Opinião > Terceira via é miopia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lemler, um social-democrata na acepção da expressão. Lúcido, honesto, realista. E realmente brasileiro.
Lula vai voltar e não pode aliviar como fez anteriormente, agora é pra resolver o Brasil.
Animador por animador eu fico com o Chacrinha, era mais autêntico.
Ricardo Semler sempre ousado e instigante. Um estranho no ninho. Parabéns pela profunda reflexão sobre a nossa elite do atraso.
O colunista fala da elite como se ela fosse majoritariamente de direita. Mas qdo se fala em reforma e em cortar custos dos penduricalhos a esquerda n defende reforma: afinal, a má distribuição de renda existe até no setor público: quando maior é o salário, mas benefÃcios tem. Enquanto o pagador de impostos rala 5 meses do ano p pagar isso tudo e n quer saber se a elite é de direita ou de esquerda: quer é poder consumir além de poder comer. Aà viria a reforma tributária, tbm. Mas qm qr perder!?
Pela extrema e crescente raridade, merece o maior Salve! essa alguma voz lúcida entre o medonho "empresariado liberal à brasileira" (aquele que, macaqueado nas últimas décadas pelos empresarios-pastores vive privatizar lucros e socializar prejuÃzos).
Obrigado Semler! O seu pensamento continua arejado, inovador e promissor em um paÃs que retrocedeu tristemente. Seu artigo simboliza esperança. Um grande abraço.
Se um quinto do empresariado brasileiro tivesse metade dessa visão terÃamos um paÃs diferente. Mas como dizia Sérgio Buarque de Holanda. No Brasil não tem liberal, tem atrasado.
'pisos mÃnimos de seguridade social'. Alguém traduz isso para mim?
Renda mÃnima.Â’
Não há como falar da China sem falar do autoritarismo vigente naquele paÃs. AceitarÃamos reduzir ainda mais as nossas liberdades em troca de crescimento econômico? É preciso muito cuidado com o que se defende e propõe.
Você e sua famÃlia tem a liberdade para comer todo dia, trabalhar, estudar e morar? Não são todos que possuem esse privilégio em nosso extremamente rico paÃs. Não é uma questão de seguir o modelo Chinês, mas usar o que eles estão fazendo de extremamente melhor do que o que a nossa elite/império nos impõem. A começar pelo que pagamos de juros da dÃvida e bancário, é o maior assalto disparado. Congelam saúde e educação, mas não a dÃvida, parasitismo financeiro que não permite o Brasil crescer.
Discordo que estamos condenados a essa mediocridade polarizada. Há atores que exerceram mandatos de parlamentar e governador algumas vezes e que podem preencher a maioria dos requisitos elencados por Semler (o preparo para a Presidência requer 15 ou 20 anos de experiência profunda com deputados, juÃzes, polÃcia, povo). Até aqui, nenhum dos presidentes eleitos democraticamente chegou perto de atingi-los, pois, obviamente, não podemos considerar as experiências negativas com juÃzes e polÃcia.
Não podemos esquecer que o homem mais rico do Brasil mora na SuÃça, Paulo Lemann. Qual o compromisso dele, fora financiar entre outros a Tabata pra congelar saúde e educação, ir contra direitos trabalhistas, apoiar privatizações...
Erro semântico, Tabata é uma das financiadas pelo tomador de chocolate quente e seus interesses, citados no texto. Mais em especÃfico, Tabata votou a favor da reforma da previdência, da restrição dos direitos trabalhistas, da privatização...fora ter contratado o próprio namorado para trabalhar no gabinete, melhor que rachadinha. Quando do congelamento da saúde e educação, não era deputada ainda, mas pelo histórico, com certeza que apoiaria os interesses de seu financiador, como sempre o fez.
Não falseie os fatos; Tabata Amaral batalha pela educação, não congelou nada. Feio, hein?
Recuso-me a aceitar de que não há escolha melhor do que entre Lula e Bolsonaro.
Retrato-me. Nem um, nem o outro.
Pode ser entre Lula e qualquer outro. Sem problema. Até o animador de auditório, o candidato da Folha.
Terceira via pode ser miopia. Mas miopia mais aguda, do tipo de Mr Magoo, personagem de desenho animado; é achar que seguindo o dogma do crescimento econômico a todo custo, à moda dos empresários brasileiros que precisam da tutela do estado, sem discutir se precisaremos dos recursos escassos, de 20 terras para realizar o crescimento almejado. Qual partido serviria melhor aos interesses dos empresários? Esse partido serviria aos interesses da sociedade? Que tal o Partido do Trabalho?
Terceira via de verde só existe mesmo com uma POLÃTICA NACIONALISTA; caso contrário nada irá mudar, tanto faz se for um polÃtico de esquerda, direita ou centro (!)
