Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    Mais uma vez tratando da economia e seu correlato na política de maneira primorosa. Guedes é um programa de computador pirata do liberalismo ou um representante legítimo da dimensão autoritária do neoliberalismo.

    Responda
  2. Antonio Augusto Poli Silva

    Guedes necessita urgentemente de um"posto Ipiranga".

    Responda
  3. neli faria

    Segundo li por aí(sem confirmar!), guedes(minúsculo de propósito!) estudou em Universidade Pública e foi bancado pelo governo para a pós no Exterior.Se for verdade, quero saber se algum dia ele retribuiu (em doação), o que os pobres da época, contribuíram para seu estudo. Fiz Crédito Educativo nos 2 últimos anos da faculdade e paguei!O senhor pagou alguma coisa, guedes? E o senhor está fazendo hora extra no Governo e na Terra(deveria ter nascido no século XIX!)Badalador do capitão.

    Responda
  4. Raphael Aguiar

    Excelente artigo!

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, Raphael, por ler a Folha e a coluna. Abraço e saúde.

  5. JORGE MENDES

    Este colunista deve ter sonhado, em outra vida, ser ministro da economia de um governo Lula! Kkkkkkk

    Responda
    1. neli faria

      Não é ser lula(que jamais votei e nunca votarei!), aí é questão de bom senso.O guedes estudou, segundo li por aí, em universidade pública,no exterior estudou à custa do Poder Público(a confirmar) e quer impedir o pobre de estudar? Na época da Ditadura Militar(de triste memória!), tinha Crédito Educativo, idem nos governos posteriores. E quanto, financeiramente, o guedes(minúsculo de propósito), doou para a Universidade Pública?Quanto os riquinhos que estudam em Universidades Pública doam?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nossa! Que engraçado!

    3. Carlos Simaozinho

      E deve ter tido pesadelo, ao sonhar que participava do desgoverno Bozo...

  6. EDUARDO DE CARVALHO

    É vergonhosa a ignorância de um ministro de tamanha importância, o da economia. Alguém para ocupar tal cargo deveria conhecer profundamente os problemas brasileiros. Esse poço de ignorância e preconceito só traz ideias vagas, esdrúxulas, irrealizáveis. São só delírios reacionários. É a imagem perfeita de um governo delirante, que não tem solução para nenhum dos problemas reais deste pais. O projeto é destruir e nada por no lugar.

    Responda
  7. Ana Pi

    Ademais, nenhum deles sabe nada. E vocês bem sabiam disso, imprensa profissional! Agora, cabe a vocês reverterem este quadro macabro.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Está pedindo demais da imprensa Ana. Ela só pode informar, quem "faz" alguma coisa tem que ser os cidadãos. Ficamos indignados com o comportamento "desumano" de participantes do BBB e vamos aos milhões "votar" mostrando nossa indignação e suportamos ser ofendidos diariamente pelos membros do desgoverno, do que resta de presidente à ministros incompetentes sem nenhuma reação. Tá tudo na imprensa basta querer ver.

  8. ANTONIO PEDRO

    Vinícius. Dou como favas contadas não apenas a eleição do Senador Rodrigo Pacheco ao palácio do planalto, mas sobretudo a possibilidade de um governo voltado às questões sócioeconomicas tendo a preservação do meio ambiente como potencializador de criação de empregos formais, isso sem falar nos demais seguimentos econômicos a exemplo da construção civil, negócios estratégicos, enfim. Que venham as urnas.

    Responda
  9. Maria Aparecida dos Santos

    Esse governo não gosta de pobre,é so ver as campanhas de alimentos, em que a ajuda é maior do que o mísero auxilio oferecido.

    Responda
  10. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. gabriela loureiro de bonis simoes

      Wilson acalma seu coraçãozinho. Ninguém vai te impedir de abanar seu rabinho pro Paulo Guedes. Todos sabemos que pobre de direita faz isso mesmo. Fica tranquilo e a vontade. Beijo no seu coração. ;)

    2. MARCOS BENASSI

      Toma cloroQuina, Wilson, toma. Pra covid, num 'dianta nádegas. Mas pra hidrofobia, pode ser. Não custa tentar.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Desde que entrou para a Academia Militar, o Bolsonaro não faz outra coisa a não ser mamar nas tetas do Estado brasileiro. Quando foi expulso do exército, por planejar um atentado terrorista, arrumou uma boquinha de vereador e está aí, mamando até hoje. Arrumou, inclusive, outras tetinhas para a família inteira, pra ex-mulher e até pra parentes de um miliciano que foi "morto em confronto"... Mas isso é outra história..

    4. WILSON FILHO

      Vcs são salafffffrários, apoiadores de corruptos, como o que já foi preso e por uma manobra do STF aparelhado o soltou, o maior de todos, o chefe de vcs.

    5. Maria Lopes

      Você consegue pensar dois segundos seguidos sem usar esses clichês bobocas de desinformado crônico?

    6. WILSON PAGANO

      Xará você gosta de falar titica né< O SUS é custeado pelo salário do trabalhador, o governo não tem nada a haver com isso, garoto. E outra o porque do Marxista, você por um acaso já leu e entendeu.. Xará volta para a escola. Tá

    7. Claudemir Pereira

      Os brasileiros q ainda pensam só estão querendo um governo digno. A falta de inteligência e a maldade do Guedes só é comparável aos admiradores dele, como vc.

