Hélio Schwartsman > Entre Lula e Bolsonaro, a escolha é fácil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Se você diz que Lula é corrupto, deve ter alguma prova, por favor mande para o MP que eles vão agradecer, pois em mais de 5 anos de investigação e não acharem nada, e precisaram inclusive se unirem a um juiz parcial e corrupto (esse sim, corrupto pois usou um processo para alavancar sua carreira polÃtica) para tentar engatar uma denúncia bem meia boca. Texto de baixo nÃvel e falacioso, sinceramente melhor ir para o El Pais, Falha de São Paulo não merece nosso dinheiro.
Tem o meu apoio, Hélio! O Bolsonaro não chega aos pés do Lula, como governo e como pessoa.
Colocar novamente no poder o PT do mensalão, que corrompeu o processo legislativo (e o Schwartsman ainda diz que na época havia respeito pela democracia...)? O PT que quase conseguiu o impossÃvel: quebrar, de tanto roubar, uma estatal de petróleo? O PT que nutre amores por ditaduras de esquerda (assim como Bolsonaro por ditaduras militares)? Colocar no poder o Lula messiânico & turba, o responsável pela atual polarização polÃtica (nós X eles)? A escolha em 2022 deve ser fácil só pros amnésicos!
Entre Lula e Bolsonaro a escolha é a mesma de 2018: Nulo. Pois democrata não vota em autocrata, seja lá o adjetivo que Helio escolha para ambos ou o diâmetro do anos que ele use para refletir polÃtica.. MAM
lula nunca mais.
Fico cabreiro é quanto ao valor do pedágio que o Luka terá que pagar desta vez, quanto ao artigo, jornalista sem vergonha, lavajatiiiiiisssta...
“Entre o corrupto e o assassino, a escolha é fácil”. O titulo inicial da coluna nos fazia pensar sobre o buraco que nos enfiamos... sem julgamentos, apenas a sua opinião. Ou não se pode mais escrever artigos de opinião?
Este membro da Comissão Editorial da Folha é mais um cumpanheiru terrivelmente jararaquista! Seu pai era advogado dos sindicatos. Mamou desse terrÃvel leitinho desde a mais tenra idade. É por isso, precisamente, que faz parte da Comissão Editorial!
Beira-Mar e Marcola, unidos, são a única esperança de se restituir a justiça social! Hoje, em Nova Iorque, o uso recreativo da Cannabis já foi aprovado! Exigimos um novo julgamento para esses dois mártires e a punição exemplar dos juÃzes perversos que os condenaram! Isso é uma inversão total de valores! Onde está o amor?
Beira-Mar e Marcola, unidos, são a única esperança de se restituir a injustiça social! Hoje, em Nova Iorque, o uso recreativo da Cannabia já foi aprovado! Exigimos um novo julgamento para esses dois mártires e a punição exemplar dos juÃzes perversos que os condenaram! Isso é uma inversão total de valores! Onde está o amor?
Senado, exigimos uma CPI da Indústria do Habeas Corpus!
Kuadrilha no governo, nunca mais!!!
Parece que para a Folha, roubar no atacado do Povo é perfeitamente aceitável, desde que a Folha seja uma dos beneficiados pelo butim...
Prefiro o pobre Fernandinho Beira-Mar, que foi condenado por portar apenas dois gramas do produto proibido! Foi injustiçado! Nunca mandou bilhões de dólares dos pobres brasileiros para Moçambique, Angola, BolÃvia, Cuba, etc. Nunca desperdiçou dinheiro público construindo estádios inúteis megacaros. Beira-Mar é amor!
O imbecillóideDEredacão, está sonhando, com sua vontade calcada nofanatismoIdeológico. Se a escolha é entre um corruptocomprovado, um pilantradapiorespécie+chefe das quadrilhaPetista ,e QuadrilhasAssoc, conde-nado por trêsinstâncias e dez, dez juÃzes, e um Pres. acusadoSem provas deassassinatodos mortosde uma pandemia mundial. É muitacanalhice deste escrevinhoMarron. Escolha? Não existirá nemApau. E não reclame.
