Opinião > Morticínio brasileiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Ribeiro

    Estamos vivendo um processo de ascenção do Estado Paralelo. Uma situação sensível de corrosão das instituições democráticas. Se essa CPI não fizer seu papel constitucional, restará o caos.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    Antes de primeiro de julho já teremos mais de 500 mil mortos. Quando é que o Congresso vai cumprir com o seu dever? Vamos continuar sendo governados por um presidente negacionista e incompetente até o fim de seu mandato?

    Responda
  3. Eduardo Giuliani

    Difícil colocar 100% da culpa no JB. É covardia. Honesto é nos comparar com algum país similar com governantes mais competentes. Aí a diferença não será muito significativa. Por outro lado, se compararmos com países com medicina e mídia mais competentes, Australia, Ãndia, Bangladesh, República Dominicana, Zimbabwe etc verificamos que grande parte da culpa está nas mentiras sobre a Ivermectina, que realmente deixa a pandemia sob controle. Culpa da Folha, Estado, Globo, Einstein.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Inteligente. Protege os animais mais importantes para nossa alimentação e nos permite a evolução da espécie.

    2. Fernando Minto

      Vc tem razão. Eu uso este vermífugo nas minhas 4 novilhas. Vc usa com vc? Então não precisa se preocupar com a falta de vacinas.

  4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Típica crônica de uma morte anunciada! Este jornal contribuiu e muito para criação desse monstro genocida!

    Responda
    1. neli faria

      Fanático pelo bolsonaro é que nem fanático pelo Lula : não pensa!

    2. neli faria

      Quem contribuiu foi político que somente pensa em si e em seu projeto pessoal de poder!

    3. Jove Bernardes

      É foi um erro criticar as alternativas ao Bolsonaro, não? Todos deviam ter-se calado. Afinal, o partido alternativo era tão bom, tão saudável, tão crítico e honesto, assumiu suas responsabilidades e arrumou a casa, que implicância, a dos críticos, não? Eles esqueceram-se que não se pode criticar alternativas, e quem o faz assume os riscos de responsabilizar-se pelo que der e vier. A propósito, quem votou foi o povo ou foi o jornal? Ah, o povo. Não precisa explicar. Eu só queria entender.

  5. luiz jose almeida fayad

    Após ler os comentários,cheguei à triste conclusão de que não adianta o articulista se esforçar para apresentar seu ponto de vista,que eu considero elucidativo,porque as pessoas não meditam sobre o que está escrito para tirar uma lição,mas simplesmente emitem opiniões que já estão arraigadas nas suas mentes,não há uma absorção do tema exposto,então é pura perda de tempo tentar mudar as crenças arraigadas em cabeças ôcas.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Também tenho essa mesmíssima opinião. Assemelham-se àqueles interlocutores a quem custa segurar a língua dentro da boca enquanto você fala e que, mal você termina, botam tudo pra fora atropelada e raivosamente, deixando claro que não só não estavam prestando atenção como estavam enraivecidos por ter de mostrar um mínimo de civilidade esperando você terminar. É dose.

  6. José Henrique Neto

    Pois é.. Decisão difícil no segundo turno em 2018. De um lado uma proposta que, mesmo com os seus problemas, pretendia um governo pautado por uma racionalidade, no mínimo, humana (Haddad). Do outro, essa tragédia que se anunciava...E que, agora, se realiza. Mas, a "polarização". Qual é a responsabilidade das "elites" pensantes desse país? Bolsonaro é produto fiel dessas elites usurárias, plutocratas, parasitárias. Nunca, no Brasil, um presidente lhes representou tão bem. Parabéns aos envolvidos.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Bolsonaro não possui estofo para elaborar uma destruição de tamanha magnitude. Quem domina esse processo são os banqueiros, que deram o golpe, elegeram o Bolsonaro e plantaram o Paulo Guedes, o super ministro do trabalho, planejamento economia etc. Guedes é o cérebro que falta ao Bolsonaro e portanto o grande responsável por tudo isso, com o apoio da folha.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Bolsonaro não precisa ter estofo, Marcelo, convenha. Ao caos basta que deixe de ser contido e ele se instala sozinho. Concordo que se precisasse de um mínimo de elaboração não seria esse sujeito que destruiria o país.

