Opinião > O Sol é de graça, mas a rede elétrica, não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jose vanzo

    O fato inconteste não considerado aqui pelos autores do texto é que recebem energia de graça ,sem pagar pelos investimentos,operação e manutenção.sem perdas de transmissão pelos linhões .Desconsideram o fato da GD poupar volumes de água nos reservatórios que as permite suportar melhor a demanda de pico (18ha 21h) quando o preço do MW cobrado do consumidor é dez vezes maior.As GD retardam os investimentos vultuosos aumentando o valor do negócio e aliviam o fluxo de caixa.O tema é complexo.

    Responda
    1. jose vanzo

      Caro Ricardo bom dia.Concordo com vc:-a energia solar ainda não pode ser estocada.As baterias são ainda ineficientes.Mas a hídrica pode.Penso que se no período fora de pico da Usina só gera a potência demandada,assim pode estocar volumes de água correspondentes e necessários na hora de pico com grande valor agregado.Se o parque instalado de GD for significativo maior será o armazenamento hídrico e por consequência menor os investimentos em novas HE.

    2. Vitoria Machado

      Vanzo. A energia gerada pelos painéis solares só pode ser consumida pela indústria nos momentos em que há a incidência de raios solares não pode ser estocada. Não quero me ater a explicações técnicas por não ser o escopo desse comentário. Mas o sistema elétrico é ocioso fora do horário de pico por não haver demanda. Não interessa para a concessionária a injeção de energia gerada excedente que é injetado na rede para prover os abates de kW/h na conta de energia elétrica e nem fornecer subsídios.

    3. jose vanzo

      Caro Ricardo.Na hora de pico oc custos de geração, manutenção e operação perdem para o valor cobrado pelas energéticas.Não posso afirmar que seja o caso geral,mas foi no particular que estudei em 2018.Creio que o Sistema Energético dopais deva buscar a eficiência máxima sem excluir a GD.O fato inconteste é que elas retardam os investimentos das operadoras e isto tem enorme repercussão no fluxo de caixa e por conseguinte no Valor do Negócio das Operadoras,principalmente das de capital aberto

    4. Vitoria Machado

      *dívida

    5. Vitoria Machado

      Vanzo. A premissa fala sobre os subsídios que são pagos por quem não utiliza a tão nobre geração de energia. Se quer a tecnologia a seu favor pague para tê-la e não socialize a dividia para cria-la e mantê-la. Quanto ao horário de pico os grupos geradores fazem o seu trabalho utilizando o diesel para gerar energia elétrica. O consumo principal deve-se a indústria que é o grande cliente que consomem mais da metade da energia produzida e dessa energia consumida 80% fazem funcionar os motores.

  2. Vitoria Machado

    Os que saem lucrando são os importadores de painéis chineses e os instaladores pagos pela maioria de consumidores que pagam os subsídios e que não tem acesso a essa modalidade de fornecimento de energia elétrica.

    Responda
  3. Lorenzo Frigerio

    Lembrei do caso do posto de gasolina que fez um sistema para captar água de chuva, e a Sabesp apareceu para cobrar o esgoto. O Estado e a burocracia são os eternos parasitas do cidadão. Visto, por sinal, que serviços públicos são escorchantemente taxados.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      O tratamento de resíduos efluentes dever ser por conta do posto que pode utilizar água de reuso e descartar na natureza apenas os efluentes que permitem a lei. Uma redundância que deverá ser fiscalizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e aplicar multas e lacrar o posto de gasolina se necessário.

    2. jose vanzo

      A Sabesp está certa em cobrar por um serviço que custa muito.Esta água captada certamente servirá para lavar veículos e assim se transforma em água servida carregada de poluentes que precisam ser encaminhadas para Estações de Tratamento de Esgotos.Isto não tira os méritos do posto em usar água da chuva em substituição à água potável que deixou de pagar.

  4. Luiz Paulo Barreto

    Sou entusiasta de energia limpa, afirmo que o microgerador de energia fotovoltaica conectado à rede de concessionária paga tarifa mínima e um percentual por fazer uso da conexão. Textos nos levam a pensar, mas fatos e dados são mais elucidativos de justificativas deste ou daquele grupo.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Pague do seu bolso a tecnologia e calcule a taxa de retorno do investimento antes da depreciação do equipamento e sua substituição quando necessária.

    2. Luiz Paulo Barreto

      De fato, a microgeração passou por redução de custos ao longo dos últimos anos, mas ainda é alta para faixas de renda mais baixas, mas sei de projetos comunitários e rurais que usam a modalidade de cooperativa para estas comunidades. mas como já comentei: Quais dados evidenciam que GD é prejuízo para quem não faz uso da modalidade?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.