Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Geraldo Leite Coura

    Simples. Siga a CLT (8 horas de trabalho) intervalo de almoço, quando necessário 2 horas extras somente. Telefone para o trabalho, diferente do pessoal, notebook do trabalho, já está tudo ai, só seguir. Abraços Geradireito.

    Responda
  2. Rafael Calsaverini

    Será que o problema da produtividade é o home office? Ou será que é o peso psicológico de milhares de pessoas morrendo diariamente, falta de vacinas, governo incapaz de tomar as rédeas, uma pandemia que obriga a reduzir sua socialização ao mínimo, desastre econômico, 14 milhões de desempregados, etc? Eu fui gerente de equipes distribuídas em situações não-pandêmicas e nunca observei uma vírgula de produtividade perdida quando as pessoas não estavam lidando com uma catástrofe sanitária.

    Responda
  3. Paula f

    O problema não é o home office, mas a pandemia. Assim como a Cris, adoro trabalhar de casa, não gasto tempo no trânsito, equilibro bem os dias com mais ou menos produtividade. Se as crianças voltarem para a escola e tivermos vida social, com possibilidades de reuniões presenciais esporádicas, o home office ficará perfeito.

    Responda
  4. Paula f

    O problema não é o home office, mas a pandemia. Assim como a Cris, adoro trabalhar de casa, gasto muito menos tempo no trânsito, equilibro bem os dias com mais ou menos produtividade. Se as crianças voltarem para a escola e tivermos vida social, com possibilidades de reuniões presenciais esporádicas, o home office ficará perfeito.

    Responda
  5. Cris Passarelli

    Essa é uma das raras vezes que discordo do seu ponto de vista. Eu adoro trabalhar de home office, adoro! Sinto sim, muita falta de sair e ver família e amigos, mas continuo produtiva no trabalho. Além da economia no meu tempo, sem o deslocamento. Apesar de estar trabalhando muito, com foco e organização, é possível conciliar vida particular e profissional. Por fim, aquele chefe que manda email às 2:00 da manha, também o faria, se estivesse indo pro escritório.

    Responda
  6. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Talvez a melhor opção esteja no meio-termo. Alguns dias em trabalho remoto e outros dias em trabalho presencial

    Responda
  7. Leonardo Monteiro

    Com o devido respeito a quem discorda, mas não quero sair do teletrabalho de jeito nenhum. Que o "velho anormal" com sua ditadura do horário fique no passado!

    Responda
  8. ARTHUR GOLGO LUCAS

    HAHAHAHAH! Um talento incrível para escrever novela mexicana, sem dúvida!  Mas sou obrigado a discordar. Trabalhar em casa aumentou a minha produtividade. Posso fazer em casa tudo o que eu fazia na repartição e as reuniões se tornaram mais organizadas e produtivas. Analiso artigos científicos sobre a pandemia às duas da madrugada e posto no grupo do WhatsApp dos colegas às quatro. Ganhei liberdade de horários, respeito a meu ritmo, banho de sol e maior conforto. Quero continuar assim.

    Responda
  9. FLENIS SOUZA

    Amo ter que trabalhar em casa. O tempo poupado com deslocamentos é providencial. Por mim, só voltaríamos aos escritórios em 31 de fevereiro.

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Excelente e suave texto para o final de semana, principalmente por não escrever sobre a política nacional.

    Responda
  11. Márcio Mafideju

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Henrique Marinho

    Pra mim esse negócio de Home office é coisa de diarista (sem ofensa). Bom FDS.

    Responda
    1. Márcio Mafideju

      Coitado de vc. Divirta se no metrô lotado, no trânsito infernal.

  13. Flávia Masetti de Oliva

    Adorei, simples assim!

    Responda
  14. Idmar Moreira

    Mariliz, também não suporto a expressão "novo normal". Então vamos normalizar o horror? E não suporto mais o home office. O trabalho me persegue dia e noite, sete dias da semana. E não anda! Parece que não consigo concluir nada!

    Responda
  15. Tania Azevedo Garcia

    Adorei seu texto, Mariliz! Será utilizado para debater com meus alunos de psicologia, saúde mental e trabalho.

    Responda
  16. marcela h t pereira

    Vamos considerar que não estamos em teletrabalho , estamos em pandemia

    Responda
  17. marcela h t pereira

    Sala na esquina de casa seria muito útil agora , podemos concluir a partir do relato da Mariliz

    Responda
  18. Mauro de Abreu Pinheiro

    Visto que esse trabalho a partir da propria casa parece ter vindo pra ficar, que tal abolirmos esse termo "homeoffice"? Nao so é ridiculo e servil como também sera dificil conjuga-lo (Nao posso sair, estou "homeofficeando"). Trabalho remoto, teletrabalho, opçoes exitem.

    Responda
  19. Maria Viana

    No início achei bom demais, mas depois de um ano nessa pisada a criatividade já não é mais a mesma e a dispersão impera. Prefiro alternar.

    Responda
  20. sebastiao assis mendes neto mendes neto

    Sou totalmente contra o trabalho remoto. Trabalhei em equipes durante 45 anos e foram os melhores anos de minha vida. A satisfação de encontrar colegas todos os dias, discutir questões as mais diversas me fizeram crescer como cidadão e como profissional. O debate e troca de ideias enriquece a todos. O isolamento nada acrescenta.

    Responda