Opinião > Qual é a responsabilidade de cada um diante da fome no Brasil? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Carvalho

    O que o Brasil precisa é de uma cultura de impostos altos sobre os mais ricos e o grande capital. A cultura da doação nos EUA não impediu a desigualdade de aumentar naquele país. Chega de não-soluções que permitem aos mais ricos ficarem cada vez mais ricos em meio à miséria generalizada e ainda posarem de superiores.

    Responda
  2. neli faria

    Meus cumprimentos! Se cada um fizesse algo pelo próximo, o Brasil seria melhor. O Brasileiro é muito egoísta;não respeita o próximo, e os Fanáticos( por oportunistas!), politizam criticam invés de fazer algo. E eles ,invés de fazer algo pelo próximo, politiza a pobreza. Ontem tomei a segunda dose da vacina e também levei mantimentos para doar. Desde o início da pandemia estou doando (pouco, é verdade), para a Cidade Solidária(por minha associação!), e para duas outras.

    Responda
    1. neli faria

      Nunca fui empregada doméstica e nem conheço a Disney dos E U A(só a de Tóquio!);e nem conheço o E U A. Se pedisse visto ,seria negado: cara de pobre, jeito de pobre, salário de pobre;humilhada ao pedir emprego(numa loja!)e até pedi emprego no Itau, em 72,lutei tanto para estudar(fiz supletivo do ginásio e do colégio: 1973/1974), paguei faculdade e nos dois últimos anos crédito educativo....Sei o que é ser pobre, por isso, a cumprimento por sua luta em prol dos menos favorecidos.Gratidão!

    2. neli faria

      Não gostei de seu banco ter tirado o presidente por ser velho(um menino 62 anos!) O velho pode ser escanteado?Aliás, use a sua Luta para ter uma lei e dar incentivos para as empresas contratarem pessoas acima de 45 anos. Os quase velhos!Perdem emprego e ficam na rua da amargura a aguardar a longa espera para a aposentadoria. Os P N D E têm proteção e os quase-velhos?Faço essa sugestão por ver as agruras de conhecidos nas mídias sociais à procura de emprego. Gratidão, por sua existência!

  3. Marcelo Magalhães

    Não ser se perdeu o juízo, ou nunca teve. Banco é capital improdutivo. Eles foram os responsáveis pelo golpe na Dilma. Sabe quem foi o presidente de BC no governo Temer? O economista chefe do Itaú. Foram eles que acabaram com a doméstica na Disney e com o negro na faculdade. Receberam 1,2 trilhões no início da pandemia e o que não emprestam é remunerado pelo governo.

    Responda
    1. neli faria

      Golpe ?O impeachment do Collor também foi golpe?Ou não foi porque o P T apoiou?A manchete da olha, em 9/11/1992, Collor dizia que era golpe! O marqueteiro do P T fala e o povo repete : golpe ...! Impeachment é processo político eleitoral que existe no Brasil desde a lei 1079/1950 e recepcionada pelas Constituições posteriores. Golpes? 31/3/1964 e 15/11/1889.E o que o senhor está fazendo pelo próximo? Nunca fui doméstica(minhas irmãs foram) e jamais fomos à Disney.Fui pobre!

  4. Alberto A Neto

    Não discuto nem desconfio da sinceridade de propósitos de Neca. Seria uma leviandade. Mas sinto a obrigação social de indagar e o dever social de Neca responder. Quanto recebeu a montante em juros sobre capital próprio (parcialmente isentos de tributação) e distribuição de lucros e dividendos ( totalmente isentos de tributação) nos últimos 20 anos? Uma deixa: dos Moreira Salles, em 5 anos, só um membro recebeu R$ 2,5 BILHÕES. Qual a responsabilidade de cada um diante da fome no Brasil, Neca?!

    Responda
  5. Andréia Chaieb

    Os miseráveis do Brasil, que passam fome devido à ganância da elite, não querem migalhas, nem presentes, querem futuro e justiça social. Tais doações preconizadas pela autora servem p aliviar a culpa dos doadores, mas não resolvem a questão! Queremos taxação das obscenas fortunas e q se enterre de vez o falido e individualista neoliberalismo!

