Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Anulei o voto! Anularia de novo!A senhora tem que cobrar dos políticos,de quem pensa apenas em si, em seu projeto pessoal de poder. Começando a me arrepender(e até me sentir culpa), quando em maio/20, um Político, comemorou o surgimento do Covid19. À época existiam mais de 17 mil brasileiros mortos. Mais do que Brazópolis ! E a senhora culpa quem anulou? Quem votou em branco? Quem não foi votar? Poupe-me! Culpe quem pensa apenas em Si, em seu projeto pessoal de Poder.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Concordo com as culpas generalizadas expostas pela Mirian. Sim, de quem anulou, votou em branco, se absteve. Nada é simples na análise desta tragédia brasileira.

    2. Neli de Faria

      Passe a cobrar do Político que apenas pensa em si. Cobrar: quem votou contra(poucos apoiam hoje!), anulou, votou em branco ou não foi votar e esquecer do Político? Pense um pouco! Com tantos políticos bons, experientes e preparados, no quadro partidário, em 2010 ungiu uma inexperiente. Tem o mérito de ter eleito os dois piores da história. O último indiretamente. Ah, não conheço a política alemã dos anos 1930... Li, em 1978,Minha Luta: um livro paupérrimo.

  2. Fabrizzio Milani

    O detalhe irônico é que o autor dessa letra, Roger, apoiou Bolsonaro...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Bem lembrado!

    2. Neli de Faria

      apoia ainda... acho!

    3. Hercilio Silva

      E amarga o setor cultural em desgraça.

  3. Sylvia Alves Corrêa

    A colunista inicia o texto trazendo para a reflexão dos leitores o pensamento de jovens alemães de hoje sobre o período sombrio da Alemanha sob Hitler. Instiga-nos a pensar o que os nossos netos pensarão sobre nossa atuação sob Bolsonaro. Guardadas as devidas diferenças temporais, históricas e temáticas, não sei dizer que tipo de avaliação poderão fazer de nossas inócuas repulsas. Por quê esperar deles qualquer aplauso no futuro, se muitos jovens do passado clamam hoje pela volta da ditadura?

    Responda
  4. Joao Pinheiro

    Eu anulei meu voto. Nunca votaria no Bolsonaro. Mas também nunca votei e jamais votaria no Lula ou no PT. Não voto e jamais votaria em qualquer regime extremista. Seja à direita, seja à esquerda. Pelo seu texto, você considera que todos que não votaram no Haddad teriam culpa nessa desgraça que está aí. Se minha interpretação está correta, acho que você errou.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Se você acha que um partido social democrata está no mesmo nível da extrema direita você aderiu ao eleito e seus seguidores. Os que dizem são comunistas todos os que não comungam com eles. Talvez achem você comunista. Quem se omitiu por convicção é uma coisa, muita gente se omitiu pelo tanto faz. E não era tanto faz.

    2. francisco xavier de azaredo neto

      Dizer que o PT é um partido de extrema esquerda é desconhecer o que foram os governos petistas. É acreditar nas mentiras ditas por Bolsonaro( este sim, de extrema direita) e seus fanáticos seguidores. No máximo o PT é um partido de centro-esquerda.

  5. NELSON PRADO ROCCHI

    Geladeiras e máquinas de lavar roupas são úteis para nós. Nós somos sim inúteis para o planeta. Prefiro coisas inúteis como uma flor, sexo por razões de prazer e não para reproduzir. Só a beleza salvará o mundo paras os humanos. Se o humano for extinto para um Universo neutro não fará nenhuma diferença. Nós existimos somente há 350 mil anos. Os dinossauros reinaram na Terra por milhões de anos e sumiram provavelmente devido a um grande asteroide

    Responda
  6. José Flavio J Enout

    Não somos só a gente que votemos errados os curpados. Temo que incluí pelos menos algumas instituição: STF, PGR e Comgresso Nacional. Sem falar nas Força Armada, que, de início, se aliou ao genocida.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Trabalhei a vida inteira com Alemães e outros Europeus e não concordo que o remorso dos mais jovens pelo Holocausto se inspire necessariamente numa demonstração de empatia pelo próximo, mas é uma medida de autodefesa que encontraram para minimizar a rejeição. Está longe de ser algo generalizado haja vista a existência de vários grupos de supremacia branca no país. É uma bobagem a ideia de que seremos julgados pelas próximas gerações. Em cem anos ninguém mais se lembrará do sofrimento atual.

    Responda
  8. Claudio Belodi

    Você culpa os eleitores pelo holocausto? Quer dizer, então, quer dizer, que vós sois os verdadeiros culpados pela ladroeira do PT . Com tais pensamentos sois inútil.