  8. Herculano JR 70

    A estratégia de conter o virus, q a Fsp apoia ,nem sempre com idoneidade, e apenas uma e ñ pode ser tomada como a certa, na verdade talvez seja a menos certa. A Suecia nada fez e nem por isso esta errada. O fato e que so qdo a onda passar se contara os verdadeiros mortos e se poderá avaliar o q foi certo e errado. O diagnostico e o tratamento precoce é a essencia da medicina, em todas as doenças. A cloroquina e mais segura q vacinas emergenciais o q ja as condenam.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Senhor Herculano, tome fartas doses de cloroquina, metódica e diariamente, e recuse-se, terminantemente a vacinar-se, para o que é preciso ter mais coragem do que fizer sentado redigindo comentários com a bile derramada. A segurança com que o senhor pontifica sobre o que deve e o que não deve ser feito, sobre o que é certo e errado em termos de pandemia é espantoso. É de ministros da saúde assim que o bolsonarismo depende.

    2. marilza abrahão

      Negacionistas já não mais me espantam, fico somente consternada com tamanha ignorância e ausência de senso crítico!

  9. Carlos Alberto Tacques Py

    Perfeito!!!

    Responda
  10. fernando sciarri

    Triste, ainda temos que aguentar o gado mugindo e apoiando.

    Responda
  11. Francisco Filho

    Lembrem que o “assessor de primeira linha” da presidência, Osmar Terra, previu que a pandemia acabaria em maio de 2020. Já seria difícil com as pessoas certas, imaginem com essas.

    Responda
  12. Leandro Nem

    Parabéns, Folha! Você atuou ativa e diretamente no golpe que ajudou a eleger esse Excrementíssimo que hoje desgoverna o país. Seu papel nunca será esquecido.

    Responda
  13. Ana Pi

    A dona folha resolveu rever sua narrativa. Também, com quase meio milhão de mortos, tem que rever conceitos.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Que Folha? O que ela fez? Bolsonaristas de m e r d a

    2. neli faria

      O problema não é da Folha . É do Brasil!

  14. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    A causa dessa tragédia tem mais nomes envolvidos: Guedes. Quando o jornal vai atribuir ao ministro Guedes a sua cota de responsabilidade neste desastre?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Considerando-se que o ministro da economia reclama que as pessoas tem o péssimo hábito de querer viver, podemos acreditar, com boa margem de certeza, que ele esteja feliz com o resultado. Talvez suas próximas propostas econômicas sejam: fechamento dos Centros de Valorização da Vida, com prisão de seus militantes. Ereção de estátuas para cada suicida brasileiro, com uma inscrição: "eis um exemplo de amor à pátria!"

    2. Leandro Nem

      A causa é anterior... e contou com o apoio da própria Folha. O Excrementíssimo é o resultado desastroso - e por isso deve ser limado o mais rápido possível.

    3. Yuri Heider Carvalho Ferreira

      Concordo.

    4. Julio Shiogi Honjo

      Guedes não manda em nada, nem em suas ideias que são sistematicamente boicotadas pelo genocida, principal responsável!

  15. Waldo Assahi

    Então tá. Agora, sabemos que uma terceira onda será inevitável, e virá antes do final do ano, em parte pela alta taxa de contágio, em parte pela vacinação lenta. Pesquisadores afirmam que poderá ser ainda pior do que agora. O que os carniceiros planaltinos estão fazendo para se preparar para isto?

    Responda
    1. Paulo Staaks

      P0##@ nenhuma.

  16. Antonio Carlos dos Reis

    Alguns chamam Bolsonaro de incompetente, mas ao meu ver o Miliciano Genocida foi muito competente em promover um genocídio, deliberando estratégias para causar cada vez mais mortes. Podemos chamar de um case de sucesso, como falam os farialimers, apoiadores desse desgoverno.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      O genocida tem o claro projeto de acabar com a fome no país, matando os esfomeados de fome. Aí veio a pandemia que acelera o cumprimento de seus propósitos!

    2. Waldo Assahi

      Concordo inteiramente. E achavam que o coiso não tinha um projeto para o país.

  17. Manoela Gomes dos Santos

    É tão doloroso tudo isso, são tantas mortes que fica difícil compreender a real dimensão da grande tragédia que se abateu e se abate sobre nós todos os dias.

    Responda
  18. Hartemys Belo

    É doloroso prever, mas mais doloroso ainda é perceber que nós estamos indiferentes à indiferença. Todo cuidado é pouco com as vidas. O que falta de nós?

