Bruno Boghossian > CPI vai apurar papel de Bolsonaro na propagação intencional do vírus Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Alexandre Fecchi

    CPI deveria apurar papel da mídia na propagação intencional do terror na cabeça da população. Eleição 2020 liberada com propagação não intencional. Filhos de artistas famosos viajando pra todo canto. Ônibus e metrô hiper lotados na cara dos governadores. Me engana que eu gosto.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc é um incoerente qdo diz isso, pq se não vc não teia este espaço pra reclamar.

    2. Eduardo Rocha

      Do seu comentário surreal tiro as seguintes conclusões: 1- Se mídia não noticiasse, nada aconteceria. 2- Os mortos foram vítimas do "propagação intencional do terror na cabeça" e não de Covid19. 3- Há multidões de "filhos de artistas famosos" contaminando a população. 4- Você é contra eleições. Gado doido!

  2. José Rosa

    Em um telejornal, acredito q Jornal da Cultura, ouvi q não foi previsto recurso no orçamento para a compra de vacinas. Por q será? Será q foi ação deliberada para postergar essas compras ou economizar com elas, já que se pretenderia insistir na imunidade de rebanho ou tratamento precoce?.

    Responda
  3. noel neves

    A CPI não tem que apurar o que está claro! É só declarar a culpa a quem é culpado às claras!

    Responda
  4. Antonio Carlos Moreira

    Muito bom artigo, Bruno! Um único reparo, no tempo verbal da frase "...o presidente escolheu um único caminho e se manteve nele". Neste sábado, 17, Bolsonaro andou na rua sem máscara em Goiás; mais psicótico ainda, entrou assim na casa de um morador de Anápolis. Portanto, Bruno, o tempo verbal correto na frase é "e se mantém" (presente) num único caminho que escolheu. O do genocídio (adendo meu).

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Não será difícil identificar e mensurar - mediante modelos econométricos de correlação estatística, com base nas séries já disponíveis dos números de mortos e infectados não somente no Brasil mas na vizinhança da América Latina -, comparando-se às outras experimentações dos demais países, sejam as desastrosas ou exitosas, o desempenho e as responsabilidades do governo federal como um todo e, particularmente, do próprio presidente no agravamento da pandemia e no aumento do número de sepultados.

    Responda
    1. José Rosa

      Tenho esperança q farão um trabalho sério, q os responsáveis por termos chegado à tragédia que vivemos responderão a devidos processos e sofrerão condenações, perdas de mandato até.

  6. Paulo Watrin

    A CPI bem que podia investigar que medicamentos Bolsonaro uso quando acometido da Covid-19. Oposto que só a cloroquina não daria conta do recado! Já pensou a equipe médica do presidente apostando todas as fixas no delírio do chefe da nação, batizado nas águas do rio Jordão por um falso pastor espertalhão?

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Vaso ruim não quebra.

  7. Jose Renato Monteiro

    Propagação intencional é crime, se for provada. É meio ilógico o argumento em relação a qualquer político de carreira. O dolo é quase impossível de provar e enfraquece a denuncia. O Bolsonaro pode ser acusado de displicente, irreverente, mal informado, etc. Mas genocida, na acepção da palavra, ele não reúne os meios, nem o poder, para se-lo. Nem ele, nem ninguém.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Caro José, desconheço outro governo que tenha sido acusado de intencionalmente negar apoio a um povo indígena em epidemia tão gravíssima e mortal como é a de Covid-19. Ao estabelecer correlação entre a denúncia dos indígenas e a denúncia de que o presidente comprou a falsa ideia de 'imunidade de rebanho' e cooperou com a propagação do vírus, seria argumento, na opinião de alguns, a comprovar o genocídio - ou pelo menos a tentativa de genocídio - em relação ao referido grupo étnico.

    2. Gilmar Maghenzani

      Concordo José, e acho que ele deveria sr enquadrado em crime de responsabilidade e por decoro não por genocídio

    3. Jose Renato Monteiro

      Caro Sandro, levado ao pé da letra, "não ter tomado as medidas emergenciais necessárias para proteger seus povos" cabe a qualquer governo brasileiro desde sempre. As epidemias sempre encontraram um Eldorado no Brasil, todas elas. Culpar o Bolsonaro por erros cometidos, que foram muitos, é correto e é do jogo político. Chama-lo de genocida, é burrice explicita pois ele será absolvido e vai aproveitar. Não substimem o Bolsonaro.

