Joel Pinheiro da Fonseca > Congresso, governo e STF, juntos, enterram o combate à corrupção no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Texto sensato que desintegra a narrativa que querem nos vender. Temos que pensar como contribuintes, e não como torcedor de futebol. Nosso sistema jurÃdico é propositalmente caótico, desenhado para perpetuar a impunidade de corruptos, polÃticos e ricos. O único bastião de defesa dos cidadãos e contribuintes é o Ministério Público, que agora querem desmoralizar. Voltaremos à impunidade ampla, geral e irrestrita, para felicidade das bancas de advogados influentes e dos polÃticos fisiológicos.
Belo texto! Parabéns.
Sugiro ao jornalista um aprofundamento nos conceitos jurÃdicos associados ao cumprimento do processo penal (ou ao menos solicitar uma consultoria qualificada caso não deseje se aprofundar nos estudos). O Sr é um formador de opinião, assim tem a responsabilidade de qualifica-la baseados nos preceitos legais e não em suas opiniões pessoais.
1 - Quais provas? 2 - Não existem brechas. Existe a lei. 3 - Legado de Moro? O de rasgar a constituição e cuspir no devido processo legal?
Legado?Que legado, menino? Em um paÃs sério esse ex juiz estaria preso por conspirar contra o próprio paÃs. Lava esse rosto, acorda Menino.
Olha a turma do GOL aà gente!!!
Defender o que? O "legado de moro" é essa desgraça que ele e sua corja enfiaram o paÃs e que imbecis como você defendem! Eu ia dizer onde você pode guardar o "legado do moro" mas não ia ser publicado aqui. :/
Moro, Dallagnol e caterva, juntos, enterram o combate à corrupção no Brasil
Não, é exatamente ao contrário.
E a turma do GOL não se cansa. Patrulham todos os jornais,blogs, revistas e quetais. Como disse Reinaldo Azevedo, são uma legião. Os previsÃveis membros do Gabinete do Ódio Lulista estão por toda FSP ofendendo, difamando e xingando aqueles que não rezam pela cartilha do lulopetismo.
Pensar dá trabalho. Assim fica mais fácil jogar a água do banho com a criança dentro. Todos os corruptos, de esquerda, de centro e de direita ficarão felizes e aliviados.
O jornalista defensor do Moro pode tirar minha única dúvida nesse processo todo: para quem será devolvida a cobertura do apto do Guarujá ? Se na matrÃcula do imóvel não constava Lula como proprietário e mesmo assim o apartamento foi a leilão, agora constatada a malandragem do Juiz e de todos os outro tribunais que corroboraram a sentença, conta pra mim, como fica essa confusão ?
Ora. Sugiro que Joel e Catarina Rochamonte carreguem o legado do Moro.
Eu até tento certa paciência mas a minha não é nada santa. O combate à corrupção pregado por Moro e Dallagnol sempre foi carochinha pra encantar idiotas - alguns seguem encantados. Não existe justiça fora da baliza, e um juiz ou um bandido que cometa crimes são igualmente criminosos. Quanto ao legado, não há fruto que se aproveite se a árvore é podre.
As viúvas do Moro ignoram os fatos. No caso do Lula Moro foi um juiz que entrou em campo para expulsar o número 10 do time adversário, expulsou e colocou qualquer coisa na súmula, menos prova. O VAR (TRF4) disse apenas que o juiz tinha autonomia para interpretar e nem olhou a imagem das provas apresentas pela defesa. Isso não é justiça, é vingança! É corrupção!
O brasil já foi construÃdo torto e sempre será, mudar as culturas de uma sociedade de reputação e de natureza que cultua malandragem,lei de Gerson e a famosa e tradição corrupção não tem jeito é ja estão acostumados e adoram.
Vou deixar registrado: essa coluna foi a gota d'água com a Folha. Amanhã cancelo a assinatura. Não posso continuar financiando um jornal que dá espaço pra alguém com um descomprometimento tão brutal com a realidade. Espero, pelo bem do autor, que não seja má fé.
