Ilustríssima > Cinco anos depois, não há motivo para se arrepender de impeachment de Dilma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. Homero Feijó

    A pergunta está errada. Não se trata de o impedimento estar certo ou errado, trata-se de ""os métodos que conduziram ao impedimento foram corretos?" Algum sistema político e institucional suporta arrastar suas entranhas em praça pública? Apostar na antipolítica como bandeira pode dar bons frutos? Me parece que os resultados falam por si próprios.

    Responda
  2. Homero Feijó

    A pergunta está errada. Não se trata de o impedimento estar certo ou errado, trata-se de ""os métodos que conduziram ao impedimento foram corretos?" Algum sistema político e institucional suporta arrastar suas entranhas em praça pública? Apostar na antipolítica como bandeira pode dar bons frutos? Me parece que os resultados fama por si próprios.

    Responda
  3. José Honório Cupertino

    Este indivíduo é um simu lado, deve ser um bolsonaristas tipo gado. " Bolsonaro e família com pequenas corrup ções!!!???" - Vá catar coquinho ... rapaz! Você só não canta as maravilhas de ser gado porque a Folha é contra o imbe cil que ocupa o planalto. Este e sua prole formam um grupo cor rupto de fato. Onde você vc corrup ção em Dilma, seu rapaz!?

    Responda
  4. Fernando Jorge

    Patético. Volte para a caverna. Pessoas como você são responsáveis por esse desastre que está aí. Reconhecer é mais digno fulaninho.

    Responda
  5. Gustavo Carvalho

    O rapaz reafirma a culpa do PT por tudo que houve de errado no mundo, mantém que as migalhas que a LJ atribuiu a Lula estão ligadas ao esquema bilionário da Petrobras, repete a ladainha de que Dilma quebrou o Brasil (que teria entrado em recuperação com Temer)... e depois reconhece que o ódio ao PT foi plantado pela mídia. Mesmo assim não tem 60 pontos de QI para ligar uma coisa à outra: suas crenças vacilantes e a campanha midiática sórdida.

    Responda
  6. Fabio Oliveira de Souza

    Texto ruim de ler e argumentos infantisÂ…

    Responda
    1. José Honório Cupertino

      Concordo. Texto de mal informado.

  7. romeu decio vanelli

    Os leitores da folha (99% fanáticos esquerdistas) nunca vão entender nada. Criticam tanto o Bolsonaro mas são iguais a ele, são os bolsonaristas de esquerda.

    Responda
  8. Ricardo Andrade

    Considero os argumentos do colunista infantilizados, leio só trechos, sinto preguiça diante de tanta “inocência”. É um pós-adolescente que fez mestrado e isso virou credencial para virar colunista de opinião política, a despeito de qualquer responsabilidade. Viverá a vida nessa cobrança de consciência e tentará se metamorfosear com o tempo. E conseguirá ludibriar alguns que também se identificarão com o auto-engano.

    Responda
  9. W Oliveira

    Concordo com o colunista. Os próprios correligionários do partido referendaram o impeachment, pois, na ausência de Lula, a lógica seria indicar a candidatura de presidente em 2018 para ela, visando a possibilidade de um retorno triunfal de uma pessoa injustiçada. O fato é que nem eles aguentavam mais.

    Responda
  10. Márcio Pella

    O real motivo do impeachment de Dilma e ódio que a classe média tem dos mais pobres. Não suportaram assistir o filho do pobre entrando na universidade, o aumento do salário mínimo e os programas sociais de transferência de renda. Essa gente hoje está pagando caro e vai pagar ainda mais.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Zzz zz zzz zzzzz Zzzz

  11. jose luiz silva

    Se arrepender de atitudes erradas é ser honesto consigo mesmo, agora escrever um monte de blá, blá, blá e não assumir que errou é ridículo. Bata no peito e diga: ERREI!!! Pronto. Assuma que o impeachment foi uma aberração, um golpe escancarado, independentemente da incompetência e falta de articulação política de Dilma. E é claro que tudo isto culminou com a eleição desta desgraça que está na presidência, ajudado também pelo teatro da Lava Jato e seu paladino, o Marreco de Maringá.