Bateu duro, bateu forte, bateu bem. Ótimo, Semler. Comprarei ações de suas empresas.
Casa que falta pao todo mundo tem razao Concordo na alternativa da terceira via nao resolver nada do que temos hoje e no futuro ,mas deixar o pais a deriva ,como ja esta ,tendo apenas as duas escolhas de Sofia nao ee solucao Corrupcao sempre existiu aqui como la fora so que aqui nao ha justica pois esta ee historicamente corrupta
Li seu livro “Virando a própria mesa” no primeiro ano de faculdade e posso dizer que mudou minha vida profissional. Na década de 80 transformou uma empresa falida em uma gigante, introduzindo conceitos de governança e sendo um dos pioneiros a fazer distribuição de lucros aos funcionários. É óbvio q uma melhor distribuição de renda, aumenta o mercado consumidor e, consequentemente, maior lucro. Mais do que o-diar o brasileiro e o Brasil, nossa elite econômica é bur-ra, atrasada e egoÃsta.
...mas colocar um animador de auditório não vai mudar nada. Nem um ladrão,vai mudar nada !
Nada como ouvir alguém que não apenas fala, o que Ricardo fez com suas empresas e funcionários colegas é o melhor exemplo de ganha ganha do Brasil. Para entender o texto, vale a leitura sobre quem é o gênio Ricardo Smler. O que ele propõe é que todos os ganhemos juntos, e neste ponto ninguém foi melhor do que o PT, mesmo com seus erros. Novatos estarão ainda mais sujeitos ao congresso, bem ou mal intencionados sejam.
Triste PaÃs o nosso ! Estamos em um mato sem cachorro, onde na visão deste empresário, não há nenhuma solução para tirar nosso paÃs deste pântano que se encontra . Pelo visto, a única solução é a porta do aeroporto !
Leia novamente o texto por favor, entendesse errado.
João Baptista Bentivoglio Filho - Blá blá blá, blá bláblá! Qual a solução? Ricardo está parecendo a maioria dos jornalistas. Só sabem apontar os problemas, mas pouco contribuem para uma mÃnima sugestão de soluções.
Ótimo artigo, Ricardo. Vire a mesa; você é um bom candidato para ser a terceira via...sem precisar ser uma "freira em bordel"...já que não existe omelete sem quebrar o ovo...
Ricardo Semler continua virando sua própria mesa. É um dos empresários mais lúcidos e inteligentes deste paÃs e infelizmente uma "avis rara" no meio empresarial. Não existe paÃs decente sem que sua população tenha uma vida digna, com moradia decente, acesso à educação e saúde pública. Nossa elite vive em "guetos" de luxo e conhece o paÃs pela janela do automóvel. Enquanto não se envergonharem com a infame desigualdade social e a pobreza, vão continuar a apoiar tipos como Bolsonaro.
O texto é lúcido ,mas prega no deserto para os próprios colegas empresários . É só fazer uma pergunta simples : quem está buscando a terceira via ? Os mesmos de sempre .
O medo é algum pilantra, e tem muitos, usar o desespero das pessoas para fazer m e r d a .
Quando os vampiros da nossa elite veem alguma sobra no orçamento, eles já se alvoroçam para nos roubar. Não sobra nada para investir no paÃs porque são larápios. Chegou-se a tal ponto, de necessitar que "vender" nossas empresas e riquezas para que eles continuem a flanar à custa de miséria e morte. Eles nunca mudarão isso, uma vez que fazem leis para defender seus interesses. Apegam-se ao "direito adquirido" para poucos privilegiados, sentença de miséria perpétua e morte para o povão. Trastes
Sem uma ampla e urgente reforma do estado brasileiro, nem Deus dá jeito nisso (a não ser que Ele use mão de um dilúvio ou coisa parecida). ImpossÃvel o paÃs se desenvolver se toda riqueza gerada pelos seus trabalhadores é usada para uma casta privilegiada (polÃticos, militares, judiciário, banqueiros, funcionários públicos), chegamos na extrema vergonha de sequer as pessoas conseguirem se alimentar. E vem hipócritas com campanha de alimentação. Queremos nossos empregos e dignidade, não esmola.
