Opinião > Brasil deve ser protagonista e não pária do clima global Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Bolsonaro 2022!

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Tem credibilidade abaixo de zero . O desmatamento entre 2003 e 2005 era o dobro do realizado em 2018 e 2019 .

    Responda
  3. Marlon Marcos Vieira Passos

    Lula 2022!!!!

    Responda
  4. ALEXANDRE DE CASTRO

    O Brasil é uma Jabu ti caba mesmo, vai ser eternamente um país pa ria!!! Um ban di do con de nado em se gunda ins tância ( e abençoado por mano bras polí ticas no STF) e uma me dío cre depu tada da fac ção cri mi nosa (pt) se achando!! Teriam que ter o mínimo de mo ral para opinar sobre qualquer assunto!!!

    Responda
  5. Peter Janos Wechsler

    A política ambiental do governo Bolsonaro é um desastre. Salles é um facínora nefasto. Mas, não devemos perder o contato com a realidade. Nunca se desmatou tanto como durante o governo do Lula. Não há partidarismo e saudosismo político que possam cancelar este fato. Esperemos que a pressão internacional surta efeito.

    Responda
  6. Fernanda Guardiano

    Saudades do tempo em que o Brasil era respeitado, exemplo de condução na pasta do meio ambiente.

    Responda
  7. Marco A B Santos

    Aos puxa-sacos de plantão : Há uma musica feita para vocês, para ser cantada (idolatrada ?) nestas horas : " Por que me arrasto aos seus pés..." Que gesto mais feio e servil !

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    Tem credibilidade abaixo de zero . O desmatamento entre 2003 e 2005 era o dobro do realizado em 2018 e 2019 .

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Amazônia Legal: Em 2003 houve um desmatamento de 25,4 mil km quadrados, em 2004 27,8 mil km quadrados, em 2019 9,8 mil km quadrados. De 2019 para 2020 houve um aumento de aproximadamente 37%. Estes são os dados oficiais. Em nada sustentam o artigo. Os mais altos desmatamentos ocorreram no governo dos escribas. Isto não significa que não continuam vergonhosamente altos. Mas, não é para cantar de galo com este retrospecto.

    2. Peter Janos Wechsler

      Esta é a pura verdade. Depois houve uma melhora. Mas os podres não são mencionados. em propaganda.

  9. cesar schumacher

    Texto lúcido e necessário, digno de um estadista. E a bem da verdade, estivemos em outro patamar sob sua presidência, com ministro parceiro e não inimigo do meio ambiente. Havia crescimento do agronegócio com responsabilidade ambiental, ou ao menos fiscalização efetiva para reduzir a voracidade exploratória.

    Responda
    1. ALEXANDRE DE CASTRO

      Só no Brasil mesmo, chamar ban di do cor rupto de "estadista". Só pode ser o gado esquer do pata navegando na maionese!!!

  10. Mario Donizete Pelissaro

    Valeu pela lucidez , bom senso e coerencia do texto digno de um estadista. Preservar e estar do lado das grandes potencias neste assunto, fortalece politicamente o país, empodera e põe o Brasil no centro das discussoes e com certeza atrairia investimentos. Lula 2022, esperemos

    Responda
  11. Valdeci Gomes

    Há uma Luiz no fim do túnel escuro e obscuro.

    Responda
  12. Valdeci Gomes

    Falou um homem de conhecimento e atitude. Lula é mais que um ser humano, é uma ideia, que por isso mesmo ficará para sempre nas mentes do brasileiros, dos mais humildes aos mais intelectuais.

    Responda
  13. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Muito bom!

    Responda
  14. MARIA ALVES

    Quando leio um texto desses, vejo uma esperança. Há vida inteligente no Brasil.

    Responda
  15. Marco A B Santos

    alexandre e adriana. Quando as "coisas feias" de seu ídalo e símbalo aparecem, vocês somem... estamos acostumadinhos.

    Responda
  16. Alexandre Miquelino Levanteze

    Lula 2022 sem dúvida!

    Responda
  17. ADRIANA QUEIROZ

    Isso é fala de Estadista! Lula2022!

    Responda
  18. Marlon Marcos Vieira Passos

    Desesperado e contundente o nosso grito de Fora Salles!!!!! E a derrocada de quem trabalha contra a vida do planeta!!!!! De quem governa fora da responsabilidade ambiental atado ao capitalismo demolidor da esperança para a nossa e de futuras gerações coexistindo com as nossas humanidades e com tudo que nos cabe e nos faz natureza.

