-
fauzi salmem
Obediência consentida, não obediência devida. Perfeito! Então os tortur dores argentinos faziam só cumprir ordens? Que nada, quem faz isso tem o prazer de impor o seu poder, covardemente, arrebentando alguém amarrado. Mereceria a pena de morte, pq a besta continua dentro dele, anistiado ou não. Igual a eles foram os nossos que terminaram impunes. E iguais aos da CIA tb, a exemplo do que fizeram em Guantánamo, no Iraque etc. Integram os apoiadores das extremas, direita e esquerda.
-
RODRIGO NAFTAL
Parabéns pela pertinência do texto e dos precedentes históricos. O mais importante é a conclusão. Da mesma forma que Pazuelo não pode invocar que apenas obedecia ordens como base para se eximir de responsabilidades, a CPI não pode ignorar quem emitia as ordens imorais.
-
Nelson Vidal
No Brasil todo cidadão só deveria poder assumir um cargo público após um curso de preparação psicológica de desapego ao mesmo, para renunciá-lo quando as circunstâncias o exigissem. Sem curso mas por formação cultural, dá-se assim na Europa e no Japão. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
-
josenice nascimento
Essa de manda quem pode obedece quem tem juízo, acaita-se em se tratando de assalariado, que depende de seu emprego para seu sustento é de sua família. Não é o caso de um general do exército.
-
josenice nascimento
Essa de manda quem pode obedece quem tem juízo, acaita-se em se tratando de assalariado, que depende de seu emprego para seu sustento é de sua família. Não é o caso de um general do exército.
-
DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA
O Gen. Passuello pode ser responsabilizado pela CPI. Se isso acontecer e se dali resultarem infrações puníveis pela legislação penal, militar ou não, ele corre o risco de perder a sua patente. Os Oficiais-Generais , mesmo na ativa, podem exercer comissões em outros Poderes do Estado, não ficando imunes às regras castrenses. E nelas figura o Conselho de Justificação, inquérito que pode levar a uma exclusão das Forças Armadas por julgamento do Superior Tribunal Militar.
-
MARCOS BENASSI
Podemos esperar deitados, munidos de muito miorrelaxante e remédio para dormir...
-
-
Luiz Almeida
Caro Silvio Lima, as cruzes só caberiam em uma fralda cobrindo a pança, aliás ele está mais para Sargento Garcia, do Zorro, ou o Sancho Pança. Vergonha alheia para o exército.
-
Luiz Almeida
Pensando que o Pançazuello é general de três estrelas e se mostrou incompetente ao máximo no serviço, o que seria de nós se fosse um General de quatro estrelas.
-
Romero Lima
A matéria traz uma foto do general usando máscara com a bandeira brasileira que pertence a todos nós. Ali deveria haver cruzes. Curiosamente na Itália, o ex ministro do interior Salvini ,de extrema direita, usa a bandeira italiana. Qdo ministro, um navio com 150 fugitivos, recolhido no mar, foram impedidos de desembarque na ilha italiana de Lampedusa. Está respondendo por seus atos na Justiça. Esperamos que o mesmo aconteça aqui. Esse "nazionalismus exacerbado " do ex min. lembra outra coisa
-
Luiz Almeida
Caro Silvio, as cruzes só caberiam em uma máscara cobrindo a pança.
-
-
Marion Brepohl
Se houvesse CPI para colunista negacionista, Demétrio certamente seria um dos alvos
-
José Roberto Martins Filho
Gostaria muito que esclarecessem as seguintes questões: Por que Bolsonaro recebe tanto apoio do poder econômico, se ele demonstra ser um nacionalista e Guedes um mero figurante? Acaso ele é apoiado pelo judaísmo econômico internacional? Claro, nossas elites são reacionárias e retrógradas, mas há algo misterioso nesse comportamento. Sei, tudo está relacionado ao lucro. Estão ganhando muito dinheiro? Mas de que forma?
-
Ney Fernando
Restará ao Pazuello ficar calado, pois qualquer explicação vinda dele será uma prova contra si mesmo.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
No caso argentino do coronel carapintada condecorado na Guerra das Malvinas, todos sabemos como são valentes, cheios de brio e garbo os militares latino-americanos quando lutam contra civis desarmados. Me parece que lutar contra militares britânicos curtidos na luta contra a máquina nazista é um pouco mais difícil. Menos saudável, e profundamente humilhante.
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Nada acontecerá. Todos serão absolvidos e condecorados pelas sucessivas quebras de recordes de mortes. Aras, Lira, Pacheco, Ministro STF, STJ, Turma da Faria Lima e congêneres, além de senadores, deputados e milicianos de toda idem, fardados ou não, garantem. E nós, eleitores, continuaremos elegendo os mesmos.
-
Sylvia Alves Corrêa
A coluna ilustra com exemplos o conceito de obediência devida e suas implicações na história de diferentes países. No nosso caso, interessa saber como a CPI tratará a ação de um titular da pasta da saúde diante de medidas e omissões que causaram o aumento de mortes no país. Titulares anteriores não se submeteram à obediência devida. Todos serão julgados por suas ações e podem ou não alegar o cumprimento de ordens superiores. Pelo nível de subserviência do general, é capaz de assumir toda culpa.
-
João Teixeira de Lima
Valeu Demétrio. É preciso relembrar sempre. Parabéns!
-
Paul Muadib
Pançuello é tão bom em logística e saúde quanto o Bozo é em astrofísica....
-
MARCOS BENASSI
Em breve discutiremos as preferências estéticas do Pazuzu, general-demônio. Por enquanto, resta a discussão sobre o que é mais imoral: ser da ativa em relação ao exército ou ser da passiva em relação ao Bozo. Se mau gosto matasse, Pazuzu já tinha descido ao reino de Hades: aguentar o bafo do Bozo no cangote é pecado capital.
-
José Oliveira
Eichmann do Planalto central?
-
Luiz Almeida
Pode ser também Stalin no Planalto Central.
-
-
Herculano JR 70
Terminada a guerra, ninguém deveria ser julgado, pois guerra ñ se faz sozinho e preciso o consentir do povo inimigo, portanto todos são culpados. Se ñ ha obediência devida ha insubordinação paga com a vida. No Brasil a lei diz q ninguem e obrigado a obedecer a ordem ilegal. Poucos se rebelam contra chefes, pq quem tem juizo obedece quem pode. Mas comparar Cpi com guerra e exagero. A começar q estratégia sanitária adotada e apenas uma e ñ pode ser julgada como a certa, há quem pense q e errada.
-
Epitácio José Brunet Paes
"Como explicou Kant, eles continuavam a dispor de autonomia...". Esta é uma frase do artigo; mais uma vez, vem o autor tentar demonstrar algum conhecimento. Um enrolador. Aonde, em que obra de Kant, o articulista foi buscar o que escreveu ? Toda semana a mesma coisa: tolices. Não se manca ?
-
Neli de Faria
Saindo do presente e caminhando para o passado... lembro que na Ditadura Militar, em seus derradeiros suspiros, todos pediam Anistia ampla, geral e irrestrita. E todos os crimes apagados e quem os cometeu anistiados! O Funcionário Público(lato senso, ministro o é!), não pode cumprir ordem ilegal. Ele deve representar ao Superior hierárquico ou no caso, pedir exoneração.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.