Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose celso righi righi

    Sem investimento em pesquisas e na melhoria dos nossos profissionais da educação não tem como melhorar no curto ou no médio prazo. Há quanto tempo estamos falando sobre a má qualidade do ensino no Brasil? O que fizemos para mudar isso? Nada! Um Joga pro outro e ninguém assume de verdade o que tem que ser feito, porque a visão que se tem é que o gasto em educaçao é apenas gasto ninguém vê como investimento. Assim fica difícil.

    Responda
  2. osvaldo missiato

    Um dia a gente chega lá.

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Ué? Cadê o Conceito Educacional do Paulo Freire tanto elogiado pelos Professores ativistas junto com a Mídia ativista? Isso é um "maravilhoso" resultado do enorme "Aparelhamento" das ditas Esquerdas no Sistema de Ensino brasileiro e nos mantém no sub desenvolvimento para se perpetuarem no Poder. Manuéis.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ahn?

    2. Darcio Silva

      Está aplicado nos alunos que conseguem entrar nessas faculdades concorridas.

  4. Cloves Oliveira

    Para todo Brasileiro que se preocupa com o futuro do país, esses números são motivo de tristeza e vergonha. Em vez de culpar simplesmente a esquerda ou direita, é preciso fazer um diagnóstico independente de como chegamos a esse ponto. Falando como cientista, creio que o maior problema é a definição que se faz de ciência no Brasil. Ciência não é armazenar conhecimentos, mas desafiar os especialistas e os conhecedores de plantão. Negacion good, ratification, bad.

    Responda
  5. Marco Aurélio Mello

    Se 7% das instituições públicas conseguiram nota máxima, ao passo que apenas 2% das privadas obtiveram tal êxito, o título da matéria ou está errado ou está a omitir que se refere especificamente às instituições privadas.

    Responda
    1. Carolina Alves

      Não necessariamente. O número de instituições privadas é muito superior ao de instituições públicas. A média ponderada de 2% não muda.

  6. RENATA ROTTA

    Matéria perfeita para aqueles que adoram jogar pedra nas instituições de ensino e criticam como se estivessem preocupados com a qualidade da educação no país. Querem mais é que a educação morra a míngua, com orçamento cada vez mais restrito, pouca autonomia e ainda sujeita às ações anti-democráticas e intervencionistas desse governo. A matéria expõe as informações de forma tendenciosa, começando pela manchete. E apesar de tudo, confirma a superioridade e qualidade de educação pública.

    Responda
  7. Roger Z Moire

    É o resultado do domínio da esquerda caviar na educação do Brasil, empenhada apenas em formar o "as-no bolivariano do século 21".

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, iluminai ou eliminai...

    2. Lucas Ribeiro

      O que governo federal tem a ver com universidade particular

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A esquerda comanda às instituições privadas, péssimas em sua maioria?

    4. Sandro Monteiro de Souza

      Que papinho ideológico insuportável!

    5. Marcus Machado

      Que conclusão mentirosa.

    6. IVANN CARLOS LAGO

      Se informe, meu caro. Leia a matéria. As melhores são as federais, as piores são as particulares. Na cabeça de feijão de vocês, onde estão os esquerdistas? Nas privadas, que são as piores?

  8. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Estou surpreso, pois um país cheio de especialistas em meio-ambiente, sociedade, política, literatura, etc. (ironic mode ON)

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tá bom, mas da pra piorar um pouco, quanto mais alienados se graduarem , melhor para o Bozo, tende a nivelar pela capacidade do gado. Justiça social para o gado.

    Responda
  10. Paulo Cesar

    Isso tudo com cortes de 3/4 do financiamento para as pós-graduações públicas desde Temer. E com ausência de correção (não é reajuste) dos salários de professores de ensino superior, que têm perda real de mais de 100% do salário. Formadores de doutores tratados dessa maneira.

    Responda
  11. Paulo Cesar

    Isso tudo com cortes de 3/4 do financiamento para as pós-graduações públicas desde Temer. E com ausência de correção (não é reajuste) dos salários de professores de ensino superior, que tem perda real de mais de 100% do salário. Formadores de doutores tratados dessa maneira.

    Responda
  12. EDSON DOS SANTOS HENRIQUE

    Instituições que não respeitam a liberdade de imprensa e a democracia, não deveriam liberar dados, pois eles são inevitavelmente questionáveis e por tanto nulos.

    Responda
  13. Ednan Silva

    Seria muito responsável da parte da Folha de S.P mencionar os cortes que as instituições federais vêm sofrendo do governo Bolsonaro. Simplesmente é impossível manter o mesmo nível de produtividade e de ensino com cortes tão altos. Mesmo diante de toda adversidade que o governoBolsonarorepresenta, as universidades públicas dão um banho nas universidades particulares.

    Responda
  14. edilson borges

    podiam detalhar como tá a Universidade da família da tia da capes ... deve ser exemplar até prá medir a capacitação de outros expoentes que passaram por lá.

    Responda
  15. julio c s barbosa

    é nois, tamo junto, nóis vai ...

    Responda
  16. José Cardoso

    O IME é realmente excelente. Mas qual a justificativa para o exército, em 2021 manter uma faculdade de engenharia? Não seria hora de privatizar?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Privatizar pra quê? Pra se tornar uma fábrica de diplomas? Cara, acorda para a realidade!

    2. julio c s barbosa

      se privatizar, adeus qualidade. qualidade dará lugar ao lucro.

    3. Julio Oliveira

      Realmente, nossos bravos guerreiros não precisam destas distrações científicas, pois o necessário para a formação de um cidadão de bem se encontra no livro do grande pensador da atualidade Olavo de Carvalho. Tudo na iniciativa privada supera o público, afinal as vacinas, tratamentos inovadores e dados de pesquisa oferecidos pela Estácio, Univale, Cruzeiro do Sul e Anhaguera já nos bastam e são suficientes.