  11. Silvia Santos

    Fico apavorada da forma com ele se refere aos pobres, não consegue disfarçar seu preconceito e horror, meu Deus quando esse governo vai sair de nossas vidas ???????

    Responda
  12. Luiz Pinheiro da Guia

    Ótimo texto.

    Responda
  13. OCTACILIO alves pires neto neto

    Guedes é o pior ministro da economia de todos os tempos. Chega a ser pior do que Zélia Cardoso, a do confisco da poupança. É um cara que não tem visão global econômicas, fundamentos micro e macro em economia, visão política (deve ter faltado as aulas quando da sua formação), história ecomiconomica do Brasil e visão social. Enfim, é desqualificado pra o cargo que ocupa. Deve voltar aos bancos escolares imediatamente após sua saída do governo Bolsonaro em 31.12.2022

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Octacilio, meu caro, a Zélia nós roubou o Chico Anísio, a dentada cultural não tem par. Não consigo perdoar! ;-)

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Guedes se preparou para uma coisa apenas: privatizar tudo. Quanto à gestão da economia, não tem a menor ideia do que fazer. Foi assim em 2020, e está sendo assim agora. A questão do auxílio emergencial é escandalosa: chantageia o Congresso para modificar, DE NOVO, a constituição, nesse projeto de destruição do Estado brasileiro.

    3. misael pacheco

      Há alguma escola-prisão por acaso disponível? Que fique em um banco escolar bem enjaulado por muito tempo!

  14. José Dimas D'Avila Maciel Monteiri

    Excelente coluna, Vinicius. A ignorância é a honra deste governo. Inevitável...

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, José, por ler a Folha. Abraço e saúde.

  15. Carlos Simaozinho

    Texto preciso, como sempre. Resumindo: Guedes e Bozo são almas gêmeas, um feito para o outro. Bozo é mais bruto e Guedes foi lapidado pela ignorância que predomina na maioria de nossa elite, que se acha a última bolacha do pacote, mas não passa de um bando de privilegiados incultos e reacionários.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, Carlos, abraço e saúde.

  16. Valdeci Gomes

    Guedes amealhou sua fortuna fraudando fundos de pensoes dos trabalhadores, deve ter sido crime de odio isso. Pois mostra total repulsa e desprezo pelas classes trabalhadoras que carregam o pais nas costas.

    Responda
  17. MARCOS BENASSI

    Vinícius, caríssimo, um texto desses é um bálsamo para aqueles que tem horror ao pedantismo, arrogância e burrirce de tipos como o Jjeeegues e seus admiradores. Em parte porque o desmistifica, em parte porque ajuda a dar uma aliviada no nosso figo. Mas, se eu puder, gastarei meu vale-saúde mental em outra coisa, não em uma nova esculhambada dessas. Acho que vou torrá-lo uma cerveja dominical, logo cedo, que é pra ver se me distraio da Bozofrenia reinante. Cumprimentos, bom domingo!

    Responda
    1. Ayer Campos

      'Jeegues' é a designação perfeita, que vai pegar: ilumina, degrada e devasta o objeto da referência. (apesar da corruptela gráfica determinada pela censura). Valeu, confrade!

  18. Hernandez Piras Batista

    O colunista está certo em desmistificar o Ministro, que tem se mostrado um líder de rara ineficácia e incapacidade operacional. Ministro é, antes de tudo, uma liderança política, cuja principal função é articular e angariar apoio para as políticas públicas. Mas como esperar isto de um sujeito que fala sempre como se estivesse junto à mesa de um boteco e que mal consegue dissimular seus preconceitos primários. É daqueles sujeitos incultos, que nada sabem além da própria especialidade.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hernandez, meu caro, tem nego que senta na mesa de boteco e pontifica; o Jjeeegues senta numa pontifica e nem boteca...

  19. Ana Ferraz

    Gostei da coluna! Mas não era o Guedes o fiador liberal do excremento e no qual as elites do país apostaram?

    Responda
  20. Alcione Malheiros dos Santos

    O Guedes é daqueles pseudo-ilustrado, que fez uma especialização numa universidade nos anos 80 e nunca mais leu qualquer coisa depois disto (pelas suas declarações, nunca leu nada na vida).É uma excrescência que se coaduna perfeitanente com seu chefe, que aos 65 anos jamais trabalhou e ou mesmo administrou um buteco qualquer! E ainda temos dois anos pela frente.

    Responda
    1. misael pacheco

      Em matéria de histórico de leituras na vida escolar, minha impressão é de que só perde para o Marreco de Maringá.

    2. Tha Virgens

      Assino embaixo!

  21. MARCIO OLIVEIRA

    Não tenho apreço por Guedes e nem por esse governo, mas VT, você escreve com o fígado e isso é fod*...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Soda mesmo, Marcio, é aguentar a cirrose mental que sujeitos como o Jjeeegues nos causa. E, convenhamos, o Bozo e o jjeeegues exercitam o intestino grosso, dia sim, outro também, na nossa orelha e no ventilador: por que cargas d'água o jornalista não pode exercitar o fígado?

    2. Hernandez Piras Batista

      E seu recurso ao baixo calão é prova de equilíbrio, não?