    Responda
  19. Luciano Napoleão de Souza

    Censura logo cedo?

    Responda
    1. Eduardo Rott Malheiros

      Marco, fique tranquilo que não preciso de sua orientação. Possuo bom material para leitura. Abraço e boa semana!

    2. Marco A B Santos

      Dr. eduardo, se não tem o que dizer, cale-se. E leia. Leia a Veja de 08/06/2005. V.E.R.G.O.N.H.A. !!! Criminosos Não merecem prêmios, dr.eduardo.

    3. Eduardo Rott Malheiros

      Dr. Luciano, a Folha censura fascistas.

  20. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A Folha tirou o Aécio porque ele foi pego em falcatruas. Certíssimo. Agora dar espaço para estas duas escórias é de dar nojo. Ser um jornal de esquerda faz parte da democracia .Panfletagem cabem aos partidos. Melhor dar uma coluna para Beira Mar.

    Responda
    1. Régis Cava

      Quer mais escória do que os ocupam o planalto hj? ACORDA!!!!

    2. Klemens Laschefski

      Teria algo para contribuir ao conteúdo? Algum dia até o último enganado do Moro e do Bolso deveri!m abrir os olhos e ver que aqui não falaram esquerdista mas sim pessoas que tem acabeça no lugar. E o Lula é o único no momento, que consgue recuperar a confiança no nível internacional e criar um ambiente em que a economia pode se recuperar. Como depois tanto estrago nos últimos 4 anos tem ainda gente que não enxergam isso?

    3. Rudrigo Burghelea

      Concordo em gênero, número e grau!

  21. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Os maiores corruptos na história do Brasil. Só para lembrar, que foi no governo LULA, o maior desmatamento em termos absolutos em toda a história.

    Responda
    1. Klemens Laschefski

      Não, é o governo Bolsonaro que é sobretudo genocida.

  22. João Perles

    Por mais reparos que eu tenha a fazer em relação aos mandatos petistas, inclusive em relação ao meio ambiente, é incontestável o fato de que os desmantelamentos promovidos pelo governo atual são exemplos do que há de mais deplorável e criminoso em gestão pública. Em 2022, para além de buscarmos alternativas viáveis, as eleições serão o instrumento para resgatarmos o país da incivilidade bolsonarista, marcada por fundamentalismos esdrúxulos que tanto nos envergonham.

    Responda
  23. Claudio Belodi

    Dois párias.

    Responda
  24. jose mário fonseca

    Os cães ladram enquanto a caravana passa,vamos Luiz Inácio!Savar o Brasil,2022 está aí

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      No caso de Lu-la é o inverso: O cão passa enquanto caravana o chama de la-drão!

    2. jose mário fonseca

      *SALVAR

  25. Eldo Eloi

    Como já dizia um ex-Presidente dos USA: "Lula é o CARA". Lula 2022!

    Responda
  26. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Onde vai toda a madeira ilicitamente extraída?, porque os Países da cúpula do meio ambiente não diminuem os tributos aos veículos elétricos ou pelo menos aos híbridos?, quem tem interesse e monopólio da energia suja?, é isso que temos que atacar. Adjetivar e ofender não leva a nada. a responsabilidade é de todos não de uma parcela da sociedade. Antes de ser atacado, não tenho nenhuma filiação partidária.

    Responda
  27. Andre Ferraz de Toledo

    Eis o cara

    Responda
  28. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Concordo, não podemos culpar aos que já destruíram o pais com a corrupção. Mas esses 30 representantes do Povo que enviaram cartas para evitar investimentos em favor do Brasil eles sim tem muito de culpa. Agora se de algo o Estado brasileiro tem responsabilidade é em permitir que multinacionais continuem Usufruindo de nossas riquezas, e são essas mesmas empresas que atacam o Brasil para continuar roubando o pais.

    Responda
  29. Denise Maria Osborne

    É muito triste ver toda a destruição do meio ambiente! Que esta cúpula possa ajudar a colocar a questão da natureza e do meio ambiente como ponto central do nosso país!

