Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    A colunista perde uma boa oportunidade de educar as pessoas em relação a um tema que é crucial para todos. O desafio ambiental é muito mais complexo do que se imagina, pois requer algo que parece impossível: um sistema capitalista sem crescimento econômico. Uma maneira de atingir esse objetivo seria através da estabilização da população, um tabu para muitos. Uma segunda via seria que a população mundial atingisse um nível satisfatório de consumo e passasse a se comportar como os Escandinavos.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Em ambos os casos, para que tenhamos alguma chance de evitar a destruição do Planeta, a erradicação da pobreza e a educação plena são condições sine qua non. Isso somente será possível com uma mudança radical de mentalidade daqueles países ou pessoas que acumularam grandes riquezas. Enquanto persistir a insaturação da demanda individual, o excesso de oferta de mão de obra e a distribuição desigual do capital, continuaremos a assistir a degradação do ambiente até o ponto de não retorno.

  2. Everardo Vieira Gouvêa

    Apenas discordo do seu texto no ponto em que vocês defende a cláusula democrática da UE. Hungria e Polônia estão em direção a Governos autocráticos e a UE pouco faz em razão do seu enfraquecimento desde 2008. As instituições supranacionais estão falhando e muito.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Presadíssima Dona Hermínia, posso acrescentar? E olhe, olhe e olhe novamente, com cuidado, e olhe lá. Metas e métricas de curto prazo, aferidas diligentemente e por fontes e mecanismos variados. Por que de mentiras oficiais, o país já está de saco cheio - o país não, perdão, a parcela bípede e provida de neocórtex, uns 60 ou 70% da população. Na cópula de líderes, será oferecida a proa ambiental, mas vão querer entregar mesmo é a nossa popa. Na-na-ni-na, é hora da popa do Bozo, sem concessões.

    Responda