Ilustríssima > Cinco anos depois, não há motivo para se arrepender de impeachment de Dilma Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
O autor faz parte de uma geração "liberal", que desfruta espaço na mÃdia, ostentam currÃculos enfeitados em universidades públicas, mas não tem honestidade intelectual para admitir o óbvio. Não é de hoje que faz análises estreitas e enviesadas. Deveria nos poupar de tais leituras.
A maior de todas as arrogâncias é não reconhecer que errou, que errou feio e que seu erro teve consequências, no caso, graves...e havia indÃcios...equiparou o crime fiscal ("pedaladas") com as "pequenas delinquências" da FamilÃcia...deu um atestado de honestidade à Dilma...e chamou de delinquentes pés de chinelo os que ajudou a chegar ao poder...Reinaldo Azevedo expiou a culpa...esse permanece no pecado...
Pronto, abriu-se o portão do inferno por aqui.
Vou conceder ao autor o benefÃcio de uma visão ingênua e enviezada da conjuntura nacional. O impeachment de Dilma Roussef foi golpe, sim. As gerações futuras de historiadores não poderão negar a inexistência de crime de responsabilidade e o conluio dos parlamentares de rapina. E mais, todas as nossas maiores mazelas, recessão econômica e bolsonarismo incluÃdos, começaram com as articulações para retirar do poder uma presidenta honesta e bem intencionada, mas com pouco traquejo polÃtico.
A Presidente Dilma Rousseff foi derrubada do poder por ser Mulher! O resultado do golpe é catastrófico! A democracia desmoronou, o STF sob assédio e ameaças; em lugar do consenso, a força bruta; o pensamento suspenso, e o mal banalizado! Hoje, a fome e a pandemia rege-se pela receita de Justo VerÃssimo! Sinto profundamente esse brutal retardamento histórico pelos meus filhos e pela juventude. O governo de Dilma não era o ideal, mas era o que tÃnhamos de melhor para avançar com a democracia!
Exatamente! Golpista que não se arrependeu e ainda quer forçar a sua narrativa para os desavisados.
Causa espanto a folha ter como colaborador um ser incapaz de articular ideias coerentes. Evidente, a toda prova, que a derrota da direita em 2014, por pequena margem de votos, foi fundamental para o golpe de 2016. A economia continua capengando desde então, pelo que a pequena queda da economia em 2013/4 não justifica o golpe. Hoje temos uma economia arruinada e milhares de mortes. Como esse ser não se arrepende?
O impeachment da Dilma jogou o Brasil numa nova República Velha, voltamos ao século XIX, impuseram a reforma trabalhista, o teto de gastos e querem ainda d3struir o serviço público, hoje a CEDAE foi crimino$amente privatizada no Rio, em suma o impeachment da Dilma desencadeou uma tragédia que poucas guerras na história causaram tantos danos a um paÃs quanto as mais nefastas e destrutivas polÃticas implementadas desde então...
Recomendo atualizar a bio do colunista: Economista, mestre em filosofia pela USP, colunista da Folha e bbzão mimado do papai.
Arrependido, o tal joel pode estar de fazer parte do bolsojeguismo, que ele elegeu. Impeachment de Dilma, foi golpe pq nao houve crime de responsabilidade. Quem disse? Eu? Numm fui, foi a FSP, baseada em auditoria. Quem foi atras do MBL, romero juca e do pato derrubar governo é golpista e tr o uxa. Que papo é esse rapá? 'Como formador de opiniao"...Formador de opiniao bostia. O allan terça livre tbem é...Seu nada, golpista mau carater
Só faltou dizer que o Nazismo não foi tão ruim e que os que o praticaram também não deveriam se arrepender. Aliás nunca ouvi falar sobre nazistas arrependidos...
O ideal seria Lula não ser candidato e buscar alianças, pois já teve dois mandatos. Só que entre os postulantes não vejo melhor polÃtico para ocupar a presidência. Por isso, a começar de agora sou Lula 2022.
A tese construÃda para dar sustentação ao impeachment de Dilma, se mostrou tão frágil a ponto de requisitar outra grande fraude, recentemente desmascarada e exposta sem maquiagem por Ministros do STF. Sob o manto “luta contra a corrupção”, os nossos liberais oligárquicos iniciaram o último ato para a apropriação do Estado, afastando todos que poderiam derrotá-lo. Sabem administrar lojas, bancos e indústrias, mas jamais fora gestores públicos.