    Responda
  19. José M Leal

    Ainda acho, Folha, que teria havido muito menos mortes se o atual Governo tivesse mantido o Bolsa Midia.

    Responda
    1. José M Leal

      Marcelo, o clichê Imprensa Livre é o último argumento dos chanalhas e dos mercenários da notícia.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Seu Grande men ti ro so! Morreriam menos se vocês houvessem comprado a imprensa livre??? A ssa si nos ! Isso que vocês são. Queimarão no Hell

    3. Julio Shiogi Honjo

      Os Estados Unidos mostraram a solução. Foi só trocar o presidente e de pior país na condução do problema transformou-se num exemplo!

    4. José Antônio

      ''...Do dinheiro enviado aos Estados...'' A grande maioria dos Estados (SP, RJ, MG, SC, RS, PA, AM, etc. ) são ''governados'' por governadores-camisas-amarelas.

    5. José M Leal

      Vão vender hipocrisia em outra banca, sacriphantas. Aqui não há preocupação com mortos, mas em derrubar um Presidente. Do dinheiro enviado aos Estados para combater a pandemia, desviado para comprar fazenda, lancha, carro de luxo e colocar botox na cara de madame ninguém fala nada. Farsantes.

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      A "sorte" é que as maiores baixas são no gado Bozolóide, óbvio. Essa gente que acha que está protegida porque tomou cloroquina, acha máscara coisa de maricas e adora uma aglomeração. Todos empurrados para a morte ou sequelas graves pelo Genocida Psicopata. O eleitorado do Bozo tem sofrido muitas perdas. Tenho pena é dos médicos e enfermeiros que estão exauridos.

    7. Waldo Assahi

      Haveria menos mortes se houvesse menos gado. Aliás, o rebanho anda sofrendo baixas consideráveis. Normal, gado é para o matadouro. Só que gente é diferente.

    8. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

      ma optou pela bolsa Pol Pot de destrruição da sociedade

    9. Thiago Alves Figueiredo

      Não se esqueça da mamadeira de piro.ca, ser ruminante. Mas não se preocupe, os historiadores terão pouca dificuldade em perceber a hecatombe da incompetência e ignorância desse governo. Terão vídeos, inclusive, do pestilento como prova do nível da estultice do sujeito

    10. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Explica melhor seu raciocínio. Se é que isso é raciocinar

  20. Jocimar Bruno dos Santos

    Texto magnífico! Faltou somente tratar do deslinde de toda essa ba.gun.ça: o julgamento e as condenações que o Bolsonaro estará sujeito ao deixar a presidência da República e, por conseguinte, perder a blindagem inerente ao cargo e a vigilância pessoal desempenhada pelo cér.be.ro, o "c.ã.o" de três cabeças, guardião dos portões do in.fer.no. Oxalá!

    Responda
  21. Maria José de Carvalho

    O presidente genocida ainda tira chacota com os 400 mil mortes e seus familiares! Quando nas redes posta a infâmia: "CPF Cancelado". Não é caso de insanidade mental, é de ordem criminal e penal. O país nunca desceu a nível tão baixo. Ele vai responder por crime de responsabilidade. A lei do retorno é implacável.

    Responda
  22. José Antônio

    ´´Com camisa-amarela-mor negacionista e pouca vacina, Covid mata 400 mil no país.``

    Responda
  23. Adriana Santos

    Com todo o respeito que merecem as famílias das 400 mil vítimas, e exatamente por isso, quem pariu Matheus que o embale.

    Responda
    1. Jocimar Bruno dos Santos

      Nana, entendi o teu raciocínio, e há um pouco de "lógica", sim, afinal Bolsonaro chegou até aí pra fazer toda essa bagunça pelo voto popular, certo? Poderia concordar, sim, contudo há uma questão importante aí: milhões de brasileiros não votaram nisso daí, mas são igualmente vítimas desse ge.no.ci.da.

    2. Carlos Alberto Pereira

      Um dia você chorará por um ente querido e lembrarar dessas suas palavras. Deus tenha pena de sua ignorância.

    3. Helio Sisco

      Lamentável seu comentário. Parece o Bozo falando.

  24. Jane Santos

    Os fatos narrados são reais, não há o que contestar. O pr vai todo dia diante das câmeras expor a sua ignorância, falta de empatia, incompetência, fantasia e má-fé.

    Responda
  25. José Manoel Martins

    Só nos resta orar.

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Orar, resistir e lutar contra o obscurantismo que atingiu este país!

