Opinião > Em perigo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luís Carlos da Silva

    Simplesmente pelo amor ao debate, perigo para a imprensa ou para os (interesses) grupos econômicos que controlam a grande mídia ? Existe opinião pública ou o correto seria opinião publicada ????

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Só para registro. A Folha adora fazer comparações do governo Bolsonaro com os governos petistas quando é para denegrir esse último. Seus leitores querem saber agora qual a comparação que faz a Folha? Por que se esqueceu dessa vez?

    Responda
  3. ROGER HOEFEL

    A liberdade de imprensa é fundamental para a democracia: óbvio e ululante. Contudo, esta folha deveria refletir sobre a relação entre manipulação da info e a falta de credibilidade atual da grande mídia.

    Responda
  4. Irineu Dourado Oliveira

    Só um comentário. Quando que a grande mídia, inclusive esta Folha, fará uma avaliação crítica e honesta quanto a responsabilidade por ajudarem a eleger o atual presidente do país. Eu sei o que fizeram de 2016 para cá. Qual é parte desta Folha nesta situação ?

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    Contrário ao que afirma o texto, o grande enigma é como várias democracias conseguiram sobreviver tanto tempo com um sistema de media que na maioria dos casos passa longe dos mitos que propagam? Essa foi a pergunta feita por R. Gunther e A. Mughan em 2000. (The media in democratic and nondemocratic regimes: a multilevel perspective. In Democracy and the Media: a Comparative Perspective.). Os autores concluem que a contribuição da media para a democracia é insignificante, ou inexistente.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Antes que alguém pegue a borduna, explico. Ainda que tivesse mandato, a media simplesmente não está estruturada intelectualmente e nem possui instrumentos para desempenhar as atividades de guardiões da democracia e cão de guarda do governo. Para isso teria que dispor de instalações semelhantes a da NSA (National Security Agency), numa área de 4.500 metros quadrados abarrotados com todo tipo de equipamento de ponta para espionagem e escuta. Mesmo assim a NSA não foi páreo para o Edward Snoden.

  6. Paulo Silva Barbosa

    Como dizia no passado : "O preço da liberdade é a eterna vigilância ". É explícito a política em desmoralizar a imprensa, onde em diversos poderes, existem membros de plantão para divulgar fake-news contra órgãos da imprensa e jornalistas que na visão destes divulgadores não rezam suas cartilhas.

    Responda
  7. Claudio Belodi

    Na categoria de animais, os caras dos Repórteres Sem Fronteiras que falam do Brasil, deveriam cobrar a corte da Venezuela, sob o comando de Maduro, que condenou jornal a indenizar ditadores., por ter dito apenas verdades.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      preocupe-se com seu país que está igual a Venezuela.

  8. Evando de Abreu

    Bolsonaro nunca censurou ao passo que o stf sim. O jornalismo daqui e da globo caiu muito de qualidade. Isso sim.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Bolsonaro não precisa censurar porque ele persegue e mata. Muito mais eficiente que a censura

  9. Luís Cláudio Marchesi

    Há que se separar o Jornalismo de verdade e o besteirol publicado em redes sociais. Parece que hoje qualquer um que escreve é "jornalista". Obviamente, o ranking aponta profissionais de veículos responsáveis e sérios. A violência contra profissionais de Imprensa (física e jurídica) cresceu na gestão Bolsonaro. Mas não deixemos de registrar que o PT queria o controle das mídias. No frigir dos ovos, ambos em ameaça à liberdade de Imprensa

    Responda
  10. Herculano JR 70

    Há uma diferença entre liberdade de imprensa, extensão da liberdade de opinião mas praticada por detentor dos meios de comunicação se torna liberdade da imprensa q é a construção da noticia conforme os interesses dela. Usou e abusou de sua força persuasiva, mas perde espaço para os outros meios hoje disponíveis, bem como sua liberdade da imprensa. Eu prefiro uma mídia livre mas ela tem ajudado pouco reprodutora de poder q sempre foi ainda q se valha de denuncias eternas..

    Responda
  11. Fatima Marinho

    Faltou no editorial a Folha dizer que falhou ao não alertar os leitores, em 2018, que Bolsonaro não era um candidato do campo da democracia. Recordo que a Folha disse em editorial em 2018 que os 2 candidatos eram do campo democrático. Agora a Folha deve repetir mil vezes erramos naquele editorial de 2018, induzimos o leitor ao erro. Vão querer esquecer que vcs apoiaram o genocida?

    Responda
  12. José Alves

    Interessante e só mesmo tempo incoerente, ataques contra jornalistas não pode mas contra o presidente pode. Temos total liberdade de imprensa, só mudaram os veículos de comunicação.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Quem ataca e destila ódio eh aquele que vc chama de presidente, o Genocida.

  13. Adailton Alves Barbosa

    - É lamentável os ataques grosseiros que sofrem os repórteres aqui no Brasil por bolsonaristas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.