    4. Sandro Carvalho

      Alguns veem genocídio no tratamento dado aos índios no tocante à Covid-19. Segue um trecho de um artigo publicado na BBC por Mariana Schreiber: 'Enquanto a pandemia do coronavírus avança pelo interior do país, lideranças indígenas acusam o presidente Jair Bolsonaro de não ter tomado as medidas emergenciais necessárias para proteger seus povos da Covid-19.'. O extermínio proposital de um grupo étnico se enquadra em genocídio.

  8. Rodrigo Ribeiro

    Ele saiu se máscara e se aglomerou com outras pessoas hoje, um ano depois do início da pandemia. Pode dar um cavalo de pau que não adiantará nada em relação a sua responsabilidade. Matou gente porque quis. Disse que tinha que ser assim. Não tinha. Impeachment já, antes que ele mate mais gente.

    Responda
  9. Luiz Alves

    O papel de genocida. Do povo brasileiro e dos indígenas.

    Responda
  10. Fernando josé dos Santos

    Precisa de CPI para ver que Bozo não está nem aí para a saúde pública? Eu tenho até uma previsão, Bozo vai contrair o virús até o final do mês.

    Responda
  11. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Bolsonaro não respeita nem a si mesmo nem seus seguidores ao fazer aglomerações em todos os lugares que chega. Fica perto dele quem quer seguir seu exemplo macabro e mortal. Nem mesmo agora, depois de levar um chega pra lá das Forças Armadas, mudou seu comportamento. Acho que ele confia nos 30% dos seus fiéis seguidores além do antipetismo que se enraizou na população.

    Responda
  12. Lineu Saboia

    Propagação intencional do vírus veio daqueles que estavam gritando " fiquem em casa", que era o Bolsonaro e sim um bando de governadores que terão de responder.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Lineu, explica como que alguém que fica em casa propaga o vírus. PS: Não estou falando de vírus de bot, que deve ser letal para você

    2. Sandro Carvalho

      Djan, o Lineu é um militante apaixonado por Bolsonaro. Vê-se claramente que ele não entende os políticos como funcionários povo, mas os vê naquela perpecitva que leva ao culto à personalidade. É preciso inteligência e amor próprio para não ser adorador de políticos, mas analisá-los como homens falíveis, merecedores de críticas e de substituições regulares através do voto. Não adore um político, faça-o trabalhar, pois para isso é pago.

    3. marcos gomes

      Não tome cloroquina em hipótese alguma , coisas estranhas pode acontecer em sua vida: exemplo em pauta o Sr Lineu Saboia olhe como esta desnorteado !!!!!!!!

    4. Djan Zanchi da Silva

      Cara, tu sempre com esses comentários ridí culos, defendendo o psico pata. Não acompanhou o que ele fez ao longo de toda essa epidemia? Usa argumentos completamente ilógicos. Como que alguém que boicotou deliberadamente o trabalho de dois dos seus próprios ministros da saúde, que ridicularizou a doença, as medidas para evitá-la e as vacinas pode ser menos culpado do quem trabalhou para minimizar a sua propagação?

    5. carlos eduardo oliveira

      Os governadores sairão fortalecidos moralmente dessa pandemia mas o presidente vai pagar por genocídio na cadeia.

  13. Jackson de Moura Ferro Silva

    Sim , Bolsonaro foi de casa em casa propagando o vírus

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele não precisou ir de casa m casa pq bastou alguém chegar perto e apertar a mão e dar abraços.

    2. Daniel Alvares

      Nem precisava, bastava criar aglomerações, boicotar o distanciamento social e desestimular o uso de máscaras. Mas Bolsonaro foi além e não comprou vacinas quando pode

    3. Djan Zanchi da Silva

      Argumento nível bolsominion.

  14. rubens goncalves

    voces nao conhecem o bolsonaro. deviam. ja esta trabalhando para abafar esta comissao parlamentar de inquerito. alguem ai gosta de pizza?