    Responda
  30. Richard Lins

    O único argumento do gado é que o PT foi corrupto. Não existe mais PT desde 2016! Teve Temer, tem Bolsonazi a 2,5 anos... nem Ciro, nem Doria, nem Huck fizeram qq diferença na melhora do Brasil! Ninguém, da centro-esquerda até a extrema direita tem algo a apresentar além de promessas...

    Responda
  31. Helio Sisco

    O PT protagonizou a maior cor ru p cão da história do Brazil. Talvez do mundo . Resultado: eleição do radical despreparado Bolsonaro. Quem virá a seguir? Existe alguém na política brasileira capaz e com vontade de construir um país melhor? Ou elegeremos mais do mesmo? A tendência é que teremos que escolher o menos ruim. Enquanto não voltarmos nossos olhos para o legislativo, elegendo deputados,senadores e vereadores comprometidos com a boa política, nada mudará.

    Responda
  32. Waldo Assahi

    Naquela época, o Brasil era o Brasil... hoje, o Brasil é a Muzema.

    Responda
  33. josé Roberto de Menezes

    O Brasil fotossíntese antecede a Cabral. Quem destruiu e como ressuscitar os sonhos dourados de Antônio Fernandes? Um direito dos Amazonidas ou um palanque de organizações internacionais.

    Responda
  34. Valter Luiz Peluque

    Nos anos de governo petista, o Brasil era um país que nos dava orgulho . Veio o golpe neoliberal e destruiu um sonho, com lawfare, com interesses espúrios e nós jogaram nessa vala vergonhosa neofacista e genocida. Tudo por ambições de poder político e financeiro de uma elite absurdamente reacionária.

    Responda
    1. Klemens Laschefski

      Esta confundindo as coisas: nunca o Brasil foi tão medíocre como atualmente com um governo corrupto, nepotista e mentiroso como o Bolsonaro comprovou hoje mais uma vez. E para tudo isso tem provas e não apenas "convicções".

    2. HARRY RUTZEN JUNIOR

      De qual cartilha esquerdista você tirou esta perola da mediocridade?

  35. LUDMILA BRANDAO

    Certamente houve erros nos governos do PT, como em todo e qualquer governo, mas seus acertos garantem o lugar de melhor governo que o Brasil já teve. E isso que está aí, destruindo diariamente tudo o que conquistamos, é responsável pelo inferno em que estamos vivendo. Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Relações Exteriores e etc.... tudo sendo reduzido aos interesses milicianos de uma família e seus asseclas.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Não seja modesta, Ludmila! Não houve erros nos governos do PT. Houve o maior assalto ao dinheiro público da história da humanidade!

  36. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

    O analfaladrao e amante da planilha da Odebrecht. A verdadeira dupla dinâmica de assa$$lta$$$tes. Cuidado com as carteiras!

    Responda
    1. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Tadeu, o recado está dado. Quando vc for no comício dele, cuidado com as suas economias.

    2. José Tadeu Barros

      Tudo bem, mas o que você achou do texto? Tem reparos a fazer? Quais? Detectou alguma men tira? Qual (is)? Ou vai ficar no "não li e não gostei, mas quero palpitar"?

  37. Rodrigo Jambeiro

    O governo petista teve altos, mas também teve suas baixas na questão da proteção. Um exemplo claro foi a construção da usina de Belo Monte, que desde aquela época já mostrava que teria impactos no equilíbrio ambiental da região. Porém, nem em mais de uma década que o PT ficou no poder, o país regrediu tanto na questão ambiental como estamos vendo hoje. Muito menos ficamos com um fama internacional tão ruim. Honestamente, só quero que 2022 chegue logo. É preciso dar um basta no governo atual.

    Responda
  38. Marcelo Rod

    "Esse é o cara. Eu adoro esse cara. Ele é o politico mais popular do planeta. É pq ele é boa pinta"...Sera que um dia qq lider do mundo dira isto ao mito. Qq um que tenha relevancia minima...Numm vai

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Você sabe muito bem que ele já se retratou. rsrs

  39. João F Arantes

    O governo que foi protagonista como o mais corrupto da história, quer dar palpite na questão clima. Poupem-me /João Arantes

    Responda
  40. Alfredo Azevedo

    Temos nesse texto à quatro mãos o painel, nítido do que éramos, e do que somos em relação às questões climática, e já do conhecimento mundial. Conhecimento mundial que tem nos custado um preço, deveras alto. Tudo o que o Bolsonaro e acólitos disserem nessa cúpula, conduzirá boa carga de mentiras; o que também não será novidade. Há uma ansiedade na sociedade, sobremodo na parte que acreditou nessa fantasmagoria, que esse desastre se encerre e que possamos ser olhados com o respeito que merecemos

    Responda
  41. João Teixeira de Lima

    Quem conhece e acompanha a história sabe muito bem que desde Collor até 2018, tínhamos o que falar do meio ambiente. Atualmente é só destruição, se não houver um breque a tendência é tudo virar poeira.

