Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Tô/apavorado com o que este intelectuallóideDEgabinete, descreveu. Não dormirei está noite com o pavor inoculado pelo pobreescriba. Sempre que o leio não durmo, pois não paro de rir. Sempre mais do mesmo, ou seja, como é grande a face madeirosa do pobreescriba, pois responsabilidade sobre 13 milhões de desempregados pela Sra. Dilmanta, nenhuma né? Não pertenceu a nenhuma equipefracassada doPT, né?

    Responda
  2. Mauricio de Oliveira e Silva

    Os gastos com juros e amortizações da dívida pública consumiram a quantia de R$ 1,381 Trilhão em 2020, representando a maior fatia do orçamento federal (39%), sendo também o gasto que apresentou o maior crescimento nominal, 33% superior ao valor gasto em 2019. E aí?

    Responda
  3. Andre Ferreira

    O colunista sempre reclama tanto do país e está sempre tão pessimista. Que tal se fosse viver com suas ideias destrutivas noutro lugar e deixasse o Brasil em paz?

    Responda
  4. José Cardoso

    É duro admitir, mas há países que se beneficiam com a supervisão por outros. Grécia, Espanha e Portugal estariam piores hoje se não fosse a supervisão indireta da Alemanha sobre seus orçamentos durante alguns anos. Já por aqui não não havia condições políticas de supervisão semelhante dos EUA sobre a Argentina em 2001. Austeridade fiscal não dá votos, é difícil sem imposição de fora.

    Responda
  5. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    ( continuação). Se a área econômica do governo está pedindo o veto integral da lei orçamentária, seria temerário afirmar que isso está sendo feito por mero capricho. Por certo, alguns ou todos os dispositivos constitucionais sobre o orçamento estão sendo violados. E mais, isso não deve nem pode ser convalidado por acordos parlamentares, tal como pretende o Presidente da Câmara, encurralando o governo.

    Responda
  6. Antônio Carlos de Paula

    E com a imagem do Brasil derretendo no exterior a situação só tende a piorar. O Bolsonaro representa o caos.

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    A armadilha criada pelas emendas parlamentares ao orçamento não são nem podem ser obrigatórias de modo absoluto. Assim, devem compatibilidade com: a) o plano plurianual de governo ; b)a lei de diretrizes orçamentárias; e não podem ser aprovadas se conflitem com o plano plurianual (art.166 da CF). Também, a sua base total de cálculo é 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior. E a impossibilidade de execução pode se dar por impedimento de ordem técnica (continua).

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    Dito de outro modo, o bom Marcos Lisboa lembra que não foi por falta de aviso.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Desculpem, cometi um ato falho - o ótimo Marcos Lisboa!!!

  9. Ayer Campos

    Lisboa é tão rotundamente fiscalista que reativa a memória de conservadores que toleraram o governo Lula, ao qual serviu. Quem sabe o futuro governo Lula poderá aproveitá-lo de novo para acenar ao centro liberal e recrutar um vice terrivelmente mercadista?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Podicrê, Mano Ayer, isso me incomoda pacas, essa perspectiva de "agrado ao mercado. Nem tenho nada de muito consistente para pôr no lugar, mas o blá tecnocrático já deu o que tinha que dar...

  10. marco bittencourt

    Esperava mais de quem se diz economista. Não mostrou por quê o governo é culpado pela inflação e pela desvalorização cambial. O que é certo é que ele não engole a turma de economistas do Guedes. Até aí tudo bem. Cada um com seu time. Mas usar a pandemia para justificar o que precisa ser devidamente quantificado, vai uma distância boa.

    Responda
  11. josé Roberto de Menezes

    Com certeza, a volta ao passado é sempre um retrocesso.

    Responda
  12. Herculano JR 70

    Melhoremos o texto, a conta das nefastas medidas contra o Covid na economia chegou, faz tempo. A inflação é apenas uma delas, junto com a falta de insumos, desordenamento generalizado do setor produtivo, desemprego, e todas outras ameaças a vida. Qto a irresponsabilidade fiscal é costumeira afinal o sistema financeiro vive dela, e foi exacerbada pelos gastos Covid. Depois, devido a libertinagem de emitir, contas publicas são surreais, ñ respeitam os princípios da aritmética, e estelionato legal

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Clareza e profundidade na análise. Perfeito.

