Bruno Boghossian > Militares mantêm escolta política e retórica golpista de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nos EUA, um pais ha aproximados 100 anos envolvido anos em guerras sucessivas, dentro e fora do seu território, quando um militar vai p a reserva passa a receber, salvo engano, metade ou 60%do salario..enfim, ha reducao...aqui...o tiozao vai de integral, para de trabalhar cedo...e dos 50 aos 80 anos vai fazer caminhada em copacabana e chutar cruzes na areia de protestos contra mortos pela covid.
Marcelo, se é assim tão bom, por que você não se inscreveu para ingressar na carreira militar? A parte ruim não lhe atraiu?
2021, o mundo discutindo vacina, chip, biotecnologia, 5G, e nós falando de um bando de funcionários publicos caros, ineficientes, incompetentes....por um medinho de golpe...vai levar décadas pra se recuperar desse atraso, tirar esses carissimos "direitos salariais adquiridos " deles....a turma que uiva contra a corrupção nao abre a boca pras toneladas de picanha, cerveja, leite condensado...
A maior dor dos bolsonaristas adeptos do golpe é a consciência de que, ao contrário de 64, a ideia de golpe passa muito longe de qualquer apoio minimamente semelhante ao que se viu então. Daà o desespero das hostes bolsonaristas ao tentar, com suas histéricas manifestações em mÃdias radicais, redes sociais e carreatas, convencer o paÃs a dar o tal sinal, ou seja, o apoio nacional ao golpe. Em s delÃrio megalomanÃaco imaginam que, evocando certos fantasmas como aquele do comunismo, repetirão 64.
A memória evoca os triste fatos de 1964, e fica parecendo que a responsabilidade foi só das FFAA. O golpe de 64 foi um golpe essencialmente civil - até a Igreja estava metida naquilo -, tendo em Lacerda um grande expoente. Havia quase um consenso no paÃs, e as FFAA foram, de certa forma, usadas pelas forças civis dominantes para garantir o golpe. Hoje seria mais fácil as FFAA destituirem Bolsonaro a fazê-lo ditador, pois até para ser ditador há que se ter um mÃnimo de compostura e competência.
Paulo, não é possÃvel eximir a sociedade civil pelo grande protagonismo e responsabilidade no golpe de 64. Sugiro a você acessar as entrevistas que o ex-Ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff deu ao canal TV247 ( Aldo Rebelo debate a questão militar), bem como ao canal Opera Mundi (Entrevistando Aldo Rebelo: a questão militar).
A história de golpes militares no Brasil começou em 1889. Uma busca rápida no google basta. O contexto de 64 já foi exaustivamente demonstrado. Os golpistas alardeiam um apoio da *sociedade* que não existiu na extensão que querem fazer valer na marra. O golpe foi todo ele urdido pelos militares e em 68 foi radicalizado. Nos anos seguintes o que sucedeu foi um terrorismo de estado.
A melhor estratégia de defesa contra a tentativa de autogolpe no Brasil é a imediata abertura de investigação contra quem sugerir tal afronta à democracia. Em democracias sérias um militar de alta patente que fizesse insinuações de golpe seria de imediato chamado perante o Congresso para se explicar. O problema no Brasil é a grande condescendência com aqueles que defendem a subversão do regime constitucional. Processo e cadeia ajudam muito, que o digam a Sara e o Daniel.
Não se pode confundir os borra botas que orbitam em torno do despresidente com as FFAA. Se ele tivesse apoio das forças o auto golpe já teria acontecido em abril do ano passado, quando o mandrião discursou na frente do QG do exército em apoio aos fascistas que pregavam a derrubada das Instituições. No entanto, o que se viu foi o oposto: após aquilo ele deixou de falar em golpe por um bom tempo. Como não enxerga muito além do cercadinho do Alvorada, agora acha que pode ameaçar novamente.
Parte dos militares já entendeu a fria onde se meteu. Uma outra parte vai afundar com ele. E levar junto a imagem das forças. Mais algumas décadas de ostracismo.
Que a parte que vai afundar leve junto só a imagem das forças, é o que desejo.
O preço da liberdade é a eterna vigilância , nunca foi tão atual. Lembrei da frase de Abraham Lincoln : Abraham Lincoln : "A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo. Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."
