Marcus Melo > Por que o STF está na berlinda? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“E o que é muito mais grave: motivações individuais ligadas à Receita Federal e a Lava Jato parecem explicar a alteração de voto e a reviravolta ocorrida no julgamento de Lula.” Parece mesmo, seu colunista? Por que não fazer uma coluna explicando o que quis dizer? Ou foi só uma insinuação maldosa mesmo?
Enquanto JuÃzes de instâncias superiores forem nomeados por Lulas, Dilmas, Temer e Bolsonaros, só podemos esperar julgamentos como esse de favorecer Lula e incriminar o Digno Juiz de carreira, que obteve seu cargo por concurso público, IlustrÃssimo Juiz Sérgio Moro!
Um aviso aos corruptos e seus apoiadores : Após o desenlace ( morte fÃsica ) , nós não escaparemos da " Justiça Divina " , para maiores detalhes , consultar e estudar a Doutriina EspÃrita .
O STF no Brasil é um partido polÃtico. Numa manobra clara acabaram de fazer um candidato a presidente anulando todos os óbvios crimes que ocorreram em sua gestão anterior. Anularam o julgamento, anularam as provas, um golpe palaciano perfeito. No passado golpes precisavam de aprovação das Forças Armadas. Hoje basta decisões monocráticas de Ministros do Supremo, referendadas pela maioria dos membros daquela corte.
Óbvios crimes? Nem sequer teve provas mas somente convicção de um corrupto.
Não é o STF, essa reação concentra um desconforto da população com o poder judiciário em geral. E é simples de entender, já que o poder judiciário deveria ser o primeiro a prezar pela moralidade administrativa e pelo racional uso do dinheiro público. Além disso o juiz Bretas levantou uma questão verdadeira, por que as investigações da lava jato não atingiram o judiciário? Ao optar pelo corporativismo e manutenção de privilégios, o judiciário perde credibilidade e respeito. Falta exemplo.
Em que pese os vários erros perpetrados pelo STF em reação aos ataques sofridos, bem como a gigantesca produção de decisões monocráticas, seu ativismo ocorre ante instituições cambaleantes e executivo populista.
Amigo, na República das Bananas o que existe, no fundo, no fundo é "Tabela de Preços" pra tudo, começa nas Delegacias de PolÃcia com seus B.Os forjados, segue após aberto os Processos com a Tabela oculta de HC, e continua no STF Futebol Clube, aquele que "achar" que existe "Suprema Corte" por aqui, que vá preparando sua "cartinha" de pedido para o Papai Noel. O Povo que sofre por inanição vota pela Barriga, foi assim com o Bolsa FamÃlia e será assim com o Auxilio Emergencial. Estômago.
Outro dia, na notÃcia sobre a aposentadoria do Raul Castro em Cuba, havia a referência ao órgão máximo daquele paÃs: o birô polÃtico com pouco mais de 10 membros. Na prática é isso que tem sido o nosso STF, pois é quem decide em última instância sobre tudo. E ao contrário de Cuba, não há um lÃder supremo acima dele pois os presidentes vem e vão por aqui.
Excelente artigo. Não acredito que nossa democracia seja fortalecida com ataques ao STF como movimentos populistas têm feito à esquerda e à direita. No entanto, os membros do STF precisam agir com mais autocontenção, pois se comportam, não raro, como estrelas pop dando excessivas entrevistas, twitters, etc.
Ótimo artigo!
Minha mãe já falava: "Para quem sabe ler...". Sua análise é péssima, tem a visão mÃope, caolha ou parcial da atuação dos ministros do STF. O Direito tem nuances que talvez fuja à compreensão do articulista, como por exemplo a parcialidade do juiz moro em julgamentos e que foi corretamente, apesar de tarde, detectado pela corte. E senhor desconhecido articulista, não foi Lula ou o PT que inventou na corrupção, muito menos no Brasil.
Caro Marcelo, talvez uma leitura apressada e a justa indignação façam com que o artigo de hoje, da forma como se apresente, lhe pareça sabujo. Não é o caso, o articulista é muito lúcido. Olhe algumas coisas anteriores, compreenderá o que digo, espero.
Ah, perdão, um adendo: a "madura democracia britânica" pariu o desastre do brexit, carcomida pelos pauzinhos da Cambridge analytica e do Facebook. De tão madura, parece que caiu de podre, convenhamos...
Seu Marcus, carÃssimo, interessante análise. Contudo, queria pontuar que nosso STF abriu as pernas: o personalismo idiossincrático permitido pelas decisões monocraticas que volta e meia se vê, e que agora têm sido mais cuidadosamente submetidas ao pleno, é bem responsável por isso. Outra: o apoio de mais de década a decisões do Moro, claramente enviesadas, para culminar em sua suspeição, pede pelo carimbo de ssaaaffadeza. O STF bem que pediu...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Por que o STF está na berlinda? Voltar
Comente este texto