    Responda
  12. Rodrigo Correia do Amaral

    Esses pseudointelectuais surfam no oportunismo retórico de cada conjuntura, ajudam a construir o ódio e o niilismo com suas "análises", vendem seus "livros" e "palestras" para essas pessoas, conquistam espaços nos meios de comunicação... Em suma, ganham dinheiro e prestígio em cima deste ódio destrutivo, e, quando alcançam o que desejam, dizem que esse sentimento é coisa do "povo" e que eles não têm nada a ver com isso.

    Responda
    1. Rodrigo Correia do Amaral

      Joel é mais um "Mephisto" da história (István Szabó, 1981).

  13. SAMUEL PACHECO

    É impressão minha, ou isso parece a justificativa de alguém sentindo culpa?

    Responda
  14. Andre Rypl

    Não há um motivo, mas mais de 400 mil motivos. E o articulista faz um lindo exercício, inspirado quiçá por Pôncio Pilatos?, para expiar sua responsabilidade. Lindo. O papel aceita tudo, afinal. Mas os fatos estão aí, e JP não terá como negar sua história.

    Responda
  15. VANDI FERREIRA LIMA

    Foi golpe, sim!

    Responda
  16. Alípio Dias dos Santos Correia

    Quando a "grande mídia" vai chamar o impeachment de Dilma de "golpe de estado"? Seria muito esperar que as instituições que apoiaram o golpe de 2016 o fizessem. Se bem que a grande mídia também apoiou o golpe militar de 64 e até o chama de "revolução".

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      Falarão quando os petistas falarem abertamente sobre o déficit intelectual da DIlma e aceitarem que ela foi apenas um poste, não uma presidente de fato. Dá um like se vc concorda :P

  17. fabio miguez

    Aham Joel Pinheiro, faça o que precisar para conseguir dormir a noite.

    Responda
  18. José Bueno

    Mestre em Filosofia pela USP?!? Não posso acreditar.

    Responda
  19. JEDER SILVEIRA JUNIOR

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O autor é mais um que quer justificar mais uma vez o golpe dado no governo Dilma. Faz parte daqueles que sabem que ela foi retirada não pelas manifestações de rua. Pelo contrário, as manifestações feitas pelo MBL e outros grupos foram entusiásticamente apoiadas pela grande mídia, pelas elites empresariais e militares e tinham como massa de manobra a classe média pouco culta e manipulável. Numa cidade com a população de São Paulo, encher a Avenida Paulista com esse pessoal é fácil.

    Responda
  21. rubens goncalves

    afolha e sua narrativa ante petista. a começar dizendo que houve impeachmento da presidenta. perguntem aos juristas e muitos dirao que foi o golpeamento parlamentar ou na lingua vernacula. golpe de estado.

    Responda
  22. Alberto Fernandes de Farias Neto

    Em verdade, a elite articulou o impeachment acreditando que o PSDB voltaria ao poder. Temer faria o jogo sujo(Eduardo Cunha disse agora que Temer já tramava há muito tempo) Não contavam com o imponderável: Bolsonaro. E agora, o que fazer com o estorvo? Para alguns é estorvo. Outros, os mais truculentos, aproveitam a onda para liquidar direitos dos trabalhadores, invadir terras indígenas, queimar a floresta, enfim, são cúmplices do genocida.

    Responda
  23. CLAUDIO HURGEL VICTOR LEITE

    Sr. Joel, tão lúcido, em quem votou na última eleição presidencial?

    Responda
  24. marcos vinicio borges mota

    Foi esse cara que disse que para o pobre é uma boa vender um rim? O mais engraçado é dedicar uma única frase ao Cunha.

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    Gostaria de ver o ilustrado defender essa "tese" em Chicago... Usar o conhecimento para ludibriar? Não é a toa que esta terra é tão suscetível a fake news. Esse jornal centenário não deveria estar colocando em dúvida aquilo que é já é consenso no mundo acadêmico e jurídico.Qualquer Cidadão que preze por Justiça tem vergonha das elites desta terra de espalhafatos, encabeçadas pelas mídias centenárias. Ainda é capaz de ter pretensão de escrever livros para "explicar" o motivo do atraso nacional...