FFAA para que??? Nos protegem contra quais as ameaças?? Nem das ameaças do Bozo!! O melhor para o paÃs seria seguia a Costa Rica, dissolver as FFAA e canalizar os recursos para educação. A Costa Rica tem indicadores sociais melhores que os nossos. Não há razão para sustentar essa estrutura toda à s custas de toda sociedade e do futuro do paÃs.
Bela comparação! Costa Rica: 51.100 Km², com 5 milhões de habitantes. Brasil: 8.516.000 km², com 220 milhões de habitantes... O paÃs seria invadido na semana seguinte, sem as FFAA. Com isto não estou dizendo que não precisamos da ênfase á educação, mas apenas verbas não bastam. É preciso reformar desde a base. Já havia uma década que o orçamento da Educação era maior que o da Defesa. Isso só mudou no desgoverno Bolsonaro.
Correto! As FFAS sempre combateram o fantasma do comunismo que nada mais é do que um Brasil menos desigual. Então elas servem para manter essa estrutura conservadora do pior de nossa sociedade!
O Brega Natto, realmente, mostra-se um natibrega: nada mais demodê do que milico golpista. Essas fumaças já tão mais queimadas do que a Amazônia sob a gestão Salles, e nego insiste. É um negócio tão desajustado quanto papo de marido cccorno, ameaçando morte em defesa da honra: se esses kommunas tentarem comer minha mulher de novo, venho de Fal em riste. Assim o pedem meus filhos, diz o Gal. Ora, vá prantá coquinho, Gal, aqui não é a casa do Bozo, de Deus ou da Maria Joana. É muita folga...
Embora eu me recuse a acreditar que as FFAA jamais arriscariam tudo o que têm e são, como instituição e como patriotas, eu creio que textos como este do Bruno Boghossian são muito importantes, pois a democracia é uma flor delicada cultivada na beira de um abismo e que exige cuidados e vigilância permanentes.
Correção: Embora eu me recuse a acreditar que as FFAA arriscariam tudo o que têm e são, como instituição e como patriotas, eu creio que textos como este do Bruno Boghossian são muito importantes, pois a democracia é uma flor delicada cultivada na beira de um abismo e que exige cuidados e vigilância permanentes.
Nem tocaram no assunto do valor gasto pelo presidente no seu perÃodo de férias que custaram aos cofres públicos R$ 2.452.586,11 em pleno perÃodo de pandemia. Por menos a Costa Rica aboliu o exército, transformou os quartéis em escolas e utilizou a verba na produção de alimentos e educação. É uma nação de povo feliz!
Imaginem se os militares colocariam em risco suas vidas pacatas, tranquilas, as régias aposentadorias que desfrutam os da reserva e os ótimos soldos os da ativa, tudo isso em um paÃs pacifista como o nosso. Imaginem se eles colocariam tudo isso em risco apenas para afagar o ego do presidente Bolsonaro, um polÃtico que os militares conhecem muito bem desde os tempos em que o capitão serviu nas FFAA, o que fez nelas e porque encerrou tão prematuramente sua carreira militar. Me recuso a crer.
Sem dúvida que passa coisa muito ruim pelo cérebro lobotomizado dessa gente que presta culto à personalidade do mito que fabricaram para si, Marcos, mas pode acreditar: é uma minoria. O Brasil de 64 esta muito longe do Brasil multifacetado, multicultural, multitudo de hoje. Não somos uma pequena BolÃvia onde é mais fácil dar um golpe e mesmo assim lá não vingou. Somos um paÃs continental, com duzentos milhões de habitantes. Como haveria consenso para fazer logo do Jair Bolsonaro um ditador?
Não duvideis do que passa na cabeça oca de gente bozo-aderente, Sandro, o bagulho é louco e cabeça vazia é oficina do demônio, bem como sucursal do inferno...
O que nos salvou foi a queda do chefe maior "Trump" pois com a subserviência dos militares brasileiros em relação aos EUA ,estarÃamos em pleno golpe. Para desgosto de todos os "revolucionários" Biden é uma grata surpresa para os anseios democráticos: conversa, conversa e, vai avançando , com seu avanço vai solidificando bases democráticas firmes em nossa aldeia global.
