Ilustríssima > Por que Juliette do BBB parece a tropa de choque bolsonarista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Não uso mÃdias sociais e, nem assisto Reality Show; de repente troco o canal e vejo lá um sotaque que admiro, e vejo em Juliete uma pessoa sonhadora, pobre, faladeira e autêntica. Sim, autêntica. Mas, compará-la à Bolsonaro! Seria sinistro. Juliete é gente como a gente .Apenas Isso!
Não concordo, nem discordo, apenas observo.
Obrigado pelas percepções. Lembrando que em análise literária não são todos que torcem por algum personagem favorito.
Na boa: esse texto é sensacional ! rrsrsrsrsrsrsrs
Querendo carona no sucesso da Juliette. Só pode ser kkkkkkkkkkkkk
quanto recalque !
Acho que vc não assistiu ou só viu o que gostaria de ver. De fato, ela é chata. Tem carisma mas não tanto quanto o Gil. O que a fez ganhar foi a coerência no jogo, em nenhum momento do jogo de convivência ela falou mal dos outros como falaram dela. Ela manteve sua personalidade até o fim. Fez muita palestrinha , fez, mas falou corretamente. Diferente da Karol ou Lumena que eram tão arrogantes quanto mas usaram seus "conhecimentos" para humilhar outros participantes. Ah, e ela é lulista.
O que esse cara fumou???
Me parece que a coisa é mais simples: qualquer um que tem um mÃnimo de habilidade interpessoal e usa isso a seu favor, para o mal ou para o bem, é assim. Toda liderança polÃtica faz isso, por exemplo. Aliás, chamar Schlegel de "Juliette do tempo de Hegel" (logo Hegel, um conservador!; ou um reaça, para a galerinha descolada de hoje), não parece um bom exemplo. Isso que dá ler Zizek e tentar imitar as analogias insuspeitadas dele... Perdi 10 minutos de meu dia lendo e mais dois comentando.
Excelente análise, parabéns!!
Folha sendo Folha.. a velha Folha de sempre, não a disfarçada com pele de cordeiro. nojo.
O Gabinete do Ódio formado lá dentro teve formação dos negros que estampam essa coluna sob encomenda: Lumena era a lÃder, Karol, Projota, Nego Di, e Lucas - que propôs pacto de negros contra brancos na primeira semana.
Jô Maria Souza: entendo sua opinião e é claro que não há nada errado em curtir a participante. O que quÃs demonstrar com minhas palavras foi que eu, individualmente, não aderi à torcida da participante e entendi as ações e palavras dela de outra forma. Além disso, não curti alguns fanáticos que retiraram Gil por desespero. Ontem puderam ver que a torcida de Gil queria apenas alegria e não revanche. Vida que segue.
Folha, Folha... tá querendo me obrigar a cancelar minha assinatura com matéria caça click? Cadê o jornalismo? Se dependermos destes milenials, esse tipo de porcaria vai ser comum
Em mais uma atitude semelhante à s da "extrema direita", quando apresentaram os Ãndices altÃssimos de reprovação dos eliminados, a primeira pergunta de Juliette foi se as pessoas eliminadas estavam bem. Essa menina é muito direita mesmo!
Brilha, Juliette! Soberana!
Parabéns pela vitória, Juliette!
O texto é totalmente sem noção e de uma irrelevância boçaal. Não faz sentido algum. Perda de tempo.
Acho ela totalmente sonsa, nao tenho culpa se o publico gostou. Mas ela pelo menos foi a maioria das vezes determinada e questionadora. Isso e’ um diferencial... compara’- la com o Bozo’ e’ dar pontos para o demónio...Ela e’ o que e’! surpreendente em alguns momentos...por isso será vitoriosa.
Ao ler boa parte dos comentários que criticam o texto aqui, fica mais lúcido ainda esse imaginário coletivo toteÃsta (leiam Levi-Strauss, antes de vir causar) da sociedade brasileira, com esse seu apelo incondicional por personagens mÃticos representativos.
Caros colegas, eu costumo utilizar o conhecimento de forma contextualizada, conforme propõe o debate cientÃfico. Mas se vocês preferem para mas tur ba ção intelectual, façam como preferir. O debate proposto pelos autores do texto aqui, transita sobre análise do discurso e comportamento em rede, estimulados por figuras mÃticas. Antes de tentar construir um argumento para me desqualificar, estimulem o debate com qualidade e não violência velada. Não vale a pena.
