Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wagner Passos Garcia

    Bom dia, meu amigo Marcelo Viana! Que bom saber este lance deslumbrante da saga matemática. Muito bem levantada a bola dos números imaginários. Trabalho como técnico em área elétrica. Talvez não haja área tão beneficiada como a elétrica pela aplicação do i. Sei q deve-se ao i a compreensão da potência ativa, reativa, aparente; as operações vetoriais envolvendo resistência, reatância capacitiva, reatância indutiva e o eletromagnetismo. Por isto esperarei cada novo lance desta partida. Obrigado

    Responda
  2. Paulo Abreu

    A matemática tem histórias fascinantes. A história dos números complexos é uma delas. Como seria bom para nós se a garotada em vez de ídolos de futebol tivesse ídolos matemáticos! Os garotos entenderiam que a equação e^iÀ+1=0 é mais bonita do que qualquer gol de placa!

    Responda
  3. Rafael Grossi e Fonseca

    Essa coluna é incrível mesmo... funciona como um alívio durante esses tempos sombrios. Parabéns ao professor!

    Responda
    1. Paulo Abreu

      Infelizmente, os jornais publicam páginas e mais páginas diariamente sobre futebol. Ciência tem muito pouco espaço. Principalmente quando o tema é matemática ou física. Por falar em futebol, não é raro ouvir comentaristas esportivos afirmarem que a bola, quando bate na grama molhada, ganha velocidade!