Opinião > Abertura 'lenta, gradual e segura': do AI-5 à Lei de Segurança Nacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    A Ditadura Militar acabou com o Brasil !A Ditadura Militar acabou com a Educação e Segurança Pública ( Leis 5692/ 71 e 5941/73),acabou com as Ferrovias, acabou com as lideranças políticas e deixou de brinde a Hiperinflação! Agora o capitão cloroquina deixará a Cidade dos Mortos:hoje com mais de 370 mil brasileiros habitantes ( minha irmã Clemeci lá desde 31/12) devastação da flora e fauna, pária do mundo é inflação.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Simples e didático. A LSN é um legado da ditadura militar. Por todas as razões verdadeiras e claramente demonstradas no texto deve ser abolida.

    Responda
  3. Geraldo Junior

    O senhor ministro é um dos homens que mais causaram mal ao Brasil, agindo como advogado de LULA e do PT, jamais deveria ter sido nomeado pela sua incapacidade e parcialidade. Deveria entrar no panteão dos malfeitores do Brasil juntamente do Gilmar Mendes.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Muitos brasileiros ao longo do tempo desaprenderam o que é democracia e só sabem viver sob tacões de coturnos militares. Esquecem que o poder político é civil e que as forças armadas da nação,. estados ou munícipios lhe deve obediência

    Responda
  5. Gustavo jorge

    Quem continua a assombrar a nação é o STF lihxo!

    Responda
  6. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    (continuação). Aliás, seria interessante que o Min., nessa linha de provocar revisionismos, ampliasse aquilo que pareceu um desabafo quando insinuou, no julgamento da semana passada sobre nulidade das ações movidas contra Lula, típica perseguição política para inviabilizar a candidatura do ex-presidente em 2018. Fico no aguardo de texto alusivo ao assunto.

    Responda
  7. Claudio Belodi

    Muito claro, nobre ministro, graças ao tal liberalismo constitucional a corte continua agraciando bandidos.

    Responda
  8. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O Ministro que. à primeira vista, fêz uma linha do tempo de 1968 até 1983 sobre o assunto, finaliza com um "resta saber" se a atual LSN é compatível ou não com a ordem constitucional vigente. Ele poderia ter manifestado essa dúvida, quando foi instaurado, pelo Min. Toffoli, um inquérito "guarda-chuva" com base na indigitada Lei. Contudo, talvez ele melhor tenha pensado e, de alguma forma, está provocando os legitimados para uma ADPF a provocarem manifestação do STF (continua).

    Responda
  9. Claudio Goldman

    Excelente artigo.

    Responda
  10. Rodrigo Jambeiro

    É preciso acabar, de uma vez por todas, com esse resquício de ditadura. Quanto tempo esse fantasma ainda vai nos assombrar? O mais certo era seguir o exemplo dos chilenos, que decidiram por uma nova constituinte para se livrar das "heranças" camufladas de Pinochet. Como aqui os agentes políticos não vão dar essa abertura (e ninguém pode ir as ruas pressionar, devido ao vírus), que pelo menos deem um jeito nessa lei que tem amparado abusos de poder.

    Responda
  11. MARCOS BENASSI

    Seu Ricardo, desde que se aplique direito, não estou achando ruim, não: "incitação à subversão da ordem política" é aquilo que o Bozo mais faz. Se alguém tiver coragem de metê-lo em cana, já valeu essa lei-estrupício. Também não faço objeções a quem quiser modificá-la para incluir palavrões gratuitos, péssima educação dos filhos, incitação à corrupção, mentira pública e péssima estética. Não esqueçamos das más companhias, também; o mau gosto alimentar é opcional.

    Responda
  12. Brízido Galeano

    O Ministro Alexandre usou a LSN para mandar prender um deputado federal, com apoio do Ministro Lewandowski. A Câmara dos Deputados seguindo o exemplo do STF na aplicação da referida lei, pediu a prisão do humorista Danilo Gentilli. No ano passado, houve grandes manifestações pedindo o fechamento do STF e Congresso. Novamente a LSN foi acionada para penalizar os tais atos antidemocráticos, ignorando a livre manifestação de pensamento cfm CF. A PF abriu inquérito e não viu crime nas manifestações.

    Responda
  13. Marciano Alves

    Resta saber se nessa toada de sucessivas agressões e desfiguramentos promovidos ano após ano contra a Constituição não vão engendrar, de permeio, umas modificações que a adequem à detestável lei de segurança nacional. Como parece que vivemos num país de absurdos não se duvide.

    Responda
  14. Joao Nash

    Me liberta Lewando

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.