Opinião > Se fosse loira e de olhos azuis, você não estaria enchendo o saco dela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bianca Moreira

    Sempre gostei de ouvir a Brasília na CBN Brasília. Excelente jornalista. Ganhadora de prêmios. Garanto que tê-la em seu quadro só engrandece qualquer emissora de tv.

    Responda
  2. MARCOS BENASSI

    Dona Basília, nego não crê que preto pode estar na Economia da CNN porque esqueceu do Machadão e do Regente Feijó: são gentes de primeira linha, não "pretos de primeira". Creio, ao contrário do que uma colega abaixo comentou, há, sim, brancos de segunda, a Bozofrenia tá aí pra evidenciá-lo. E pra identificar quem o seja - "de segunda" e/ou preconceituoso para com pretos - há uma miríade de pequenas coisas a notar, a não se fazer e a combater explicitamente. Basta abrirmos a boca tempestivamente.

    Responda
  3. CARLOS GUIMARÃ ES

    Jornalista de qualidade, inteligente, com postura e comentários muito profissionais. A ouvi sempre no rádio e agora assisto na TV sempre que posso. Bonita culta, competente, está mais a vontade na televisão. Sobre a cor dela, como assim? Qual a cor dela?Nem reparei...

    Responda
  4. Denise Soares

    Lembro-me do comentário do Min. Barroso quando se referiu ao então Ministro Joaquim Barbosa:Negro de 1ª linha!Ninguém diz:Branco de 1ª linha! De fato, muitos de nós somos racistas e fingimos não sê-lo. Precisamos nos educar, aprender e mudar nossos padrões e ninguém melhor que o negro para nos ensinar e nos cobrar civilidade e respeito, pois é ele que sente na pele, na alma e no coração a dor da intolerância, como se pele e outros atributos definissem um ser humano, sua competência e caráter.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Excelente lembrança, cara Denise. Aproveitei-a em meu comentário, espero que de modo justo, obrigado!

  5. Adriano Ferreira

    Negra, linda, inteligente e competente. Não precisa dizer mais nada, né?! Parabéns, Basília!!

    Responda
  6. Denise Soares

    Basília, durante anos ia e voltava para o trabalho ouvindo a CBN. Sempre ouvi seus comentários e entradas. Agora, na CNN, continuo a te admirar pela competência e coragem de enfrentar os percalços do caminho e a mudar. Continue firme! A luta é diária, ocupe seu espaço com dignidade e firmeza. CNN tome as providências!

    Responda
  7. filipe moura lima

    Esse afonso martins é um tremendo de um mala. Ô cara chaaaaaato!!!!

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Filipe, suspeito que esse tal Afonso é um robô que dispara a mesma mensagem várias vezes.

  8. filipe moura lima

    Percebem-se os racistas pelos comentários. Há certo contorcionismo, uma tentativa de relativização, mas não conseguem esconder o rabo que, encolhido, mostra a pontinha abanando.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahaha, a metáfora canina é boa. Por vezes, é o caso de rabo preso; n'outras, mostram-se pelo rabo solto! Hahahaha!

  9. Sérgio Barbosa

    E o governo atual tem em seu âmago morenos que se dizem fãs de associações de supre macistas Branc0s Norte Americanos, tem até fiiiiiLIAD0S. Nuances do Fas scismo tupiniquim

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      "Morenos"? Virgem Santa, e o Nnegggão da Palmares, que é aquele estrupício, Jesus da Goiabeira? Nem louco alio bagulho é, saltou direto pro liSérgico... ;-)

  10. CRISTIANO JOSE MENDES PINTO

    Parabéns Basíli, vc já está na história do jornalismo!

    Responda
  11. jose Ferreira

    Racistas deveriam vazar pra Europa . Aqui a maioria é negra ( pretos e pardos).

    Responda
    1. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem: Rainha, passa um bluche nessa olheira... Vc vai entrar no AR. É Live ON, Vc tem que estar apresentável santa... é muito mi mi mi, melindres

  12. jose Ferreira

    O Brasil é feito de negros pardos e pretos e este é o cabelo natural e biológico deles . Quem não gosta deveria vazar pra países nórdicos . Quem sabe lá não serão felizes ?

    Responda
    1. jose Ferreira

      Quer viver no meio de nórdicos , vai pra Europa , vaza!!!!!!!!!!!!!!!!! Aqui é terra de negros pretos e pardos .

