Ruy Castro > Bilhete a um jovem bolsonarista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um colunista como Ruy é a pessoa que consegue olhar em volta e expressar nosso sentimento coletivo sobre os fatos. Um privilégio pode ler seus textos.
Como sempre, comentário precioso. Adoro ler você na Folha.
- Mestre Ruy.
Perfeito!
Pode escrever um tratado, uma enciclopédia, caro Ruy, quem vive na bozolandia está numa realidade paralela. Mesmo com tubo na goela muitos ainda irão fazer arminha com a mão já que não estarão sedados por falta de medicamentos.
Ao ler o tÃtulo da coluna fiquei apreensivo, pois tendo conhecido texto anterior desse sujeito pensei que ele ia novamente recomendar morte a alguma pessoa.
Nada como uma boa carapuça, não é?
Sujeito? Quê petulância!
Até perdoo o fanático pelo bolsonaro: descobriu polÃtica em 2018 ou depois da facada! Assim, acha que o voto é uma procuração em branco que deve apoiar o escolhido pela eternidade.
Mais do mesmo. Nós contra eles. Nada para agregar. Tentar aproximar. Mais munição para a polarização.
Mais uma carapuça! Basta um texto inteligente para que quem não o compreende grite. Triste.
Problemas com interpretação de texto?
Muito bom o artigo. Pena que, como disse outro leitor, este jovem bolsonarista não vai ler. Foi preparado pelas fake News para não ler, a não ser suas publicações.
É isso, Ruy, o Brasil entrou pelo tubo.
A coluna parafraseia a obra de Rilke, um dos principais poetas do século 20. Um poeta indeciso entre a carreira literária e a militar: o jovem Franz Kappus trocou dez cartas com o escritor tcheco (1875-1926) entre 1903 e 1908. Após a morte, as correspondências foram compiladas no livro 'Cartas a um Jovem Poeta', uma de suas obras mais significativas. O jovem bolsonarista é miliciano, não lê carta ou bilhete, mas tem prazer de ir a teatros para quebrar cadeiras e espancar atores.
Pode ser também quem descobriu polÃtica em 2018 ou depois da facada. Então pensa que o voto é uma procuração em branco e tem que apoiar o cara o resto da vida!
Artigo pára ser recortado ou impresso e posteriormente colocado em quadro de boa moldura!
"bilhete a um bolsomita" - coisa inútil !. Bolsomita não sabe ler !
Infelizmente, mesmo os que passam pela provação em muitos casos parecem fechar os olhos para a realidade e a culpar o 'cumunizmo'... Tristes Trópicos
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O exemplo vem do cruel. Dentre os tantos crimes por ele cometidos, podem ser destacados: provocação e incentivo ao contágio pela falta do uso de máscaras, aglomerações, inexistência de vacinas por se negar a comprar, etc. Como se não bastassem, temos o general pesadelo e queiroga.
Se os maus exemplos vem lá de cima, como o não uso das máscaras, não evitar as aglomerações e outras medidas preventivas preconizadas pela Vigilância Sanitária e OMS, vão fazer o quê? Em que paÃs do mundo que um polÃtico vai propagar medicamentos sem comprovação cientÃfica para o tratamento da Covid-19? Esta é o nosso paÃs, que é o avesso, do avesso, do avesso !
Ruy tem razão, se esses "jovens" ficarem nos tweeter, canais e you tubes de sua seita, não vão entender nunca o que explicam cidadãos brasileiros de verdade: galera do Olá Ciência, Atila Iamarino, Nathalia Pasternak, Márcia Castro, Monica de Bolle, Juliana Lapas, Élida Graziane, Dr. Jurandi Frutuoso, Dra. Meriuze, Dra. Carla Pintas Marques, Pedro Hallal, Dr. Spilvik e tantos outros. Fé cega, desinformação , deseducação, matam . Viva o Sus !
Enquanto o risco eram com os idosos vi muitas familias manterem os contatos, atualmente vejo as familias preocupadas. Egoismo pq tda famÃlia tem seus idosos.
Falar em corrupção, Dias, tá lembrado daqueles 200 mil que a JBs passou para seu mito? Ele afirma que devolveu, mas o conservador jornalista Vilas garante que não. Tudo bem, concordo que foi uma corrupçãozinha de nada. Mas é que os caras pagavam de acordo o valor dos subornados. No caso, gente do baixo clero.
Dias, ao contrário da sua sugestão, não espero que o vÃrus visite ninguém. Nem mesmo aos bolsopatas negacionistas. Espero é que ele (refiro-me ao vÃrus) seja contido e expulso de nossas glebas. Mas, infelizmente sei que para isso temos que primeiro expulsar o outro vÃros.
Ruy, quando vejo o Bozo e gadomÃnions, sinto um gosto de hérnia estrangulada subindo à boca, como Flaubert sentiu um dia...
