Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Torres Godoy

    Para onde vai dinheiro das emendas parlamentares? Quem adivinhar ganha 1 real, isso porque todo mundo sabe para onde vai. O povo ou seja os Bnanas Boys adoram fazer papel de bnana.... Vamos, que o Brasil é deles......

    Responda
  2. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Considerando que muitas obras são superfaturadas nesse país, conseguimos entender a guerra para a liberação dessas emendas.

    Responda
  3. Jorge Bittar Neto

    O seus números estão errados. O gasto com previdência e assistência social não passa de 25%, olhe a execução do orçamentos federal. O peso dos gastos públicos está no pagamento da dívida, amortização e juros que ficam em torno de 40% de todo o dinheiro arrecadado, e cresce descontroladamente, ano passado aumentou em 33%, ou 334 bilhões! Porque ninguém nas grandes mídias fala disso? Porque sempre escondem esse fato e esses números assustadores? Ignorância ou má-fe? Tenho minha dúvidas

    Responda
    1. Jorge Bittar Neto

      O percentual informado realmente toma por base a arrecadação, de 1,5 trilhão, porém está se falando de gastos, que foram de 3,53 trilhões em 2020. Portanto a informação está errada e induz o leitor a erro, maquiando, pra variar, o gasto de 1,38 trilhão com a dívida pública em 2020, que paga juros exorbitantes e sem paralelo no mundo, está fora de controle, fora do teto de gastos e é inauditada. Disso o articulista não fala. Ninguém na folha e nas demais mídias de repercussão fala.

    2. José Cardoso

      Os dois estão certos. O colunista está falando do percentual em relação à arrecadação. Você do percentual em relação aos gastos (incluindo rolagem da dívida como despesa corrente).

  4. Ana Pi

    Pro meu bolso é que não vem!

    Responda
  5. Stefano Domingues Stival

    Cenário animador e perspectivas alvissareiras para o futuro. Somos abençoados.

    Responda
  6. Caio Cunha

    Brilhante, Vinícius. E este teu artigo de hoje talvez contenha algumas das explicações para o que v apontou em outro, recente, "A geração dos jovens que não verão país nenhum". Perguntinha que não quer calar: v. vê alguma solução que não precise vir "de fora da caixinha" ?

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Ele não só dança miudinho, como pia fino, ao não fazer nenhuma crítica para onde vai o dinheiro das emendas parlamentares. Entretanto, fala grosso quando se trata dos recursos federais destinados aos Estados e Municípios para combate à COVID, fazendo confusão proposital entre remessas determinadas pela Constituição Federal, obrigatórias e em maior montante, e as voluntárias. E, ainda quer redirecionar a CPI do Senado. Por que será?

    Responda
  8. Ronald Fedalto

    Esqueceu de falar que emenda é fonte corrupção

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    Para obras que só atendem aos desejos deles e não do povo, pode comprovar nas inúmeras obras que estão ai nos municipios paradas, sem uso, dinheiro publico desperdiçado, mts vezes construídas por empresas ligadas aos parlamentares para financiar campanhas vindouras. Isso foi toda vida, se a cgu fizer um levantamento verá. O governo federal fica cm 60% das receitas justamente para essa benesse das elites, esse é o modelo herdado do coronelismo nunca rompido. Algumas tem um fim melhor na saúde

    Responda
  10. José Cardoso

    Dourou muito as emendas. A finalidade constitucional do congresso é criar novas leis ou modificar ou melhorar leis existentes (LSN por exemplo, ou legislação sobre drogas, armamento ou aborto). Além de fiscalizar o executivo, principalmente suas contas. Quem faz obras são os executivos locais ou o federal. Parlamentar patrocinando obra com dinheiro público é propaganda eleitoral (além dos gordos fundos partidário e eleitoral).

    Responda
  11. JOÃ O MUCCI

    Este é o Brasil, o eterno país do futuro, com sua democracia de faz de conta e seus políticos espertalhões e caras de pau.

    Responda
  12. JOÃ O MUCCI

    Este é o Brasil, o eterno país do futuro, com sua democracia de faz de conta e seus políticos pikaretas e espertalhões.

    Responda
  13. Eurico Xavier da Silva

    Só as filhas do Nelson barbudo abocanharam mais de dois milhões que compraram gado e por aí vai quase tudo prós parentes e amigos e o povão idiota ficam postando coisas do Lula que não é nada no momento

    Responda
  14. Luís Cláudio Marchesi

    Emendas parlamentares vão para os currais eleitorais. Para um deputado, se houver amigo-empreiteiro interessado, melhor ainda. Ajuda no fundo de campanha e atende ao seu curral

    Responda
  15. MARCIO Gionco

    Excepcional artigo, dá noção e perspectiva. Excelente

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Prezado Marcio, obrigado por ler a Folha, a coluna e pelo comentário gentil.

  16. Ayer Campos

    Não acredito em melhoria política no bananão enquanto perdurarem emendas parlamentares individuais (e verbas de gabinete para 'rachadinhas' e cartões corporativos e etc.)

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Você foi ao ponto certo, deveriam os projetos partir do governador de cada estado, e mais, o governador teria também de arrecadar mais.