    Responda
  26. vicente oliveira

    Tem gente que faz me r da, assume que fêz e pede desculpas ,mas tem tambem uns me r das que fazem suas me r das e como falta car atér para assumir a merda que fêz e quando o remorso e a vergonha da vilania bate na porta ,covardemente culpa a vitima pela sua ca ga da ,né seu joel.

    Responda
  27. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Saudades da Folha da época de Tarso de Castro. Esse cara deve pagar para escrever na Folha.

    Responda
  28. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Filho de quem é, trabalha na jovem pan, não poderíamos esperar outra coisa. Triste Brasil.

    Responda
  29. LUCIANO RUBEMPRE

    O leitor não precisa ser petista para retornar à época e concluir que houve sim uma maciça campanha midiática orquestrada (mídia e Lava Jato insuflando multidões, congresso trancando pautas governistas) para derrubar o Governo de Dilma Rousseff. São fatos que fazem parte de qualquer análise isenta do período. E essa Folha, por diversas vezes, estampou manchetes contribuindo para o clímax. É compreensível que o veículo tenha de se posicionar, mas de forma isenta e sóbria, o que não fez.

    Responda
  30. Jairo moraes junior moraes

    "Kara", em que mundo você vive ? Foi um "baita" golpe, como sempre acontece, (aqui no Brasil) quando a extrema direita fica aleijada do "comando" por algum tempo. Ah ! #eleNÃO

    Responda
  31. Rodrigo Caldas

    Para alguém dizer isso, só pode ter estado em coma durante todo o processo até hoje.

    Responda
  32. Reginaldo Corteletti

    Foi golpe!

    Responda
  33. Paul Muadib

    "Os valores destinados a Lula pessoalmente, como nos casos do tríplex e do sítio, seriam as migalhas que caíam da mesa desse que foi o maior esquema de corrupção da nossa história." O mensalão existiu mas até hoje não conseguiram provar a ligação do Lula com o triplex e o sítio, e o engraçado é que a justiça autorizou a venda de ambos, cujo dono não era o Lula. Que tal parar de continuar mentindo e pedir desculpas pela ca.ga.da que participou ?

    Responda
    1. Paul Muadib

      Wesley, pelo jeito você é daqueles que basta uma "convicção" ao invés de provas para condenar alguém, né ?

    2. Wesley Caiapó

      O Luiz Inácio é inocente. Ele, Jack, Adolph...A parte que nos consola é que pra entrar no inferno não precisa ter fé ( isso é exigência dos outros). Lá o cara entra, senta e é atendido pelo que fez e não tem STF que dê solução, e esse papo de juíz parcial, lá não cola.

  34. Wesley Caiapó

    Petista gritando "foi golpe", mas não falam do estelionato eleitoral que levou a Dilma aí segundo turno. Além disso, o golpe foi dado por quem??? Pelo vice, pelos "amigos" da base aliada. Sem a participação deles, a oposição jamais conseguiria. Parabéns ao PT pelas boas companhias. ° na cueca e vida que segue.

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      PAUL MUADIB, mas foi eleita dizendo que não faria uma série de medidas contrárias ao interesse da população, mas bem assumiu e fez. Se ela não tivesse sido eleita, o Aecim teria. Pensa num país onde só tem candidatos bons (pelo que vc sabe deles e não posso escrever aqui). É nois.

    2. Paul Muadib

      Estelionato eleitoral onde ? Foi eleita com míseros 38% no segundo turno, igual ao abes.ta.do atual.

  35. edgard Reymann

    Muito texto só para falar besteira. Parece certo que, hoje, há um afinamento entre as elites do capital e da indústria, e só por isso Bolsonaro não caiu. É de uma tortuosidade esse texto, que não deveria nem ter sido publicado.

    Responda
  36. JOSE BOTER

    Grande porcaria esse ativo.

    Responda
  37. Rosane Borges

    Pelamos! Que artigo é esse tentando ganhar verniz de análise política. Mas é tão ruim, é tão uma tentativa de se auto defender, que dá náusea. A cada dia se descobre as grosserias jurídicas que levaram ao impeachment, ainda assim o articulista diz que não há que se arrepender. Ainda bem que leio Jânio de Freitas

    Responda
  38. Ailton Silva

    Fico a me perguntar.....o Brasil em seus pseudos 521 anos de descoberta teve finalmente desvendado que existia corrupção e está se ocorreu foi apenas no governo de esquerda......grande ingenuidade do articulista acreditar que somos todos ignorantes....

