Hélio Schwartsman > O futuro é sombrio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sr. Nelson Vidal veja o comentario mais abaixo sobre Getulio Vargas.
E.E.U.U. é parâmetro inatingÃvel por outras nações.As europeias atravessam crise igual ou pior que a do nosso paÃs.A Coreia se desenvolveu com ajuda maciça dos americanos. Itália ,França ,Alemanha e Japão idem. O que atrasa nosso pais é um regime polÃtico desequilibrado entre os três poderes e a eterna corrupção. Temos condições de subsolo, solo ,climas , potencial hÃdrico ,amplidão territorial, população jovem e potencial de mercado .Agora elegendo Collor , Sarney, Lula , Dilma e Bolsonaro ..
Não só multinacionais pensem em deixar esse caos instalado no paÃs... muitos CPF pensam em abandonar o barco antes que venha a pique!!!!!
Temos que eleger um presidente em 2022 que una o paÃs, mas não pode falar em ideologia, nem de esquerda e nem de direita.
Nos EUA Joe colocou trilhões de dólares no mercado para ser competitivos internamente, paÃs capitalista, aqui no Brasil Paulo Guedes oferece R$ 150,00, o que somos um estado de coisas, miséria mesmo.
Este paÃs já era.
E lá se vão CInCO (5) ANOS de ''governos'' (Decorativo e Bolso) camisas-amarelas.
O estado brasileiro não serve ao povo. Antes, dele se aproveita para beneficiar sanguessugas inúteis e suas proles. É urgente rever esse modelo. Chegou-se a tal ponto que tem que vender empresas nacionais para encher a sanha desmedida desses inúteis, teve que fazer, também reforma da previdência, tirando daqueles que realmente produzem riqueza, para perpetuar essas dinastias podres. Essa fome que tem-se hoje para os desfavorecidos é o preço da vida boa dos inúteis
Sobre os ricos que não pagam impostos e submetem o estado aos seus interesses, nada! Aliás, os impostos sobre os ricos e suas riquezas não fariam distinção de profissão, cargo, serviço públicas ou iniciativa privada.
Somos um paÃs entregue à desolação e à desesperança, com uma elite incapaz de pensar além do prazo da próxima eleição. Desenvolvimento exige pensamento prospectivo, exige um mÃnimo de planejamento. Como esperar desenvolvimento consistente depois da forma como foi votado o orçamento deste ano? Nunca estivemos num ponto tão baixo quanto agora. DifÃcil ter esperança.
Também não ficou claro a classificação "vocês" me apartando de você. Penso que se mais nada tivermos em comum, como ser brasileiros por exemplo, nos restará sermos assinantes deste jornal. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
O que você - ante sua arrogante colocação acerca do engajamento da imprensa numa proposta parlamentarista, que não corresponde à influência desta na história da civilização-, parece ter dificuldade de entender, é que a parcela de verdade que você enxerga está muito longe de ser a totalidade do sistema. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Hélio deve estudar bem mais a economia brasileira, porque dela não entende bulhufas. Pelo menos 2 erros gritantes: a) Brasil foi o que mais cresceu no mundo da Era Vargas à Era JK.; b) A super-inflação de 1994 na Era FHC foi trocada por hiper-endividamento até 2002. Mais 2 erros crassos: a) A bancarrota foi contratada na largada do Real porque a moeda seria desvalorizada 60% em 13/01/99. b) A polÃtica monetária-cambial foi sustentou artificialmente o Real durante 4 anos e quebrou o paÃs 4 vezes.
Está querendo defender o que? Quanto a dÃvida externa, a inflação galopante, a desigualdade social, a fome e a miséria, não foram heranças desse passado que alguns tentam tirar das catacumbas? Quais os resultados positivos na economia foram deixados em 1984? Essa bibliografia que você utiliza eu desconheço. Apresente para que possamos saber mais.
Hélio, eu nem sou uma multinacional, mas também estou considerando deixar o paÃs. Nós simplesmente falhamos como nação, nao vou aqui culpar as vÃtimas fáceis na elite, na direita ou esquerda, falhamos todos....