Dilema?!? No cenário da necropolÃtica que o paÃs mergulhou, Lula é a solução!!!
Miremo-nos em Jesus Cristo, que perdoou Dimas, o bom ladrão, e o fez o primeiro santo de sua Igreja.
Hélio, claro que não é um dilema. Dilema é Bolsodória, FHulckC, Mandenaro, Morognol. Ciro Gangaço Gomes. Lula é uma benção.
Resta saber se a trágica escolha que nessas condições haveremos de fazer (nunca anulei um voto na minha vida), será entre um corrupto e um assassino, ou, entre uma cruel realidade e uma insuportável mentira. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Nelson, se você nunca anulou um voto na vida, então no segundo turno de 2018, votou no corrupto ou no assassino? Aliás, em qual puro votou no primeiro turno? Larga descaramento e arrogância.
Lula 52 x 34 Bozo. Muitos já lularam e muitos outros lularão. O resto é conversa para boi dormir (boa noite, Lineu, Colombo, Napoleão e o resto da galerinha ruminante).
Há uma larga avenida disponÃvel ao alcance da TERCEIRA VIA. Ainda é muito cedo para descartar a opção preferencial capaz de jogar ao mar, tanto a República das Propinas quanto a República das MilÃcias. A questão não reside numa hipotética relativização ética vulgar entre o ruim e o péssimo ou a favor da corrupção e contra a tortura. O paÃs não merece escolher um dos dois vasos sanitários e a população não precisar enfezar sua cédula eleitoral. Hélio abusa, dogmaticamente, do relativismo ético.
Seria de bom tom que o senhor Alberto listasse seus nomes para a TERCEIRA VIA, para sabermos o que ele propõe como alternativa e o que já realizaram pelo paÃs. Mais de bom tom ainda seria dizer em quem votou em 2018. Essa turminha do muro não aprende. Nunca são nada, então não erram nunca. Seus vasos sanitários estão sempre limpinhos. Se manca sujeito.
PTB e GV ; PT e Lula - os dois fazem parte do passado . PSL e mito = o dois nunca deveriam ter existido !
Não entendi, você quer que o Lula explique o quê sobre os dois imóveis que não lhe pertencem? Sendo assim peço que você explique também se visitou algum imóvel e não comprou ou tenha se hospedado na casa de algum amigo. Ou nunca? Eu já, muita gente que conheço, também.
Tinha contrato de compra rasurado do apto do seu amigo em seu nome na sua casa? Ou quadro, roupas e pedalinhos com seu nome e de seus familiares no sÃtio do seu amigo?
Não entendi, você quer que o Lula explique o quê sobre os dois imóveis que não lhe pertencem. Fosse assim pediria que você explique também se visitou algum imóvel e não comprou ou tenha se hospedado na casa de algum amigo. Ou nunca? Eu já muita gente que conheço, também.
Ha uma massa cúmplice, envolvida e atraÃda pela matança. Tenho minhas duvidas.
Bercovich, não se compara estes dois candidatos. Um esta nas estrelas (o que foi candidato na ultima eleicao), o outro usa a estrela.
Não concordo que estejamos fadados à escolha entre Lula ou Bolsonaro. Acredito que uma terceira via seja costurada, há muita insatisfação com o "corrupto" e o "genocida". Um nome razoável surgirá com cerca de 30% dos votos, basta um pouco de boa vontade e de inteligência para nós livrar dessa escolha ingrata. Acreditemos
Triste paÃs ter q fazer essa escolha, prefiro: 00 Confirma
A não escolha é uma escolha. Deixa ganhar quem está na frente
Quanto ao corrupto, está provado! Quanto ao assassino, melhor culpar o STF, governadores e prefeitos!!!