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      É que no governo petista, corrupção virou política de Estado. Tanto que o Obama sabia antes mesmo das primeiras denúncias ( conforme publicou em livro).

  39. Sandro Carvalho

    O impeachment da presidente Dilma foi uma farsa grotesca, e só por essa razão já seria motivo de arrependimento. Mas não é só isso: o impeachment foi o gatilho de toda a tragédia, de toda a devastação que o país vive desde então e da qual não será nada fácil sair, isso se dela sairmos. O raciocínio do autor fatalmente conduz a pensamentos tais como: não há motivos para industriais do tabaco se arrependerem de haver contribuído com tantas mortes, pois o problema não é o tabaco, mas o câncer.

    Responda
  40. Sandro Carvalho

    Então não há motivos para arrependimento, senhor articulista? Se não há, então, por favor, seja coerente e não reclame de toda a tragédia, seja social, política, econômica - incluindo o ódio político que se estabeleceu dividindo a nação -, e o que mais seja que veio justamente em decorrência da barbaridade que foi o impeachment. Sua contradição é tão flagrante e tão intelectualmente desonesta que seja a causar vergonha alheia. Dá vontade de desistir de tudo.

    Responda
  41. Tânia Cristina Criscuolo

    Tentativa tosca, chula e grosseira de aliviar a sua consciência e dos demais golpistas pela tragédia que se abateu sobre o Brasil. Bolsonaro é apenas a cereja no bolo estragado, construído pouco a pouco, desde 2014. A história lhes dará o devido lugar, disso não tenho dúvidas.

    Responda
  42. Carla Fernandes Verçoza

    Saudades de quanto a 'Ilustríssima' vinha com ótimos textos que faziam valer a assinatura do jornal. Que lástima essa matéria desse neoliberal tentando se eximir da culpa da várzea em que enfiaram o país, e que lástima grande parte dos comentários aqui.

    Responda
  43. Paulo Franchetti

    Que difícil exercício de retórica para defender o indefensável e ainda posar de democrata. Merece os parabéns pela autoindulgência arrogante com que se exime da responsabilidade pelo que o seu presidente representa em mortes, corrupção e primarismo político.

    Responda
  44. José Oliveira

    nós devíamos ter vergonha de certos governantes e ou governantas e não complacência, pelo menos em honra aos desvalidos, enganados e cadáveres que eles foram culpados de espalhar pelo Pais. E ainda querem permanecer ou voltar para completar o triste trabalho. isso não terá fim nunca?

    Responda
  45. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Excelente texto e raciocínio Joel. Parabéns!!

    Responda
  46. Tiago Feliciano

    Agora que o colunista se assumiu membro participante do MBL todas as suas ideias tortas sobre política passa a fazer sentido.

    Responda
  47. Fatima Wanderley

    Espírito antissistema, uma ova, o golpe se deu com apoio da Fiesp e tantos outros financiadores que são o sistema. Kim e Janaína são só nomes que o sistema acolheu e estão aí fazendo seu trabalhinho. Quanto à lenta recuperação econômica pós golpe citada não é o que os números de emprego, por exemplo, apontam, sem falar nos recursos do fundo soberano e para investimentos que viraram pó após a saída de Dilma,sem falar nos vergonhosos casos envolvendo JBS, Temer e Aécio, que vieram à toma logo após

    Responda
  48. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    E a folha segue dando voz ao lixo conservador que prolifera nesse país. O articulista cumpre seu papel de lacaio. Verborragia sem sentido, que se presta a tentar encobrir um fato histórico. Houve um golpe judiciário, legislativo e midiático contra Dilma Rousseff.

    Responda
  49. Altino Pereira

    Excelente artigo, parabéns pela análise.

    Responda
  50. Gustavo Felício Moraes

    Ah pára! Sr Joel, o seu comentário indica que você contribuiu para a vitória desse governo nefasto. Eu teria vergonha de admitir que participei do MBL. Eu teria vergonha de ter apoiado o impeachment da Dilma de 2016 (um show de horrores). Pessoas como você pariram Bolsonaro, votaram no 17. E agora, estamos no pior governo da nossa história.

    Responda

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.