Joel, Joel....seu menino , tome tento...à essa altura o mundo inteiro já sabe que O Lula foi condenado sem provas
A bem da verdade, Mara, o que todos sabem é que 4 dos processos de Lula serão tratados na justiça federal do Distrito Federal.
Joel, existe, na Constituição da República Federativa do Brasil, um instituto juridico chamado devido processo legal que foi violentado, absurdamente, pela outrora República de Curitiba. Nela Procuradores e um Juiz imprimiram vergonhosas ações transmutadas em interceptações telefônicas fraudulentas, conduções coercitivas abusivas, prisões temporárias absurdas, combinaçoes execráveis entre Ministério Público e Juiz. entre outras ilegalidades amplamente divulgadas pela imprensa (pós Vaza Jato).
Este tom lamentoso é falta de argumento diante do tanto de erros da Lava Jato. Se tivesse o que apresentar estaria falando disso. Aliás, não entendo como, tendo recuperado bilhões, pouco se detalhe sobre isto... Era dinheiro de fantasia? ;)
Joel, no geral, gosto das suas análises, menos quando se referem à s questões jurÃdicas. Falta estudo e compreensão da ordem jurÃdica brasileira. E digo: a anão é por entender de modo diverso de você, mas por vislumbrar que a sua opinião quando depende de qualquer conhecimento é rasa, sem qualquer embasamento técnico.
Logo no inÃcio da leitura deste artigo, eu já sabia a reação que ela provocaria. Não deu outra: 90% dos comentários é de gente que se acha de esquerda e progressista detonando, desqualificando completamente o "marreco", que, claramente, é mais odiado por esta gente que o próprio Bozo. Tudo isso porque a Lava a Jato exibiu as veias abertas da corrupção do PT e, suprema blasfêmia, colocou o deus Lula na cadeia. O Moro deve manter o silêncio porque é impossÃvel se fazer ouvir nesse berreiro.
Posso estar errado, mas meia hora depois de o caso Lula ser designado para Curitiba os advogados de Lula alegaram que não era em Curitiba. O rito seguiu, primeira instância a dentro e os advogados mantendo a alegação do local. Sentenciado foi para STJ e a defesa firme no seu argumento inicial. Sentença confirmada e a defesa mantendo a inicial e quando chegou no STF onde as sentenças dadas são mencionadas em julgamentos aqui e fora do PaÃs, a mentira tem que acabar.Questão de Curriculum
Daniel, você é um ótimo exemplo da "gente que se acha de esquerda e progressista" que eu mencionei: o mundo é reduzido a uma dicotomia primária, se não apoia o lulopetismo é "fascista" ou "olavista", nem reparou que eu me referi ao genocida como "Bozo". A questão óbvia é que os habituais facÃnoras da direita estavam torcendo para esta decisão favorável ao Lula para tentar reverter todas as condenações da Lava a Jato, afinal o "marreco" é venal, tudo que ele fez é suspeito, não é mesmo? Otário!
Luiz, se vc baseia suas posições e opiniões apenas em suas paixões ideológicas, isso não quer dizer que as outras pessoas façam o mesmo. Os 90% aqui,que são crÃticos,se baseiam em fatos e dados inúmeros, notórios e abundantes que provam sem dúvida os inúmeros chrimes do Marreco contra os fundamentos da Democracia Constitucional. Mas desconfio que vc já saiba disso, já que sua contra argumentação se restringem a ataques genéricos olavistas
O Brasil está desorientado e triste. Os jovens falam que a melhor saÃda é o aeroporto. Se não houver uma mudança significativa no combate à corrupção, o paÃs está sim fadado ao fracasso. E os mais jovens vão pagar a conta. A corrupção não tem cor de camisa. O stablishment voltou com força total e sede de vingança. Pobre Brasil!
Caro Joel, Gastão o Vomitador, -imortal criação do Jaguar - sem dúvidas irá visitá-lo. Mas não se preocupe, não será na Jovem PUM, diz ele não ter estômago para tantos.
DesprezÃvel. Não aprendeu ainda com os erros Joel. Ou aprendeu mas a ganância fala mais alto? Qual legado do Marreco amigão? O maior é escândalo judiciário do paÃs? A interferência nas eleições para promover fas.cista?