Em primeiro lugar não está provado. Leia as sentenças. Quanto à Lula provar sua inocência, Lula não tem que provar nada. Quem tem que provar é o Ministério Público. E não conseguiu provar até agora. Essa é a nossa garantia individual enquanto cidadãos. Valendo a tese de que basta a acusação para ser culpado, cuide -se amigo. Seja amiguinho de promotor e juiz. Não enfrente essa gente.
Papai Lula, que estas livre, inocentado seja vosso nome. Venha a nos o vosso governo, assim como na pobreza e na humildade. O pao nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai vossos detratores, assim como eles te perdoaram. E nao nos deixei cair em tentaçao de votar no centro, mas livrai nos do Bozo. Amem.
Gênio. Amém (e amem!)
Amém!
É obvio que o jornalista parte de suposições para desenvolver seu raciocinio sobre o dilema que se avizinha! Mas, é claro que se tiver de escolher entre um corrupto e um assassino, cada um deve pesar seus valores e escolher o menos pior, o menos demonÃaco para o paÃs!
LULA 2022
Até 22? Muita água passará sob a ponte de Cidade Jardim! O Brasil pode ter acabado. Sim! É uma hipótese. O Deus da PolÃtica teve piedade do Brasil e afastou oportunistas...E se mesmo assim chegar ao segundo turno com a dupla? Fácil a decisão.Festejarei até lá muitos tÃtulos Santos campeão.
Muito bom esse texto embora discorde de alguns pontos. Na polÃtica, me lembro de corruptos do passado que tenham, de fato, sido julgados com transparência. Nesse sentido, houve coerência e justiça em relação a Lula. Isso não quer dizer que todos , inclusive Lula, não devam fazer um exame de consciência. É quase que impraticável uma JUSTIÇA com fidelidade a seus fundamentos no Brasil, independentemente da coloração ideológica. Quanto à POLÃTICA, haja séculos ainda para que se pense em ÉTICA!
O nÃvel abaixou bem aqui... Saudade do Clovis
Bolsonaro, obvio. Até porque um nao pode ir às ruas.
Não entendo pq um pais q tem tantas coisas boas não consiga organizar sua polÃtica eleitoral, pois dependemos disso para que pessoas competentes cheguem ao poder cm capacidade de gestão, é isso q importa. Depois de 88, governos civis mediocres se sucederam no governo federal, a agenda sempre é politizada. Com 60% das receitas dos contribuintes de impostos o govfederal esbanja gastos com despesas correntes e nada fica para investimentos de retorno a sociedade, estados e municipios seguram a fed.
Antônio Pimentel, você está de brincadeira com este comentário, não é?! A treta é sobre polÃtica BRASILEIRA; o jogo é bruto e você vem com um texto todo certinho, parecendo que está num paÃs escandinavo. Presta atenção!
Enquanto estava na principal chamada o texto dizia.. Entre o corrupto e o assassino.. Agora mudou, porque será?
Triste o seu artigo hoje. Dizer que não está esclarecido o caso do Triplex do Guarujá e o do sÃtio de Atibaia... O que você tem dúvida? Acusar Lula de corrupção hoje é, sincero, querer proteger Sérgio Moro e a vergonha que ele é para o nosso judiciário. Aceite. Lula foi perseguido. Lamentável essa dificuldade de vocês de reconhecerem que entraram no barco errado, de um falso herói. Observe quem é Moro... Tome coragem... faça autocrÃtica...
"Lula livre. E agora? "Lula livre. E agora?" Cristina Serra. Bem, crimes confirmados por três tribunais não se apagam. ' Bem, crimes confirmados por três tribunais não se apagam. Conclusão : tire a sua......
Chora, Lineu! Lula 52 x 34 Bozo.
Está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "NINgUÉM SERà CONsIDErADO CULpADO ATÉ O TRÂnSITO EM JULgADO DE SENtENÇA PEnAL CONdENAtÓRIA''.