Faria bem aos Brasileiros se adotassem um pouco do realism politico. O realism politico acredita que a polÃtica, assim como a sociedade em geral, é governada por leis objetivas que possuem suas raÃzes na natureza humana. Para melhorar a sociedade primeiro é necessário entender as leis pelas quais a sociedade vive. Essas leis, que são impermeáveis à nossa preferência, tendem a prevalecer sempre que são desafiadas. A polÃtica é arte e não ciência, nem sempre regida pela racionalidade.
não é bem assim, nos catorze anos do PT tivemos sim uma serie de polÃticas de inclusão. A corrupção seguiu seu imperturbável caminho de aproveitar um governo desenvolvimentista, como quando do JK e Militares. Governos monetaristas, como FHC, só os bancos sabem como tirar dinheiro do estado. Temos que voltar a desenhar um projeto de uma nação, que foi rasgado em nome da combate a corrupção, que nunca aconteceu. Alguem tem uma mansão de 6 milhões para vender, metade dinheiro vivo?
a corrupção se combate com polÃticas ativas que são conduzidas pela Receita Federal, Banco Central e PolÃcia Federal. Porque não funcionam? O corrupto precisa encontrar a porta e a janela sem tramela. Quem coloca a tramela? Juizes, promotores? Estes só agem depois que a coisa aconteceu de forma tardia e infelizmente segregadora. E hora de redesenhar as ações do Banco central, polÃicia federal e receita federal para que eles comcecem a colocar as tramelas nas portas e janelas.
Lucidez é o que se pode dizer dessa análise que desmascara o ódio ao PT, do qual a mÃdia ainda não se desincumbiu. O que está errado no paÃs, e o articulista trata o problema com acertada clareza, é esse sistema presidencialista de coalizão que manda para o parlamento a escória moral intitulada Centrão. O idiota que fala em comunismo não sabe do que se trata.Trocou-se o comunismo pelo anti-petismo, e assim é que estamos chegando à s 500 mil mortes, muitas evitáveis num estado de bem-estar social.
Parabéns Ricardo. Muito bom vê-lo uns 30 anos depois do "Virando a Própria Mesa" e ainda lúcido. As elites brasileiras são muito bem dissecadas no artigo. O espÃrito saqueador dos Piratas nas colônias ainda persiste. Tratar o povo brasileiro como mão de obra, substituÃvel e sem valor é o cerne que move os "papagaios" do capitalismo bolsonarista. Bem-vindo e ocupe esse espaço tão mal frequentado da FSP.
Bom artigo. Então a solução é um plano Nacional de desenvolvimento executado por quem tem experiência comprovada e honestidade atestada (ficha limpa de verdade). #Ciro2022
Infelizmente Ciro é desequilibrado emocionalmente.
Excelente artigo! Espero que sua voz seja ouvida pela tal elite econômica do paÃs. Pode ser uma esperança .
Desde a reintrodução da eleição direta o paÃs, a cada quatro anos, mergulha fundo em sua busca por um salvador da pátria. Por incrÃvel que parece, as melhores gestões que o paÃs teve nesse perÃodo surgiram indiretamente no processo, meio que por acidente. Esse ótimo texto nos relembra nossa trajetória mambembe na hora de apertar as teclas das urnas presidenciais.
Excelente.
Seu Ricardo, tendo a concordar com seus argumentos, que parecem ser bons, que não tiram o corpo fora, não passam a mão na cabeça do PT e do PSDB. Mas alguma coisa me arrepia quando ouço seu "sssaapo bbbaarbudo", que me parece desajustado com o resto. E só uma excentricidade, uma idiossicrasia, algo assim? Ou será sintoma de que a clareza, modernidade e desprendimento do seu discurso não têm a consistência que anunciam? Sei não, estranhei. Coisa de gente chata, decerto...
Obrigado aos confrades, como gosta de usar o Ayer. Fiquei mais feliz, porque o articulista expôs umas ideias tão interessantes... Seria uma pena tal descompasso, agradeço os esclarecimentos!
"s a p o b a r b u d o" foi ironia em relação ao próprio antipetismo.
......................................... ......... censurado pela " I A" da FSP.
Senhores, lembrem que a expressão " sa po barb udo" é de Leonel Brizola e não da FIESP.
Fico com a interpretação do José Trindade. Acompanho Semler há uns trinta anos, seu livro é admirável; o juÃzo crÃtico que sempre notabilizou esse empresário incomum jamais admitiria um viés contra o s a p o barbudo no contexto da polarização que visualiza sem alternativa.
Não vi o desejo depreciativo no "sapooobarbudo". Apenas traduziu o que a elite da Av. Paulista teme, se arrepia e a impulsiona ao bozzonarismo ou à um hulk qualquer. Conhecendo a trajetória do autor do Virando a Própria Mesa, isso fica mais palatável e compreensÃvel. Mas observação oportunÃssima.
Exatamente, Marcos, o uso desta expressão, sem ao menos aspas, que poderia indicar ironia, destoa do resto e faz piscar uma luz amarela...
Verdades bem ditas!
Parabéns! Belo artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Terceira via é miopia Voltar
Comente este texto