  26. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Pena que essa mesma imprensa tenha apoiado a eleição dessa figura monstruosa que conduziu o país à ruína sanitária e econômica e, sobretudo, à morte de, até o presente, 400 mil vidas, que efetivamente importam.

    Responda
    1. Maria José de Carvalho

      Pois é! A mídia cega e surda não anteviu o desastre que seria apoiar esse espécie de "negacionista da política", que só defende os seus interesses e de sua família. Não é questão de insanidade mental, é de ordem criminal e penal. Mas a lei do retorno é implacável.

  27. Sergio Caldas

    Agora é tarde, só resta chorar pelos que se foram e pelos que deveriam ter ido, mas pactuaram com o vírus e a morte, dobraram a aposta no caos e continuam semeando a tragédia.

    Responda
  28. Claudio Moreira Roberto

    Resumindo !! Nao temos vacina ....

    Responda
  29. Luciano Napoleão de Souza

    O que a Foice pensa já não tem valor a muito tempo! Sua parcialidade destruiu sua credibilidade. O ativismo subversivo, matérias sob medida, pinçamentos de temas sensíveis e especialistas de auditório para atacar e derrubar o governo viraram a marca registrada do anti-jornalismo da Foice e de toda imprensa subversiva nacional!

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Li aqui mesmo na Folha, um comentário que achei perfeito pro seu caso: quem ainda defende esse desgoverno, ou tem problemas cognitivos graves - alienação da realidade, ou então está se beneficiando de alguma maneira. Ambas são péssimas!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      "Especialistas de auditório"! Kkkkk. Quem defende tratamento precoce é o que, então?

    3. Waldo Assahi

      Tirou do livrinho de pensamentos matinais do boiolavo. Cada um apela para a auto-ajuda que preferir, certo?

    4. José M Leal

      Acho que teria havido muito menos mortes se o atual Governo tivesse mantido o Bolsa Midia para comprar as pautas favoráveis da Folha.

    5. CARLOS TARDIVO

      Porque você ainda lê a "foice"? Cancele a assinatura, vá ler o jornal da Universal, assista a Record, Rede TV, SBT, ouça a Jovem Pan e nos deixe em paz!

    6. Jose de assis Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Maria José de Carvalho

      Faz parte: da família, de cargos comissionados ou de funerária? Perdeu algum parente ou amigo? Cuidado! Ele breve vai responder e vocês também. A lei do retorno é implacável.

    8. R Alvim

      Para estar satisfeito com a atuação do governo na pandemia vc deve ser do ramo funerário, né?

    9. Ronaldo Paris

      Vai ver que o editorial é uma fábula... Vai ver que temos o melhor gestor de crise de todos os tempos... Mas o que é certo é que a justiça e a história serão implacáveis com esse governo!

    10. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Negacionista detectado! Deve achar q é uma mentira as 400mil mortes né?

    11. Yuri Heider Carvalho Ferreira

      Pq ainda lê? Ora, ora!

    12. Gabriel Viegas Damatta

      Impressão minha ou as bonecas bolsonaristas estão tão desesperadas quanto o próprio “jumento-em-chefe”?

  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O q o editor fez agora foi relatar o q já sabiamos desde o início. Eu, q sou menos esperto q ele , pedia (aliás desde o início do governo) pressão contra a continuidade dele. O editor perdia tempo malhando o funcionalismo, defendendo reformas, falando mal do pt e Lula. Uma verdadeira res. Tá aí, agora reconhecendo o desastre , mas isso eh pouco.

    Responda
  31. Harold Barretto

    A Folha pensa baseada no que ela perdeu de verba publicitária para o governo federal. Virou um Pasquim progressista, sem brilho, sem verdade alguma para compensar o mal agouro de sua redação revolucionária de botequim. O vírus e o verdadeiro genocida é chinês, mas a malandragem pseudo intelectual é genuinamente brazuca.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Parei no "mal" agouro...

    2. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Ah, arte de falar zerda com um palavrório empolado e pseudo-intelectual!

    3. Harold Barretto

      Negacionismo, Fake News, essa é a narrativa dos perdedores!

    4. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Negacionista detectado! Tem um cargo no governo é?

    5. FERNANDA D R

      E vc deve ter baseado esse seu comentário na fake news que sua tia postou no grupo do whatsapp...o "deep ZAP" intelectual e baseado na ciência que esse desgoverno inventa

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.