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    O Estado deveria ser o provedor disso tudo que taí, tá ok? Qual é a sua crítica sobre as aberrações do Guedes? Os Brasileiros não querem esmolas por intermédio de doações; querem ter autonomia para disputar a mesma universidade que os filhos de seus clientes. O que a banqueira imaginou quando apoiou um miliciano a presidente desta terra de agiotas? Não acredito que seja falta de vergonha, mas deve ser algum distúrbio cristão causado pelo pecado capital da Avareza, aliado ao golpismo político.

    Responda
  7. Vinícius Gomes

    Esse texto, no qual a herdeira de um banco exalta a necessidade de doação, sem qualquer menção à medidas redistributivas, é algo tão absurdo que beira o surrealismo; por outro lado, não deixa de ser mais uma amostra de como funciona a cabeça dos habitantes da Casa-Grande. Em relação à Folha, uma escolha editorial mais sensata seria colocar, na sequência, um texto que opinasse sobre como os bancos contribuem para o aumento da desigualdade.

    Responda
  8. RICARDO JOSE PICCOLO

    Que tal, Dona Neca, a criação de impostos para grandes fortunas, como a da sua família, para ser usado para matar a fome dos brasileiros? Daí não, né? Que tal,também, fazer o mea culpa por apoiar a eleição do geno.ci.da do Palácio do Planalto para que o Guedes implantasse a política neoliberal que os banqueiros tanto defendem e que irá causar mais pobreza e fome no país

    Responda
  9. Fernanda Belizario Silva

    É injusto comparar a taxa de doação por pessoas físicas no Brasil à de outros países, devido à imensa desigualdade que temos aqui. Muita gente precisa receber doação, simplesmente não tem condição de doar nada. É incrível como uma pessoa que pertence a uma família dona de um banco é capaz de pedir, em público, para que outros doem. Se os ricos pagassem impostos proporcionais à sua renda, já resolveria grande parte do problema.

    Responda
  10. eduardo nunes

    País da piada pronta!! Um Setúbal falando em generosidade.... Não é mais fácil baixar a diferença da taxa de juros prática pela grande família contra o Brasil?! Garanto que o número de pessoas precisando de doação diminuiria...

    Responda
  11. Vanderlei Nogueira

    Por que o aumento possível de pontos na CNH?

    Responda
  12. Vanderlei Nogueira

    Por que o ministério da economia fez um acordo com o DER para aplicação de multas?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Por que do aumento na quantidade possível de pontos na CNH?

  13. Cloves Oliveira

    A insegurança alimentar é um problema mundial, e não só do Brasil. A ONU calcula que no mundo, 1 bilhão de pessoas estão famintas e mais da metade vive na Ãsia e no Pacífico. A fome também é um problema relevante nos Estados Unidos, onde 50 milhões de americanos enfrentam a insegurança alimentar. Resolver o problema da fome não é tão simples como garantir que as pessoas tenham o suficiente para comer. Uma boa nutrição significa ter a combinação certa de nutrientes e calorias necessárias.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      A boa notícia é que existe alimentos para todos. A má notícia é que a desnutrição não pode ser erradicada, no máximo atenuada, porque para muitas pessoas afetadas pela insegurança alimentar, a causa é a escolha que a pessoa faz sobre a sua dieta. Governar é estabelecer prioridades, e no caso da fome, a prioridade deve ser as gestantes e crianças. Aumentar a abrangência da merenda escolar, suporte ao pequeno produtor e promover a educação alimentar são medidas eficientes e de curto prazo.

  14. MARCOS BENASSI

    Caríssima dona Neca, se alguém pode soltar uma frase como essa, é a senhora: vinda de uma família de ricaços, sempre se mexeu em prol dos outros. Ontem lembrei de vocês ao comentar o texto do seu colega Antônio Prata. Mexerei (mais) minha Únda H O J E. Contudo, sobre generosidade: espanto-me com o horror criado, nos últimos anos, à função redistributiva do Estado. À proteção de quem vive na pior. E à louvação do discurso inclemente do Jjeeegues. O que viramos, dona Neca? Gladiadores? Credo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.