  13. MARCOS BENASSI

    Seu Marcos, nem em Lisboa nem no Porto, sequer em Braga - cheia de Igrejas nas quais pedir ao Criador que nos acuda - dava pra esperar qualquer coisa do Bozoverno. Se "legislativo" e "mercado" quiseram apostar, e o fizeram, foi porque hidiotas ou arrogantemente crédulos no Milagre - ou em sua esperteza, mais provável. Deu no que deu, mas era óbvio, não precisava de aviso algum. Nem que em Braga plantássemos um Goiabal - melhor seriam Oliveiras, pra pendurar cabeças bem alto...

    Responda
  14. Marcelo Magalhães

    O missivista já foi corrigido publicamente na sua insistência de que há inflação de demanda. A inflação é imposta pelo câmbio e pelos preços internacionais das commodities. Ora, aumentar a taxa de juros é pior ainda porque drena dinheiro do setor produtivo para os rentistas. Também não dá para entender as críticas à equipe econômica que segue rigorosamente a cartilha defendida por ele. Não pode dar certo. Chega de atraso, vamos ao investimento público.

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    A questão é, comparado com o quê? Enquanto a economia Brasileira caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020, as economias de Espanha e Reino Unido tiveram um tombo de 22% no mesmo período, segundo a Deloitte. Tudo indica que a recuperação da economia dependerá muito mais da nossa capacidade de vacinar a população do que das mágicas do Guedes. Apesar das críticas ao Ministério da Saúde, cerca de 12% da população já foi vacinada até agora, comparado com um surpreendente 1% da Nova Zelândia.

    Responda
    1. Frederico Bastos

      Agora eu tenho que ler que a Nova Zelândia, onde não morreu ninguém esse ano de covid tem que aprender a vacinar e cuidar dos seus cidadãos como o Brasil, kkkkkk, tem gente que não tem a menor noção, moooooooooonnn

    2. Frederico Bastos

      Não, não , pelo amor de Deus esse bolsinion tá comparando a vacinação da Nova Zelândia com o Brasil? Mugidor aqui tá MORRENDO 4.000 pessoas por DIA e temos não 12 mas uns 5% vacinados e lá não morreu ninguém esse ano, será que vc acha mesmo que lá tá pior que Aqui? Vai comer capim e ver o que a tua mulher tá fazendo

  16. Marcelo Ribeiro

    O problema é de gestão. A sociedade brasileira não poderá prosperar enquanto este governo violar, cotidianamente, os princípios constitucionais da administração pública. Afrontando a lei de responsabilidade fiscal e infringindo os direitos humanos fundamentais.

    Responda
  17. Mauricio de Oliveira e Silva

    O articulista não cita que o maior gasto do governo é para pagar dívida, isto é juros e amortização aos banqueiros e rentistas. O maior problema do Brasil é este: o Capitalismo Financeiro. É este capital que domina a política nacional e procura redduzir as despesas do estado, através de reformas, para sobrar dinheiro para aos detentores do Capital, os traficantes de escravos moderno.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A questão é que este não é apenas um problema brasileiro. Que eu saiba, direta ou indiretamente, todos os países estão nesta dança. Pode variar a forma de adminstrar, mas o espetáculo é o mesmo.

    2. Gabriel Breves

      Amigo, você está muito enganado. Sugiro que leia o seguinte artigo: https://m.folha.uol.com.br/colunas/por-que-economes-em-bom-portugues/2017/12/1945966-juros-da-divida-consomem-metade-dos-gastos-do-governo.shtml

    3. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      É impressionante a cara de pau desses articulistas. Na prática está reclamando dos gastos sociais fora do teto. É defende o pagamento religioso dos juros aos banqueiros. Banqueiros que receberam 1 tri e 400 bilhões do Governo no início da pandemia. 3 dias após a aprovação do orçamento de guerra.