É sério isso? Jesus... O que vai sobrar desse paÃs?!
Você,embora liliputiano, é também um dos responsáveis por tudo de ruim que hoje ocorre. É lógico que não tem caráter, nem coragem de se arrepender e, tenho certeza, que se o inominável fizer um gesto que lhe interesse voltarás aos braços dele.
Duvido que o próprio autor acredite no que escreveu. Está tentando convencer a si mesmo.
Analise rasa e tendenciosa! No meio desta trilha que foi de Dilma a Bolsonaro, o episodio mais importante que cominou na vitória do Bolsonaro não foi citado, a prisão do LULA! O Sergio Moro que premeditou toda a trama que acabaria com o PT fora do poder e alguém do outro lado no poder, talvez ele apostava em alguém do PSDB mas teve a sensação de dever cumprido com a vitória do Bolsonaro naquele momento.
Vai demorar mais de cinco anos até passar o arrependimento de ter lido tanta boçalidade desse artigo ridÃculo
ClarÃssima é a dor na consciência do autor. Cretinice mesmo é não ligar a farsa do impeachment à ascensão de Bolsonaro. Cuida que o filho é teu, prezado autor.
Só um negacionista terraplanista em polÃtica e economia poderia ter escrito uma sandice dessa. Deve morar em Marte ou nadar de braçada em ouro. Nós que empobrecemos, nós que vimos a gasolina, o gás, o quilo de carne custar o dobro nos arrependemos de não termos freado os golpistas maleditos como o autor. Eu empobreci e 99% da população empobreceu. Perdemos as reservas do Pré-Sal para a Educação que já era ruim. Estamos vivendo o caos. O autor sandeu só pode estar de paródia.
Minha pergunta é simples, subiria num palanque para tirar bolsonaro já?
Retroceder nunca, arrepender-se jamais! Num é professor bolsonarista? Você foi responsável por um Golpe que culminou com a eleição desse "notável" presidente! Admita isso, baixa a cabeça e talvez vc no futuro possa dormir melhor!
Vc fala de racionalidade, sensatez e inteligência e subiu no palco do MBL. Movimento que até hoje se diz liberal e promoveu fake news, ódio, mentiras, destruição de reputações. e vc não sabia nada disso, né? Só uma coisa a falar: VTNC.
Arrasou!
Atropelaram a democracia irresponsavelmente, desrespeitando o voto direto e legÃtimo do povo brasileiro. Uma grande farsa que teve o único objetivo de se apropriar do orçamento nacional. Guindaram ao poder um bando de incompetentes que estão destruindo o Brasil. DestruÃram a economia, estão destruindo todos os grandes e bons projetos na educação, na moradia popular, na reforma agrária, interromperam uma era de investimentos.
Mas que bos ta. O homem defecou todos os seus preconceitos em texto escatológico cuja leitura não consegui levar até ao fim, o estômago não permitiu.
Li só o tÃtulo. E foi demais pro meu "figo.
Cinco anos depois, com 400 mil mortos, em sua grande maioria, decorrentes da polÃtica deliberada de extermÃnio da população mais vulnerável executada pelo Jair “Jim Jones” Bolsonaro, produto do movimento que apoiou, é motivo sim para se arrepender de impeachment de Dilma. Não reconhecer isto o transforma no bolsonarista que é e que nunca deixou de ser.
Melhor ouvir um filho de porteiro. Esse ser que escreveu a coluna tem sérios distúrbios mentais.
400 mil mortos em território nacional, em sua grande maioria decorrentes de uma polÃtica deliberada de extermÃnio da população mais vulnerável encabeçada pelo Jair “Jim Jones” Bolsonaro não incentivam o professor a reconhecer que errou. Que errou feio apoiando na rua um movimento que lutava contra a corrupção dos “adversários”, neste caso, o PT, para desencadear um conjunto de fatos (que o professor acha que não tem qualquer conexão unos com os outros) que culminaram com a eleição do JJJB.
Assino em baixo do comentário do Márcio Damasceno.
Poxa Joel vc é um rapaz inteligente, bem informado, pensa melhor antes de falar uma coisa dessas. Olha em volta irmão.
É impressionante a capacidade do ser humano de criar subterfúgios para confortar a conciência, ninguém quer assumir seus erros, assumir que foi enganado. Essa culpa é sua professor, sua e de quem apoiou o golpe e elegeu o Bolsonaro. Essa culpa é sua sim.
Mais um fã de Edith Piá: non, je ne regrette rien. Tão risÃvel quanto o outro.
