Opinião > Nuances da ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    Não conheço Cuba, pouca coisa li a respeito. Gosto da música, principalmente. Falar de uma “economia claudicante” sem analisar o embargo imposto pelos EUA, me parece injusto. De outro lado, os índices de desenvolvimento humano em Cuba são ruins? Apesar da falta de dinheiro, de bens materiais de ponta, o que pensa o povo cubano?

    Responda
  2. Fernando Antonio

    Quando vi o título pensei que ia ler uma crítica feroz à falta de eleições, de liberdade de imprensa, à existência de presos políticos, mas, como dizia o barão de Itararé: da onde menos se espera, daí é que não sai nada. O que vejo é, mais uma vez, a Folha passando pano em um regime ditatorial de esquerda, dando voltas com considerações diversas e querendo terceirizar o fracasso da ilha. Lamentável.

    Responda
  3. Igor Cornelsen

    Os Castros tomaram o poder em 1959. Na época Cuba tinha o maior consumo per cápita de bens e serviços da AL. Passados 62 anos Cuba tornou-se um favelão. Não tem recursos para comprar nada, não produz nada relevante. O modelo econômico objetivamente é um fracasso. A juventude na década de 60 admirava a revolução, quando Cuba era subsidiada pela União Soviética, incrível é ainda ter admiradores depois de 62 anos de ditadura e empobrecimento.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    A verdade é explícita : não há democracia em Cuba. Usam dos mais diversos disfarces para justificar um regime ditatorial e com cartas marcadas para continuar o prolongamento de um governo ditatorial, onde não existe oposição , não há liberdade de opinião e expressão, onde o racionamento é notório , para quem visita a ilha .

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    O tema da reunião do Partido Comunista desse ano dá uma ideia do que vai acontecer. O tema foi: continuidade! A elite do país, a maioria militares, se apoderou de todos os meios de produção do país e seria necessária outra revolução, talvez mais sangrenta, para retirar os camaradas de alto coturno do poleiro mais alto. Como dizia o Umberto Eco, em toda forma de coletivismo, seja comunismo ou fascismo, as pessoas são reduzidas à condição de animais. O futuro dos Cubanos parece ingrato.

    Responda
  6. José Cardoso

    O golpe que derrubou o ditador Batista e a aliança com a URSS não deixaram de ser um "troco" aos EUA da guerra contra a Espanha no final do século 19, que transformou Cuba num protetorado (inclusive com a base de Guantanamo). Quando vejo esses dirigentes todos brancos num país de maioria de afro descendentes (como era o caso do Batista) isso fica claro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.