    4. JORGE MENDES

      Sabe tudo de economia e finanças....estude mais, trabalhe mais, economize....e passe para nosso lado! Kkkkk

  18. Dunha Cumeuzunha

    Salvem-se quem puder... O último que sair apague as luzes.

    Responda
  19. Dunha Cumeuzunha

    Salvem-se quem puder... O último que sair apague as luzes.

    Responda
  20. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Até quando temos de ler e ouvir essas baboseiras? Avisem-me quando esse pessoal, junto com a Leitão, acertar uma. Golpe de estado como em 2016 não vale.

    Responda
  21. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    É incrível que com todos os males históricos que o descontrole das contas públicas causaram e causam, ainda continuam cometendo populismo com dinheiro público, de 2009 para cá com exceção dos dois anos do governo Temer o descontrole é total. As consequências sempre chega e os mais pobres aqueles que os Populistas ( Dilma,Lula e Bozo) prometem proteger são os que mais sofrerão.

    Responda
  22. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    O colunista fala e escreve a mesma coisa há muitos anos. Só ele tem as respostas para nossos males. Adora ter um espaço e microfone pois está sempre dando entrevistas. A mídia adora quem vive a fazer criticas e previsões negativas. Ler suas colunas e um eterno deja vu.

    Responda
    1. Pedro Jorge de Jesus Soares

      Francisco, talvez seja porquê há muitos anos as coisas se repetem.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Faça como eu, não li e não gostei. É sempre o mesmo chororô de reforma, ajuste fiscal e blá blá blá.

    3. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Esse comenterio é de mais um seguidor da seita esquerdista,basta não ler e tá tudo certo.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não leia

  23. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    O colunista fala e escreve a mesma coisa há muitos anos. Só ele tem as respostas para nossos males. Adora ter um espaço e microfone pois está sempre dando entrevistas. A mídia adora quem vive a fazer criticas e previsões negativas. Ler suas colunas e um eterno deja vu.

    Responda
  24. João Batista Tibiriçá

    A maioria das ofertas de vagas de emprego pede-se experiência, para ser presidente não há essa exigência. Lula tem oito anos, o Bolsonaro terá três e meio, acredito que não será muito difícil a escolha. Porém, o eleitor patrão terá que ser pragmático nessa contratação. Deixar de lado esses rótolos de esquerda e direita, por que isto tem levado a nada. Olha o desemprego, o PIB, a pobreza, a desigualdade, a educação, a saúde, a seguranç... e é isso que interessa!

    Responda
    1. BRUNO DO NASCIMENTO BUENO

      Temos que sair do buraco e com Bolsonaro sabemos que isso não é possível. Precisamos de oxigênio na política, um líder experiente, com preparo, com envergadura e imagem internacional. Só Lula tem esses requisitos e só ele apresenta mais chances de nos reerguer como país.

  25. João Batista Tibiriçá

    A maioria das ofertas de vagas de emprego pede-se experiência, para ser presidente não há essa exigência. Lula tem oito anos, o Bolsonaro terá três e meio, acredito que não será muito difícil a escolha. Porém, o eleitor patrão terá que ser pragmático nessa contratação. Deixar de lado esses rótolos de esquerda e direita, por que isto tem levado a nada. Olha o desemprego, o PIB, a pobreza, a desigualdade, a educação, a saúde, a seguranç... e é isso que interessa!

    Responda
  26. Vilarino Escobar da Costa

    Um alerta para a classe média baixa : o andar de baixo a está esperando !

    Responda
  27. Vilarino Escobar da Costa

    Um alerta para a classe média baixa : o andar de baixo a está esperando !

    Responda
  28. Vilarino Escobar da Costa

    bolsonaro é refém do Congresso Nacional! A sua gestão ficou restrita a perfumaria , a pauta de costumes . Estruturalmente não faz nada !