    2. Douglas Cesaretti de Freitas

      Ora, achar o cabelo de alguém feio não é racismo em lugar nenhum. Você é obrigado a achar bonito apenas o que eu acho bonito? O racismo envolve outros elementos, e não uma questão de foro íntimo sobre o que é belo ou feio.

  13. jose Ferreira

    Mais da metade dos brasileiros são pretos e pardos e tem cabelos assim. É natural , é biológico . Acho que quem não gosta , acha ruim ou crítica deveria vazar , sumir , ir morar na Europa nórdica !!!!!!

    Responda
  14. Afonso Martins Fernandes Neto

    Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem, rainha, passa ym bluche nessa olheira... Vc vai entrar no ar, É Live ON... é muito mi mi mi

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pode, Afonso, pode sim. Pode dizer o que bem entender. Só que se for "Linda, alisa esse seu cabelo ruim", vai levar bofetada da civilização ao redor. Bem, caso o entorno seja civilizado, claro. "Mimimi" é porque não é no seu, mano. Tem uma coisa velhíssima que se chama empatia, e que pode dar a medida do que não fazer, experimente.

    2. Sandro Monteiro de Souza

      Saudades de um tempo em que cada um sabia seu lugar né, filho ? Hoje não se pode nem mais exigir certos padrões . Que chato ficou o mundo !!!

  15. Gilmar pereira da silva

    Brasília querida, me permita falar com essa intimidade, só nós os negros sabemos o peso diário do racismo. Precisamos contínuar exigindo que nos respeitem.

    Responda
    1. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem: Rainha, passa um bluche nessa olheira... Vc vai entrar no AE. É Live ON, Vc tem que estar apresentá-vel santa... é muito mi mi mi

    2. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem, rainha, passa ym bluche nessa olheira... Vc vai entrar no ar, É Live ON... é muito mi mi mi

    3. Neto Ribeiro

      O nome dela é Basília e não Brasília.

  16. Gilmar pereira da silva

    Brasília querida, me permita falar com essa intimidade, só nós os negros sabemos o peso diário do racismo. Precisamos contínuar exigindo que nos respeitem.

    Responda
    1. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda, arrume seu cabelo amassado. Nem: Rainha, passa um bluche nessa olheira... Vc vai entrar no AR. É Live ON, Vc tem que estar apresentável santa... é muito mi mi mi, melindres

  17. Carlos Alberto de Lima

    Ótimo texto! Basília, você fala e escreve muito bem! É isto, cabeça erguida e dignidade serão sempre a melhor resposta. Racismo mata e envergonha a humanidade, desde sempre. Bravo!

    Responda
    1. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem: Rainha, passa um bluche nessa olheira... Vc vai entrar no AR. É Live ON, Vc tem que estar apresentável santa... é muito mi mi mi, melindres

  18. Tersio Gorrasi

    Se alguém critica uma mulher negra, é racismo, se paparicá-la, é assédio; Eita povinho complicado!

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      A arrogância antecede a ruína e o orgulho do espírito antecede a queda. Provérbios 16:18

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Errata: validade nula.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      O exemplo que você deu não passa de uma opinião de quem não estudou de fato nem racismo nem assédio. Tem validade numa, é um clichê que você muitos outros repetem. Críticas à qualquer pessoa não e racismo. E se uma mulher quiser ser paparicada acredite: ela vai te dizer. Não é você que deve decidir ou abordar sem um convite claro e inequívoco.

    4. Tersio Gorrasi

      Marcelo, sua arrogância parece não ter limites. Adora ver pelo em ovo. O exemplo que dei é perfeitamente válido (que sua petulância de dono da verdade parece não enxergar). Os conceitos de racismo e assédio atualmente são extremamente subjetivos, cada uma das supostas vítimas tem a sua interpretação, por interesses diversos, não existe um divisor de águas, e no exemplo em tela, está justamente no centrão, digamos assim

    5. Marcelo Silva Ferreira

      Quanto à sua liberdade de expressão, é direito inalienável. Nada a discutir. Quanto à sua capacidade de argumentação devo dizer : você não a possui. Porque não é um direito , é conquista e conquista é direito de quem consegue, não de quem almeja. Corra mais, quem sabe um dia vice chega lá . Mais livros , menos WhatsApp.

    6. Marcelo Silva Ferreira

      Independente da sua opinião , sou sim especialista no assunto e voce não passa de mais um ignorante. Engulo o discurso de vários iguais você no café de manhã . Nada mais vulgar (novamente no sentido literal; comum, sem diferencial). Você não tem nada a oferecer mas acha que sua opinião tem importância. Não tem. A expressão que gosto de usar para gente como você é "A dime a dozen". Ou seja vulgar, sem nenhuma diferenciação ou valor agregado. Sofistiquei demais o texto . Consegue entender ?