Não fico surpreso com os comentários do Joel. Um indivÃduo que faz parte da JOVEM PUM (desculpe, mas saiu!) não poderia pensar diferente. Legado de Moro? Combate a corrupção? Quem acompanhou os trâmites da Laja Jato, e depois acompanhou todo o material interceptado pelos hackers e pela PF, conheceu os meandros ilÃcitos utilizados por Moro e seus cúmplices. Mas o Joel da JOVEM PUM (desculpe, mais saiu novamente!) vai defender a perseguição mesmo que princÃpios jurÃdicos sejam violados. PUM!!!
A regra de ouro para opinar sobre um assunto é conhecê-lo. É muito pouco provável que o distinto jornalista tenha lido o processo do Lula. Se tivesse lido veria que as "conversinhas de whatsapp" entre juiz e procuradores, combinando, discutindo e acertando como conduzir as acusações contra o ex-presidente, mostram que as "provas" foram as interpretações baseadas em delações de empresários vigaristas, que para se livrar da cadeia seriam capazes de acusar a própria mãe.
Mais do que isso Alcione. Todos aqui em Curitiba conhecemos bem a antiga relação entre Gebran e Marreco. Gebran que já havia decidido sua sentença antes mesmo de receber o processo da República de Curitiba. Já os demais da instância seguinte, não avaliam as provas, o que é o que falta na sentença do Marreco Miliciano
O argumento usado tanto pelo juiz como pelos procuradores e agora repetido pelo articulista, de que as condenações foram confirmadas por outros tribunais, ignora o clima que se vivia neste perÃodo. Com a pressão da imprensa, nenhum juiz contrariava as decisões da lava jato com medo de se indispor com a opinião pública. O ativismo judicial destes últimos anos com o auxilio luxuoso da imprensa, resultou neste clima de ódio que dividiu o paÃs. Este ódio não foi uma geração espontânea.
Sabe, eu não gosto do PT e nem do Lula. Mas dizer que o Moro imparcial, que provas não foram forjadas e que o devido processo legal foi respeitado é ser muito cego.
Lula foi absolvido por excesso de provas. Cada povo tem o governo que merece. Vide os 18 últimos anos. O crime, no Brasil, sempre compensa. Viúvos da organização criminosa mostram sua cara.Ponto final.
"Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo." Detestei. Parece que Joel não leu nada do que saiu na própria Folha sobre o maior escândalo jurÃdico do mundo.
Legitima viúva de Moro, o articulista tem direito indiscutÃvel à sua pensão
Sergio Moro deveria ir embora do Brasil e lecionar numa universidade de primeira. Tem muito a ensinar. Já fez o que podia contra a corrupção no Brasil. O Supremo, anulando as penas dos colarinhos brancos, só para transformar o homem que liderava o Brasil na época da grande corrupção em candidato a presidente, está matando o futuro da nação. Quem puder que vá construir seu futuro no estrangeiro. Lula x Bolsonaro em 2022, que ridÃculo, que futuro triste nos reserva esta decisão!
Cornelsen... kkkkkkkkk
Hahaha. Igor,o único lugar que esse juiz não perdeu completamente a moral foi entre uma parcela de aloprados que vivem nesse buraco que se tornou o Brasil. Em qquer outra parte,não chamam ele pra ensinar sequer como ler gibis do Batman. Mas, na faculdade facistoide miliciana, aà ele tem lugar
moro numa universidade de primeira é cena de ficção cientÃfica ou resultado das fortes poluções noturnas de igor.
Ô, Cornelsen, que "penas" de quais colarinhos brancos o Supremo "anulou"? Que eu saiba ele declarou incompetente e suspeito - portanto, parcial - o juizeco (juiz + marreco) apenas em relação a Lula! Não consta outro beneficiado nessa relação. Quem "matou o futuro da nação" foi o juizeco, que tirou um candidato de uma eleição de forma ilegal, ilegÃtima e açodada, pra dizer o mÃnimo. Qto à ir pro estrangeiro, que não seja por falta de adeus: tchau, cornelsen!
