Tati Bernardi > Dicas de livros para quem quer entrar ou se aprofundar no mundo da psicanálise Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carolina Figueiredo

    Tati, tem algum curso de psicanálise on line ?

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Gente amei ! São tantos livros e caminhos tanto pelo texto da Tati como nos comentários. Vou mergulhar!

    Responda
    1. Carlos Fernandes

      Eu até favoritei esse link. Quero ler todos também! rs

  3. Maria Lopes

    A biografia de Peter Gay é ótima. A Elizabeth Roudinesco publicou também uma biografia de Freud e é muito boa, assim como a de Lacan. O brincar e a realidade, de Winnicott, esplêndido. E quanto a interpretação de contos de fadas, Marie-Louise von Franz é excelente.

    Responda
  4. Herbert Luiz Braga Ferreira

    Tati, você esqueceu Karen Horney: "Our inner conflicts" e "Auto Analysis" , acho que já traduzidos para o português.

    Responda
  5. orlando gomes de freitas

    Muito boa a resenha da Tati, é assombroso descobrir que sabemos tão pouco de tudo, inclusive de nós mesmos, a ponto de sobrevoarmos Marte e nem de longe termos aterrissado em nosso cérebro.

    Responda
  6. orlando gomes de freitas

    Muito boa a resenha da Tati, é assombroso descobrir que sabemos tão pouco de tudo, inclusive de nós mesmos, a ponto de sobrevoarmos Marte e nem de longe termos aterrissado em nosso cérebro.

    Responda
  7. Thiago Quadros

    "Introdução clínica à psicanálise lacaniana" e "O sujeito lacaniano" do Bruce Fink também são ótimas pedidas pra começar a tatear a obra do Lacan. Ele traz o pragmatismo norteamericano pro lacanismo: perde-se em aventura, ganha-se em clareza.

    Responda
  8. Marco A B Santos

    São 5 (cinco) anos de Psiquiatria. Mais 8 (mais oito) anos de Psicanálise. 13 (treze ) anos para começar, se não me engano.

    Responda
  9. OSWALDO COIMBRA DE OLIVEIRA

    Pobre Freud! Queimou as pestanas criando sua teoria, para ela, 80 anos depois de sua morte, virar indicação de leitura de uma colunista que faz questão de se exibir como a doidona do baile!

    Responda
  10. ALBINO CLAREL BONOMI

    Cara Tati, sugiro também "A interpretação dos sonhos segundo MC", e, para quem tem crianças em casa, ou pretende ter, como vc citou Winnicott, "Como criei filhos fortes e felizes", ambos recém-lançados em e-book na Amazon. Albino Bonomi, médico obstetra e com formação em psicoterapia analítica de grupos, Ribeirão Preto, SP

    Responda
  11. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Excelente também a biografia Vida e Obra de Sigmund Freud, por Ernest Jones!

    Responda
  12. Rosiane Barcelos

    Eu li a Biografia de Freud: Uma vida para o nosso tempo (Peter Gay). Confesso que no decorrer da leitura fiquei apaixona por Freud (paixão avassaladora)...Decobrir tbm diante desse longo caminho de leitura, uma lista de dez livros que ele tinha como especiais...Um dele foi "Dom Quixote". Segundo Peter, Freud leu Dom Quixote umas dez vezes, e todo vez q lia era cercado por muitas risadas. Eu fiquei curiosa p saber o pq das risadas. Então eu resolvi ler Dom Quixote por influência de Freud...

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Eu também comecei a amar o Freud com essa biografia...

    2. Geraldo da Silva

      Amiga, eu li o Don Quixote há mais de 30 anos. Lembro-me de ter dado risadas homéricas com as trapalhadas do Cavaleiro da Triste Figura. Mais recentemente voltei a ler, desta vez em espanhol. Para mim é o melhor livro da literatura universal. E posso dizer que sou um leitor muito aplicado, que vai de Homero a Shakespeare, de Dante a Virgílio, passando por Dostoievski, Tolstoi, quase todos os franceses e americanos. Quixote é de morrer de rir mesmo.

  13. Roberto Gomes

    O problema é que muitas pessoas querem ler sobre psicologia para resolver seus problemas psicológicos, mas não funciona. Para isso, é necessário um psicanalista ou psicólogo ou um psicoterapeuta formado e de preferência com boa experiência.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Talvez. Não sei se é uma verdade absoluta. Tem sempre algo no livro que não tem relação com resolver problemas. Mas o cérebro pode usar sem intenção nenhuma de usar a psicologia para resolver um problema num futuro próximo ou distante.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.