CarÃssimo, Ruy. O pior é saber que entre "aqueles que nunca mereceram uma palavra de solidariedade a uma linha de frente", ou seja, os médicos, muitos votaram no pária, e, estranhamente, ainda continuam o apoiando, receitando cloroquina e outros placebos. Vá entender.
Um bilhete aos velhos esquerdistas: "Parabéns a vocês por terem feito Copa do Mundo, OlimpÃadas , desviado dinheiro público com petrolão , mensalão sem o quê, terÃamos mais hospitais, condições melhores de educação , moradia e higiene ... o vÃrus agradece e, quem sabe, fará uma visita."
Mais uma resposta tÃpica dos minions. Argumentos, discussão, análise dos fatos e sobretudo entendimento sobre os acontecimentos não frequentam a fala desses coisos. Para eles qualquer pessoa que enxergue a realidade é um “petista”, mesmo os milhões que não são. Realmente não adianta uma “carta” inteligente. De fato nem desenhando.
Nei: o bozo foi da base parlamentar do Lula e faz de conta que ninguém sabe! Na época né dizia nada sobre corrupção e, como diz o Ciro, fazia das suas, nos nÃveis de sua parca dimensão.
Manola, sei lá se sou "esquerdista", pouco importa. O fato é que o SUS foi valorizado e ampliado nos governos PT. Quem mandou médicos cubanos embora por ideologia foi o Bolsonaro.
Prezado, deveria criar uma CPI para descobri o que o governo Bolsonaro está fazendo com a Petrobras. Venderam a Liquigás, o gás de cozinha teve um aumento preço , venderam a BR Distribuidora, venderam Gasoduto nordeste, plataformas, etc. Por último venderam uma refinaria localizada na Bahia por 1/3 do valor real que ela vale. Lembrando que o PT não vendeu nenhuma estatal , pagou FMI, luz para todos,etc. As olimpÃadas para mim foi uma coisa boa. Me fale agora um grande feito do Bolsonaro
isso foi a 5/6 anos, não existia pandemia, vá pensar por si mesmo, o "tratamento" "precoce" e inútil de *agora* do governo bolsonaro gastou 90 milhões de reais em tratamento precoce inútil, enquanto pessoas morrem aos montes por falta leitos, de kit intubação, etc, sabe o que é isso? nem deve saber, bolsomion rumina o que mandam ruminar! aff..
Kkkkk Manola isso que grudou na tua cabeça depois do curso do Olavo de Carvalho? O Brasil tem o SUS e um sistema de vacinação de ponta, se não fosse o teu mito da morte terÃamos dado exemplo! Tu não ficas c vergonha de expôr ideias tão rasas?
Ah, sim. CertÃssimo! A Copa e OlimpÃadas são motivos determinantes para o desinteresse em comprar vacinas, a promoção de notÃcias falsas e negacionistas, a falta de exemplo com relação a medidas de contenção do vÃrus e até para o cancelamento de compra de medicamentos e kits para intubação pelo Ministério da Saúde. Em tempo, as boas vindas do articulista são para pessoas como você.
Cale-se, Manola. Leia em silêncio o bilhete e cale-se.
Parebens para o bo zo e sua quadrilha por ter comprador vacinas e equipamentos a tempo graças às reservas que a esquerda deixo 5 vezes maior das que herdou ,,,,,wait a minute o bo zo nem mesmo assim comprou nada a tempo . Parabéns.
Governantes são eleitos na esperança de melhorarem o que está ruim e não de piorar o que está funcionando. Independentemente de as estruturas hospitalares terem sido relevadas ante corrupção e obras desnecessárias, os governos precedentes ao atual não negaram a a necessidade de vacinar a população e menos ainda opuseram-se a uma luta insana com aquilo que é praticado no mundo inteiro. Mas aprendi logo que a diferença entre a insensatez e a sensatez é que somente a segunda tem limites.
Cheerleader do miliciano corrupto. Seus pompom é amarelo, pra ornar com a camisa da seleção? Já tatuou o B 17 acima do cofrinho?
Mas fique sabendo, cara Manola, que nada disso impede o distanciamento social ou a compra de vacinas, viu?
Blá, blá, blá, blá... E o Bozo KHgando, hidiotas mugindo, facÃnoras agindo e zurrando. Vida que segue, como diz o outro.
Aliás, todos os governadores de então foram cúmplices da "Copa sem legado nenhum", até mesmo notórios conservadores, como o de São Paulo. Todos prometeram mundos e fundos e só ficaram mesmo os estádios.
Não havia só "esquerdistas" envolvidos nisso; lá estavam Roberto Jefferson, ferrenho aliado do bolsonaro, e o centrão, de onde ele veio e com quem ele está agora. O vÃrus, quem sabe, pode fazer uma nova visita ao presidente.
