João Pereira Coutinho > Um mundo sem religião não é necessariamente mais pacífico ou tolerante Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. osmar Carneiro

    Faz é tempo que o Deus é o dinheiro

    Responda
  2. guilherme martins dos santos junior

    Por que moderação com fascistas religiosos?

    Responda
  3. guilherme martins dos santos junior

    Por que moderação com fascistas religiosos?

    Responda
  4. guilherme martins dos santos junior

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Antonio Catigero Oliveira

    No momento, a crença que está destruindo o Mundo é a religião do Liberalismo Econômico. E aí fica a pergunta: -- Por que o ilustrado colunista não citou? Quem acertar, ganha um título de ações da Petrobras, com Pré-sal e toda a pompa especulativa, com direito a diversos privilégios em meio a miséria, morticínios e toda a desigualdade desumana causada pelo deus Mercado... Ah! Essa religião também tem o seu "Judas", ou "Barrabás". Basta olhar para a casa de vidro...

    Responda
    1. José Cardoso

      A confiança no dinheiro sempre despertou a fúria dos profetas, como na cena clássica de Moisés e o bezerro de ouro, ou o episódio de Jesus e os vendilhões do templo. As religiões, mesmo quando disfarçadas de materialismo, são ciumentas.

  6. José Cardoso

    De um modo geral, o declínio da religião tem sido acompanhado por um mundo mais pacífico e tolerante. Mas deve-se desconfiar do ataque frontal a elas como foi o caso do comunismo. Podem ser apenas tentativas disfarçadas de tomar seu lugar de poder. E o avanço do secularismo na sociedade provoca às vezes refluxos, como a ressurgência do islamismo nos anos 80, após a queda do Xá do Irã.

    Responda
  7. Jesse G

    O móvel da religião é a fé no "sagrado", indiferentemente de qualquer análise racional. Ocorre que a religião se adonou da fé, por artifícios que ofendem a razão, criando uma falsa impressão de pertencimento aos fiéis, com objetivos marcadamente seculares, como a obtenção de poder econômico e político. Anarquistas, comunistas, socialista e ateus convictos, negam o "sagrado" em bases racionais e conclusões lógicas. É heresia tratar as visões materialistas do mundo como religiões.

    Responda
  8. adenor Dias

    Se realmente o homem é a semelhança de Deus, está na hora de começar a mostrar benevolência.

    Responda
  9. Antônio Corrêa Custódio

    Para que escreve para o time do politicamento correto, seria muito bom, ler e examinar as obras literárias da " Doutrina Espírita ". ( O conhecimento é o polimento do espírito )

    Responda
  10. Antonio Araújo

    Texto excelente.

    Responda
  11. CARLOS EDUARDO CORREA TOLEDO

    Para Churchill (leio na pesada biografia recém-lançada dele, que serve ao espirito e à musculação), a ascensão de Hitler começa com a forma como foram depostos os Habsburgos e os Hohenzollern pós I Guerra...

    Responda
  12. MILTON DOLL

    Escusando o plágio , matem todos ! Deus reconhecerá os seus.

    Responda
  13. pedro silva

    Silogismo inteligente do articulista. Propõe a inércia inerente à dogmática da religião. O mundo dobrou a esquina errada quando abandonou os atomistas gregos pré socráticos.

    Responda
  14. Laudgilson Fernandes

    Como as marés a humanidade tem seus fluxos e refluxos. Escuridão e Luz. Religião não traz reflexão dentro da contradição. Não traz a crítica libertária. Dogmas e dogmas...daí o fanatismo e a carnificina eterna. A crença no divino só será em Paz quando a não existir religião e seus dogmas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.