Opinião > O inquérito contra os procuradores da Lava Jato no STJ tem respaldo jurídico? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcelo silveira rossetin

    Muito feliz com o artigo, que não faz jus ao título da coluna. O título sugere que não há respaldo jurídico para investigação dos procuradores da lava jato. Contudo, caso haja indícios de prática de crimes, deve ser aberta investigação e, havendo provas de autoria e materialidade, o inquérito deve ser encaminhado ao ministério público para que avalie a propositura da denúncia.

    Responda
  2. Wilson Roberto Moreira

    “Na realidade, quem está desejando punir demais, no fundo, no fundo, está querendo fazer o mal, se equipara um pouco ao próprio delinquente” Parece me que vi algo parecido sobre o assunto.

    Responda
  3. RODRIGO DORNELLES

    Que artigo, Toron! Que artigo!

    Responda
  4. benjamim picado

    o argumento parece-me sólido, mas a dúvida que resta é se as tais *provas obtidas ilicitamente* podem servir para mitigar injustiças - isto é, serem aplicadas na defesa do réu, sem contudo serem empregadas na responsabilização penal de seus eventuais acusadores. desconfio humildemente que sim.

    Responda
  5. valdemir silva

    O problema foi dar atribuições exclusivas ao Ministério Público. Quem os investiga??

    Responda
  6. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    (continuação) Assim o que vai determinar se prevalece o RI ou a lei é o fato concreto. No caso, de investigação, tanto do STF quanto do STJ, envolvendo, presumidamente, crimes, mesmo que o RI do STF preveja em sentido contrário, a matéria é de processo penal; é imperioso admitir que incide a lei. É o que deflui do Processo 1 105/DF - DJ 27.04.2001, onde em Medida Cautelar, o STF firmou o entendimento hoje consolidado.

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    A questão não se cinge, apenas, se só o Regimento Interno do STF equipara-se à lei e o do STJ não tem essa força. A questão está em saber se o Judiciário, para resguardo de sua autonomia manteve-se nos limites nas raias traçadas pela Constituição, ao editar normas regimentais. O STF tem entendido que o RI dos Tribunais, sem distinção, é lei material na hierarquia da normas. Porém, quando se trata de matéria processual prevalece a lei, enquanto for direcionada ao funcionamento, é o RI (continua)

    Responda
  8. Avelino Rodrigues de oliveira

    Sou um leigo em matéria do direito, porém gostaria que os especialistas nesse assunto apontassem uma forma, que sanasse os abusos que foram cometidos na operação lava-jato, como quebra de sigilo de escritório de advogados, escuta clandestina em presídios, coerção coercitiva antes de intimar o investigado, ou seja, essas formas utilizadas caracterizam abusos de autoridade, acredito que utilizadas de forma deliberadas, por um conjunto de autoridades podem ser consideradas formação de bando .

    Responda
  9. Amarildo Caetano

    Moro gravou o diálogo entre Dilma e Lula de forma ilícita também ,Dilma sendo presidenta.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.