Divirjo do enciclopédico colunista quanto ao momento da prestidigitação, a econômica começou com FHC - não se pode falar em estabilidade econômica ante os maiores juros do mundo que persistiram na era Lula com o aumento do superávit primário de 3.75% para 4.38% do PIB e da dÃvida pública-, e a social neste, com pobres subsidiando os ricos com escorchante tributação do consumo e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Namastê!
O que vocês jamais vão entender é que o papel da imprensa é dar voz a todas as correntes polÃticas relevantes, nunca engajar-se em favor do que quer que seja. Não cabe à imprensa fazer campanha em favor de nada, mas simplesmente dar voz à s campanhas efetuadas pelas forças sociais existentes no paÃs.
Penso que o enterro de nosso Presidencialismo insepulto substituindo-o pelo Parlamentarismo clássico com voto distrital, será o inÃcio de uma nova era de transparência governamental e prosperidade nacional, mas quando o faremos? A imprensa precisa engajar-se nessa proposta, assim como empresários, trabalhadores etc. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Estamos nos tornando um regime comunista de direita
Isso se chama fascismo, pelo uso da força; e liberalismo, pelo projeto econômico pró ricos...
Um Estado enorme a serviço somente das classes ricas e dominantes.
???
Morosidade da justiça é um agravante. Tenho um pequeno salão comercial, cujo inquilino saiu depois de não pagar por vários meses. O juiz já deu reintegração de posse em janeiro de 2021, mas o fórum está fechado desde então. O oficial de justiça não pode ir ao local, pois o fórum está fechado. O que me causa espanto é que os trabalhadores da iniciativa privada têm que trabalhar durante a pandemia e os servidores públicos têm o direito de ficar em casa. A justiça é morosa demais.
Considerando a crise fiscal que se avizinha, o armamento da 'popupação de bem', o desmonte das instituições e a guerra civil que se projeta, se fosse uma multinacional, uma uninacional, uma mei, um cnpj, um cpf, aliás, bastasse não ser uma árvore com raÃzes profundas, estaria pensando em deixar este paÃs.
Desde o plano real até 2016 o ambiente macroeconômico era de moeda mais ou menos vinculada ao dólar (preço do BigMac aqui era equivalente em dólar ao cobrado nas lanchonetes dos EUA por exemplo). E juros reais altos para aplicações financeiras. De lá para cá parece haver um mudança que espero ser de longa duração: nossa moeda com valor semelhante às asiáticas (China, Japão e Coreia) e taxas de juros reais zero para aplicações. Isso provoca algumas ondas de choque no mundo empresarial.
A economia se organiza ou desorganiza num processo. O Brasil pressionado pelo resgate da dÃvida externa fomentou a inflação. O plano real tabelou o preço do dólar. Importar ficava mais barato que produzir. Os empregos foram embora. A indústria não resistiu. Como organizar a economia se a globalização converge para produzir na Ãsia com custo da mão de obra menor em 80%? Há um desequilÃbrio amplo na economia e no avanço tecnológico que está arratando o mundo para a precarização geral. .
Sr. Schwartsman, desagradou a ambos os espectros geográficos da nossa polÃtica? Então é um bom texto, parabéns!
É inacreditável como uma das colunas mais importantes do jornal desconhece o que está acontecendo no mundo e escreve sobre esse desconhecido. A China, no seu modelo estatal, domina o globo e os EUA está correndo atrás. Como? Com investimentos do governo. A única coisa sombria é que o planeta não suporta o ritmo de consumo da China, que dirá do mundo inteiro.
O Brasil sempre foi governado por polÃticos de extrema-direita. E não adianta eleger apenas um presidente bem intencionado. O congresso sempre representou na sua grande maioria os interesses dos grandes empresários e latifundiários. Temos um exército e um judiciário que dá sustentação à direita fascista conforme ocorre na atualidade. Como diz o artigo "o futuro é sombrio".