Obrigar um subordinado a puxar uma carroça, só pode ser coisa de bolsonarista mesmo. Parabéns general patriota. Não comemoro o fato mas tenho conhecimento de negacionistas falecendo de covid.
Não só esses fatores. A pandemia está revelando o baixo nÃvel cultural do brasileiro. Culpa da Educação Pública. Livrarias fechando. Alunos jogam fora livros recebidos.
Excelente Ruy, como sempre ! Como há muito já perdi a paciência com a burrentzia brasileira, sou ainda mais direto: que se salvem os maricas e padeçam de asfixia os negacionistas valentões.
Ruy Castro sempre direto ao ponto. Sua lucidez sobre qualquer momento que o paÃs passa, impressiona. Bravo!!!
Excelente texto! mas caro amigo Ruy a classe média brasileira continua apoiando este presidente. Infelizmente. Da minha grande famÃlia, só escapamos eu e umas poucas primas. *
De uma senhora: “No meu bairro ninguém acredita nessa doença. Não acreditam porque não querem” Pancadões na periferia da área metropolitana de São Paulo já é uma verdadeira religião. “A ignorância pode ser a chave da felicidade.” O ódio contra o covid-19. Marcaram uma festa bem barulhenta em frente a um hospital.
Aplaudo o texto, mas na minha incredulidade renitente, duvido que qualquer argumentação consistente possa alterar o pensamento e as ações dos seguidores da seita bolsonarista, principalmente os mais jovens, que são aqueles que passaram a sofrer as consequências da doença. Se fossem instados a ler a coluna e, ao final, explicar o que entenderam, provavelmente, a conexão entre seus neurônios expeliria um conhecido chavão dos leitores deste espaço : _Teu choro é livre, Ruy.
Valeu o esforço mas os fanáticos neo fas cis tas não compreenderão nada. Se pudesse condensar esse maravilhoso texto em um meme com muito ódio talvez eles entendam
Excelente texto!!!
Bolsonaristas não lerão esse bilhete mesmo!! A Folha e seus escrevem para os seus!!
Mas vc leu.
Infelizmente, jovens bolsonaristas, por suposto, não lerão esse bilhete. Ele deveria ser mandado por Zap, com apenas uma décima parte dessas sábias palavras. Triste mas é verdade.
Pelo zap e com figurinha, que é o nÃvel de entendimento deles.
Não é novidade que falar a verdade neste paÃs virou motivo de chacota e coisa de esquerdista... É mentira, e conversa de comunista, que até ontem, 20/04, morreram 378.530 brasileiros e brasileiras. Que Deus tenha piedade desses ignorantes.
Resumo do Ruy: aguarde nego, sua hora vai chegar. Vai zurrando enquanto pode, porque depois será só gemido.
texto de pseudojornalista militante de esquerda, muito condizente com suas convicções polÃtico-partidárias.
Raimundo, se não for intubação, vai ser camisa de força.
Raimundo, Você já deve estar devidamente vacinado embora certamente negue de pé junto. E segue sua vida de gado!
Chora, Raimundo, chora...
o pseudojornalista pertence ao grupo dos querem o paÃs na sarjeta social-econômica, uma vez que seus Ãdolos não morreram, mas sim quebraram o nosso PaÃs. Acorda, Brasil !!!!
Ruy Castro produz textos maravilhosos com a agilidade e precisão de um croupier que dá cartas. Leu gibis demais na infância mineira. O que impressiona ainda mais que o jovem estúpido e iletrado que aglomera, cravado no artigo, é o médico que prescreve mezinhas, poções e elixires com diploma pendurado na parede e CRM-CRIM pendurado na carteira. Enfeitado de jaleco e estetoscópio. Esses, só com ozônio no fiofó.
Concordo. Hestúpidos há às mancheias em todos os quadrantes e postos de trabalho, mas me surpreende, muito, e todo dia, encontrar médicos pró-bozo sob o conivente silêncio do Conselho Federal de Medicina. Inacreditável o que fez com as mentes dos médicos nacionais o rancor contra aquele partido que trouxe de fora os profissionais do Mais Médicos, que, sintomaticamente, foram se enfiar onde nenhum dos profissionais do Brasil foi ou queria ir. Rancor mortal. Vão prestar contas.
Adonay, num 'dianta ozônio, não. Nem cloroQuina nebulizador - bem, esta, quando mata, ajuda, ao menos neste caso. O que pode ter efeito é um saudável coquetel antipsicótico, tipo um haloperidol concentrado em supositórios .50 (a sutileza do calibre eu credito às séries de TV, repletas de informações sobre armamentos e calibres)
PaÃs dos Bruzundangas .
Texto envolvente e verdadeiro. Ainda tenho parentes que somente um choque de falta de ar de um pai, mãe ou irmão é capaz de traze-los para o brasil onde Bolsonaro sai rapidamente de um patriota/mitológico pra condição de agente da morte.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Bilhete a um jovem bolsonarista Voltar
Comente este texto