    Responda
  9. Jove Bernardes

    Não tenho conhecimentos para comparar a índole dos alemães com a nossa, apenas intuo que nosso passado escravocrata tem algo a ver com a bovina submissão nacional. O que me chama a atenção é a vergonhosa omissão das instituições, que se limitam todas, até aqui, a posicionar-se com valentia e altivez - em notas de repúdio. Levantar o braço que é bom para mandar o quadrúpede-em-chefe para o buraco de onde veio, não tem. As mesmas forças armadas que agiram no passado hoje se omitem e se aproveitam.

    Responda
  10. AILTON TENORIO SILVA

    Desde ano passado venho coletando textos da Folha, dos mais diversos autores, e postando num grupo que intitulei #elenão, #outronunca #sobrouquem? E te confesso que pela primeira vez na vida votei em branco numa eleição. Sempre acreditei que temos opções, nem que for a menos pior, mas na última eleição achei por bem, não lavar as mãos, mas fazer esse voto de protesto. Mas devo concordar "fomos inúteis, impotentes, incapazes, fracassados, fracos, covardes e culpados" por chegar onde estamos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não me lembro se votei em branco ou anulei, mas optei por não botar minha azeitona em empadinha nenhuma. Mas olha, se voto valesse alguma coisa não nos deixariam votar, Mark Twain estava certo. Erramos, ok, mas os inúteis, impotentes, incapazes, fracassados, e principalmente, fracos, covardes e culpados, hoje, são os dirigentes das instituições militares e civis e assistem ao caos, limitando-se a aproveitar as benesses do cargo em que se aboletam, inertes e emitir notas de repúdio.

    2. francisco xavier de azaredo neto

      Por atitudes como esta é que hoje estamos passando por tudo isso. Quem votou em branco, nulo ou simplesmente não votou, com a sua omissão, ajudou a eleger Bolsonaro. Erro imperdoável.

  11. José Cardoso

    Para fazer um paralelo com o caso dos alemães, nossa grande chaga é o extermínio dos americanos nativos e a escravização dos africanos. Como nossos antepassados fizeram essas coisas? E ao contrário do alemães, parece que sentimos orgulho disso: é só ver o nome de rodovias em SP homenageando matadores e escravizadores - Bandeirantes, Fernão Dias e Raposo Tavares.

    Responda
  12. IRENE UEHARA

    Mirian, concordo com seu artigo e já tinha pensado a mesma coisa sobre o assunto. Temos atrás li um artigo sobre o peso que descendentes de nazistas/ compactuadores carregam. Mas você foi infeliz ao citar o verso de música de um apoiador (!) de JMB; proposital ou ignorância?

    Responda
  13. RODRIGO NAFTAL

    Como judeu, brasileiro e antibolsonarista, tenho a mesma percepção.

    Responda
  14. Daniel Choma

    Inútil é a grande mídia brasileira, que embarcou na destruição da política e da economia via lavajato, alimentou o antipetismo com mentiras e ódio cego e, com os escombros, abriu espaço para o monstro que ocupa a presidência. Os que estão aqui embaixo brigaram até com a família para tentar acordá-las do delírio bolsolinista, mas não conseguiram vencer o zap e o fundamentalismo religioso. Inútil é a nossa elite, o povo aqui embaixo trabalha e muito para sobreviver e superar sua gestão desastrada.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Você começou achincalhando a imprensa e a elite, mas acertou no grande responsável pela eme que se tornou o país: os que não venceram o fundamentalismo religioso e embarcaram no delírio bolsonarista movido pelo zap.

  15. adenor Dias

    É bom lembrar do nazismo, quando se trata de ciência! Que não esqueçamos da grande contribuição cientifica legada pelos nazistas, as custas de experiências macabras...

    Responda
  16. adenor Dias

    Concordo com parte da matéria, e discordo de outras! Temos culpa de elegermos um presidente incompetente sim! Talvez tem mais culpa quem anulou e votou em branco, do que quem votou diretamente no sujeito! Quanto ao futuro, talvez sejamos culpados por acreditarmos numa ciência politiqueira! Bolsonaro não inventou o vírus! Guardadas as diferenças entre um simples leitor, e um presidente, eu também posso ser chamado de genocida por não crê em certas normas criadas para evitar o contágio ...

    Responda
  17. Luiz Henrique Amorim

    Quando o tal do Ernesto tentou se desvincular do Nazismo afirmando ser de de esquerda e muitos bolsominions acreditaram e a mídia não negou apenas acalolorou o debate eu percebi que já tinha algum de muito errado. O óbvio e o ululante deixava de ser verdade. Eles temiam desde já no início essa profunda analogia: nazismo=bozismo.

    Responda
  18. Fabiano Caetano de Souza

    Por quê?

    Responda
  19. Julio Shiogi Honjo

    “Eles achavam que Hitler era autêntico, porque usava uma linguagem popular e prometeu resolver a crise econômica.”. Qualquer semelhança com um atual presidente de um país do hemisfério sul não é mera coincidência, mas repetição da história!

    Responda