Marcelo Viana > A polêmica dos números negativos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Alberto Brettas

    É bom que a Folha continue a aproveitar os artigos de Marcelo Viana, que representam uma ilha de conhecimento, cercada de confusões e ignorância; "ignorância", no sentido normal, de ser ignorante, como sou em Química, por exemplo. É triste vivermos num País onde poucos conseguem perceber o quanto são enganados pelo mau uso dos números, que fazem parte de nossa realidade, por muitos políticos.

    Responda
  2. Luis Antonio Oliveira

    Só não entendi a foto das cadeiras.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Deve ser "Quem sentar nas vermelhas, ficará devendo a conta toda", he, he...!

  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A Matemática é Linda. E chata... A Fisica colocou ela no colo e disse ... Vc tem Razão mas é preciso olhar em volta ....

    Responda
    1. Márcio Alves de Lima

      Sem a Matemática, a Física não é NADA.

    2. Luis Antonio Oliveira

      Sem a Matemática, você pode olhar em volta mas não vai entender nada. E nem explicar!

  4. Vito Algirdas Sukys

    A formalização da aritmética confere algum estatuto empírico aos números negativos? Ou a resposta a essa pergunta nos remete se vemos a matemática do ponto de vista intuicionista ou do ponto de vista empírico? Frege tenta construir toda a matemática a partir da aritmética .E Cantor da teoria dos conjuntos. Russel mostra uma antinomia nos dois sistemas. Como devo interpretar os números negativos? Pela teoria intuicionista da matemática ou pelas teorias empíricas??

    Responda
    1. Sérgio Luís da Silva

      Interprete como você quiser, desde que saiba usá-los. 

  5. Vito Algirdas Sukys

    Gödel era adepto do Círculo de Viena. Antes do Círculo havia uma visão não-empirista da matemática de acordo com a qual o conhecimento na matemática é baseado na intuição pura ou razão pura. Mill via os teoremas da lógica e da matemática como de natureza empírica como conhecimento sobre eventos observados, uma visão que embora preserve o empirismo é insatisfatória. Gödel mostrou que qualquer sistema formal da aritmética é incompleto e incompletável; pelo teorema da incompletude de Gödel.

    Responda
  6. José Cardoso

    Depois que nos acostumamos parece óbvio. Nunca me esqueço de um teste de avaliação para matrícula numa escola no Rio, vindo de outra cidade (onde o ensino estava mais atrasado). Havia uma questão com números negativos, dos quais nunca tinha ouvido falar.

    Responda
  7. José Roberto Martins Filho

    Meu comentário diz respeito ao estímulo para que Marcelo Vianna continue sempre a publicar. A matemática é a beleza universal e significa o comovente esforço do homem em busca da compreensão absoluta. É muito interessante pensar que é justamente o mistério que impulsiona e motiva as mais belas realizações do homem. Sem o mistério tudo seria o tédio.

    Responda
  8. GUSTAVO O L JUNIOR

    Nossos obrigados a tantas mentes e seus empenhos! O entendimento que temos hoje do mundo não seria possível sem a contribuição de tantos notáveis e, muitos mais, anônimos!

    Responda
    1. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

      Sim, temos muito a agradecer...Essas pessoas que deveriam ser os verdadeiros VIPs, famosos ou milionários e não atores e cantores construídos pelas mídias, cujas obras não duram 6 meses.

  9. Thiago dos Santos Molina

    Fascinante como algo, hoje, tão trivial q se ensina a crianças de 12 anos de idade, tenha dado bug na cabeça de Leibnitz, q achou melhor usá-los sem reclamar.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.