    7. Tersio Gorrasi

      Marcelo, mais complicado ainda é ler o seu pitaco, dando uma de entendido no assunto ou até de psicólogo. Faço uso da minha liberdade de expressão e não preciso de nenhuma babá me tutelando aqui. Se não está satisfeito, vê se me erra e sinta-se à vontade para procurar a sua turma

    8. Marcelo Silva Ferreira

      Complicado é ler seu comentário raso porque é baseado na sua ignorância (ignorar literalmente: não como maneira de lhe ofender mas de afirmar que você não conhece a questão sobre a qual quer emitir opinião . Não há vergonha alguma em ignorar algo. Todos somos ignorantes sobre vários assuntos. O que é complicado é ficar opinando sem buscar conhecimento. Por favor faça melhor : leia e aprenda sobre o que deseja comentar.

  19. Severino Goes

    O interessante é que os editores da CNN fazem vista grossa aos comentários puxa sacos, reacionários e anticientificos do Alexandre Garcia. Nesse caso, está tudo bem, ou não.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Severino, tenho uma hipótese: o Garcia é o padrão da CNN, a Basília é que é a exceção... ;-) Mas não consumo drogas pesadas, CNN, facebook e congêneres, tomo não.

  20. ROBSON S MARQUES

    Parabéns Basília! Quanta bobagem escrita aqui. Dizer que nosso país é multiracial. É só observar o momento histórico que vivemos. Não precisa retomar a Casa Grande e Senzala. É só ver o que os Bolsonazis dizem e fazem todos os dias. São racistas, feminicidas, antissemitas nazifacistas, etc. Mais recentemente ganharam o status internacional de genocidas. Quase 400 mil vidas se perderam por causas deles. Uma grande maioria é racista sim.

    Responda
  21. Severino Goes

    Parabéns, Basília, a quem conheço pela competência e retidão há vários anos.

    Responda
    1. Afonso Martins Fernandes Neto

      Não se pode mais mais dizer: Linda arrume seu cabelo amassado. Nem: Rainha, passa um bluche nessa olheira... Vc vai entrar no AR. É Live ON, Vc tem que estar apresentável santa... é muito mi mi mi, melindres

  22. romulo paiva

    Copiamos está agenda de racismo dos americanos, como sempre. Isto gera mais complexo nas pessoas negras e inatividade para superar problemas. Brasil é um país multiracial , muito miscigenado. Brancos de fato não chegam a 10%.

    Responda
  23. elias frutuoso gino

    Esta moça é super talentosa. Adoro vê-la na cnn. trabalho belíssimo , comentários coerentes. parabéns

    Responda
  24. Marcelo Bastos

    Basilia Vamos mudar o mundo através da nossa sagacidade e altivez. Reclamar somente da margem para os racistas de plantão ecoar o tal do "mimimi". Aprendamos como os judeus, vamos aplicar o Black money cada vez mais em empresas de pretos e/ou com iniciativas evidentes de igualdade racial.

    Responda
  25. Marcelo Bastos

    Basilia Vamos mudar o mundo através da nossa sagacidade e altivez. Reclamar somente da margem para os racistas de plantão ecoar o tal do "mimimi". Aprendamos como os judeus, vamos aplicar o Black money cada vez mais em empresas de pretos e/ou com iniciativas evidentes de igualdade racial.

    Responda
  26. Adriana Oliveira

    Orgulho e satisfação de vê a Basilia todos os dias na CNN Brasil.

    Responda
  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    De minha parte sua cor e gênero não tem relevância outra que a de ver uma mulher negra participando. Não conheço, ainda, seu trabalho, mas como jornalista que eh, o q me importa eh saber quao neutra , politicamente, vc eh. Espero q seja neutra, diferente da cnn!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Quem pode ter opinião ("o que pensa a folha") eh a editoria, o jornalista , claro pessoalmente tem suas preferências, mas o manual diz expressamente q ele não deve levar sua opinião para a notícia.

    2. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      A imposição exigente por neutralidade (quase um fetiche) esconde apenas o patrulhamento de quem quer, diante da livre opinião jornalistica imputar desonestidade onde não há; em qualquer tempo e lugar, inclusive no jornalismo, se ético, a sujeito tomará partido sim, na impressa, na escola, na rua, de forma clara e transparente, e deverá fazê-lo sem medo, posto que tomar partido politicamente não deturpa os fatos, apenas atribuí a eles o sentimento politico que qualquer pessoa não bovina, possuí.