"Leia Levi-Strauss para comentar o BBB" JENIAL!
Acho legal o povo que não sabe nem escrever totemista, mas vem mandar ler em comentário. Realmente, Levi-Strauss é sensacional, mas querer usá-lo como um fundo de intelectualidade para falar de um fenômeno pop que ele nunca nem passou perto de estudar é risÃvel!
Desnecessário. Absolutamente desnecessário o artigo. Não se fala mal dos outros a toa.
Nunca vi tamanha banalização do mal em apenas um artigo de jornal. Triste e absolutamente lamentável!
É o texto mais escro-to que eu li na vida. Pessoas são capazes realmente de tudo. Vergonhoso!
Além de tudo Juliette Freire é inteligente: racismo não tem cor pré-definida. Não caiu na tentativa de redefinição ideológica dos negros sobre o tema. Ademais, segundo nossa lei criminal que pune racismo, crime de racismo é ato discriminatório por razões de cor, raça, etnia, procedência nacional e religião. E viva Juliette!
Vou concordar com o texto, considerando que uma twitteira lulista sugeriu Juliete para vice do Lula em 2022. Um delÃrio!
Eu nunca li um texto tão absurdo na minha vida. Vocês acusaram a Juliette de ter chutado o pé do Caio de propósito? VocÊs confundiram brincadeiras com coisa séria. Esse texto é xenofobia pura!
A quantidade de comentários - e a intensidade daqueles que criticam a coluna e defendem a Juliette de maneira aguerrida - só comprova o ponto que a coluna queria fazer: o emprego de técnicas capazes de despertar fanatismo por uma causa e voluntarismo na sua defesa, tentando calar vozes divergentes. Parabéns a cada um dos #TeamJuliette que comentaram aqui comprovando o ponto da coluna.
sinceramente... lamentável comparar uma personagem de reality com a extrema direita, mas que falta de reportagem é essa em? o paÃs tem tantos problemas relevantes e que cabem o tempo dos bons escritores que restam ao jornal
matéria xenófoba, a cara da Folha.... vergonha alheia que chama, né? extremo mau gosto
Não assisto a BB algum e só agora soube da tal Juliette. Apenas para pontuar: sobre a conduta de "chutar o manco", há um vÃdeo de Bolsonaro imitando quem tem falta de ar.
É lamentável que essa matéria venha ser publicada. A acusação uma pessoa sem nenhuma prova, apenas por presunção, sem lembrar que lá na casa do Big Brother existe um jogo acirrado que só os mais estrategistas sobrevivem, e esse alguém está precisando de sucesso para sobreviver à custa das pessoas de sucesso dos outros, essa opinião é um tiro no pé. É clara que JULIETE, na qualidade de advogada, certamente irá entrar com um pedido de reparação por danos morais.
Uma coisa é adolescente chato fazendo barulho em rede social, outra é adulto (ainda mais com espaço para opinião em um dos principais jornais do paÃs) reagindo a isso com birra e comparando comportamento em BBB com coisas muito mais sérias.
Verdadeiro pé na jaca. A paranoia de alguns jornalistas da Folha é de fazer inveja. Aliais, a inveja de pessoas mau resolvidas sempre tenta descarregar as suas insatisfações em pessoas superiores. No caso de Juliette, em nenhum momento se viu algo que desagradasse qualquer pessoa da casa, sempre foi muito firme em suas decisões. Convicta do seu objetivo, não deu margem para que pessoas tóxicas o puxassem para fora do seu jogo. Parabéns para JULIETTE, pessoa de grande personalidade.
É exatamente isso, e realmente agora não enxerga quem não quer, quem prefere distorcer a matéria como se tratasse de ideologia e não de retórica, de estratégia, de marketing. Pessoal ficou cego porque ela entrou com um roteiro muito bem construÃdo. Fingir de vÃtima lá dentro: criar situações para virar foco, causar brigas para depois se fazer de coitada. Enquanto aqui fora eles compravam páginas de humor e fofoca. Uma estratégia de marketing simples, obscena mas que ngm vê.