    Responda
  15. CLAUDIO L ROCHA

    Lideres mundiais mudaram comportamento publico tão logo verificaram que Covid não era gripezinha, diferente do Bolsonaro que prossegue diante povo com atitudes de desprezo a letalidade comprovada do virus; poristo brasileiros que o seguem cegamente prosseguem menosprezando uso da mascara, provocando aglomerações, claro que td colabora, inclusive sucateamento Sus, falta criação de novos leitos publico, mas bolzonaro como presidente poderia ter comprado vacinas, e não desqualificar ciencia medica

    Responda
  16. Alaor Magno

    Quando deixar o cargo de Presidente a Interpol irá colocar um preço pela cabeça do bozo em todos os lugares do mundo como um genocida que matou milhares e criou grupos paramilitares autorizando a liberação de armamentos para insular uma guerra civil e tomada do poder depois para decretar o fechamento do Congresso Nacional e o banimento do Poder Judiciário. Uma velha receita de bolo dos milicos que deram o Golpe Militar de 1964.

    Responda
    1. Alaor Magno

      *insuflar

  17. NELSON PRADO ROCCHI

    Na Ãndia teremos a confirmação científica da melhor maneira de combater essa virose. Na Ãndia é impossível qualquer lockdown ou mesmo medidas restritivas de contenção do vírus e a vacinação é mínima se considerarmos o número de habitantes. Assim, a Ãndia é o experimento vivo da opção palpite de Bolsonaro. Do outro lado lado a opção da OMS e Mandetta e da mídia temos a Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, Belgica. A Realidade dirá quem errou. Ninguém é dono da Ciência.

    Responda
    1. José Bonato

      A ciência tem dono sim. Os cientistas que muito estudaram para isso e são aptos para desenvolve-la.

  18. NELSON PRADO ROCCHI

    Na Ãndia teremos a confirmação científica da melhor maneira de combater essa virose. Na Ãndia é impossível qualquer lockdown ou mesmo medidas restritivas de contenção do vírus e a vacinação é mínima se considerarmos o número de habitantes. Assim, a Ãndia é o experimento vivo da opção palpite de Bolsonaro. Do outro lado lado a opção da OMS e Mandetta e da mídia temos a Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, Belgica. A Realidade dirá quem errou. Ninguém é dono da Ciência.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Dr.Alvares eu também sou médico formado na USP. Qual é o teu CRMSP e tua especialidade? Você já leu alguma coisa sobre Medicina Darwiniana? Já ouviu falar disso? A USP tem uma cadeira de Medicina Darwiniana? Como se dá a evolução dos vírus com alta taxa de mutações? Qual a eficácia de vacinas com vírus altamente mutantes? Você conhece algo dos mecanismos celulares da imunidade celular prévia? Creio que você deva ser anestesista ou ortopedista.

    2. Eduardo Rocha

      Várias cidades da Ãndia, inclusive Mumbai, entraram em lockdown total a partir de 14/04. Desinformação e mentiras são facilmente desmentidas. Exceto nos zaps bolsominions.

    3. Daniel Alvares

      Hoje perdi meu primo de 50 anos. Mais da metade dos pacientes das UTIs tem menos de 50. Qual a faixa etária segura, Einstein?

    4. Daniel Alvares

      Kkkkk... a literatura científica mais atual que você recomenda é Darwin? Sou médico formado na USP, criatura. Tenho discutido o tema com meus colegas e lido muito, e a opinião de toda comunidade é a mesma: buscar uma imunidade de rebanho é a forma mais arriscada e letal de lidar com a pandemia.

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      "ninguém é dono da ciência"... Gado Bozolóide posando de cientista isento detectado

    6. NELSON PRADO ROCCHI

      Alvares precisa ler Darwin! A lógica evolutiva dos vírus mutantes é : 1 - ser o mais infectante; 2 - contaminar preferencialmente os hospedeiros da mais numerosa faixa etária; não ser letal ou o mínimo letal. O vírus "quer" multiplicar e não extinguir os hospedeiros e sendo letal acama, hospitaliza ou o hospedeiro falece. Sendo leve, nem acama e o hospedeiro trabalha, socializa e transmite. A Ãndia terá milhões de casos e poucas mortes. É o que ocorre e ocorrerá. Pense.

