Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Vou me inscrever nesse curso só pra falar um pouquinho rrrrssss

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Até onde a carapuça dá pra ir?

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Uma das características de todo grande líder é saber ouvir. Ouvir não é a mesma coisa que escutar sendo que a diferença entre os dois é prestar atenção, algo que se aprende (ou não) na infância. Muitas pessoas escutam, mas não ouvem; já outras ouvem mas não escutam. Um dos motivos que me fez desistir da docência universitária foi a enorme incapacidade de algumas pessoas, as quais, além de não ouvirem, conversam entre si numa demonstração de completa de falta de cortesia.

    Responda
  4. Vivaldi Figueiras

    Muito bacana seu texto! preciso fazer um curso de escutatória. Se bem que de certo modo já dedico-me a isto ao assistir algumas palestras do orador incrível que foi - para mim ainda é (Jiddu Khrisnamurti). Obrigado Mirian, pelo compartilhamento desta importante reflexão.

    Responda
  5. JOSE EDUARDO PESSOA DE ANDRADE

    Minha mulher falou que a Mirian Goldenberg havia escrito um artigo para mim. Fiquei curioso e após a leitura, por um lado, fiquei aliviado porque a minha doença não é rara e por outro acho que preciso realmente fazer o curso de “escutar bonito”.

    Responda
  6. Claudio Belodi

    Muito coerente, pois é o vosso caso.

    Responda
  7. claudio osias

    Perfeito texto! Referências e vivências que nos fazem um convite ao desenvolvimento de uma escuta ativa e empática. Uma escuta que estimule e incentive novas fals. Ser um escutador é um ótimo e oportuno convite para reais encontros.

    Responda
  8. Alicia Gabrielly Nogueira Costa

    Acredito que preciso saber escutar às vezes. Senti um ''tapão'' com a crítica que o Rubem faz àqueles que querem aprender a falar bonito, mas não tentam aprender a escutar bonito. Eu tento, mas acredito que nem sempre tenho sucesso.

    Responda
  9. Ivo Mutzenberg

    Que escolha bonita. Escutar. Perfeito o texto. Precisamos ouvir, não interromper o interlocutor e não julgar. Apenas ouvir. Isso fará toda a diferença. Suas colunas são extraordinariamente informativas.

    Responda
  10. Ricardo Luiz

    Que matéria bacana, necessária! Há muito tempo me incomodo com quem não sabe escutar. Que esse texto ecoe e reverbere por muitos lares!

    Responda