    Responda
  42. NORTON CANDEMIL PEREIRA

    Ora, ora, palpiteiros de plantão que por sorte não destruiram o Brasil.

    Responda
  43. Peter Janos Wechsler

    Quem foi o ghost writer ?

    Responda
  44. william martins

    Tem que ser muito otário pra assinar a Folha pra ler Lula,que não saber ler e escrever, falar essas asneiras

    Responda
  45. Anúbis Rá

    Sem comentários sobre esse texto. Agora a Amazônia tá salva das garras do Tucano Salles Amigo de Madeireiro e seu Chefe do Comando Maluco. Menos blá-blá-blá PT! Vcs não enganam mais a ninguém. Se não se unirem em torno do Ciro Gomes, apesar de aloprado, bem preparado, vcs vão amargar mais uma década no ostracismo.

    Responda
  46. José Oliveira

    Estamos salvos! o Coringa e a Arlequina em defesa de Brazil City, ou o que sobrou dela. Esconda-se ou corra Charada...Ou ferrados?

    Responda
  47. Joao Nash

    Uai, mas ninguém contribuiu mais para a eleição do Bolsonaro que o PT... eu sei que a ombudsman acha que a Lava Jato é culpa da justiça e não do PT e que a crise econômica de 2014-2016 é culpa da elite e não do PT, mas o fato é que governos ruins ajudam muito a eleger radicais. Vejam os casos de Chaves e Fujimori por exemplo.

    Responda
    1. Marco A B Santos

      benassi, mais um dos "esquecidinhos" simpatizantes. Capa da Veja de 08/06/2005. V.E.R.G.O.N.H.A. !!!

    2. MARCOS BENASSI

      Traição, golpe e longa campanha do pessoal da grana são excelentes pra botar sssaafado no poder também. Não que eu ache o PT uma maravilha, mas dá licença, né, colega leitor?

  48. João Braga

    Os petistas tem o texto que algum ambientalista escreveu para eles, são "otimos" fora do governo. Dentro foi o que vimos. Preservar uma floresta de dimensões maior que vários países europeus somados, rica em recursos naturais, e com uma população de 20 milhões de habitantes é complexo. Países do hemisfério norte destruíram suas florestas, e com uma matriz energética poluidora agem com hipocrisia apontando o dedo. Devemos cobrar essa conta, e os altos custos dessa preservação.

    Responda
    1. João Braga

      Marcos Benassi, vc é que não entendeu. Com Bolsonaro, ou com Lula, ou o general Custer, não importa, existem vinte milhões de pessoas lá nesse imenso território querendo subsistir de um modo ou de outro... Enquanto não conciliar isso....

    2. MARCOS BENASSI

      João, você, pelo visto, nada viu, porque não quis - e ainda não quer. Há números confiáveis relativos ao aumento do desmatamento, não há o que defender no Bozoverno no que tange à gestão ambiental, se é que há alguma coisa em qualquer esfera. Não tergiversa, João, não adianta apontar o dedo pra KHagada do outro, aquilo que o Bozo faz e joga no ventilador se chama estrume, e nos atinge a todos.

  49. osmar Carneiro

    Apoiem Ciro que essa agenda entra no radar

    Responda
  50. MARCOS BENASSI

    Prezadíssimos seu Luiz Inácio e dona Gleisi, isso é papo de estadista, foi bonito. Não tiro uma vírgula, senão para um ajuste: sermos verdes não é vocação, é oportunidade. Se não temos indústrias de altíssima tecnologia, como uma Singapura pobre desenvolveu em curto período, é por conta de nossa história desoladora. A oportunidade é fazê-lo esverdeadamente agora. Tomara que uma ampla frente anti-Bozo dê conta de mudar rumos, mas o PT tem que baixar a bola, de leve.Só o suficiente, não mais. Sim?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.