Sr. Nelson Vidal , a CLT foi criada durante o Estado Novo por Getulio Vargas, ele foi obrigado a esse ato de concessao de direitos aos trabalhadores, porque os ventos da revoluçao sopravam fortes em todo o mundo. Leia o Diário de Getulio , ele proprio expressa isso nas entrelinhas. Portanto , ela era de direita , mas em 1950 foi eleito com apoio forte do PCB.
Para quem não sabe que o PT(identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) é de direita, é de esperar que também não saiba que o Estadista Getúlio Vargas tenha sido de esquerda,foi o único deste espectro entre nós, que merece este status.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!Namastê!
Graças ao Nelson aà embaixo descobri que o Getúlio Vargas era de esquerda!
Eu digo que de extrema direita é exagero, de direita sim, a exceção de D. Pedro II, Getúlio Vargas e João Goulart, todos os nossos governantes assim o foram, sendo que ao lado do primeiro e do segundo inclua-se Juscelino Kubitschek dentre nossos verdadeiros Estadistas. Quanto ao STF, após sua posição contrária à Lava Jato, é melhor deixar para os historiadores independentes, sim os há, a tarefa de julgá-lo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Vá vc também para o paÃs de seus sonhos, a Venezuela chavista, e tente escrever sua colunazinha por lá.
Não precisa, pois estamos caminhando para ser uma
Estava sentindo falta desse comentário. Não quer incluir também o "vai para Cuba" para completar o ridÃculo?
O Brasil sempre foi governado por polÃticos de extrema-direita. E não adianta eleger apenas um presidente bem intencionado. O
Eu prefiro dizer q o ambiente d negócios no Brasil é difÃcil ñ por falta d governo ou governo bom, mas de excesso de governo q se intromete em tudo, breca e tudo torna inseguro. Justiça por exemplo, ñ faz falta, o maior cliente é o próprio governo, empresas preferem maus acordos q boas demandas;.hiperinflação foi a correção monetária, outra farra de governo.É normal q empresas se fechem ou mudem, mas se deve apontar porque e pra onde irão. Somos 210 milhões, mercado potencial q ñ se larga a toa.
Algumas das nações mais dinâmicas do mundo tem Estados fortes, como China, Coreia do Sul, Singapura, Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Emirados Ãrabes, etc. Estados fracos tem a LÃbia, Somália, Honduras, Guatemala, Libéria, Moçambique e Iraque. Quantas multinacionais querem se estabelecer nestes paÃses? Que eu saiba, nenhuma.
Imagine o contrário, que os agentes do governo preferissem acordos ruins a boas demandas, a corrupção que surgirá deixará a atual no chinelo. Ser contra a correção monetária já é saca nagem com o pobre.
Seu texto é uma falácia, A China tem um estado forte e já ultrapassou os EUA em captação de investimentos estrangeiros. Porque o estado investiu pesado em educação, pesquisa e tecnologia, aumentou a classe média e diminuiu o número de pobres. A verdadeira razão para as multinacionais deixarem o Brasil é a diminuição da classe média e o aumento da pobreza, da miséria e da fome no paÃs. Estado mÃnimo é um conceito atrasado do século passado, Ninguém investe em um paÃs de miseráveis.
É, Hélio, você não o faz, e nós devemos ter cuidado para não lermos igualmente a saÃda de pessoas e a saÃda de empresas. Pessoas, daqui vazam e vazarão por conta da Bozofrenia; empresas, o fazem e o farão porque será mais fácil ganhar dinheiro noutro canto. Parece-me que você meteu o dedo na ferida: tivéssemos um governo capaz de pensamento prospectivo, eu não me preocuparia tanto. Contudo, a má qualidade das pessoas públicas não dá sinal de arrefecer. Não fôra eu careca, estaria arrepiado...
Sair como? Para onde? Quem nos receberá? Com que dinheiro? Hoje saiu uma matéria sobre empresários brasileiros vendendo suas casas em Miami e voltando ao Brazil, por causa do custo. Um comentário genial recomendou que fossem para Cachoeiro de Itapemirim. Ri, como o palhaço ri do fogo no circo.
Excelente artigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O futuro é sombrio Voltar
Comente este texto