  28. Luciano Napoleão de Souza

    Enquanto negros, gays, LGTBI+ e outras ditas minorias se deixarem tutelar pela esquerda o resultado será a perpetuação do ativismo! A esquerda se nutre disso! Fosse o povo mais aceito a leitura e informação veria o modus operandi da esquerda desde Lenin! Os trabalhadores se livraram destas garras. Agora as vítimas são vcs! Acorda!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahaha, napô, és um pândego! Hahahaha!!!!

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Seu argumento é totalmente baseado em clichês. Não tem fundamento na realidade que vivemos em 2021, mas como todos os seus comentários são absurdos (e li muitos deles) não me darei ao trabalho de contestar. É esforço vão.

    3. Luciano Napoleão de Souza

      Bruno Martins, vc não entenderá mesmo. Eu não te culpo!

    4. Bruno Martins da Costa Silva

      Sinto muito, mas não li uma linha correta. Quem se alimenta disso na esquerda é apenas o PSOL, que levanta as bandeiras identitárias como centrais. Isso é uma armadilha, pois afasta diversas pessoas das classes mais baixas que deveriam estar lutando por direitos de 1a e 2a gerações. Mas o maior beneficiário disso é o reacionarismo, que se alimenta da tensão com o diferente, de culpar o "outro" por tudo. Não bastando, a pauta de respeito às minorias deveria ser de todos, assim como a ambiental.

  29. Ricardo Loes

    Sabemos onde os racistas estão. Anota esse número 17

    Responda
    1. Denise Soares

      Também, mas não só! Há em todas as legendas e espaços!

    2. Luciano Napoleão de Souza

      O racismo não está num número ou partido. Está em vários ambientes. Para mim ele é perpetuado no ativismo nefasto da esquerda que se nutre dele e de outras minorias! Como fizeram no passado com os trabalhadores! Hoje estes se vêm libertos das garras da esquerda! Agora, cabe as estas outras ditas minorias não se deixarem ser exploraras!

  30. Marcos Fonseca

    Espero que contratem a Basília como colunista. Olhando a ficha de colunistas a coisa ainda tá desequilibrada por aqui. Confesso que acompanhava mais as análises dela na CBN que na CNN. Na CBN era das melhores, análises com "sustança". Espero que tenha seu programa próprio.

    Responda
  31. Jocimar Bruno dos Santos

    Basília, parabéns! O enredo é esse mesmo: coragem, altivez, persistência, fé e muito amor!

    Responda
  32. MARIA ALVES

    Pelos comentários racistas aqui, logo se percebe que a pergunta feita pela autora nem é tão difícil assim de ser aferida

    Responda
  33. Afonso Martins Fernandes Neto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARIA ALVES

      R a c i s t a

    2. PABLO VINICIUS MEIRA DE CASTRO

      Onde você aprendeu esse idioma ensinavam português?

  34. CARLOS TARDIVO

    Você é muito competente, é isso o que interessa. O resto é inveja e medo. Toca o barco, não esmoreca!

    Responda
    1. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      E tenha (Afonso), mas educação ao tratar de assunto tão sério e sensível.

    2. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Não, Afonso, com todo respeito, é racismo mesmo, do mais abjeto. Só isso.

    3. Afonso Martins Fernandes Neto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

    Educação racista , ambiente doméstico racista, criação racista. Este é um processo que ainda levará tempo, mas mesmo assim, por sua emergência, temos que nos levantar, incondicionalmente, contra esse flagelo e agora. Não podemos admitir, de forma alguma, o convívio com essa doença em nossa sociedade. Parabéns Basília Rodrigues, texto imprescindível para todos nós, brasileiros!

    Responda
    1. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Não, Afonso, com todo respeito, é racismo mesmo, do mais abjeto. Só isso.

    2. Afonso Martins Fernandes Neto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Ednaldo Miranda de Freitas

    "O brasileiro é racista?" A esta pergunta a maioria provavelmente responderá que sim. "Você é racista"? "Nao", dirá a maioria submetida à primeira indagação. O problema é sempre "o outro".

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Marcela, ser racista não é um rótulo que se distribui. É uma prática . Não é como rotular alguém de maneira subjetiva , é uma atitude que tem resultados práticos na vida dos indivíduos e na sociedade .

    2. Afonso Martins Fernandes Neto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. marcela h t pereira

      Talvez seja mais identificar e evoluir práticas do que distribuir rótulo de racista

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.