Crime anulado por incompetência e suspeição se apaga no estado democrático de direito. O MP terá a oportunidade de agir corretamente, apresentando denúncia com provas ou arquivando os processos. Vamos aguardar quem a direita (pseudo centro) vai apresentar como candidato. Parece que querem ganhar excluindo adversários. Repetir 2018. Sejam competentes e apresentem um candidato competitivo. Ou então, dessa vez, impichem Bolsonaro para irem para o 2o turno. É o que resta.
!Lula livre. E agora? "Lula livre. E agora?" Cristina Serra. Bem, crimes confirmados por três tribunais não se apagam. ' Bem, crimes confirmados por três tribunais não se apagam.
Está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "NINgUÉM SERà CONsIDErADO CULpADO ATÉ O TRÂnSITO EM JULgADO DE SENtENÇA PEnAL CONdENAtÓRIA''. Hermenêutica dificÃlima, não é mesmo?
Leio sempre os seus artigos e, independentemente de concordar com eles ou não, considero que sempre trazem ideias bem elaboradas. O de hoje, porém... Por que desde já estamos fadados a ter que escolher entre esses dois? Essa é uma polarização que se reforça sempre que alguém coloca as coisas como você colocou. Lamentável!
O q se tem são especulações de possÃvel cenário eleitoral no ano q vem, já pensando-se q decisão tomaria. Normal a qualquer pessoa, como tb atuar para q se confirme ou não. É o q as forças polÃticas estão procurando fazer, mas, se confirmar a hipótese q traz o articulista e já trouxeram outros (Ponde, Janio de Freitas, p.ex.), pode sim q alguns se vejam diante do impensável. Então, melhor já ir avaliando.
Sim, tem razão. Por que só esta polarização que nunca acaba. Não é possÃvel que num presidencialismo só tenhamos estas escolhas. Desses 2 já tivemos nossa dose.
Hélio, aprecio teus artigos, mas hoje o traçado é melancólico. Isso ocorre quando um jornalista tenta ser comentarista forense. Notem: assim o pleno do STF decidiu: o juÃzo da 13ª V. de Curitiba (trata de casos da Petrobras) não era prevento em relação aos processos do Lula, por uma razão processualistica: não há liame entre ambos. Aliás, isso tá na sentença do Moro. Logo, não se trata de "equidistância das partes". Apesar de violada também, a regra da imparcialidade será julgada noutra ocasião.
Aliás, senhor Hélio, regra de ouro que aqui se viola também.
Ora, o jornalista induz a escolha no corrupto e aponta Lula, "esquecendo" que a Justiça autorizou ao proprietário a vender o sÃtio e determinou a devolução das cotas do tal triplex ao espólio de Dna Marisa. Que julgamento o Douto jornalista "causÃdico" mais quer? "Esquece" que pesam sobre os Bolsonaros suspeitas: fraude eleitoral, Morte de Marielle, Rachadinha e lavagem 6 milhões na compra de Mansão, além do descaso na Pandemia Covid.mas os Bolsonaros são honestissimos.
É o óbvio uLulante, com o perdão do trocadilho.
A escolha é fácil, pois ambos são péssimos. No momento, estamos sem candidato para 2022.
Anular o meu voto
Não existe escolha possÃvel entre dois erros. Decadência polÃtica pura. Niilisno ético que só encontra ressonância em preferencias ideológicas fanáticas. Banalidade do atraso sem futuro. SÃntese catastrófica. Como escolher e achar que ainda é fácil? Misericórdia! E a terceira via, correndo por fora deste mundinho pequeno e sujo? .../Claudia F.
Moro, irresponsável e sem moral, trabalhou sua candidatura para 2022. Se é pra continuar sem ética e algo mais, fora Moro.
Vou votar num candidato de centro direita, mas se der Lula e Bolsonaro no segundo turno eu torço para que caia uma bomba atômica em BrasÃlia.
Lula Lá. Ciro lá! Dino lá? Qualquer democrático, menos o coveiro do Brasil
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Entre Lula e Bolsonaro, a escolha é fácil Voltar
Comente este texto