As Forças Armadas tem dificuldade em esconder os esqueletos da Ditadura que guardam no subsolo dos antigos DOI-CODIS. Cada vez que falam na "defesa da Democracia" um esqueleto geme. Quando repetem, um esqueleto chora, e os parentes dos desaparecidos sofrem de ódio. O militar das Forças Armadas é formado para dar golpes. É um aprendizado histórico, uma espécie de "DNA implantado" décadas após décadas, absorvendo a doutrina tóxica do autoritarismo anti-democrático.
Parasitas
o colunista tá equivocado total mente: veja bem todos, até o pr, de máscara, respeitamos a constituição. então os sinais são simples e claros.
Esses são os sinais simples e claros? Você se satisfaz com muito pouco, Sandoval.
Ôôôôô, pácaramba. Mas quando a máscara do Bozo cai, dá licença, sai de perto. O bafo ditatorial de onça pega pesado.
Efeito Lula
Ele usa sempre desde fevereiro de 2020, o gado
O que esse milico com cara de pilantra de pornochanchada não quer entender é que voto não é cheque em branco (aliás, cheque em branco acho até que não existe mais).
Bem vindos à Venezuela...
o braguinha foi interventor no rio de janeiro contra o trafico. ele saiu e o trafico continua. parece com general que rufa os tambores contra o povo e toca flauta para o inimigo. olhem para esse general. cuidado com ele. e inimigo da democracia.
Ao final restará saber se estes militares da ativa e aposentados seguirão os exemplos dos seus colegas golpistas(de esquerda e de direita) do passado.,uma distorção arraiada nas FFAA desde 1922 com os 18 do forte.Eassim seguiu com o movimento tenentista que desaguou na ditadura Getulista..E retomou 1954levando ao suicidio do então PR e seguiu com Jacareacanga(1956),Aragarças(1959,e tudo o mais que vimos dos anos 60 ate´1985 e suas sequelas desde então.O bolsonarismo é uma reedição?.
já estão seguindo pela troca de favores e benefÃcios.
Que paÃs ridÃculo que o Brasil se tornou. Uma república bananeira governada por um genocida sádico, apoiado por milhões de Ju men.tos descerebrados. O Brasil não merecia isso.
Esse cara não tem competência nem pra dá golpe. Desse mal não morreremos. Cão que ladra não morde
Merecemos si, pq não sabemos votar e olha que não votei nele mas errei em outros tempos, e claro percebi há muito tempo que são pró benefÃcios e não o povo
o povo brasileiro e pecador. e o salario do pecado e a morte.
Alguém precisa avisar os militares que o poder moderador foi extinto junto com a monarquia. Desde a fundação da república não existe esse poder, mas os militares insistem em arvorar-se como moderadores, os "seres acima do bem e do mal" que devem tutelar a sociedade. Que coisa mais cansativa. Será que isso nunca vai acabar?
Enquanto eles estiverem lá não vai acabar, pra não perder a boquinha, já pensou eles tem aposentadoria maior que qualquer polÃtico e suas filhas não casam para não perder, veja algumas atrizes da globo, não vou dar nomes pq elas não tem culpa.
Esses generais, Braga Netto à frente, não entendem nada de poder, muito menos de democracia. Ainda pensam que 'nasce na ponta da baioneta', que se exprime na subjugação da vontade por meios coercitivos ou ameaças. Se tivessem juÃzo, e zelassem bem pelos seus contracheques e verbas, entenderiam que o respeito é fundamental, e que o verdadeiro poder é aquele que não se exibe, mas se concretiza no acatamento geral tácito e respeitoso.
Esse povo não se aguenta, Ayer: matam a coral imaginária e mostram o Fal durante horas...
E desde quando militar é democrático?, pergunte para alguém que serviu exército
Seria muito interessante começar esse PaÃs do zero. Depois da abertura polÃtica, foi um completo fracasso. Vamos ter um regime igual ao Chinês. Muito direito, leva ao caos. A sociedade polÃtica desse paÃs não tem capacidade moral e criminal para levar esse paÃs adiante, infelizmente. Todos os maiores polÃticos tem algum processo no STF. Esse tribunal usa como manobra de sobrevivência, usar quando eles quiserem. Infelizmente, vivemos em um paÃs extremamente corrupto em todas as esferas.
Vai lá, Harry Rutzen, dê-nos seu valoroso exemplo! Mostre como se salva um paÃs!
