Hélio Schwartsman > Como vão as instituições? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
[..]"democracia brasileira está hoje bem pior do que no passado". [..] "se tudo der certo, levaremos anos para nos recuperar". Óbvio. Quanto tempo você levou p/ chegar a essas conclusões? Será que não dava p/ você, a FSP, "Estadão", Globo, preverem isso quando esse daà proferiu o seu discurso por ocasião do impeachment de Dilma, onde enalteceu um torturador. Vocês torceram p/ "Ele" ganhar. Não queriam Haddad e PT. Todos vocês são cúmplices pelas + de 380.000 vidas perdidas. Você consegue dormir?
Ah, fala para aquele outro sem noção como você, comprar antecipadamente a passagem para Paris, para outubro/novembro de 2022. Antecipadamente é o preço é mais barato. Porque a de 2018 saiu cara, para ele e para a humanidade.
Em tempo: Como vai a sua consciência?
Na essência, creio que o Hélio tem razão. Não houve golpe gradual ou abrupto, mas houve uma sensÃvel deterioração das instituições democráticas. Quanto ao progresso do crime organizado, inclusive as milÃcias, ele perdurará enquanto não houver um substancial progresso na funcionalidade das instituições.
O que fortalece o crime organizado, inclusive as milÃcias, é a fraqueza e ineficiência do Estado, especialmente do aparato de segurança, Justiça incluÃda, e está vem de longe. Nossa democracia, infelizmente, nunca teve a força e a coragem de reformar profundamente a Justiça e as polÃcias. O preço está aÃ.
Eugênio, Fernando ou Hélio, nenhum tem razão! O paÃs já é uma República das MilÃcias. O Estado de fato está aparelhado em seus principais centros de decisão. Fernando, o panglossiano. Eugênio, o Talleyrand do Estadão. Hélio, o hamletiano. O Jair como excelente 'mau militar' já pagou os pretorianos à moda dos Césares. Que dirá quando setembro vier, com mais uma indicação ao STF terrivelmente alinhada ao Califado Miliciano. Somada a um PGR reanimado pela recondução ao cargo. O golpe Jà foi dado!
Sempre fico com a sensação de que suas matérias deveriam ser mais desenvolvidas. Quando começo a adorar suas posições, o texto acaba.
Considero apenas aparente o paradoxo entre as opiniões dos colunistas da Folha e do Estadão. Bolsonaro está acuado com a CPI? Está. Isso quer dizer que as instituições estão a salvo dos delirios ditatoriais do presidente? Não. Também elas estão enfraquecidas por uma série de tropeços. Para engrossar o caldo polÃtico, o ministro Braga Netto alertou que é preciso respeitar o projeto escolhido pela maioria dos brasileiros. Nem é preciso dizer qual é o projeto de Bolsonaro desde sempre.
Pois é, não deram a devida atenção a um tresloucado e ele levou o mundo à guerra. Os contextos e momentos são distintos, mas nossa democracia e suas instituições continuam frágeis, não conseguem responder o desafio de frear essas agressões ao Estado Democrático de Direito, age de maneira reativa, sempre sob estresse absurdo. Ou saÃmos desse pesadelo em 2022 ou corremos o risco de mais 20 anos de ditadura.
OK, temos um governante atenuado da mesma forma que um vÃrus vacinal, mas e a institucionalização da impunidade fazendo com que o crime compense, pelos demais poderes, o colunista e ninguém mais fala nada?
A imprensa ainda vai querer sair por cima em 2022 , dizendo que foi por causa dela que não houve o Golpe. Essa mÃdia...
Hélio , foi assim que aconteceu o golpe de 64 , espalhando-se o boato de que havia uma ameaça à democracia. A FSP ajudou a propagar o refrão
Lembro bem Jackson; inclusive, segundo o Paulo Henrique Amorim, a FSP cedia seus veÃculos na busca para desbaratar aparelhos.
Sempre culparão a Constituição Federal, pelo o governo não estar dando certo, e assim entre trancos e barrancos vão mudando os artigos constitucionais ao bel-prazer a vontade de seus desejos, onde muitas vezes ajudam o regime democrático ser minado pelas bordas e em conta gotas através do mandato.
Bolsonaro, autocrata moderno brasileiro, de fato, não teve a sorte de uma bonança econômica, para nossa sorte. Mas, para o nosso azar, se aproveitou de um momento de instabilidade polÃtica para brotar e chegar ao Poder. Instabilidade essa causada por alguns que queriam fazer as vezes de autocrata. Sua análise já deve ter sido feita em outro momento.
Eita, Hélio, demos graças ao Jesus da Goiabeira por esta. Um estado aos moldes do Capitão Feio - feio, sujo e malvado - não dá pé. Solidariedade, somente interesseira e com os iguais; arte, somente a que não provoca; economia, de guerra, a pobretalha como inimiga; o amor, careta, papai-mamãe que só produz filhos homens; e por esse caminho troncho, vai. Eu, hein, sô? Bozo, o antigozo, que faça isso no Vivendas da Barra Pesada. De desgosto, já me basta a dor dos implantes que fiz anteontem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como vão as instituições? Voltar
Comente este texto