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O que não se atura mais é mimimi de poderoso. Qualquer poderoso.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quando foi eleito, ele sabia o sistema em que iria governar, até porque foi parlamentar por vinte e oito anos, e portanto conhecimento não lhe faltava. Isso de refém não cola.Hugo Chávez foi mais prático: quando candidato prometeu mudar a constituição venezuelana: eleito, promoveu um plebiscito e fez uma constituição ao seu gosto. Antes que se desesperem, não estou dizendo se foi bom ou mau para a Venezuela, só estou lembrando que se a constituição não é boa, proponha-se mudanças até por plebisc

    3. Paul Muadib

      Não faz nada porque não saber fazer nada, coloca ministro que não sabe fazer nada e nunca teve plano para fazer nada.

  29. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    E quanto isso, a montanha de mortos aumenta, com a complacência da Faria Lima que continua lucrando?

    Responda
  30. Jose Carlos

    De um ateu convicto, irreversível e orgulhoso. Meu deus! O economista de uma nota só. Vc está errando reforma após reforma e continua a culpar o risco fiscal. Sua receita não produz crescimento e a única forma de manter o controle fiscal é cortar mais gastos e fazer mais reformas numa espriral estagnante da morte. Se mata.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Na verdade é Guedes, papa-defunto da economia...

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Vc está se referindo ao Guedes ,Ministro da Economia ?

  31. LUCAS DE ASSIS SENA SANTOS

    Longe de defender o governo atual, mas a imprensa já começou a inevitável ascensão deLula e vai tentar emendar o discurso de "risco de um governo de esquerda". Assim, tentarão, em vão, colocar uma Direita vampiresca como Temer, Serra ou Alckmin no poder. O verdadeiro desejo da elite brasileira.

    Responda
  32. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Blablabla. O BR está morrendo e vc quer consertar essa economia de m. Q os liberais impingiram?! Vc só pensam no capital..de vcs. Se f. Mantendo o carbunco no troninho, agora o de sempre , teorias e mais teorias, palavreado complicado, , mas o resumo eh , o povão sempre esteve ferrado, o capital financeiro nunca está ferrado, a classe merdia em geral paga o pato amarelo.

    Responda
  33. Rodrigo Lima

    O Abacaxi vai ser Cruel e Difícil de Resolver O Último a sair Apague a luz e Tranque a porta

    Responda
  34. JANIO MOREIRA

    Terraplanismo econômico!

    Responda
  35. Leinig Perazolli

    Eu avisei, nos avisamos que o golpe não era político e sim econômico. Muitos merecem, eu não.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Na verdade , a reforma econômica-liberal começou com a famigerada Reforma Trabalhista que , entre outras coisas , transformou a Justiça Trabalhista em Protetora do Empresariado , corrompendo sua missão original de equilibrar a balança na desigual relação empregado/patrão !

  36. Valdeci Gomes

    Depois de dizer que era so tirar a Dilma que melhorava, agora ta dizendo que e so tirar o Bozo que melhora. Esses liberais de meia tigela parecem que tem titica de galinha em vez de cerebro.

    Responda
    1. Leinig Perazolli

      É igual ao banheiro entupido, não quebrar o piso vamos continuar na sujeira. Agora não é mais quebrar pq o dono da loja de materiais de construção quer lucrar, e sim, pq a sujeira está contaminado e matando o povo. Eu avisei, nos avisamos que o golpe não era político e sim econômico. Muitos merecem, eu não. Eu avisei, nos avisamos que o golpe não era político e sim econômico. Muitos merecem, eu não.

  37. Antonio Pimentel Pereira

    Difererente do governo federal, estados e municípios tem o orçamento para gastos limitados e os tces cobram o cumprimento da lrf, já no gf é um faz de conta em todos is governos pós 1988, corrigiu um pouco devido a luta contra a inflação em 1994, depois foi essa dinâmica onde no orçamento cabem todas as despesas. Agrava ainda mais quando tudo é politizado, nos obrigando a escolher o incompetente da vez. Graças que a embrapa, embraer e outros o sistna ainda não tomou conta.

    Responda