''...Depois da abertura polÃtica, foi um completo fracasso.'' Quem foi que escreveu 17 cartas de intenções ao FMI? Resposta: A ditadura militar! Do Czar (está vivo!) da economia militar: ´´Não me arrependo de ter endividado o paÃs.`` Ainda dele: ´´Aah...aquilo lá (a dÃvida)? Só tacando fogo nos papeis.`` Custo da dÃvida em 2018: 1 trilhão, 65 bilhões e quebrados com juros e rolagem da mesma.
Sieg Heil???
Quem sabe agora ele consiga a boquinha que ia ajeitar para a filha dele e não deu certo.
As vivandeiras do regime militar ainda não se deram conta de que não estamos mais em 1964. O Brasil e o mundo são completamente diferentes. O golpe de 64 foi possÃvel porque havia praticamente um consenso, entre as forças sociais dominantes, em favor do mesmo. As FFAA só entraram para marcar o gol de pênalti aos 45 minutos do segundo tempo. A ideia de um golpe com Bolsonaro ditador só encontra guarida em mentes rasas e doentias.
Não consigo imaginar as FFAA se rendendo em apoio a Bolsonaro para um autogolpe. O que ganhariam com isso? Não ganhariam nada, e perderiam muito! Um autogolpe colocaria o Brasil definitiva e imediatamente como pária global, precipitaria o caos, guerra civil e risco de fragmentação da unidade federativa. Ademais, Bolsonaro não se prestaria a ditador, pois não reúne as condições necessárias para tal, pois para ser ditador não basta ser intolerante e autoritário, é preciso muito mais.
Ele tentou o alto golpe quando mudou todos os generais do comando das forças armadas, só que não deu certo pq eles os militares são desonestos mas não são burros, apenas querem se beneficiar com mamatas e armamentos.
Estes fardados privilegiados em TUDO neste paÃs de tamanha desigualdade, deveriam se envergonharem de seus tantos privilégios ao verem tanta gente passando fome e eles se entupindo de picanha, cerveja puro malte, leite condensado e muitas coisas mais. Seus hospitais sobrando vagas segundo denunciou alguns órgãos de imprensa e muita gente morrendo sufocadas nas filas das Upas e um punhado de fanáticos gritando: intervenção militar!
concordo Geraldo, mas não são só eles tem o congresso inteiro, os ministros e funcionários do alto escalão que também tem suas mamatas, aà eles pensão por que não?, se os outros tem.
Que nada, as instituições estão funcionando... só que não. Democracia já foi há tempos com o "tchau, querida!" - que não foi impeachment, foi golpe de Estado (com o golpe de vista da imprensa e das "instituições funcionando", é claro)...
É mais um militar capacho do Bozo mas povo não se intimida!
Sabujos!!
Eles farão de tudo para não deixar Lula ser candidato contra o mito deles. Aguardem!
Pois é acredito que não também pq eles são desonestos estão aproveitando, então pq sairiam do governo para perder as benesses?,
Nao tem mais o que fazer porque nao tem apoio em nenhuma esfera da sociedade. E muito menos golpe, pois tem apoios dispersos e desarticulados...a nao ser quateis de PM's..que sózinhos nada conseguirao.
Não vão querer largar a picanha e cervejas puro-malte tão cedo
Simples solução. Pec a CF estipulando a pena de morte por enforcamento militares que se desvincular da obediência a constituição por dar golpe de estado no Brasil. E em praça pública.
Eu sei dá vontade, mas não se iguale ao fascistas e direitista extremista, é só desmoraliza-los.
Aliás, se formos observar a história do Brasil, veremos que nossos militares sempre foram inimigos da democracia
E inimigos do povo!
E não darão sossego à nossa frágil democracia. Farão esse jogo baixo de ameaças como se estivessem numa partida de truco. Verdade é que só não darão um golpe duradouro porque o contexto internacional não é favorável a um governo autoritário e imprevisÃvel por essas terras, ainda mais depois da derrota do padrinho Trump
O contexto nacional também não é favorável. Apoio popular Ãnfimo..empresarial pequeno,midiático menor ainda...e militar...só de Pm's
Garanto que eu dei mais tiros de espingarda de rolha no parquinho do este general em alguma guerra. Para que exército deste tamanho, metade da metade já bastaria para limpar os quartéis e fazer ginástica. E comem e bebem as nossas custas.
