Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO PUCCI

    Tenho me decepcionado com o governo Biden. Começou se indispondo com a Russia, fazendo afago ao Bolsonaro e abandonando o Afeganistao à sua própria sorte.

    Responda
  2. José Cardoso

    A defesa dos valores da civilização é meritória, mas não deve ser imposta por estados nacionais. Os que realmente neles acreditam deveriam lutar como voluntários em países desse tipo.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    O protagonismo do estado no mundo ainda e fator de atraso. Guerra vantajosa, para quem? Pra quem luta na guerra e morre sempre perde. E cada dia q passa a motivação para ser soldado desmorona. O papel do estado anda agonizando mas pra isso o capitalismo tem q se amancipar e sair da subserviência e assumir a direção do mundo a começar nos países desenvolvidos q devem dar o exemplo.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Contrário às expectativas catastróficas do Ocidente, hoje o Vietnam é uma mini China, tendo apresentado crescimento de PIB de 6,8% em 2017 e um dos maiores níveis de inclusão no mercado de trabalho. A colonização dos países Asiáticos, Myanmar é um exemplo, foi feita sob a desculpa de implantar práticas civilizatórias e democráticas, mas o verdadeiro objetivo era se apossar das riquezas desses países. O Afeganistão encontrará o seu próprio caminho, desde que não seja por imposição do Ocidente.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Clovis, vale a pena ver seus comentários. Continue..

  5. José Oliveira

    outra tunda!

    Responda
  6. Paloma Fonseca

    Tenho horror às cenas de homens do Taleban e Al-Qaeda, organizações terroristas, empunhando armas. Não à toa, Malala, uma muçulmana quase morta por querer estudar, recebeu o Nobel da Paz.

    Responda
  7. MARIO THOMAS GARFIAS

    A conclusão imaginada pelo autor do presente comentário é a que estou imaginando? A intervenção de uma potência estrangeira (a principal, diga-se de passagem) num outro país se justifica pelos seus resultados “civilizadores”, se é que eles efetivamente existem? Conquistar direitos é tarefa da população e das organizações políticas e sociais de um determinado país. Nunca de uma potência estrangeira. Difícil acreditar que um colunista como Magnoli possa defender tamanha barbarie.

    Responda
  8. JOSE LINO DA SILVA

    As cavernas mentais do fundamentalismo e fanatismo religiosos estão em construção aqui mesmo.

    Responda
  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Demétrio: desde quando política internacional andou de mãos dadas com a ética?

    Responda