Foi mesmo. Só agora consigo ver. Essa Juliette fez tudo de caso pensado, ela estudou todos os participantes e ficou vendo o ponto fraco de cada um, pra derrubar todos. Acho que ela tem o controle de algum tipo de hipnose, controlava a fala dos outros participantes. Ela deve ser uma espiã disfarçada e esse negócio de maquiagem deve ser só um embuste. A terra é quadrada e estamos a ponto de uma invasão alienÃgena.
Juliette é anti-Bolsonaro, deixou isso claro antes de entrar no BBB21, e ao longo do programa. Melhor seria se esse texto medÃocre e preconceituoso fosse transformado em um Power Point, tipo aquele do Deltan Dallagnol.
Só de dizerem que Juliete deveria ser vice do Lula eu logo concordo que ela tem estratégia da extrema direita do Brasil.
Em nenhum momento a matéria disse que Juliette é bolsonarista. Se vc entendeu dessa forma, entendeu errado. A matéria afirma (e com alguma dose de assertividade) que a estratégia da Juliette no jogo se assemelha a estratégia da direita populista na polÃtica. Todos nós sabemos que Juliette é, felizmente, anti Bolsonaro.
A gente sabe que vocês não gostam de Juliette e tá tudo bem. O que não tá tudo bem é se esquecerem que está tudo lá gravado e basta pesquisar para ver que os acontecimentos não foram como estão narrados.
Exatamente. Os autores do artigo viram outro programa, criaram uma “realidade” e simplesmente distorceram tudo o que aconteceu. Dizer que Juliette “chutou” o Caio só pode ser piada. Ela estava brincando, isso é ridÃculo!!!
Análise perfeita! O jogo dessa moça foi meticuloso, com falsas emoções, na melhor estratégia "morde e assopra" e, tal qual o de muitos polÃticos, cai no gosto da galera...
Sou jornalista recém-formado e assinante da Folha há dois anos. Acho o melhor do jornal do paÃs. Várias vezes nos últimos anos a Folha de S. Paulo me envergonhou. Mas poucas vezes como hoje.
Faço suas minhas palavras. Lamentável relacionar uma pessoa que está reclusa com fake news e a extrema direita é no mÃnimo desonestidade intelectual.
Exato! Quanta raiva da moça escritora.
Que texto de extremo mau gosto. Isso é o que dá quando não há pauta e se quer chamar atenção a todo custo .
É bem irresponsável tentar um tipo de aproximação entre essa moça e a extrema direita. Achei de mau gosto e, sobretudo, de má fé. Um pouco de vergonha, caro autor. Outras ações nesse programa foram mais bem representativas de uma direita brasileira (como o negacionismo da covid, por exemplo) dignos inclusive de um verdadeiro textão analÃtico. Que perda de tempo a sua
A palavra que tomou conta de mim enquanto lia: má-fé. Muita má-fé dos dois que assinaram esse texto!
Nojenta essa matéria , esse Jairo quer biscoito, sem assunto pra pauta? Tudo vem fazer matéria sobre BBB, mas primeiro assista só programa, que feio cara , não te conhecia e acabei de saber que não perdi nada. Vc pinçou frases soltas, juntou com vozes da minha cabeça e fez a matéria . Que vergonha , Folha! Que baixo nÃvel, não pago assinatura pra isso , vou repensar se continuo. Que revolta é essa? Tomou o que?
O surto dos aurtores que não escondem sua xenofobia. O ódio por ver uma equipe 100% nordestina dominar as redes sociais. Por ver uma mulher nordestina amada, jogando limpo. Cada frase errada que ela disse, foi corrigida, repensou, analisou. Juliette só deu amor dentro da casa, perdoou e ajudou seus colegas a enxergarem seus própriso erros, assim como fizeram com ela apontando dedos. Juliette foi à s ruas pra virar voto pro Haddad e fala sobre consiência polÃtica e social. Txt tendencioso e maldos
Perfeita a sua colocação. O povo da Casa Grande acredita que Nordestino veio ao mundo para ser porteiro, peão de obra ou doméstica. Mal sabem eles, que na primeira chance os caras brilham!
Juliette aparenta ser uma boa pessoa, mas o texto acerta ao estabelecer paralelos entre a atuação dela dentro da casa e algumas das estratégias que a direita tem adotado no âmbito politico global. Ela tem sido ardilosa e "dona da verdade" no relacionamento com os outros confinados, mesmo fingindo reconhecer os próprios erros. Acho forçado estabelecer paralelo com o Bolsonaro (uma pessoa intragável em todos os aspectos), mas acho correto traçar paralelo com as estratégias da direita populista.