O fim da LJ cabe, sobretudo, Ã quelas pessoas que julgavam estar acima da lei, aos que cometeram crimes sob o manto do combate ao crime. Justiceiros, sim. JuÃzes, jamais.
Como pode a sociedade brasileira defender-se do corporativismo que impregna todas nossas instituições? Esses grupos do corporativismo estão à serviço da própria sobrevivência e de seus interesses pessoais. Quando esses interesses pessoais começam a afetar os interesses da sociedade não há sindicato que possa nos salvar. É preciso pedir ajuda aos marcianos. Há uma excursão indo para lá...
Excelente essa coluna do mestre Joel Pinheiro da Fonseca. Penso que se o estrupÃcio já tivesse sido impichado, o condenado não estaria com esse protagonismo para a próxima eleição. Já vivemos um estado de venezuelizações no paÃs, com aparelhamento geral das instituições, milhares de militares incompetentes ocupando cargos civis, degradação social e econômica, fuga das multinacionais, e por aà vai.
Vai estudar Osmar, fazer uma faculdade e ler bons livros e nao fica repetindo bobagens de um pseudo jornalista, que nunca passou de um Bolsonarista que agora se arrependeu. O que a lava fez foi corrupção e está provado.
Vc sabe por que o "estrupÃcio ainda não foi impichado"? Porque a centro-direita e a elite corrupta não quiseram. Por isso mesmo, os "condenados" pelo juiz corrupto vamos ganhar a eleição, e espero que vc em 2022 não voto novamente no estrupÃcio!
Artigo péssimo, sem nenhuma base real ou conceitual, própria de quem é jejuno no assunto. O garantismo pode ser entendido, segundo a teoria de Ferrajoli, como uma corrente jurÃdica que prega o respeito máximo aos direitos fundamentais e à s garantias processuais, a fim de coibir arbitrariedades judiciais e assim, proteger os indivÃduos e os réus. O Estado possui o monopólio do uso legitimo da força. O legado de Moro são milhões de desempregados. Ele agiu contra a lei.
tão jovem e já tão anti-polÃtica. não resisto a indicar ao filho de eduardo gianetti um filme de stanley kubrick chamado *spartacus*: no roteiro de dalton trumbo (que foi um dos 10 de hollywood, vitimado pelo macrathismo que modelou as ações da LJ), há uma fala do senador caio graco, mais ou menos assim: *i'll take a little republican corruption with a little republican freedom. but i won't take the dictatorship of crassus and no freedom at all*. ninguém precisa comentar, o recado é só pra dudu.
E o que dizer da desonestidade de Joel perante até o próprio jornal onde trabalha? Ela era contra o PT sim, mais ainda contra Lula! A vaza jato, publicada na própria fsp, deixa isso bem claro. Não é vdd que a competência vinha sendo julgada a favor de Cwb desde o inÃcio no STF, simplesmente. Os ministros cansaram de demonstrar isso, que não foi levantado nem pelos dissidentes. O fato do STJ ter decidido o contrário é irrelevante! (...)
Quanto às provas, Joel, não podem realmente ter sido forjadas, simplesmente porque, contra Lula, nunca existiram! Ou vc tem alguma pra apontar? Se tiver, aponte imediatamente e contribua para este combate à corrupção, pque nem na sentença do moro nem no acórdão ("acôrdão"?) do trf4 elas aparecem... Então, Joel, sinceramente: pra quê tanto distorcer fatos? Qual seu interesse?
A questão da competência está, antes de mais nada, na CF, e cabe ao STF dar a palavra final sobre questões constitucionais (como, aliás, está na própria CF). "Excessos e abusos" ganha o prêmio de understatement do ano até agora. Classificar como não sendo "de boa prática" o conluio entre moro e o mpf é outro premiado no mesmo quesito. Os diálogos vazados mostram que extrapolaram um mero "diálogo" entre procuradores e juiz, que virou verdadeiro "orientador" daqueles, que o obedeciam.