    7. José Natalício de Araújo

      Corrigindo ninguém é dono da ciência além da verdade

    8. José Natalício de Araújo

      Pq não colocou na balança as experiências de Israel e Nova Zelândia? dona da ciência nem da verdade

    9. Daniel Alvares

      Há 4 dias a Ãndia registra os maiores números de casos novos de Covid 19, com mais de 200.000 a cada 24 h. Em 10-15 dias teremos o cataclisma naquele país em termos de óbitos. Realmente um exemplo de gestão da pandemia.

  19. Marcelo Silva

    É só olhar as imagens de ontem, e tantas outras, o acervo incriminatorio está ai. O Impeachment não depende de CPI alguma, o que falta é o senhor Arthur Lira, cúmplice e corresponsável de bolsonaro, pautar os mais de cem processos de impeachment.

    Responda
    1. Cacilda Galiotto

      Agora temos certeza que esse cara se não é louco falata pouco, pelo resto da vida ele vai carregar um cimitério inteiro nas costas.

    2. José Natalício de Araújo

      Inclua o Maia na lista.

  20. CLAUDIO L ROCHA

    Terrivel ver exista gente que amenize o efeito bolsonaro nas mortes que ocorre no Pais devido as consquencias seu comportamento frente letalidade covid, e tambem sua imobilidade para propor medidas que minimizem a brutal crise, que ja se transforma em humanitaria no Pais, diante desemprego, da caristia, da miseria, da ausencia serviço publico na gestão da Saude, educação, moradia etc..A direita fracassou no repertório que propos ao Brasil: ditadura militar, neo liberalismo c/Fhc e bolsonaro

    Responda
  21. MAURICIO LAHAN

    mandou pelo correio nacional carta registada

    Responda
  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Bozo era o presidente, com poder sobre toda cadeia de comando. Ele e só ele. Ninguém faria nada sem q ele autorizasse. Não importa quem disse o que. Assim funciona nosso sistema de governo. Mas se acontece a catástrofe, ele , mas não só ele, deve pagar. E a catástrofe aconteceu.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      STF trib. Constitucional, Bozo tem q obedecer a constituição. Só.

    2. MAURICIO LAHAN

      acho que voce tem amnesia STF NO CAMINHO

    3. Rodrigo F Cabral

      Toda sua tese estaria certa se não houvesse um STF no caminho.

  23. Maria José de Carvalho

    O presidente genocida não sabe o que é governar, além de incompetente, despreparado, vive num eterno palanque eleitoral, não se preocupa com a vida das pessoas, não se preocupou em comprar vacinas, não segue as orientações p evitar o vírus. Então 80% dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Ele vai ter q ser responsabilizado. Em país sério iria pra cadeia.

    Responda
  24. Elisabeth Schmidt

    Quantos milhares ainda irão morrer para que num papel assinado conste o óbvio: sim, B. é culpado?

    Responda
  25. Irene Regina Pedroso Ferreira

    G de gatuno E de estúpido N de negacionista O de obtuso C cafajeste I imbecil D ditador A assassino

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Infantil.

  26. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Acho inacreditável como ainda se cogita se houve ou não responsabilidade do atual presidente na expansão avassaladora da pandemia no Brasil. Só discutiria isso quem se encontrasse completamente alienado de todos os noticiários fartamente veiculados pela mídia profissional. Para além dos atos irresponsáveis, sempre fez questão essa figura inominável de ser cínica e desrespeitosa em relação ao sofrimento dos brasileiros.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Bolsonaro nunca buscou uma solução que poupasse vidas, mitigasse sofrimento ou salvasse a economia; como nunca acreditou no vírus (gripezinha), achou que seria melhor a estratégia esparadrapo: arrancar com tudo, sofrer rápido e depois se salvar. Ignorando a ciência, errou rude: o esparadrapo cobria o corpo todo e estava colado com super bonder. E ele segue esfolando o povo, porque é orgulhoso demais para reconhecer que errou