Nossa, que exagero. Que argumentação cheia de informações maliciosamente distorcidas. A torcida da Juliette nas redes sociais realmente passa dos limites e protagoniza cenas lamentáveis na internet, mas não consigo ver todo esse autoritarismo, malÃcia e show de horrores na própria. Juliette não é perfeita, mas também não é esse monstro aà não, moço... O autor parece ter assistido outro BBB, diferente do que eu assisti. Só pode...
Santo absurdo. A direita que vc diz, que claro não se refere a Bolsonaro, que nunca vi ninguém de direita estatista, vende a ideia de dizer exatamente o que se pensa e por isso o choque com vários representantes da direita, porque na essência a esquerda diz algo e faz outra coisa. Ou você prefere a esquerda rezando na igreja e sendo ateu, ou sem falar sobre aborto, sendo abortista, mas pra que falar o que pensa né...
Sua fala é a mesma dos bolsonaristas sobre o Bolsonaro. E não estou aqui traçando um paralelo entre Juliette e Bolsonaro. Bolsonaro é essencialmente uma pessoa ruim (de caráter); Juliette é uma pessoa boa, aparentemente. Mas a estratégia da Juliette, no jogo, se assemelha sim a estratégia que as direitas mundo a fora tem adotado pra favorecer suas narrativas. É nos detalhes maliciosos e nas meias verdades que a direita tem ganhado terreno na polÃtica; tal como a Juliette no jogo.
Verdadeiro alÃvio após ler esta coluna. Os recortes e fakes dos Adms de Juliette nas redes provocaram na torcida dela uma "corte de injustiça": dentro da casa os que perceberam o tom de ironia e ambiguidade na participante foram sendo eliminados um a um do BBB, sob a desculpa de que "eram pessoas falsas". Ufa. Sou grata à cada palavra neste artigo. Adms e participante se apropriaram do que não deveriam. Meu nordeste é um paÃs com muitos nordestes e praticamente, nenhuma nenhuma Juliette.
As pessoas foram saindo não por conta do que a Juliette fez mas devido às próprias ações. Foi vergonhoso assistir as humilhações que Lucas e ela sofreram. Teve até gente se dizendo ser mais educada que ela pq nasceu no Paraná e não da terra da moça.
Quem é essa pessoa? Pelo amor de Deus! Análise de comportamento de participante de BBB é demais pra mim. Não sei se gostei menos de ver isso aqui na folha ou de saber que foram detectadas táticas bolsominions na participante favorita. Está todo mundo louco!
As falas exaustivas da Juliette são pensadas milimetricamente ' pesadas e medidas'. Impressionante como manter o foco e a direção ao 1º lugar. Penso que ela deve ter estudado muito o programa. Ganhará com certeza o programa mas não a minha simpatia. Assisti este ano por causa da pandemia e pelo GIL, este sim arregaçou se arregaçou e foi mandado embora. Fiquei triste e chateada. Queria um desconto de 2 dias no meu ppv
Me pergunto por que ela incomoda tanta gente... Compará-la a Bolsonaro? Matéria totalmente tendenciosa , pra não chamar de absurda.
O termo extrema-direita, neste caso, não é adequado frente a conduta relatada. Embora haja correlações. Mais apropriado seria dizer, que uma parte de nós, brasileiros, gosta de ser medievo, serviu e ignorante, afeita ao autoritarismo, ao mandar e ao obedecer, ao Sebastianismo, a tradição; enfim, a espontaneidade matuta que tudo diz e faz com o coração, não importando a rasidão das coisas ou afrontamento dos direitos alheios, da verdade e da lógica.
É sempre efeito manada quando muitos concordam com a mesma coisa. Acho que a torcida se deve muito ao fato dela ter ficado sozinha praticamente o programa todo e mesmo assim foi forte. E não porque ela é um ser perfeito, ou nunca errou e falou besteira.
Gostaria de ver os autores sendo filmados por 24 horas por 100 dias seguidos. E só se esquecaram q a moça não sabe o q está acontecendo aqui fora. Enfim, mais me parece uma certa inveja do sucesso. Além desta mania de politizar tudo q acontece a nossa volta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Por que Juliette do BBB parece a tropa de choque bolsonarista Voltar
Comente este texto