carlos dos Reis

      Só eu conheço o meme? RS.

    2. Val Batista

      Não ela não mereceu, nunca na História desse país tantas pessoas que não sabem nada de coisa nenhuma foram colocados em postos chave.

  16. Hudson Rodrigues Lima

    A Comunidade Científica Nacional e Internacional deve estar em estado de choque. A Capes já foi internacionalmente respeitada com dirigentes que faziam jus à trajetória científica. A indicada ao posto pelo messias é coerente com o governo medíocre pra não dizer miserável que uma parcela grande do povo brasileiro escolheu e ainda defende. Que venha a idade das trevas e que ela seja logo destruída.

    Responda
  17. Ivan Bastos

    Currículo raso, universidade obscura. É o que interessa para destruir a pós-graduação. Ou o Brasil acaba com o Bolsonero, ou o Bolsonero acaba com o Brasil.

    Responda
  18. Edison Luciano

    Ele vai destruir o Brasil! Ou melhor, vai terminar de destruir!

    Responda
  19. Carlos Mello

    O governo Bolsonaro está parecendo um verdadeiro fim de feira. Quem é competente não quer seu nome e biografia arranhada por um bo çal como este. Daí acaba indicando qualquer coisa. Vai tu mesmo.

    Responda
  20. jose vanzo

    Neste MEC falta Ciência e sobre arrogância.Manter a separação do Estado da Religião é fundamental para manter a Democracia funcionando,poi o Estado precisa ser laico para que as minorias seja respeitadas como seres humanos ,independentemente se são de outras religiões,agnósticas ou ateias.Quando mistura vem a teocracia e tudo de ruim que a história registra.

    Responda
  21. Antonio Carlos Orselli

    Em quanto tempo acontecerá a queda da Dra. Queda? Será por rasteira?

    Responda
  22. marcos oliveira

    Mais um ilustre que se junta ao nosso Odorico Paraguaçu....

    Responda
  23. Josue Santana

    Isso a Globo não mostra!

    Responda
  24. Josue Santana

    Salve a Idade da Pedra.

    Responda
  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A elite ignorante está matando a elite intelectual . Enquanto o carbunco estiver no penico da presidência , vamos voltando pro tacape e flecha. Nossos descendentes vão saber usar zarabatana.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O puritano abaixo se preocupa com o genocídio q já aconteceu, mas não diz uma palavra do atual. Não usei como figura a sabedoria primitiva, me vali de armas primitivas , objetos q modernizados fazem sucesso na renca do poder. Se criticou o progresso , não preciso e nem vou continuar.

    2. Alvaro Neder

      Se estivéssemos realmente adotando os conhecimentos dos povos originários estaríamos aprendendo com eles o que é manejo sustentável das florestas, o conhecimento e utilização da botânica natural para a cura de doenças, terminando com o genocídio da população negra e pobre, um sistema de gestão social baseado na democracia direta e muitas outras coisas mais que o preconceituoso ignora e nem consegue supor.

    3. Alvaro Neder

      É incrível que a esta altura dos acontecimentos, a classe média que se supõe "progressista" continue usando termos ignorantes, evolucionistas e soterrados por estudos científicos há décadas sobre os profundos conhecimentos dos povos originários. E que encontre 15 outros igualmente supostos "progressistas" para apoiá-lo em seus preconceitos. Isso é o máximo que a pequena burguesia consegue em termos de "progressismo".