Identificados mais 3 do GOL Gabinete do Ódio Lulista: Gustavo Carvalho, Valdeci Gomes e Paulo Brondi. Como já disse Reinaldo Azevedo: são uma legião. Não criticam o conteúdo do artigo, não confrontam as idéias, não apresentam seus pontos de vista, não, apenas agridem, ofendem e difamam o articulista e quem ousa contrariar suas ideias.
Gente, não liguem. Esse tal de "GOL" é apenas um brinquedinho de pré adolescente que o morominion aà descobriu e que acha que serve para defender seu Ãdolo miliciano
mad max no modo mailing list
Infelizmente, Max, você mesmo já cansou de fazer isso em outras circunstâncias. Que sirva de lição!
Que vergonha hein, Joel ?!!! O legado de Moro foi agir ilegalmente para conduzir processo de acordo com quem ele desejava punir. O próprio Moro na época recebeu e descartou indÃcios de corrupção no governo FHC por alegar que este era um aliado importante.
Parabéns Joel, perfeito o seu texto sobre a atuação da lava jato!
Acho este artigo esclarecedor. Mostra como a ala "liberal" pretende enfrentar a eleição: com o argumento murcho, mas reprisado ininterruptamente, de que o Juiz não foi parcial e de que haviam provas objetivas. Melhor rebater ou ignorar?
Inobstante a insegurança jurÃdica e institucional em que vivemos, é vergonhoso o conteúdo desse artigo. Demonstra, pois, a total ignorância do articulista com relação à Constituição Federal e o devido processo legal.
Carregue a mala dele e fiquem nos EUA. Dois caras de pau!
Segundo o colunista, a LJ não era contra o PT, porque mais polÃticos do PP foram acusados. Boa. Apesar de haver muito mais polÃticos do PP e do MDB envolvidos, o Deltan fez um PPT colocando os lÃderes desses partidos no centro? Forçaram a delação do presidente do PP? Os procuradores passavam todo seu tempo no Telegram falando do presidente do MDB? O processo de algum polÃtico do PSDB voou nos tribunais para deixá-lo inelegÃvel? Algum lÃder foi proibido de falar durante a campanha eleitoral?
É tanto absurdo junto que nem dá para comentar. Pensei que ninguém conseguiria escrever um artigo em defesa da Lava Jato pior que o da Catarina Rochamonte, mas me enganei.
Conciso, perfeito e brilhante, nobre Gustavo!
Depois de Rochamonte, mais um bolsonarista arrependido a destilar seu veneno contra o presidente Lula, essa gente não aprende, é culpa deles o brasil está destroçado e arrasado.
De todos os panfletos pró-Lava-Jato que li, este sem dúvida é o mais risÃvel. Conseguiu superar o panfleto escrito pela tal Rochamonte, nesta mesma Folha - que, aliás, tem cada um no seu time... O articulista nem sequer se mostra envergonhado de esbanjar seu analfabetismo polÃtico e jurÃdico. Que saiba ele: em processo penal, os fins não justificam os meios. Bom, mas depois das falas do tal Barroso, no STF, não me espantam essas nulidades espalhadas pela grande imprensa. Falsos liberais!
Carol Joel, compreendo o que você deseja dizer. Contudo, o "legado de moro" é o de um certo combate à corrupção, também ele corrupto. Recheado de ilegalidades, organizado visando um projeto pessoal de poder, encaminhado da pior forma e que culmina com sua pouquÃssimo ética mudança de lado de balcão. Não dá para defender esse legado, né?
Onde esse rapaz mora/morava? O principal alvo não foi o PT? E o afastamento do Eduardo Cunha sob medida, decidido quase no dia seguinte do seu trabalho sujo do impeachment? E a liberação das gravações do Lula e Dilma? Os procedimentos do juiz não afetaram as provas? Experimenta ter um julgamento com um juiz acusador implacável e parte assumida da acusação? Cansa ter que responder tanta sabujice lavajatista! Em nome do combate à corrupção vale tudo?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Congresso, governo e STF, juntos, enterram o combate à corrupção no Brasil Voltar
Comente este texto