    2. CLAUDIO L ROCHA

      Outros lideres mudaram discurso/comportamento publico tão logo verificaram estavam errados, bem diferente do que faz Bolsonaro que prossegue com atitudes de desprezo a letalidade comprovada do virus; e poristo alguns brasileiros que o seguem cegamente prosseguem menosprezando o uso da mascara, provocando aglomerações, claro que td colabora inclusive o sucateamento Sus, falta criação de leitos publico, mas bolzonaro como presidente, não poderia desqualificar a ciencia e atrapalhar os esforços

    3. Rodrigo F Cabral

      Joseph Goebbels estaria certo sobre a propaganda em massa? Mentir até virar verdade?

  27. Daniel Alvares

    Bolsonaro tem se defendido dizendo que queria manter a economia funcionando. Porém, algumas perguntas: por que nunca recomendou o uso de mascaras? Máscaras atrapalham a economia? E as vacinas, porque atrasou tanto a compra é porque não estimulou a campanha, vacinando-se? A resposta é óbvia: porque é mais importante para ele manter a narrativa anti-ciência, anti-OMS e anti-empática (coisas de esquerda, na visão binária Olavista) que dar o braço a torcer.

    Responda
  28. Marly Pigaiani Leite

    Bolsonaro sempre fez questão de deixar claro de qual lado estava nessa pandemia, qual seja: a das classes empresariais. Deixou(Bolsonaro) recado para a economia nao fechar por conta dos protocolos de restrições aos comércios e tudo o mais, fechamentos, etc. Hoje, o Brasil amarga o 2° país em estado crítico de mortes e contaminações, por conta da política monstruosa da gestão à pandemia. É um genocida, literalmente.

    Responda
  29. MARCOS BENASSI

    É, Bruno, essa é a versão "positiva" da estória. Prefiro aquela que indica que o Bozo, subhumanamente anti-empático, preocupado somente com seu umbigo e o projeto Bozofrênico de poder e fuga de responsabilidades, protegendo a si e aos seus, nada fez porque não liga para nada fora desse escopo. Soda-fe o rebanho e sua imunidade, isso é desculpinha esffarrapada, não tá nem aí. Soda-fe o país, como Sodam-fe as mulheres que não merecem o e.eest.up ro: é o crime do F .O .D .A - S. E. Te cuida, Bozo

    Responda
  30. MARCOS BENASSI

    É, Bruno, essa é a versão "positiva" da estória. Menos é aquela que indica que o Bozo, sub-humanamente anti-empático, preocupado somente com seu umbigo e o projeto Bozofrênico de poder e fuga de responsabilidades, protegendo a si e aos seus, somente, nada fez porque não liga para nada fora desse escopo. Soda-fe o rebanho e sua imunidade, isso é desculpinha esfarrapada, não tá nem aí. Soda-fe o país como Sodam-fe as mulheres que não merecem eeestrupo: é o crime do F .O .D .A - S E. Te cuida, Bozo

    Responda
  31. FLAVIO CALICHMAN

    A CPI precisa ouvir a professora Deyse Ventura, ela tem um estudo robusto e recheado de provas que Bolsonaro agiu sempre com o objetivo de espalhar o covid ao máximo e de contaminar o máximo de pessoas, atrás da lenda da imunidade de rebanho. Um se suas frases maia significativas era na linha de que não adiantava sw proteger , que era que nem.chuva, que todo mundo iria pegar e que alguns iriam morrer ' é a vida. Sociopata de livro-texto.

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Estudo Robusto? De qual professora? Imunologista? Socióloga? Médica? Como somos superficiais. Manda o link.

    2. MARCOS BENASSI

      Vilão vaaakabundo de gibi de terceira, caro Flavio. Hiena de álbum da vida selvagem, carniceira. Verme insidioso, comedor de cérebros. Doença pestilenta, apodrecedora de carnes, causa de dores lancinantes. Odor fétido, sulfúrico, vindo dos confins do Ú do capeta. Chorume tóxico, que criamos por acúmulo continuado de dejetos mentais e comportamentais, mormente os da ditadura, nunca tratados devidamente. Sociopata de livrinho foi na época de deputado - agora, é só (hijo)dePUTA...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.