Latinoamérica21 > O PSDB e o terceiro vértice na política brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Samuel Fagundes

    O PSDB sobrevive apenas em função do completo aparelhamento do judiciário e proteção da mídia. Não tem moral para reivindicar uma maior participação nas decisões cruciais do nosso povo. Arquitetou um golpe anti-democratico junto com os partidos e setores mais retrógrados da nossa sociedade. O PSDB e seus aliados não tem projeto para construir uma grande nação, a única coisa que eles querem é se perpetuarem no poder, roubar muito e nunca serem incomodados. Nunca investigam nada que o PSDB faz.(?)

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    O PSDB tem programa e serviços excelentes prestados ao Brasil, vide economia, educação, meio ambiente, PIB, etc etc até como governar um pais para todos, copiado por LuisinhoNoveDEdos (e sua inutil Carta aos Brasileiros) por um tempo, até mostrar as pútridasGarras da hegemonia petista. O articulista esta certíssimo na avaliação. Ou vira um PMDB da vida, de onde um dia saiu, ou torna-se a opção que a maioria do brasileiro quer.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Em que país você vive? Nos Jardins Paulistanos ou na Praia de Ipanema e Leblon? O PSDB é péssimo: um partido corrupto e ineficiente, inimigo da educação e que governa apenas para as elites, sempre se opondo aos avanços sociais! A última foi Covas e Dória retirarem o direito dos idosos ao passe livre no transporte público. Muitos idosos estão ser ir ao médico agora por conta disso. Trocar Bolsonaro por PSDB é trocar seis por meia dúzia. Foi Aécio quem começou com a erosão da Democracia.

  3. Almir Ferreira da Silva

    Concordo inteiramente com você Hernández Batista. Aliás a Folha de São Paulo está se tornando uma fonte inesgotável de notícias rasas.

    Responda
  4. Marcio Serafini

    O PSDB se apequenou e foi engolido eleitoralmente quando nada fez quando Aécio (e não só ele) foi alcançado pelas investigações. O eleitor "lava-jatista" abandonou o partido. Mas seu maior erro estratégico foi cometido em 2016: a participação no impeachment de Dilma e, fato seguinte, o ingresso no governo Temer.

    Responda
  5. Vanderlei Nogueira

    Com toda essa discussão sobre esquerda ou direita, o que mudou na vida do cidadão brasileiro desde a abertura política ?

    Responda
  6. Hernandez Piras Batista

    Análise muito rasa. Há mais obviedades que qualquer outra coisa.

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    O PSDB sempre foi um partido elitista. Covas acabou de se eleger, mas a primeira ação dele foi retirar o passe livre dos idosos com menos de 65 anos (e tal população precisa de tal direito pra ir ao hospital). O PSDB sempre se posicionou a favor das elites contra o povo. Sempre defendeu políticas regressivas para a educação. Terceira Via? Um Bolsonarismo Educado? É isso? Precisamos de um partido que olhe para o povo como gente e não como animais de carga que existem apenas para servir aos abasta

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não Elias Alves, você está equivocado! O PSDB não está preocupado com as questões sociais no Brasil. Tanto que o PT sempre conseguiu se eleger com base nisso: na falta de preocupação e ação social do PSDB. Dar uma caixa de leite para uma criança faminta não vai tirá-la da miséria... "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte". Lembre-se de que Aécio e principalmente Dória apoiaram e muito Bolsonaro!

    2. Elias Alves

      A palavra nunca utilizada em seu comentário pôde-se aplicar a no máximo três ou quatro anos. Não carece lembrar que programas sociais (leve leite, vale gás e projetos de casas populares) foram implementados pelo governo FHC. Que depois foram incorporados pelo PT no Bolsa Família. Agora o que presenciamos nesse pseudo governo que acabou de cortar veredas da saúde e da educação, um auxílio emergencial que não cobre 30% da cesta básica. Isso sim é estar alinhado aos abastados.

    3. Felipe Araújo Braga

      abastados*

  8. W Oliveira

    Bom ensaio para uma realidade que se impõem: substituir a agenda populista/personalista por um novo vértice, com agenda social e ambiental moderna, mas que valorize a gestão e a responsabilidade fiscal. Não estamos condenados a conviver com políticos midiáticos, falastrões e alinhados com um sistema político corrupto e podre. Temos novos políticos com resultados efetivos nas suas gestões para fazer frente aos populistas. A fila anda .....

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O PSDB é uma versão mais educada do Bolsonarismo, com algum exagero da minha parte, é claro.

  9. Marcelo Costa Batista

    Se o povo brasileiro tivesse conciencia política, esse partido pró-banqueiros e pró-faria lima com suas reformas sempre em detrimento dos mais pobres e vulneráveis para manter o lucros dos rentistas (agiotas) milionários que são uma minoria no Brasil. Esse partido passou da hora de ser varrido e erradicado da vida política nacional, se quer se reinventar tem que lembrar que no Brasil existe pobre, desempregados e trabalhadores assalariados que não conseguem nem pagar as contas do mês.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Erradicar um dos lados do espectro ideológico é sempre autoritário. Erradicar o PSDB seria tão autoritário como erradicar a esquerda, como os bolsonaristas sempre postularam.

    2. Felipe Araújo Braga

      O PSDB sempre foi um partido das elites e para as elites!

  10. Luís Cruz

    Esperava mais dessa análise.

    Responda
    1. Antonio Carlos Antonio Carlos

      Qual análise? Aulinha rasa de geometria...somente isso...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.