Então pedir respeito à constituição e independência dos poderes é golpismo!! Democracia é o STF prender deputado e jornalista? Vcs escrevem para a bolha teleguiada da Foice! Jornalismo no Brasil já era!
E o que você faz aqui, Napoleão?
Colegas, Napoleão é o carlicho! Um autoritário, defendendo o indefensável! Prometeu sair da FSP e continua por aqui com sua mente perturbada. Assine o correio do povo ou o correio brasiliense para encontrar as mentiras que o satisfazem.
Sabe o que os milicos fazem com doidos de hospÃcio? Botam no páu-de-arara. Pergunte pro Marcelo Rubens Paiva o que fizeram com o pai dele, o deputado Rubens Paiva? Era só uma conversinha. Nunca mais viu!
Napoleão de novo vai tomar cloroquina, desde quando o seu presidente respeita a constituição e a independência dos poderes se ele aparelha a PF, O Ibama, a Petrobrás etc. golpismo é querer destituir o STF e o Congresso como ele fez, atacar e pressionar a imprensa e fazer fake news para destruir a honra de pessoas. e Será que vc vai entender o que digo?, mas toma cloroquina antes se não vai dar
E qual deles respeitam..a CF...apoiam ditadura ..exaltam torturadores...promovem atos inconstitucionais..etc..
acorda, napoleão !
A musculatura do projeto de poder militar-miliciano representado pela 'candidatura pretoriana' encarnada pela dupla de filhotes da ditadura apologista da tortura fortaleceu sua musculação, com o controle das Forças Armadas manipulado pelo general Braga Netto, que foi escolhido, não por acaso, por ter sido o ''Interventor'' no Rio de Janeiro.
Quem não tem o que fazer além de coçar o saco. Sempre espreita um jeito de se promover dando apoio á indec~encia e ao mau caratismo
Quem lê este discurso imagina que as FFAA tem como função tutelar a vida polÃtica do PaÃs. É uma manifestação desabrida de desobediência à Constituição e de chantagem polÃtica, vinda de um militar que não respeita a lei, nem a própria farda.
É isso aÃ, mas os salários e aposentadorias vem direitinho.
Exatamente, Hernandez ! Concordo com você ! Assino embaixo !
Esse sem ver go nha desse general precisa responder judicialmente sobre os 80 tiros que o músico carioca tomou durante suas”gestão “ na segurança do RJ. Já esquecemos disso?
O músico e o pobre catador de papel, fuzilado junto O rapaz em breve, seria pai.
Pobre do paÃs que tem FFAA golpistas e de triste passado como nós temos. Pobre Brasil capturado e governado pelos capitães-do-mato.
Bota esses militares para capinar a beira da estrada que já acaba este fogo golpista. mente vazia, oficina do diabo.
Escória imunda.
Bruno , quantas bobagens escritas em um só artigo
Surpreenda-nos, sombra fútil a quem chamam Jackson, raciocine uma vez na vida.
é deixa o ferro aÃ, é até engraçado
Ferro pratica a autoimolação toda vez que toca uma tecla neste foro. É uma metáfora do 'atear fogo às vestes'...
Caro Sérgio, deixa o Ferro aÃ; não faz mal a ninguém.
Há de chegar o dia em que a Folha e seus leitores haverão de se livrar de Jackson Ferro.
A Venezuela é aqui. Um exército que tem a figura incompetente do Pazuello como um General de três estrelas é pretendendo a quarta estrela é um exército da República das bananas.
Me permita essa comparação nao vem ao caso ..Venezuela é outra situação e outra conjuntura...aqui é muito pior...
Bruno , foi assim que aconteceu o golpe de 64 , espalhando-se o boato de que havia ameaças à democracia. A FSP ajudou bastante a propagar esse boato ...
É só usar um vocabulário um pouco mais amplo que diz bobagem, hein, criatura?. Fique no ramerrão de sempre, sombra fútil a quem chamam Jackson, é mais seguro.
Vá estudar história, rapaz! Suas ameaças são ridÃculas!
Acho que esse elemento não tem espelho na casa dele. Ainda não descobriu que não é o paÃs da ditadura e pensa, se é que pensa, em ser o tutor do paÃs. Acho que ele deveria ir prá casa, ao invés de se tornar cúmplice desse descalabro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Militares mantêm escolta política e retórica golpista de Bolsonaro Voltar
Comente este texto