Caro filosófo, Você é um almofadinha que se orgulha em ter subido no palco do MBL. Mas você votou no Amoêdo, né? Que nojo desse artigo que fiz questão de ler.
A última frase foi sensacional. Perdão, tive q rir, acho q de nervosa.
Esse tipo de texto me dá uma vontade de votar no Lula, carcar o 13 e confirma, primeiro o um, depois o três e o verde, meu dedo fica coçando mininuducéu!
No mercy, no regret, no remorse.
Análise muito rasa, mas respeito
Faz parte da personalidade da geração que decorou Mises e Hayek como única fonte bibliográfica e saiu às ruas em 2013 para defenestrar o PT e agora tentam com circunlóquios cansativos apagar a paternidade da serpente que elegeram. Se oriente, rapaz, foi Golpe! E você saiu na fita... Não foi auto-engano porque vocês não se arrependem do Brasil que deixaram para nós... Arrependimento é digno de corajosos que reconhecem seus erros.
Alguns têm a grandeza em dizer que o impeachment foi um erro, outros tem a insensatez em dizer que não se arrependem. Fatos históricos se conectam, verdadeiras falácias, como as Pedaladas e a Operação Lava Jato foram arquitetados para destituir o PT do poder, através do impeachment da Dilma e não-eleição de Haddad. A ilegalidade polÃtica foi dada pelo congresso e o STF. O ódio fascistóide ao PT foi insuflado com a participação da grande imprensa, e foi eleito o genocida. Essa é a verdade.
Bom demais ler na FSP texto auto-afirmativo livre das usuais e monótonas classificações bloqueadoras e olhar anticonvergente. Sem arrependimentos- campo livre para ações transformadoras. Plasticidade polÃtica para acompanhar e aproximar os pontos que se tocam e assim tentar criar uma nova frente de união para 2022. .../Claudia F.
Não há motivos para se arrepender?!? Você já enuncia o seu artigo com uma quase justificativa... Não aprendeu nada e não esqueceu nada!
Se mesmo após 400 mil mortes, que se não estão diretamente estão indiretamente ligadas à este episódio, ainda não foi o suficiente para arrependimentos o que mais será!?
Como professor, fica um exemplo claro de como está a nossa educação. Sério, se eu tenho um professor desse naipe, eu dava uma surra. Onde já se viu, um professor universitário organizar, isso mesmo, organizar, evento para o tal MBL.
Autoengano. Aprendeu em casa.
Sempre achei as posições desse meninote da Jovem Pun um tanto fracas e seus textos cheios de rasuras clichês mais voltada a narrativas ideológicas do que à realidade. Mas, depois da última coluna em que idólatra a qu.adrilha da República de Curitiba e seus chrimes, aà a credibilidade foi a zero. Infelizmente, esse texto seguiu a cartilha e não ajudou em nada
Não há motivo para se arrepender?? Um golpista convicto nunca há de se arrepender! Assim como nunca há de ter consciência social....a não ser aquela que vai em seu benefÃcio. Um golpe polÃtico-empresarial-midiático, responsável pela recolocação do Brasil no mapa da fome mundial, por quebrar a economia, por vilipendiar o já tão sofrido povo brasileiro! Um golpista convicto nunca há de se arrepender! O Brasil regrediu 50 anos em 5....mas não há que se arrepender!
Nunca tinha lido sua coluna, caro Joel. Não atraia minha atenção, até hoje, quando tive curiosidade e veja que minha intuição não falhou. Sua coluna é repleta de senso comum, falsidades, análises pobres e mentirosas impostas, nos últimos anos, pela mÃdia corporativa, pela lava jato, pelos ridÃculos terraplanistas da economia ( estudou economia mesmo? Não parece...filosofia? não oferece evidências). Seu artigo é de péssima qualidade, mesmo tratando- se de um reacionário.
Não há um motivo para se arrepender, há quatrocentos mil.
Acho que nem o tal Joel acredita no que escreveu! alguém duvida?
E assim, satisfeitos com a pandemia, com o desemprego, com perda dos direitos sociais, com o desmonte da CLT e dos direitos previdenciários, etc..., vamos reeleger em 2021, para que não haja arrependimento o "minto" e seus generais. Mas se não der certo, quem sabe uma ditadurazinha ou um novo conluio para manter no poder a extrema-direita.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Cinco anos depois, não há motivo para se arrepender de impeachment de Dilma Voltar
Comente este texto